Violeta de flor crucífera incrível

Incrível flor violeta noturna Escolhendo plantas ornamentais para seu jardim que podem dar ao local uma aparência única e memorável, os residentes de verão freqüentemente prestam atenção às espécies exuberantes em flor. Portanto, à luz do dia, os canteiros de flores e os jardins frontais deleitam-se com cores e aromas brilhantes, e com o início do anoitecer, as corolas se fecham, os cheiros se dissipam. Mas à noite, esse jardim perde seu encanto e o encanto anterior. Isso ocorre porque os insetos são polinizadores para a maioria das plantações com flores. É para atraí-los que as flores arrancam corolas variegadas e espalham sua fragrância.

E ainda há plantas que, quando plantadas no jardim, podem desfrutar de aromas inebriantes durante toda a noite. Uma delas é a flor violeta noturna, conhecida por muitos jardineiros. Com esse nome popular, duas safras relacionadas pertencentes à família das crucíferas são cultivadas em canteiros de flores.

São hesperis e mattiola, abrindo suas corolas com força total ao entardecer e espalhando um cheiro muito agradável durante a noite. As plantas, que são muito semelhantes em tipo e estrutura de flores, têm uma disposição muito despretensiosa e uma longa história de cultivo nos jardins da Europa e do nosso país.

Nem planta nem outras plantas são espécies biologicamente relacionadas em relação à viola, uzambara e chifre violetascultivadas como culturas de interior e jardim As flores violetas são chamadas devido à variedade e forma das corolas que uma vez caíram na cultura das plantas crucíferas.

Hesperis - violeta noturna para um belo jardim

Hesperis - violeta branco

Se uma pessoa não familiarizada com a planta olhar para a hesperis, obedecendo ao primeiro impulso, certamente irá comparar a flor com flox... As plantas formam os mesmos aglomerados densos com hastes altas e eretas, decoradas com grandes inflorescências lilases, rosa ou brancas. Mas a corola simples do flox combina cinco pétalas, e a hesperis, ou violeta noturna, como na foto, tem apenas quatro delas, o que corresponde plenamente às características das plantas da família dos crucíferos.

Na Rússia, a hesperis é conhecida entre os jardineiros como violeta noturna ou noturna e, como na foto, variedades dessa cultura podem revelar flores em tons de branco e lilás.

As espécies originárias da Europa ganharam popularidade em nosso país há dois séculos, e na França e nos países mediterrâneos, a hesperis tornou-se famosa como planta ornamental e medicinal na Idade Média.

Particularmente belas são as plantações em grupo de plantas, enquanto o cultivo de violetas não requer habilidades especiais e até mesmo os iniciantes em floricultura podem fazê-lo. Infelizmente, recentemente os residentes de verão perderam o interesse por essa cultura, que antes criava uma atmosfera única nos parques paisagísticos das propriedades e propriedades rurais da Rússia até o início do século XX.

Violeta da noite na naturezaChamada de flor noturna, violeta noturna ou hesperis, reúne cerca de 30 subespécies relacionadas, algumas das quais encontraram lugar em canteiros de flores e em parques. Alguns representantes da espécie crescem na Ásia Menor e no Cáucaso. Além disso, em condições favoráveis, a hesperis é uma erva perene, encontrada na natureza em quase todos os lugares, desde estradas até bordas de florestas e margens de corpos d'água.

Em cultura, a violeta noturna é cultivada como uma bienal, o que permite atingir a floração mais exuberante e uniforme das plantas.

Violeta noturno em paisagismoCoberto por folhas lanceoladas simples, os caules das hesperis atingem uma altura de 90 cm.A folhagem é coberta por pequenos pêlos esparsos e se apega aos rebentos em pecíolos curtos e fortes. Quanto mais baixo for o solo, maior será o tamanho das placas das folhas, enquanto as folhas maiores podem ultrapassar 12 cm de comprimento e 4 cm de largura.

As inflorescências são bastante densas, em forma de escova ou gorro. Flores de todas as variedades de violetas, como na foto, abrem da periferia para o centro. Em alguns casos, o comprimento do pincel chega a 20-30 cm. As flores são pequenas e simétricas. Diâmetro do Corolla de 1 a 2 cm.

Decoração de jardim incrívelOs primeiros botões abrem em maio e, em seguida, hesperis floresce quase sem interrupção até meados de julho. No lugar das flores, aparecem vagens estreitas e oblongas, nas quais amadurecem pequenas sementes marrons ou marrons. Se os pedúnculos não forem cortados, as sementes maduras se espalham e são capazes de dar brotos no ano seguinte.

