Que tipo de atendimento domiciliar uma mandioca precisa?

Yucca no interior Nas regiões ao sul, a mandioca, nativa da América Central, pode crescer em terreno aberto, mas na faixa do meio ela carece de calor, por isso só pode ser encontrada em design de interiores. O cuidado da mandioca em casa deve ser baseado nos hábitos e preferências da planta, traçados na terra natal.

Na natureza, a mandioca é total ou parcialmente frondosa, arbustos grandes. Se a folhagem das camadas inferiores de uma planta seca e cai, a iúca lembra muito uma palmeira com um tronco lignificado e nu e um punhado de folhas duras no topo. No entanto, é errado considerar isso, pertencente à família do agave, uma palmeira.

A mandioca tem folhas densas, salientes em diferentes direções ou ligeiramente caídas, pontiagudas lanceoladas. As bordas das lâminas das folhas são cobertas por pêlos longos e duros. Na natureza, o comprimento dessa folha pode chegar a um metro, nas variedades de interior as folhas são mais modestas e muitas vezes não crescem mais do que 50 cm. No entanto, numa sala de mandioca, como na foto, as folhas podem ser não só verde, mas variegado, decorado com listras amarelas ou brancas brilhantes.

Yucca em paisagismo

Com uma aparência tão severa, característica de plantas desérticas e semidesérticas, a mandioca floresce de uma forma incrivelmente bela, lançando poderosos caules de flores verticais, espalhados por uma massa de botões. As flores lembram sinos brancos, amarelados ou rosados.

Yucca floresceEntrando em casa como uma planta pequena o suficiente, a mandioca em poucos anos se transforma em um grande arbusto ou árvore que requer tratamento e cuidados especiais.

Como cuidar de uma mandioca para manter sua forma compacta, pequena e de tamanho amigável? O que precisa ser feito para que a planta se sinta em casa?

Leia também o artigo: streptocarpus - segredos de dicas de cuidados e cultivo!

Características dos cuidados com a mandioca em casa

Como planta de casa, geralmente são cultivadas variedades que estão naturalmente acostumadas a um clima árido e muito sol. Tais espécimes podem suportar flutuações de temperatura, não têm medo do ar seco do ambiente e são despretensiosos para a composição do solo.

Yucca no berçárioE, no entanto, uma planta tão resistente tem pontos fracos. Para a mandioca, o principal perigo é excessivo regaespecialmente quando combinado com o ar interno frio.

Se você tiver dúvidas se precisa regar a mandioca, é melhor que o florista adie o procedimento por um ou dois dias. A planta tolera a sede de curto prazo sem problemas, mas irá informá-lo imediatamente sobre o excesso de umidade.

A frequência de irrigação e a quantidade de umidade de irrigação dependem de:

  • da temporada;
  • na temperatura e umidade do ar na sala ou no jardim, onde a planta é retirada para os meses de verão;
  • pelo tamanho da flor da sala yuca, como na foto;
  • no volume da panela e na capacidade do solo de evaporar a água.

Da primavera ao outono, o solo é frequentemente e abundantemente umedecido à medida que o substrato seca até uma profundidade de 2–5 cm. Então, a rega se torna menos frequente e econômica. Quanto mais frio está na sala, menos água a planta consome. Portanto, os cuidados com a mandioca em casa estão constantemente sendo ajustados. A umidade da irrigação não deve penetrar no soquete da folha. É melhor não derramar água entre os troncos que crescem próximos na mesma panela. Em ambos os casos, existe o risco de decomposição, o que ameaça a perda de uma flor.

A rega é combinada com curativo, que são realizadas da primavera ao outono. É especialmente importante apoiar a planta durante o período de floração.

Decoração de interiores YuccaO ar seco não é terrível para a mandioca, mas para manter a pureza das folhas e melhorar sua respiração no calor, a copa pode ser limpa com um guardanapo úmido e bem torcido.Para evitar queimaduras, após tal procedimento, a mandioca não deve ser exposta ao sol. É mais correto fazer a "lavagem" da flor à noite, pois a copa vai secar bem durante a noite.

