Pepino antracnose - como reconhecer e como tratar

Ajude a salvar a colheita futura: diga-me como tratar a antracnose do pepino. No ano passado, essa infecção me contornou, embora quase todas as plantações tenham sido perdidas dos vizinhos. Mas nesta temporada, provavelmente, o fungo deles atingiu nosso jardim. Embora vários arbustos ainda estejam afetados, talvez haja uma chance de prevenir a infecção do resto? Plantei muito, planto para vender, então o prejuízo será considerável. Qual é a melhor forma de processar?

pepino antracnose Você notou que em um verão chuvoso e quente, as folhas e os frutos dos pepinos ficam cobertos de manchas estranhas bem diante de seus olhos? É assim que a antracnose do pepino, uma doença fúngica insidiosa, se manifesta. Por que insidioso? Portanto, em baixa umidade (menos de 60%), nada indica que a planta já está afetada. Mas quando a temperatura e a umidade do ar aumentam, a antracnose se espalha pelo local em questão de dias. Sua derrota tem uma área tão ampla que não há dúvida de colheita. Pepinos cobertos de úlceras são até assustadores de se olhar, quanto mais comê-los. A doença deve ser tratada imediatamente e, melhor ainda, a prevenção deve ser feita a tempo.

Sintomas da manifestação de antracnose em pepinos

folha de pepino com antracnose

Nem as plantas adultas nem as mudas de pepino estão seguradas contra doenças perigosas. A doença pode ser reconhecida pelos seguintes sinais:

  1. As folhas, principalmente as mais baixas, são afetadas primeiro. Manchas úmidas aparecem ao longo das bordas e entre as veias. Eles rapidamente ficam amarelos, começam a aumentar de tamanho e secam. O vento freqüentemente dilacera a folhagem.
  2. Em seguida, a infecção se espalha para os brotos: eles são cobertos por feridas ovais acastanhadas. Se chover, as feridas apodrecem, formando um molde rosa. No tempo seco, eles também secam.
  3. O penúltimo ovário sofre. Nas frutas também aparecem manchas lacrimejantes, transformando-se em úlceras depressivas. Pepinos perdem sua apresentação, começam a encolher e apodrecer. Mesmo se você cortar essa área, a fruta em si é impossível de comer por causa do amargor que apareceu.
  4. A "corda final" que a doença inflige nas raízes, levando à completa extinção da planta.

Na maioria das vezes, a antracnose "anda" em estufas, especialmente de filme, onde há alta umidade. Lá ele pode ser encontrado já no início da primavera. Em terreno aberto, parece mais perto do meio do verão.

Antracnose de pepino - medidas para combater doenças fúngicas

pulverização de antracnoseQuando aparecerem os primeiros sinais, tome providências urgentes, caso contrário o fungo se multiplicará rapidamente. Um bom efeito será dado tratando os arbustos com a mistura bordalesa. Os fungicidas também ajudam a se livrar da doença: Fitosporin, Topázio, Abiga - Pico. No entanto, observe que os produtos químicos não podem ser usados ​​menos de 10 dias antes da colheita.

Para evitar o risco de danos da antracnose, dê preferência a variedades resistentes a esse fungo. Por exemplo, os híbridos Vector, Cupid, Rita, Swallow.

Para evitar a antracnose no outono, certifique-se de queimar resíduos de plantas - sobrevive de micélio sobre eles. Lembre-se de temperar as sementes com fungicidas antes de semear. Não plante pepinos em um lugar ainda - devolva-os ao jardim não antes de 3 anos depois.

Como reconhecer doenças de pepinos - vídeo

Jardim

casa

Equipamento