Apesar da abertura da corola à noite e do perfume das flores da violeta noturna, é uma planta amante da luz. Mas os raios diretos do sol são prejudiciais à hesperis, é muito melhor plantar galhos em sombra parcial.

Como cuidar bem das violetas para que a festa à noite se delicie com flores e aromas inebriantes? A planta precisa de solo leve e bem drenado para fornecer uma boa nutrição à cultura. A melhor floração é observada em solo ligeiramente alcalino ou neutro. Durante o período de crescimento e um conjunto de flores, as violetas noturnas se regam bem, mas não se esquecem que a estagnação da umidade não afeta a planta da melhor maneira. Mas mesmo na ausência de água, não há necessidade de esperar uma floração abundante.

Variedades altas de violetas noturnasE ainda, cultivar hesperis é muito acessível e não oneroso. Para variedades altas de violetas, como na foto, eles fornecem suporte. E para o reflorescimento, você só precisa cortar os caules das flores que estão murchando, que tiram as forças das plantas em tempo hábil.Violeta da noite - planta bienal

O cultivo de violetas é semelhante à tecnologia agrícola de outras bienais. As plantas são propagadas por sementes, que são semeadas para as mudas em casa e depois transplantadas para o solo. Também é possível semear em estufas de filme bem no local, o que permitirá que as mudas se enraízem com mais rapidez e sem dor.

As mudas aparecem em 20-30 dias, quando o solo aquece até 18 graus. Plantas que formaram três folhas verdadeiras a cada mergulho, e no final do verão são plantadas em local permanente. A esta altura, as rosetas estão totalmente formadas e sobreviverão facilmente ao inverno. Entre fábricas violetas noturnas é melhor deixar um intervalo de 25-30 cm.

A violeta noturna floresce no segundo anoAs cortinas de inverno, se não houver neve suficiente no local, são cobertas com tecido não tecido ou salpicadas com agulhas.

Mattiola: como cultivar e cuidar devidamente das violetas

Um tipo de violeta noturna - mattiolaComo a noturna, a mattiola pertence à família dos crucíferos e à noite espalha seu aroma pelo jardim. O gênero foi descoberto e descrito pela primeira vez no século 16 e recebeu o nome do famoso médico e botânico italiano Pietro Mattioli.

Hoje, os botânicos identificaram cerca de cinco dezenas de espécies da violeta desta noite, na foto, crescendo na região do Mediterrâneo, no Norte da África e na Ásia, nos países da Europa Central e até na Rússia.

Levkoy BrancoA espécie inclui culturas anuais e perenes de várias formas e tamanhos. Os jardineiros conhecem a mattiola ou violeta noturna por um nome diferente - levkoy, que era uma planta ornamental incomumente popular há várias décadas. Mas acontece que o Levkoi pode ser encontrado não apenas em canteiros de flores, mas também na natureza.

Levkoy odorífero está incluído no Livro VermelhoPor exemplo, na região do Don, na região de Voronezh e nos arredores de Rostov-on-Don, cresce o levkoy aromático - uma planta perene rara incluída no Livro Vermelho. Na aparência, essa variedade de violetas, como na foto, não dá a impressão de ser decorativa. Os caules de até 40 cm de altura são fortemente pubescentes, uma roseta de estreitas folhas azuladas é visível perto do solo e as flores são muito pequenas e escuras.

Mas o levkoy de jardim ou mattiola cinza das margens do Mar Mediterrâneo, do sul da França e das Ilhas Canárias é uma verdadeira decoração do jardim, especialmente se o cultivador se dedica ao cultivo de violetas turcas.Mattiola em estado selvagem

Na natureza, os mattióis se contentam com muito pouco.Eles são despretensiosos e fáceis de cuidar quando entram no jardim.

Variedade Terry de violeta noturnoNa faixa do meio, as violetas noturnas desta espécie são cultivadas como plantas anuais, formando caules de 20 a 80 cm de altura por temporada. Normalmente os rebentos são densamente recobertos por folhas estreitas e densas, que, dependendo da variedade e do tipo, podem ser lisas ou pubescentes, verdes ou cinzentas prateadas.

