Livrando-se da mariposa

Este ano a mariposa deixou-nos sem colheita, o que é duplamente decepcionante, pois havia muitos ovários. Diga-me, que medidas existem para combater a mariposa? Suspeito que a praga aparecerá novamente na próxima temporada. E ainda, é possível de alguma forma salvar as árvores restantes não afetadas no jardim deste flagelo?

ameixa afetada Todo jardineiro, tendo visto uma borboleta cinza aparentemente inofensiva com manchas marrons nas asas em suas ameixas, imediatamente começa a se preparar ativamente para lutar por sua colheita. Esse inseto indefinido chamado mariposa da ameixa é capaz de privar completamente a plantação não apenas na temporada atual, mas também no próximo ano.

A própria borboleta não come ameixas, mas nelas põe ovos, dos quais as lagartas eclodem após 10 dias. Portanto, eles representam apenas o principal perigo para o jardim, literalmente devorando a colheita.

estágios de desenvolvimento da mariposa

Além disso, escondidos sob a casca das árvores, eles sobrevivem com sucesso ao inverno. Já no final da primavera, as pupas eclodem e, após duas semanas, novas borboletas e a situação se repete em círculo. Para recuperar o prazer de desfrutar de frutas doces e suculentas e de livrar as ameixas da praga, os jardineiros usam com sucesso métodos biológicos e químicos para combater mariposa.

As vantagens e desvantagens do método biológicofito-fazenda

Uma das maneiras mais seguras de se livrar das pragas é usar produtos biológicos que contenham bactérias, vírus, fungos ou biopesticidas. Quando chegar a hora de colher as ameixas, não haverá substâncias nocivas nas frutas.

Essas ferramentas provaram ser boas:

  • Iskra-Bio;
  • Fitoferm.

Das desvantagens desse método, é importante notar que os produtos biológicos são lavados, portanto, em um verão chuvoso, as árvores terão que ser processadas várias vezes.

Método químico para a destruição da mariposaalatar

O tratamento inseticida, embora seja um método mais perigoso para o homem, garante a eliminação total da praga. Se as árvores forem processadas dentro do prazo e corretamente, na época da colheita, também não haverá substâncias perigosas nos frutos.

Das preparações químicas contra a mariposa, os seguintes inseticidas podem ser usados:

  • Kinmix;
  • Alatar;
  • Decis.

No total, são necessários dois tratamentos: após a floração (por volta do início de junho), e mais um - um mês depois (no início de julho).

Se depois de um ataque químico ainda houver pragas, elas já "acabam" com os preparos biológicos, tendo processado a árvore um mês depois (no início de agosto).

Medidas preventivas

As lagartas da mariposa não desprezam outras plantações e comem alegremente damascos, peras, cerejas e outras frutas que crescem no jardim. Para evitar a propagação de pragas por todo o jardim, bem como para destruir o inimigo em um estágio inicial, os seguintes métodos são usados:

  • todos os frutos caídos devem ser apanhados, queimados ou enterrados, o mesmo se aplica às folhas;
  • para limpar a casca que fica nos troncos, sob a qual as lagartas podem passar o inverno;
  • colocar calções prender cintas adesivas para pegar a mariposa;
  • atrair pássaros insetívoros para o jardim, equipando-os com comedouros;
  • afrouxe o círculo do tronco a cada 10 dias para evitar a transferência de pragas para outras árvores.

Dos métodos populares, as árvores são polvilhadas com cinza e sabão ou infusões de ervas (camomila, copas de batata, spurge).

Meios de combate à mariposa no jardim - vídeo

Jardim

casa

Equipamento