Yucca adora luz, calor, mas não suporta vento frio e correntes de ar. Para tornar mais fácil cuidar da flor em casa, a mandioca é encontrada na janela sul.

Yucca na área de lazerAmostras grandes são colocadas perto da janela. As plantas também gostam desta sombra parcial. O principal é que a luz solar direta incide sobre a copa pelo menos três horas por dia, e a planta não sofre com a umidade excessiva. No verão, a panela é levada para a sacada ou varanda. Se o ano estiver quente e o dono da flor não tiver medo de seu crescimento, a mandioca pode ser plantada no solo.

Para uma iúca ambiente exposta ao ar livre, como na foto, uma temperatura de cerca de 18-25 ° C será aceitável. Mas quando as temperaturas noturnas caem para 12–16 ° C, é melhor devolver a panela para casa. A temperatura mínima permitida para esta cultura é +8 ° C.

Descubra também:como assar castanhas no forno?

Como transplantar uma mandioca em casa?

Um transplante de mandioca, assim como de outras plantações de interior, é um sério estresse. Portanto, vale a pena realizar tal procedimento em dois casos:

  • quando o sistema radicular cresceu tanto que ocupou todo o vaso, não deixando espaço para o solo;
  • quando a planta precisa de ajuda urgente devido à deterioração da raiz ou outros erros cometidos ao cuidar da mandioca em casa.

Transplante de planta adultaNo primeiro caso, as plantas pequenas são transferidas para um vaso de diâmetro um pouco maior, no qual a drenagem é pré-preenchida. Os lugares vazios são preenchidos com substrato fresco, renovando simultaneamente a camada superior do solo antigo.

Yucca em um lugar públicoMas como plantar uma mandioca de quarto, na foto, e cuidar dela, se a planta já ocupa muito espaço e o dono não quer permitir mais crescimento?

Para limitar o crescimento, o pote não é alterado. E antes de você transplantar a mandioca em casa, o sistema radicular da planta é cortado em cerca de um quarto com uma faca limpa e afiada. Os locais de corte são processados ​​com carvão vegetal moído. A nova drenagem e o solo são colocados no pote. E então a planta é plantada. Certifique-se de colocar substrato fresco por cima. A adição anual de novo solo também é limitada em uma situação em que a planta já é muito grande para ser transplantada.

Após o transplante, a mandioca não é regada por dois dias, e então o solo é umedecido com cuidado e moderadamente, esperando a superfície secar.

A mandioca cresce bem em substrato comercial já pronto, mas você pode fazer o solo com as próprias mãos, misturando areia e solo frondoso em proporções iguais. Para fornecer nutrição, metade da quantidade de húmus é adicionada a eles.

Reprodução de mandioca em casa

A mandioca perde o efeito decorativo e precisa ser podadaÀ medida que cresce, o tronco da iúca fica nu e se torna como uma palmeira. Quanto mais alta a árvore fica, mais rápido ela perde seu efeito decorativo. É cada vez mais problemático mantê-lo e cuidar dele. Como devolver a planta a um tamanho aceitável e atratividade anterior?

Acontece que se você cortar o topo de uma mandioca com um monte de folhas e fragmentos de tronco de pelo menos 10 cm, você pode rejuvenescer a planta velha e obter uma nova. Ao mesmo tempo, cuidar da “palmeira” da mandioca, na foto, em casa não é nada difícil.

A operação é realizada na primavera, quando começa o período de crescimento. A planta é bem regada de antemão. E depois de alguns dias, a parte superior da mandioca é cortada com uma faca afiada. O toco de árvore restante pode ser aparado na altura desejada. Quando o corte lacrimoso seca um pouco, é tratado com piche.

Rins acordam no tronco restanteO vaso é transferido da sombra, onde a planta ficará cerca de dois meses. No entanto, a mandioca não precisa ser regada. Sem uma coroa, uma planta não pode consumir água, que só se torna uma fonte de doenças e podridão.

Planta jovem de estacas apicaisNo calor do caule da iúca, os botões que estavam dormindo antes logo se tornarão visíveis. Quando novas rosetas de folhas se desenvolvem a partir delas, a planta é transferida para a luz e o cuidado usual da mandioca em casa começa.