As variedades de violetas Terry são especialmente decorativas e atraentes para os jardineiros, como na foto. Plantas como a mattiola com flores simples cheiram muito bem, são adequadas para o corte e uso para o paisagismo do local.

Em uma inflorescência, às vezes de 15 a 40 botões são combinados. Se uma corola simples consiste em quatro pétalas, então, em um pompom atoalhado de violetas noturnas, na foto, elas podem ser contadas até sete dúzias. O pincel permanece decorativo por até três semanas. Depois que as flores murcham, frutos estreitos aparecem em seu lugar, semelhantes aos frutos de hesperis, dentro dos quais muitas pequenas sementes amadurecem.

Além de Levkoi, em canteiros de flores russos, você também pode ver o bicórnio Mattiola, originário da costa do Adriático e da Ásia Menor.

Violeta da noite - Mattiola biciformeEsta violeta noturna é cultivada desde o século 16 e, durante essa época, os criadores obtiveram muitas variedades que dão aos floricultores inflorescências perfumadas de lilás, bordô, rosa, branco e tons amarelados. Matthiola tem caule ereto, liso ou, dependendo da variedade, coberto com caule de feltro. Sua altura varia de 20 a 50 cm e as folhas, como as de espécies aparentadas, são oblongas, mais frequentemente inteiras, aumentando em direção à base da roseta.

O cultivo de violetas começa em maio, quando é hora de semear as pequenas sementes desta safra anual. Os primeiros rebentos tornam-se visíveis após 8-14 dias e a floração começa após mais dois ou três meses.

Violeta da noite perfumadaPara aproximar o aspecto desejado dos botões, as violetas noturnas são plantadas com mudas, semeando na segunda quinzena de abril. Os brotos desenvolvem-se melhor em substrato leve a temperaturas entre 17 ° C e 20 ° C. As plantas cultivadas são plantadas no solo, observando um intervalo de 10-15 cm.

O cuidado adequado da violeta consiste em rega abundante e regular, alimentação mensal de touceiras em crescimento, capina e poda de pedúnculos secos.

Cultivando violetas noturnas dentro de casaA remoção de ervas daninhas é especialmente importante no início, antes que as rosetas mattiola tenham crescido. Ao regar, o transbordamento do canteiro e a longa secagem não devem ser permitidos. Os fertilizantes podem ser considerados complexos, para culturas ornamentais.

O maior efeito da planta pode ser alcançado usando matthiola em plantações em grupo ou misturando várias variedades de violetas noturnas em um canteiro de flores. Nesse caso, esse canto do jardim será especialmente atraente não só para os insetos noturnos, mas também para as pessoas.

Vídeo sobre hesperis

Comentários
  1. Ludmila

    E eu, por acaso, cresci em um balde de terra em uma loggia esmaltada, uma planta (não consegui nem identificá-la por muito tempo), com sucesso hibernou e começou a florescer no início de março. E agora há um "canteiro de flores" exuberante com uma dúzia de pontos que cresceram nas axilas de uma haste (acabei de colocá-la na superfície). Acima de tudo, fiquei surpreso com o fato de a planta ter “esmaltado” nas geadas (até -30), e então descongelado com sucesso (na menor oportunidade)) e continuou a crescer (a loggia não é isolada). Às vezes regava sem fanatismo no inverno, quando percebia que não queria morrer))). Agora que sei o que plantei, fumo outras variedades (obrigado por mostrar QUANTO existe))) e vou plantar no gramado sob a janela e nos vasos de flores na varanda.

  2. Anastasia

    Perdoe-me por estar um pouco fora do assunto. Mas se possível, alguém pode sugerir que tipo de flores são? Alguém diz que são violetas, alguém - aqueles não-me-esqueças da floresta, alguém - que são parentes de amores-perfeitos. Mas não consigo encontrar sua descrição ou título em lugar nenhum.

  3. ter esperança

    ESTA VERÔNICA ESTÁ COM CORES HÁ UM MÊS

  4. Andrei

    Pergunta.Quanto tempo depois de semear as sementes a violeta noturna (bruxa doce) se desenvolve antes de florescer?

    • Olga

      De 2 a 3 meses, dependendo do método de semeadura (mudas ou diretamente em campo aberto). Quando se semeiam por si mesmas, os arbustos florescem 2 a 3 semanas antes dos que foram semeados no canteiro na primavera.

  5. Andrei

    Sim, obrigado. Um mês se passou desde que as sementes foram plantadas.

Jardim

casa

Equipamento