Como fazer uma estufa para mudas com as próprias mãos?

estufa para mudas Mudas de vegetais e primeiras colheitas de vegetais, antes de serem plantadas no solo no jardim, precisam de desenvolvimento preliminar. A preparação das mudas começa no início de março. Os grãos vegetais são plantados primeiro em pequenos vasos. Para um maior desenvolvimento das plantas em condições próximas ao ambiente externo, é utilizada uma estufa para mudas.

Uma estufa é uma estrutura projetada para o rápido crescimento e desenvolvimento de plantas e frutos de vegetais e flores. Tem a capacidade de regular o microclima interno (umidade do ar, temperatura, precipitação).

A estufa pode ser usada não só para mudas, mas também para o cultivo de frutas (pepino, tomate, pimentão, abobrinha).

Para cultivar mudas, você precisa construir uma estufa. A opção mais valiosa e eficaz é fazer uma estufa para mudas com as próprias mãos. Para isso, são adequados quaisquer materiais de madeira (tábuas, vigas, vigas, caixilhos de janelas que não sejam utilizados para o fim a que se destinam) e materiais metálicos (tiras de metal, arcos dobrados de reforço, grossas barras de metal) disponíveis na fazenda. O microclima interno é mantido com a ajuda da luz solar. Se esta fonte não for suficiente, eles constroem diferentes fogões com material de pedra, instalam cabos térmicos ou usam um recipiente com água quente.

Fazendo uma estufa para mudas

Existem várias soluções básicas de design para a criação de uma estufa:

Estufa sem moldura. A opção mais fácil para o cultivo de mudas de primeiras safras (rabanetes, verduras). Para fazer essa mini estufa doméstica para mudas, você deve:

  • Prepare um pequeno pedaço de terra. Geralmente é preparado em março;
  • Em seguida, despeje água quente sobre o solo;
  • Semeie as sementes de futuras mudas;
  • Instale a estrutura metálica de malha de arame. A célula da grade pode ter até 10x10 cm;
  • Em seguida, cubra a construção da estufa de mudas com filme plástico. O tamanho do filme deve ser maior que a área total do site para poder envolver suas bordas;
  • As bordas embaladas do filme são pressionadas com terra, ou placas ou vigas de madeira são usadas;
  • Junto com o crescimento das mudas, o engradado deve ser levantado, colocando-o em suportes de pedra ou vigas de madeira.

plantas sob o filme

Estufa do túnel do quadro. O tipo mais acessível, que se distingue pela simplicidade do design. Destina-se a plantas que não toleram bem a geada. Uma estufa de estrutura pode ser estacionária e portátil.

O material mais comum usado na estrutura de uma moldura estável são arcos feitos de tiras de metal ou reforço.

A moldura de madeira é utilizada na instalação de uma microestufa para mudas. Pode ter a forma de um telhado de duas águas ou um pequeno túnel retangular. A madeira é um material natural preferível para mudas do ponto de vista ambiental. Junto com essa propriedade, a madeira não é resistente à umidade.

Para construir uma estufa para mudas com suas próprias mãos, você deve:

  • Prepare o solo. Os fertilizantes (estrume natural ou outra matéria orgânica) são um elemento importante na preparação da terra para as plantas;
  • Instalar arcos metálicos (são inseridos no solo a uma profundidade que permita adquirir a estabilidade da estrutura), ou moldura de madeira;
  • Depois de instalar a moldura, o filme plástico é esticado;
  • As pontas embrulhadas do filme são pressionadas com tábuas de madeira.

Em dias de sol, a estufa de moldura pode ser aberta sem muita dificuldade. Se houver chuva ou frio indesejados, eles também podem ser facilmente cobertos.

mini estufa para mudas

Estufa doméstica fixa com uma janela de tela e uma caixa. Essas estufas são construídas em duas soluções construtivas: uma moldura de madeira ou alvenaria.

Para fazer uma miniestufa para mudas com estrutura de madeira, você deve:

  • Prepare tábuas de madeira do tamanho desejado, dependendo do tamanho da área;
  • Você pode prendê-los com pregos, parafusos ou grampos de metal;
  • Em ambos os lados, corte a parte superior da caixa em um ângulo de 45 graus;
  • Anexe molduras de janela à parte superior da moldura. Se eles não estiverem lá, você pode fazer molduras retangulares e inserir vidro nelas;
  • A estrutura deve ser orientada com os pórticos inclinados a sul. Isso tornará o cultivo de mudas em uma estufa mais eficiente.