A ponta não é jogada fora, pois é um excelente material de plantio para a multiplicação rápida da mandioca em casa.As folhas inferiores do topo são arrancadas cuidadosamente e, em seguida, o corte é jogado na areia úmida, coberto com um saco ou filme e colocado em um local aquecido. O enraizamento não leva mais de um mês, e então a copa com suas próprias raízes é transferida para um vaso, onde a mandioca deve crescer ainda mais.

Transplante de mandioca após compra - vídeo

Comentários
  1. Gleb

    Ainda

  2. Maksim

    Bom Dia. Me diga o que fazer. A mandioca murcha, manchas claras estão crescendo nas folhas e notei pequenos insetos e manchas pretas presas às folhas. Em ainda verdes, eles também são. Claro que fui longe demais com a rega. Já a 3 semanas não regou. Mas como se livrar dos insetos?

    • Olga

      Estas são pragas - tripes. Aplique vários tratamentos fungicidas. O melhor de tudo com o Aktara.

      • Maksim

        Obrigado. E com que frequência processar? E uma droga que foi ingerida pela primeira vez pode ser reutilizada?

        • Olga

          A solução de trabalho deve ser usada imediatamente, não é armazenada. O reprocessamento deve ser realizado no máximo duas semanas depois.

          • Maksim

            Muito obrigado. Você tem um grande recurso. Então você ajuda a todos e muito rapidamente. Minha iúca já parece um pouco melhor. E agora vou me livrar dos parasitas.

  3. Azat

    Eu tenho um legado de Yucca no trabalho, ela estava em um estado deprimente, mas eu consegui revivê-la)) As folhas ficaram verdes e ela cresceu na minha grande flor do vaso à copa, a altura da flor ficou 1,2- 1,3 metros. No final de abril de 2018. Eu transplantei para um vaso maior, agora quero cortar os troncos para que a flor fique mais viçosa e estável. Nesse sentido, a questão é se ele vai dar novos brotos ou vou estragar a flor assim? Cortarei ramos a uma altura de cerca de 10-13 cm do ponto de bifurcação onde as folhas começam.

    • Olga

      Não estrague, é assim que a mandioca é moldada. Mas cortaria em alturas diferentes - ficaria mais bonito (na minha opinião). E não jogue fora os tops, deles sairão novas cópias maravilhosas.

  4. Lírio

    Bom Dia!
    Por favor, me ajude a lidar com minha mandioca.
    Essas manchas marrons começaram a aparecer no tronco no local onde o lençol é fixado.
    Também cambaleia, as folhas enrolam-se um pouco e as de baixo ficam amareladas. Algumas folhas são meio prateadas (dá para ver um pouco na foto)

    Vou anexar outra foto de corpo inteiro

    • Olga

      À primeira vista, um belo arbusto. Talvez manche com o excesso de umidade, e pode cambalear se as raízes estiverem podres e não resistirem mais. Verifique a raiz, ajuste a rega e não encha demais. Pode ser tratado com fungicida após o transplante para profilaxia.

  5. Lírio

    Outra foto de corpo inteiro

    • Lírio

      Obrigado pela resposta! Já plantei, pensei também nas raízes podres, mas não, estão bem. Acho que cambaleou porque a parte do solo ficou muito grande. Aprofundei agora um pouco mais, ficou 5 centímetros mais baixo. Mas eu não sei se isso está certo? E a rega limitou

      • Olga

        Muito provavelmente, o arbusto simplesmente superou seu tamanho. Eu tive uma situação dessas com a dracaena, então ela levantou a camada superior da terra acima do vaso com suas raízes. E o que foi enterrado não é assustador.

  6. Irina

    Olá! Bem, é por isso que eu não li todas as suas dicas antes !!!! Ontem eu transplantei minha mandioca em uma panela nova e maior e reguei imediatamente. E no dia seguinte ela começou a se curvar ... Estou terrivelmente preocupado, das lágrimas à tristeza! Diga-me que tática devo escolher a seguir?

