Estudamos as principais doenças das plantas para prevenir a sua propagação

Requeima

requeima da batata - como lutar Uma das doenças mais comuns das plantas é a requeima. Geralmente afeta as hortaliças, como batata, tomate, pimentão e berinjela. Existem casos conhecidos de infecção da requeima de até flores, por exemplo, violetas. A requeima é insidiosa para as plantas cítricas e até mesmo para os morangos. A causa da doença é o fungo Phytophthora infestans. Ele penetra profundamente na planta, causando grandes danos a ela.

É muito fácil reconhecer a requeima. As folhas das plantas infectadas começam a ficar marrom-acastanhadas. Esta cor incomum é especialmente evidente depois da chuva com o início do tempo quente. O sol é uma espécie de catalisador da requeima. Como resultado, a planta fica preta e morre gradualmente.

Plantas infectadas com mofo da requeima não são adequadas para consumo. Os tubérculos da batata tornam-se acinzentados e, quando a batata é cortada, torna-se marrom-amarronzada. O fato de a planta estar infectada pode ser determinado pelas pontas da batata, que, ao invés de uma cor verde suculenta, adquirem uma tonalidade marrom. Nesse caso, é necessário cortar com urgência as pontas e bater bem as batatas. Se a doença não atingiu os tubérculos, ainda há uma chance de salvar a safra. Os topos infectados devem ser destruídos, mas nunca jogados na fossa de compostagem.

O trabalho preventivo contra a requeima deve ser realizado com tomates. É melhor tratá-la com preparações especiais para a requeima em um estágio inicial de crescimento da planta ou com 1% de líquido Bordeaux. Você também pode preparar uma solução de sabão composta por 20 g de sulfato de cobre e 200 g de sabão em pó. Dissolva-os em 10 litros de água. É melhor realizar os procedimentos em tempo ensolarado.

Ácaro-aranha

Ácaro - como lutar?

É quase impossível notar um ácaro-aranha em uma planta a olho nu devido ao seu pequeno tamanho, mas ele causa muitos danos às plantas. Ele pode penetrar em qualquer lugar com a ajuda do fluxo de ar na teia de aranha. O ácaro-aranha se sente especialmente confortável em uma estufa, onde todas as condições são criadas para ele. Esta é uma temperatura elevada do ar, muita luz solar.

Muitas plantas são suscetíveis à infecção do ácaro, por exemplo, pepinos... Em uma planta doente, pontos claros aparecerão nas folhas e, em seguida, manchas marmorizadas. Este é um sinal de que o ácaro fêmea já pôs ovos. Para salvar uma planta de uma praga, é necessário, em primeiro lugar, aplicar meios especiais destinados a combater os carrapatos. Por exemplo, "Bicol" ou "Bitoxibacilina". Se não houver nenhum à mão, os pepinos podem ser pulverizados com infusão feita de copas de batata.

A principal condição: as copas não devem estar infectadas com a requeima. A infusão é preparada da seguinte forma: 1 kg de tampas verdes saudáveis ​​bem trituradas, colocadas em um recipiente e enchidas com 10 litros de água. Basta infundir a mistura por 3-4 horas, após o que ela estará pronta para ação.

Um ácaro pode causar grandes danos a plantas imaturas, por exemplo, mudas de pimenta, berinjela, tomate. A este respeito, você deve considerar cuidadosamente as folhas novas das plantas, especialmente do verso. Se uma teia mais fina for encontrada, é necessário pulverizar as mudas com preparações especiais.

Sarna

Muitas vezes, na casca de maçãs, pêras, batatas, você pode ver manchas escuras, secas e desagradáveis ​​ao toque. Esta é uma consequência da influência de um fungo parasita microscópico - sarna.

A sarna penetra na planta, podendo infectar todas as suas partes: folhas, frutos, caules e até flores. Sob a influência da doença, os frutos ficam fortemente deformados, as folhas enfraquecem, esfarelam-se antes do tempo. Devem ser retirados imediatamente e, quando estiverem um pouco secos, queimados, pois é nas folhas que os patógenos podem hibernar.

A doença é especialmente severa em climas úmidos. Isso se deve ao fato de que os esporos do fungo parasita se desenvolvem em um meio líquido em gotas. Por isso, se a primavera e o verão são chuvosos, na hora da colheita, por exemplo, da batata, muitos tubérculos são afetados.

No entanto, ao contrário da doença da requeima batatas com crosta é utilizável. Não se infectem com a crosta, por exemplo, os frutos da maçã e da pêra.

No entanto, a crosta deve ser tratada. Para esta planta, é melhor borrifar com líquido Bordeaux ou solução de oxicloreto de cobre a 0,3%.

Vídeo sobre a prevenção e o controle da requeima por métodos populares

Comentários
  1. Nelya

    Concordo plenamente com o autor do artigo que a requeima é uma doença muito comum e insidiosa. Afeta muitas culturas, mas os tomates são os menos resistentes a ela. Vários anos atrás, eu tinha tomates maravilhosos no meu jardim, choveu vários dias, depois o sol. Saí para o jardim e, em vez de tomates, caules pretos, folhas murchas. Desde então, tenho acompanhado isso de muito perto. Três vezes por temporada eu borrifo tomates (1 - mudas em uma estufa, 2 - quando criam raízes no campo aberto, 3 - quando há frutos verdes). Eu uso diferentes fungicidas, na maioria das vezes Redomil e Confidor.

  2. Albina Andreevna Knyazeva

    Phytophthora, sarna, ácaro-aranha. Os infortúnios são diferentes, mas o resultado é o mesmo - a planta e a colheita estão se estragando. Existem muitos inseticidas contra ácaros, mas como ambulância eu uso o mais inofensivo, o Fitoverm. Melhor biológico - Bitoxibacilina. Gosto da capacidade de esterilizar mulheres. A população diminui acentuadamente na estufa e no ano seguinte o desenvolvimento começa muito mais tarde. Havia uma mancha ruim nas batatas. Um homem gentil aconselhou a pegar musgo comum em um pântano e jogar um pedaço no buraco durante o plantio. Nos ajudou, talvez alguém precise de experiência. Por dois anos seguidos, eles jogaram fora e esqueceram da crosta, e os pedaços de musgo ficaram por muito tempo no jardim. É mais difícil com a requeima dos tubérculos. Concluímos que era preciso lutar desde a primavera e fazer a colheita antes do início das chuvas. Então, colhidas em tempo claro, bem secas e envelhecidas no escuro, as batatas não adoecem. Perderemos um saco com a limpeza antecipada, mas não jogamos fora a metade no meio do inverno.

Jardim

casa

Equipamento