Gerador a gasolina: qual é melhor escolher para uma residência de verão?

gerador de gasolina móvel A vida suburbana hoje atrai muitos, mas, uma vez no seio da natureza, os residentes de verão recém-nascidos enfrentam frequentes quedas de energia e / ou falta dela. O mesmo problema é bem conhecido por novos colonos, que não podem prescindir de conectar uma ferramenta elétrica de construção, bem como por viajantes que desejam tornar suas férias o mais confortável possível. A única saída é equipar seu próprio sistema de alimentação autônomo. E aqui um gerador a gasolina para uma casa ou uma cabana de verão pode ajudar. Por ser uma fonte de energia permanente ou de emergência, você poderá usar todos os aparelhos elétricos necessários em quaisquer condições.

Benefícios dos geradores a gasolina

Em comparação com aparelhos a diesel e gás com esta finalidade, os geradores a gasolina têm uma série de vantagens inegáveis:

  • ampla faixa de potência;
  • fácil início, mesmo em temperaturas abaixo de zero;
  • baixo custo do equipamento;
  • baixo nível de ruído;
  • baixo peso e dimensões dos geradores;
  • operação sem treinamento especial e conhecimento.

Quanto ao incômodo, os proprietários de geradores a gasolina só podem enfrentar a necessidade de adicionar combustível com frequência e realizar manutenções preventivas.

Como escolher um gerador a gasolina?

Ao adquirir um gerador, deve-se lembrar que se trata de um dispositivo bastante complexo, que deverá ser encarregado praticamente do suporte de vida da casa. Portanto, antes de comprar, é importante prestar atenção a diversos parâmetros do aparelho:

  • Potência do gerador;
  • Recurso de trabalho;
  • Tipo de motor;
  • Número de fases;
  • Consumo de combustível;
  • Volume do tanque de combustível;
  • Tipo de inicialização;
  • Dimensões.

diagrama de dispositivo gerador

Regras para escolher um gerador a gasolina por potência

Gerador a gasolina HondaA potência de um gerador a gasolina é o parâmetro mais importante na escolha de um dispositivo. Como escolher um gerador a gasolina e calcular a potência do dispositivo necessária para uma operação confortável?

Existem muitos modelos de geradores que fornecem aos consumidores uma potência diferenciada, desde modelos portáteis muito compactos de 500 W, até equipamentos potentes projetados para 15 kW. Você pode descobrir o valor ideal deste parâmetro somando a potência inicial dos consumidores.

Vale lembrar que ao ligar aparelhos elétricos com carga indutiva, eles consomem muito mais do que durante o funcionamento estacionário.

  • Consumidores Omic. Para tais dispositivos, a corrente de partida é igual à nominal. Esta classe inclui lâmpadas incandescentes domésticas, chaleiras, fogões elétricos, ferros e ferros de solda.
  • Dispositivos de baixa indutância. Aqui, a corrente de partida é uma vez e meia ou duas vezes maior do que a nominal. Esses dispositivos incluem ferramentas elétricas domésticas, fornos de micro-ondas, vídeo e equipamentos de informática, lâmpadas fluorescentes.
  • Dispositivos de alta indutância. O inicial é três ou mais vezes a carga nominal. Isso inclui dispositivos equipados com motores elétricos: compressores, bem bombas, máquinas de solda e transformadores. Para realizar o trabalho de soldagem sem problemas, é razoável comprar um gerador a gasolina especial para soldagem com a capacidade de alternar os modos.

gerador a gasolina para soldagem

Para vários dispositivos, fatores crescentes foram calculados para determinar a potência inicial do dispositivo.

tabela atual de irrupção

Para não complicar o cálculo da potência, pode-se partir da soma das potências nominais dos aparelhos disponíveis na casa, levando em consideração apenas 25 - 100% da margem para partida das cargas.

Tipo gerador a gasolina

Junto com dispositivos convencionais, geradores inversores modernos são oferecidos ao consumidor hoje. Tais dispositivos são equipados com estabilizadores de tensão embutidos, são compactos, leves e econômicos, consumindo pelo menos 20% menos combustível.

