O uso de bérberis comum na medicina

Bérberis comum é usado na medicina Um arbusto espinhoso de até três metros de altura cresce de maneira selvagem nas regiões do sul do país. Como a cultura do jardim é usada para cerca... Frutos na forma de bagas oblongas são usados ​​na culinária. Todas as partes da bérberis são usadas na medicina. É esta planta que tem uma ampla gama de utilizações, mas também tem muitas contra-indicações.

Farmacologia vegetal

Adjuvante para o tratamento de adenóides

Bagas, folhas, cascas e rizomas são usados ​​na medicina tradicional e popular. Neste caso, cada parte da planta é usada separadamente, na forma de tinturas, infusões, decocções. As propriedades benéficas dos frutos de bérberis estão contidas na composição:

  • vitaminas, principalmente C, beta-caroteno, vitamina K;
  • macro e microelementos;
  • taninos;
  • pectinas e ácidos orgânicos.

A bérberis seca é usada na preparação de alimentos e bebidasAs bagas são usadas na culinária, para fins medicinais, para reduzir a pressão arterial e fortalecer o sistema imunológico. Armazene-os secos ou congelados.

As bagas verdes de bérberis são venenosas. Eles contêm o alcalóide berberina, que só é obtido para fins medicinais. A berberina pode causar toxicidade severa quando usada sem controle.

A berberina é a principal droga isolada de folhas e arbustos. As folhas são colhidas na primavera, depois que a planta floresceu. O arbusto espinhoso é colhido apenas em luvas especiais. As folhas contêm o alcalóide berberina, que ainda não foi sintetizado. O resto das peças contém outros alcalóides essenciais, incluindo berbamina, oxiacantina.

Os medicamentos são feitos de todas as partes da planta:

  • biossulfato de berberina;
  • colelitina;
  • tintura de bérberis.

As propriedades curativas da bérberis permitem seu uso na medicina oficial e popular. A lista de seus efeitos no corpo humano levou ao uso de diferentes formas de tratamento:

  • sistema digestivo;
  • fígado e dutos biliares;
  • aparelho geniturinário;
  • órgãos respiratórios;
  • sistema reprodutivo feminino com sangramento;
  • ação antitumoral e antileucêmica.

A lista está longe de ser completa, a bérberis é usada para intoxicação em gestantes, para hemorróidas, disenteria e em outros casos.

Contra-indicações ao uso de bérberis

Suco saudável extraído de frutas madurasOs benefícios e danos da bérberis dependem da condição do paciente. A propriedade hemostática da berberina é usada no tratamento de doenças femininas. Mas não se aplica quando os processos de limpeza ocorrem no corpo da mulher e os resíduos pós-parto são excretados no sangue. Onde a vasoconstrição e a alta coagulação do sangue podem ser prejudiciais, bérberis e seus preparados não podem ser usados.

Não se pode comer frutas vermelhas para gastrite com alta acidez, quem tem tromboflebite ou problemas com insuficiência cardiovascular. Você não pode usar bagas para quem tem pressão arterial baixa e com cirrose hepática. Existe uma intolerância individual ao bérberis, você deve estar ciente disso.

Para crianças menores de 12 anos, apenas um médico pode prescrever o tratamento com preparações de bérberis. Os adultos se beneficiarão de consulta prévia com médicos. Você precisa começar a tomar o medicamento em pequenas doses.

Tintura de bérberis com vodka e seu uso

Tintura de vodka de folhas de bérberisA tintura de vodka é feita de folhas que podem ser usadas frescas ou secas. A infusão na proporção de 1: 5 é mantida em local escuro por 15 dias. Essa tintura é usada no período pós-parto e somente conforme orientação do ginecologista.A tintura de bérberis com vodka é usada em cursos, conforme prescrito pelo médico. O objetivo é estancar o sangramento.

A berberina, antes isolada na indústria farmacêutica em pó, é diluída com álcool medicinal, a seguir a composição é utilizada como colerético. Apenas casca e raízes são usadas neste caso. Em casa, uma tintura de raízes de bérberis é preparada por 10 dias com álcool 75% na diluição de 1: 5. A tintura está incluída na "Coleletina", usada para cálculos na vesícula biliar. A mesma tintura está incluída na poção de Zdrenko. É usado no tratamento da gastrite e da bexiga.

Tintura de fruta bérberis comum é usado como uma composição bactericida, reduz a pressão arterial, na Bulgária e no Azerbaijão é usado para tratar diabetes.

Decocções, infusões, mel

Para preparar o remédio, use as raízes da bérberisRaízes de bérberis são usadas na medicina popular como decocções. Uma decocção da casca e raízes é usada para aliviar a condição do paciente com tumores malignos de órgãos internos, tuberculose e sangramento interno. As decocções são preparadas fervendo 20 gramas da composição seca em 400 ml de água. Após 15 minutos de fervura, o caldo é infundido por 4 horas e utilizado para o tratamento. Nesse caso, uma decocção das folhas é usada para tratar o fígado, e a casca e as raízes para estancar o sangramento.

Chá de bérberisA infusão é preparada sem ferver. Uma certa quantidade de matéria seca e água é aquecida até ferver. Em 15 minutos em banho-maria, os nutrientes passam para a água. Após 4 horas, a solução está pronta para um paciente com problemas de fígado e vesícula biliar. A infusão é administrada várias vezes ao dia em cursos com intervalos.

O suco de barberry é armazenado em recipientes de vidro sem conservantes e as bebidas de frutas feitas a partir dele são úteis. É usado como antipirético para resfriados. A ação é baseada na presença de vitamina C, como no mirtilo. O chá feito de folhas secas de bérberis também ajuda neste caso.

Na medicina popular, o mel de bérberis é altamente valorizado, um produto do processamento do pólen de flores. A gama de aplicação deste medicamento é ampla. É usado até mesmo para gastrites com alta acidez em mistura com suco de batata. É por causa do aumento da acidez do suco gástrico que o tratamento com preparações de bérberis pura e outras plantas muitas vezes é impossível.

Barberry é usado em combinação com outras plantas medicinaisEm combinação com ovos, manteiga e outros aditivos naturais, o mel de bérberis é usado para curar úlceras estomacais. Na composição com urtiga, o mel pode até curar a tromboflebite. É verdade que deve-se notar desde já que o tratamento com remédios populares é de longo prazo, pois o efeito no corpo é suave. Mas, simultaneamente com a solução do problema principal, o sistema imunológico é fortalecido e outros órgãos internos recebem apoio.

Vídeo sobre bérberis comum

Jardim

casa

Equipamento