Semeando mudas em Moscou - os prós e os contras do método

sementes em papel higiênico Muitos jardineiros estão empenhados em cultivar mudas por conta própria. Nem todos os iniciantes fazem isso na primeira vez. Às vezes, leva várias temporadas até que um excelente material de plantio seja obtido. Aplicando o método de cultivo de Moscou mudas você pode evitar a maioria dos erros típicos que atormentam os jardineiros amadores e obter um excelente material de plantio.

Tecnologia de pouso em Moscou

Para cultivar mudas em Moscou, você precisará de:

  • Sementes diretamente;
  • Polietileno (de preferência não muito denso);
  • Papel higiénico para colocar sementes;
  • Tesoura;
  • Copos plásticos para posterior germinação do material da semente.

ferramentas para o método de Moscou

Antes do plantio, uma mini estufa deve ser feita de polietileno. Para fazer isso, o polietileno é cortado ao longo de todo o seu comprimento em tiras iguais à largura do papel higiênico.

Começamos a organizar sementes para o cultivo de mudas:

  • Apresentamos as tiras cortadas do polietileno.
  • Colocamos papel higiênico sobre eles e umedecemos levemente com água.
  • Colocamos as sementes disponíveis de forma preparada. Deve-se recuar pelo menos 1,5 cm da borda do papel higiênico. É aconselhável manter uma distância de pelo menos 4 cm entre as sementes individuais.
  • Cubra a semente colocada com uma segunda camada de papel higiênico preparado.
  • A linha superior do papel, assim como a inferior, é levemente umedecida com água.
  • A última camada será novamente de polietileno.
  • Enrolamos cuidadosamente as tiras resultantes em rolos e as colocamos em copos descartáveis ​​pré-cheios com água de водой (você pode anexar uma etiqueta com o nome e tipo de sementes germinadas em cada rolo).
  • As mudas preparadas para o crescimento são colocadas em sacos plásticos e colocados em um local quente e iluminado (por exemplo, no parapeito de uma janela acima de um radiador).

Mudas de acordo com Moscou no papel higiênico estão nesta forma até o nascimento dos primeiros brotos e a formação de pequenas folhas. Não se esqueça de alimentar as plantas que estão começando a se desenvolver, já que praticamente não há nutrientes na água pura. Para isso, são utilizados fertilizantes húmicos líquidos.

  1. É aconselhável realizar a primeira alimentação na hora da abertura das sementes e aparecimento dos brotos.
  2. As plantas precisarão de uma segunda alimentação quando as folhas começarem a crescer.

A concentração de fertilizantes usados ​​deve ser a metade da indicada nas instruções. Caso contrário, as plantas morrerão. Isso se deve ao fato dos copos conterem uma pequena quantidade de líquido, e não sujeira.

Em seguida, as mudas devem ser movidas para vasos com solo (caso sejam cultivadas plantas termofílicas que requeiram plantio tardio) e continuar crescendo da maneira usual até o momento de mergulhar para um local permanente ou imediatamente transplantadas para um local previamente fornecido.

Mover as plantas do papel para um vaso com solo não é difícil. Para isso, é desdobrado um rolo de mudas, as plantas são cuidadosamente cortadas com uma tesoura e colocadas em vasos preparados.

etapas do método de Moscou

As vantagens do método de Moscou

Cada método de cultivo de mudas tem suas próprias vantagens e desvantagens. As vantagens de semear mudas em Moscou são as seguintes:

  • Devido à falta de contato das lavouras com o solo, a possibilidade de doenças da planta com a perna preta é totalmente excluída.
  • Mudas em copos descartáveis ​​reduzem significativamente o espaço necessário, que quase sempre é escasso no apartamento.
  • Esta técnica é mais adequada para plantas resistentes ao frio que podem mergulhar no solo imediatamente após o nascimento das primeiras folhas.
  • Algumas plantas, por exemplo, pimentão e tomate, cujas mudas devem ser pequenas e fortes, criam raízes melhor depois de crescer no estilo Moscou.

Desvantagens do método de Moscou

Qualquer método de cultivo de mudas tem qualidades positivas e negativas:

  • Devido à falta de luz, as plantas que amam o calor e a luz se desenvolvem lentamente.
  • No papel higiênico, o rizoma da planta se desenvolve mal e os troncos são fortemente esticados.
  • As plantas que gostam de calor, depois de germinar em rolos e antes do plantio no local escolhido, devem ser cultivadas adicionalmente em pequenos vasos com terra (como mudas comuns).

Não há tantos inconvenientes nas mudas cultivadas pelo método de Moscou, e eles não são significativos. Mas as vantagens desse método são visíveis, mesmo para jardineiros inexperientes.

É possível cultivar mudas de flores anuais e perenes que requeiram tal abordagem, de várias variedades. tomate e Pimenta, berinjela, todos os tipos de repolho, cebola e muitos outros vegetais. Qualquer jardineiro novato pode lidar com a tecnologia de plantio. As plantas crescem robustas e podem prosperar sozinhas em condições climáticas adequadas.

Vídeo: método de Moscou de cultivo de tomates

Comentários
  1. Irina

    Obrigada, maneira muito interessante!

  2. Natália

    Obrigado, vou tentar plantar uma petúnia com este método.

  3. namorados

    Este método não funcionou para mim. Espalhei pimentas e berinjelas no dia 24 de fevereiro e hoje é 6 de março. Ela colocou os copos em um saco plástico, durante o dia eles ficam no peitoril da janela ao sol, e à noite no chão perto do aquecedor, faz calor lá. Eu troquei a água uma vez. Por favor, responda o que está errado.

    • Tatyana

      Valentine, pimenta e berinjela germinam por muito tempo (até 3 semanas), mesmo com este método. Aconselho você a embeber as sementes por um dia e de preferência mantê-las em uma bateria (para manter a água quente). Adicione um pouco de peróxido de hidrogênio para descontaminação (3 partes de água para 1 parte de peróxido). Não é necessário expor sementes de pimenta e berinjela à luz durante a germinação, é melhor deixar aquecido por 24 horas. Esteja ciente de que outras culturas podem precisar de luz para germinar, dependendo da cultura.

  4. Olga

    Valentina, coloquei meus pimentões e tomates em uma caixa no nível da bateria, está quente e escuro, tudo subiu

  5. Maria

    Acabou mal com a berinjela. Quando transplantado para o solo, mais da metade não criou raízes. Mas com pimentas, tomates, aipo, cebolas, esta experiência foi um sucesso. Vou tentar com flores ...

  6. anônimo

    Abandonei esse método, pois não tenho certeza se posso rastrear com precisão o momento em que as raízes são grandes o suficiente - nada é praticamente visível no papel higiênico. O experimento com milho "em um caracol" falhou - tudo era tão bom, e depois deu em nada, as raízes não criaram raízes no solo ...
    O método que li para as sementes de abóbora (que, na verdade, fazem bem, germinam bem em uma tigela de água e não precisam dessas sutilezas), experimentei tomates - para plantar uma semente em uma casca de ovo. Bem, sim, eu abri os ovos com cuidado, de uma extremidade, estofando suavemente em todo o perímetro com uma faca, bem, sim, colhi todo o inverno - mas que resultado !!! Depois, basta atingir o fundo do ovo e fincá-lo no chão.
    Eu transplantei as mudas cultivadas uma a uma em caixas de leite, deixando as bordas altas - elas têm papel alumínio, brilha e dá mais luz. Aí enchi o terreno, no final de maio, quando plantei no chão, havia cachos de flores exuberantes nas mudas, e de uma maneira geral - nunca vi mudas assim na minha vida!

Jardim

casa

Equipamento