    • Natali

      Deixe a planta se recuperar um pouco após o transplante. Não regue até que o solo seque, depois despeje a solução de iodo na proporção de 3 gotas para 2 litros de água.

  7. Dmitry

    Bom Dia.O tronco da Yucca tornou-se macio, Grandes rebentos semelhantes à raiz apareceram nos rebentos do tronco. Por favor me diga o que fazer. Atenciosamente, Dmitry

    • Olga

      Mostre a foto para que você possa avaliar a situação.

  8. Dmitry

    Foto de Yucca

    • Olga

      Muito interessante, ainda não vi isso. Se o tronco for mole, significa que apodrece e com o tempo a planta inteira vai morrer, principalmente porque há manchas escuras também nas pontas verdes e nas pontas das folhas ... Você pode tentar separar com cuidado as laterais ramos e plantá-los. Neste caso, todas as áreas afetadas devem ser eliminadas. Você também pode tentar cortar parcialmente o próprio tronco - se a podridão ainda não se espalhou mais profundamente e você atinge tecidos saudáveis, duros e leves, você também pode deixá-lo. O solo deve ser reposto e todas as plantas (tanto os ramos como o tronco esquerdo, se houver) são tratadas com fungicida.

  9. Ludmila

    Olá. Eu tenho esta mandioca. Já é muito alto para o teto. O que fazer para que não cresça mais. Ela até se inclinou para o lado.

    • Olga

      O crescimento da mandioca só pode ser interrompido pela poda oportuna. É difícil dizer sem uma foto, mas se os troncos estiverem tortos, corte-os em uma altura conveniente para você para que permaneçam uniformes. Seria bom ver….

      • Ludmila

        Aqui está tal

  10. Dina

    Olá. Por favor, ajude se você puder! Perdi uma samambaia arbórea interna. As folhas ficam pretas e se desmancham com o passar do tempo. Se surge um broto do chão, imediatamente fica preto, não seca, era enorme, havia um par de estacas calvas. O que fazer, me diga, por favor !!!

    • Olga

      As samambaias internas perdem sua folhagem se o ar estiver quente e seco. Mas o escurecimento pode ser um sinal de rega excessiva ou da presença de uma doença. Tente trocar o terreno por ele, ao longo do caminho, fazendo um bom exame do sistema radicular. Provavelmente, as raízes apodrecem. O tratamento com fungicida também não fará mal.

  11. Dina

    Muito obrigado!

  12. Alexandra

    Olá! Comprei uma mandioca no final de agosto, inicialmente havia 2 baús no vaso, um mês após a compra, resolvi transplantá-los do solo transportado. Plantei em vasos diferentes: o tronco menor está bem fortalecido, tem muitas folhas novas, todas verdes. E o tronco maior ainda não se fortaleceu, e as folhas começaram a amarelar, secar e cair, embora a rega de ambos os troncos, assim como as condições de luz e temperatura, fossem as mesmas. Também introduzi fertilizantes para ficus e palmas das mãos há cerca de um mês, e rego uma vez a cada 2 semanas.
    Uma fonte: https://ivilla-pt.decorexpro.com/yukka-ukhod-v-domashnikh-usloviyakh/

  13. Ludmila

    Aqui está tal

    • Olga

      Uma mandioca muito alongada, deveria ter sido cortada há muito tempo. É inútil sustentá-lo - o tronco ainda vai crescer, enquanto as folhas mais baixas continuarão a cair e as novas não crescerão ali. Não se arrependa, corte toda a parte superior, não deixando mais que 1/3 da altura. Assim, o crescimento será imediatamente mais compacto e novos brotos aparecerão. Enraizar o topo apenas no caso.

