Doenças da begônia, seu tratamento

Tenho uma pequena coleção de begônias de diferentes variedades. Cuido bem dele, mas recentemente comecei a notar folhas secas nos arbustos. Diga-me que tipo de doenças as begônias têm e como tratá-las?

A bela begônia tem um caráter não muito caprichoso. Sujeita às recomendações de cuidados com a planta, vai deliciar os olhos com uma massa verde brilhante e floração repetida. No entanto, devido a várias circunstâncias, às vezes acontece que o estado geral da flor de repente começa a se deteriorar.

Determine a natureza da doença begônias e o aparecimento das folhas da planta ajudará a iniciar o seu tratamento adequado. As doenças mais comuns das begônias incluem:

  • oídio;
  • podridão cinzenta;
  • bacteriose vascular;
  • escudo.

Oídio

oídio

Um sintoma da doença são manchas marrons redondas nas folhas com revestimento branco. A área afetada rapidamente se expande para todo o folheto. O motivo do aparecimento do oídio é a temperatura muito alta e o baixo nível de umidade do ambiente onde se encontra a panela.

A begônia afetada deve ser separada de outras plantas.

Se as manchas acabaram de aparecer, as folhas são pulverizadas com Fitosporin-M ou Alirin-B. No caso em que o início da doença passa despercebido e todas as folhas são afetadas, é necessário tratar com Topázio ou Estrobina.

Podridão cinzenta

podridão cinzenta

O aumento da umidade e irrigação frequente podem causar podridão cinzenta. No estágio inicial, as folhas são cobertas por manchas cinza, pegajosas ao toque. Aos poucos, a mancha se expande e leva ao apodrecimento da folha, assim como do próprio caule.

Para salvar a planta, o vaso é movido para outro local ou a umidade do ambiente é ajustada. Remova as folhas doentes e borrife as folhas restantes com uma solução de Euparen ou Fundazole 0,1%.

Bacteriose vascular

bacteriose vascular

As bordas das folhas começam a amarelar e gradualmente ficam marrons. A parte central da folha permanece verde, mas os próprios vasos ficam pretos. É necessário cortar as folhas doentes e tratar as restantes com fungicidas.

Escudo

em branco

No estágio inicial, aparece com uma flor pegajosa. Com o tempo, pequenos crescimentos marrons se formam nas folhas, que podem ser removidos sem danificar a própria folha. Uma begônia doente deve ser tratada com um inseticida (Aktar).

Doenças que não podem ser tratadas

Com a detecção oportuna de danos, a begônia pode ser reanimada com a ajuda de drogas especiais. No entanto, existem doenças cuja presença torna as begônias um diagnóstico fatal:

  1. Ponto do anel. É transmitida por pragas e é caracterizada pelo aparecimento de manchas amarelas e áreas mortas nas folhas.local do anel
  2. Mancha bacteriana. No verso da folha aparecem pequenas manchas aquosas, que escurecem com o tempo e afetam completamente toda a flor, inclusive as inflorescências.mancha bacteriana
  3. Nemátodo da folha. A borda da folha primeiro desbota, mantendo sua cor verde, e depois seca gradualmente. Uma folha completamente seca é coberta com manchas marrons. A doença é transmitida à flor pelo solo em decorrência de baixas temperaturas e alta umidade.nemátodo da folha

Nestes casos, a begônia deve ser destruída imediatamente para que a doença não seja transmitida a outras plantas.

Preparações contra doenças de plantas - vídeo

Comentários
  1. Helena

    Olá!
    A parte inferior das folhas de minha begônia elatior é coberta com uma camada brilhante. A placa não é pegajosa, como o escudo. O que poderia ser?
    Agradeço antecipadamente!

    • Natali

      Observe a temperatura e as condições de luz da planta. Água apenas com água sedimentada e ainda melhor com água derretida. A placa é provavelmente causada por má qualidade da água, ou seja, alto teor de sal.

  2. Helena

    Olá, coloquei as mudas de begônia para propagação na água, enraizaram, mas alguns dias depois apareceu uma mancha marrom acima das mudas, como podridão, mas o topo das mudas com uma folha está vivo. O que é isso e o talo pode ser salvo?

    • Olga

      Na minha opinião, ele está podre. Se deixado como está, com o tempo, a podridão aumentará mais e todo o corte desaparecerá. Eu cortaria a tampa enquanto está saudável. Só que é melhor enraizá-la imediatamente no solo, em uma estufa - assim há menos risco de apodrecimento, porque os próprios caules das begônias são muito suculentos e aguados.

  3. Olya

    As folhas grandes ficam vermelhas. Os pequenos são cobertos com pontos pretos

  4. Natália

    Olá, no meu inseto de escama de Griffon da begônia, diga a Aktar melhor para pulverizar ou espalhar a terra?

    • Olga

      O efeito máximo será se você pulverizar a planta e umedecer abundantemente a camada superficial do solo. Se necessário, se houver muitas pragas, é aconselhável repetir o tratamento após uma semana.

      • Natália

        Obrigado:)

Jardim

casa

Equipamento