Para fazer uma estufa para mudas usando alvenaria, você deve:

  • Escolha um lugar;
  • Aprofunde o solo em 30 cm:
  • Misturar a argamassa e efetuar a alvenaria ao longo do perímetro da cava escavada;
  • Instalar caixilhos de janelas com vidro na parte superior do edifício;
  • Coloque ênfase na parte inferior da abertura da moldura da janela.

microsteam feito de tijolos

tamanhos de mini estufa

Algumas dicas para montar uma estufa de mudas

O principal requisito para a escolha de um local para instalação de uma estufa é a luz solar direta. O sol desempenha um papel fundamental no processo de fotossíntese das plantas, portanto, a localização da estufa deve ser escolhida com sol, longe de árvores ou edifícios. Se o proprietário decidir fazer uma mini-estufa para mudas perto de casa, você precisa escolher um local onde os raios de sol fiquem dentro da estufa por mais tempo.

Para a instalação de uma estufa, é necessário escolher um local plano e sem vento. Ventos fortes podem destruir a cobertura do filme, o que por sua vez pode danificar as mudas.

micro-vapor de arcos e folhaQuando o local for escolhido e todos os elementos estiverem prontos, é necessário cavar uma pequena cova, com 50 a 70 cm de profundidade. Uma camada de material isolante é forrada no fundo da cova (brita - 10 cm e 10 cm de areia). Em seguida, deve ser instalada uma camada de lixo orgânico (húmus ou palha). Em seguida, uma camada de biocombustível deve ser derramada (esterco de cavalo é o biocombustível preferido para o cultivo de mudas em uma estufa). Quando o solo está pronto, uma estrutura de estufa é inserida na cova e coberta com uma fina camada de terra.

As tecnologias modernas possibilitam o uso de oleado elástico em vez de filme plástico para pequenas estufas, que tem a capacidade de se esticar. Devido a esta propriedade, o oleado elástico não cede, o que resulta na criação de almofadas de ar na estufa. Eles, por sua vez, criam uma temperatura mais alta necessária para um melhor desenvolvimento da planta.

Soluções inovadoras permitem a utilização de materiais alternativos para a construção de uma mini estufa para mudas. Um desses materiais é o policarbonato. Fazer uma estufa dessas não será difícil para nenhum proprietário de jardineiro. Para isso, é necessário preparar vários tubos em forma de metal com diâmetro de 20x20 e tiras de 30x4. Dobre a tira em arcos e prenda-a com tubos profissionais em uma estrutura integral. Em seguida, faça uma cobertura de meio arco. Todo o quadro deve ser coberto com placas de policarbonato. Devido à sua estrutura de duas camadas, o policarbonato tem altas propriedades de isolamento térmico e pode suportar cargas de chuva significativas.

Uma estufa DIY é uma opção conveniente e econômica que atenderá a todas as suas necessidades e garantirá confiabilidade no cultivo de mudas.

Vídeo: como fazer uma estufa com as próprias mãos barata e alegre

Comentários
  1. Albina Andreevna Knyazeva

    Qualquer que seja a estufa que construímos, ela deve resolver três problemas:
    • evitar que as plantas congelem à noite;
    • não aqueça demais as mudas durante o dia;
    • ser estável e não quebrar a estanqueidade durante o mau tempo.
    Não é muito fácil criar tal abrigo para o cultivo de mudas. As plantas jovens requerem um certo regime de temperatura e, em uma estufa, ele se presta pouco à regulação. A estufa é adequada para o endurecimento de mudas antes do plantio em terreno aberto. Aqui é insubstituível, as plantas se adaptam às mudanças do clima durante o tempo em que ficam em casa de vegetação. Mudas de repolho se sentem bem em uma estufa sem aquecimento, pois precisam de frescor noturno. Essa estrutura alimentada por biocombustível é perfeita para o cultivo de plantas baixas termofílicas - tutano, pimentão. A cobertura temporária de canteiros com meios improvisados ​​aumenta a temperatura do solo e acelera a germinação e o desenvolvimento de qualquer folhagem. E isso também é considerado uma estufa. Se o solo sob o filme esquentou na primavera, o filme suou de dentro, a terra voa, isso significa que colheitas resistentes ao frio podem ser semeadas no canteiro do jardim. É melhor cultivar mudas de alta qualidade em uma estufa. É mais fácil organizar o aquecimento noturno e a ventilação diurna.

Jardim

casa

Equipamento