  14. Irina

    Olá, aqui está uma mandioca apresentada (no meio), por favor me dê conselhos sobre o que fazer, então no próximo post vou anexar uma foto do que eu gostaria de cultivar uma mandioca

    • Olga

      Parece-me que sua mandioca será um pouco diferente. Em primeiro lugar, muito provavelmente, este não é o tipo de flor - suas folhas são maiores e mais largas. E em segundo lugar, para conseguir uma cópia, que está na foto, você precisa de mais de uma planta. Existem 3 troncos no pote, e eles são de diferentes idades, como evidenciado pela espessura dos troncos. Você precisa cultivar mais duas yuccas e combiná-las em um vaso. Para obter troncos grossos e lisos com um punhado de folhas na copa, a mandioca é cortada, cortando-se completamente a capa decídua superior.Quanto a mim, o problema aqui será diferente: como fazer a mandioca dar vários ramos laterais em cada haste. Sua planta cresceu um topo. É impossível prever quantos serão.

  15. Irina

    Gostaria de cultivar "como na foto" uma mandioca bem grande, bem cuidada, mas para que as folhas verdes fiquem lindas e bem cuidadas e de tamanho médio. Entendo que desejo muito, mas o que devo fazer para não estragar a flor e ainda nos aproximar da decoração desejada para o salão em alguns anos?

  16. Gulzhan

    Olá, por favor me diga o que há de errado com minha planta, vou anexar uma foto, obrigado

    • Olga

      Sua mandioca está podre. A foto mostra que a palmeira já foi cortada, mas lançou apenas um rebento lateral, que está apodrecendo. Eu cortaria, deixando no máximo ¼ da altura - de qualquer maneira, a parte inferior já começou a perder folhas e ficou calva. E então há uma chance de que, após a segunda poda, vários botões despertem. Mas a flor ainda terá que ser transplantada para solo fresco e tratada com fungicida. E não se esqueça de verificar as raízes - elas também podem ter sofrido. E desde o topo cortado, você pode cortar e estacas de raiz, só que não devem ter tecidos doentes.

  17. Irina

    Olá! E como aconselha, em condições de apartamento simples, limpar as folhas com um pano bem torcido? Pulverizar muito suavemente ou “lavar com sabão” como desinfecção? especialmente sobre limpar, é necessário e com que freqüência do pó, e para a beleza, e para que a planta respire mais agradavelmente? (e adicionalmente - fungicida - sulfato de cobre é possível e necessário como prevenção e com que frequência ou não e é perigoso no apartamento)? Muito obrigado pelo seu conselho!

    • Olga

      Em qualquer casa ou apartamento, mesmo o mais limpo, a poeira aparece com o tempo. Se você notar que as folhas estão desbotadas e não são mais tão brilhantes, limpe com uma esponja úmida. Mas se a sala estiver fria, é melhor recusar o procedimento. A mandioca, em princípio, não tem requisitos especiais para umidade do ar e se sente muito bem em casa, mesmo no inverno, com o aquecimento ligado. No verão, pode-se colocar a panela do lado de fora e tomar banho, mas apenas nas folhas para que não entre água na torneira.
      Uma planta sã e sem sinais de danos não requer tratamento fungicida. No que diz respeito ao sulfato de cobre, pode ser utilizado para plantas de interior na forma de rega da raiz ou pulverização, mas com observância estrita da dosagem. Porém, não se esqueça de que isso é veneno. Em casa, é melhor usar medicamentos mais seguros, mas eficazes, por exemplo, a Fitosporina.

  18. Irina

    Olá, salve-me! Provavelmente fiquei 3 meses com Yucca em casa, estava tudo bem, rego uma vez por semana, pois ela ficava parada no peitoril da janela ao lado do radiador da bateria. Não alaguei ("gostei"), então fiz como de costume e coloquei 0,5 metros na mesa perto da mesma janela (tive medo de que estivesse quente no peitoril da janela por causa da bateria). No próximo comentário também irei anexar uma foto.

  19. Irina

    Esta é Yucca, escrevi sobre ela no comentário anterior, o que devo fazer? Como e como e quanto economizar? obrigado

    • Olga

      Talvez ela não tivesse luz suficiente? Em geral não faz mal verificar as raízes, o que se passa dentro do vaso. Transplante-o para solo fresco, apenas na primavera, lavando as raízes em permanganato de potássio. Para profilaxia, trate com um fungicida.

Jardim

casa

Equipamento