A característica de design do gerador a gasolina inversor permite reduzir os surtos de tensão na rede em até 2,5%. O que é extremamente necessário ao conectar qualquer equipamento eletrônico.

Apesar da conveniência desse tipo de gerador, os modelos convencionais são mais duráveis ​​e de fácil manutenção.

Tipos de motor

gerador portátil hondaHoje, são produzidos modelos de geradores a gasolina para uso doméstico e suburbano, equipados com diferentes tipos de motores:

  1. Um motor de dois tempos é instalado em dispositivos com potência de até 2 kW. São dispositivos descomplicados, com pequenas dimensões e peso. No entanto, para que esse motor funcione, você terá que fazer manualmente uma mistura de óleo e gasolina.
  2. O motor de quatro tempos possui seu próprio mecanismo de lubrificação. Aqui, o combustível e o óleo são derramados separadamente, o que aumenta a confiabilidade do dispositivo. Esse motor é mais resistente a cargas e opera por muito mais tempo.

Além disso, os geradores a gasolina podem ser síncronos e assíncronos:

  • O gerador assíncrono possui alta classe de proteção, não é sensível a curtos-circuitos, alto teor de poeira no ar e presença de umidade no mesmo. Esses dispositivos são bons em canteiros de obras, e um gerador a gasolina para soldagem deve ser exatamente isso.
  • O gerador síncrono possui um dispositivo bastante complexo. O princípio de funcionamento do dispositivo é baseado na formação de dois campos magnéticos girando na mesma velocidade. Para tal gerador a gasolina, as sobrecargas de curto prazo não são críticas. Portanto, pode ser usado como fonte de alimentação de backup de eletrodomésticos complexos, computadores e equipamentos eletrônicos.

Tipo de partida do motor

A conveniência de uso do dispositivo e a velocidade de renovação da fonte de alimentação dependem do tipo de partida do gerador. Os geradores a gasolina podem ser equipados com uma partida eletrônica ou um dispositivo de partida manual.

  • O lançamento manual é estruturalmente mais simples. Mas é conveniente usá-lo apenas se o gerador estiver quente, ou seja, dentro de casa ou for operado no verão.
  • O starter eletrônico permite que você dê partida no dispositivo sem esforço significativo, mesmo em temperaturas abaixo de -20 graus.

A compra de um gerador a gasolina com partida automática e sua conexão ao sistema de alimentação de casa permitirá que você use confortavelmente todos os eletrodomésticos ao passar de uma fonte de alimentação para outra.

Esquema de alimentação de reserva

tomadas

É conveniente quando o gerador fornece a capacidade de conectar diferentes tipos de consumidores.

Como regra, os soquetes são instalados:

  • para corrente monofásica 220 V;
  • para corrente trifásica 380 V;
  • saída para 12 B.

Isso garante o uso conveniente de eletrodomésticos e equipamentos profissionais, além de fornecer carregamento de bateria para aparelhos de construção e outros dispositivos.

Instalando o gerador

Não há requisitos rígidos para o local de instalação de um gerador a gasolina. No entanto, vale a pena seguir os requisitos gerais de segurança para a operação de tais equipamentos:

  • Ao instalar o gerador em ambientes fechados, lembre-se de que os tetos não podem ser inferiores a 2,5 metros.
  • O gerador e seus mecanismos de funcionamento devem ser de livre acesso.
  • A temperatura do ar perto do gerador também é importante. O mais importante é manter a temperatura ambiente em modelos refrigerados a ar.
  • O superaquecimento do dispositivo também pode ocorrer devido à exposição prolongada à luz solar direta.
  • Os geradores a gasolina para uso doméstico requerem um sistema de remoção de produtos de combustão e ventilação eficaz.
  • O equipamento deve ser protegido contra umidade e poeira.

Regras para a escolha de geradores para chalés de verão (vídeo)

Jardim

casa

Equipamento