Como salvar uma orquídea: ressuscitação de uma planta com raízes podres

orquídea doente Olá! Você pode me dizer o que fazer a seguir com minha orquídea? Dois meses atrás ela se mudou para outro lugar e depois disso ela começou a desmaiar. As folhas murcham e ficam amarelas, o pedúnculo parou de crescer. Ela tirou a orquídea do vaso e viu que todas as raízes estavam secas. Podado, mas há raízes aéreas. Qual é o melhor curso de ação com ela?

A julgar pelo aspecto da orquídea, a planta já está bastante madura, além disso, seu sistema radicular está totalmente podre. Como resultado, as folhas começaram a murchar e amarelecer, já que as raízes podres não são mais capazes de lhes fornecer umidade. No entanto, é bem possível salvar a flor, porque a parte superior da raiz principal, ao que parece, ainda está viva. Em uma inspeção mais detalhada, os rins dormentes devem ser visíveis.

Pra reanimação de orquídea é necessário realizar uma série de manipulações:

  • limpe completamente a planta de resíduos podres;
  • processar a flor;
  • preparar o pote e substrato;
  • plante uma orquídea.

Removendo partes podres de uma orquídea

poda

Antes de replantar uma flor, não apenas as raízes secas devem ser removidas. A foto mostra que a raiz principal também apodreceu - é preta. Usando uma tesoura afiada ou uma faca, corte toda a parte enegrecida da raiz até o início do tecido vivo (verde). Você só pode deixar raízes firmes e elásticas de uma cor clara com um tom verde.

Os instrumentos devem ser desinfetados antes de serem aparados.

As folhas amareladas também precisam ser removidas: corte a folha longitudinalmente com uma tesoura e puxe delicadamente em diferentes direções na base.

Processamento de orquídeas

secando as raízes

Depois de aparar os tecidos danificados, enxágue os restos do sistema radicular em uma solução fraca de permanganato de potássio. Limpe as próprias folhas com um pano úmido embebido na mesma solução. Em seguida, polvilhe todos os locais dos cortes com carvão ativado. Você pode usar canela normal para isso.

Para estimular a formação de raízes, os cultivadores de flores experientes recomendam embeber as raízes da planta antes de plantar em uma solução de preparação Epin (1 gota por litro de água).

Agora você precisa deixar a orquídea secar bem. O tempo de secagem deve ser de no mínimo 3 horas, e melhor ainda, fazer todo o trabalho preparatório à noite e deixar a planta durante a noite. Durante esse tempo, toda a umidade evapora, inclusive de locais de difícil acesso, como uma saída. Além disso, os cortes serão ligeiramente apertados.

Preparando o substrato e o pote

Caso não seja possível adquirir um novo vaso, você também pode usar utensílios antigos para plantar a orquídea. A panela deve ser bem lavada do substrato restante e enxaguada com água fervente. Enxágue os recipientes de plástico em uma solução de permanganato de potássio.

Quanto ao substrato, deve primeiro ser esterilizado deitando-se água fervente sobre ele. Após este procedimento, certifique-se de secar a casca.

Plantando uma orquídea

plantando uma orquídea

Coloque uma camada de drenagem no fundo do vaso - isso impedirá que as raízes apodreçam com a água estagnada. Despeje um pouco de substrato seco por cima e coloque uma orquídea sobre ele. Disponha as raízes aéreas dentro do vaso. Se houver mais longos que não cabem no vaso, não será necessário dobrá-los ou quebrá-los à força. Deixe-os ficar na superfície. Cubra as raízes do vaso com o substrato.

Para acelerar a formação de novas raízes, coloque o vaso com a planta sob um capuz para evitar a rápida evaporação da umidade e para manter a mesma temperatura do ar ao longo do dia. Nos primeiros dias basta limpar as folhas com uma esponja húmida, ainda não é necessário regar. No futuro, a rega é realizada normalmente.

Reanimação de uma orquídea com raízes podres - vídeo

Comentários
  1. Svetlana

    Olá! É possível reanimar uma orquídea se toda a parte do solo desapareceu e, após a secagem, as raízes foram colocadas em um novo substrato ???

    • Natali

      O ponto de crescimento ainda está vivo? Se as raízes forem secas e processadas, e o ponto de crescimento estiver vivo, a planta tem chance de se recuperar. Eu tentaria salvá-lo, mas a planta precisa de ajuda. Limpe a parte viva superior com uma solução de ácido succínico para que a nova folha cresça mais rápido. Apenas limpe, não borrife.

  2. Marina

    Orquídea Phalaenopsis, folhas apodrecidas após a floração. As raízes são praticamente saudáveis ​​- verdes, verde-acinzentadas, densas. no meio do coma - raízes rosa-lilás. Como é o ponto de crescimento?

    • Natali

      Você simplesmente matou a planta regando em excesso. Existem alguns pontos brancos nas raízes. Talvez sejam pragas. Existem raízes podres e a planta também cresceu praticamente sem solo em um vaso apertado. Graças a uma raiz forte, a orquídea pode ser salva. Para começar, trate todas as raízes com um fungicida (você pode usar uma solução de manganês). Seque bem as raízes e retire as podres. Plante a planta em solo de orquídea esterilizado. Seque o solo derramado com água fervente. Uma orquídea saudável pode ter raízes verdes claras ou brancas. Verde indica umidade, enquanto branco indica a necessidade de regar. Os pontos de crescimento aparecerão no topo. Para localizá-los, é necessário retirar com cuidado os restos secos das placas foliares.

  3. Marina

    mais uma foto

  4. Marina

    Muito Obrigado. Eu vou fazer isso.
    Estranho, eu regava por imersão por 20-40 minutos a cada 10 dias ou 2 semanas. E o resto parece bem ... A janela oeste é leve, não há correntes de ar ... As raízes molhadas na foto e a falta de terra - só porque encharquei o caroço e tirei a casca o máximo possível. As folhas da orquídea doente pareciam mofadas por dentro. Talvez não fosse bom para remover a umidade após a pulverização? Mas, novamente, o resto não sofre - veja a foto. O branco floresce pela segunda vez, o rosa, que é maior, com dois ramos, floresce pela terceira vez. o resto é doado este ano. Doente, também, tive medo de transplantá-la em flor ... Ou foi necessário?

    • Natali

      Nos viveiros, tabletes especiais são colocados na raiz das orquídeas para proteger a planta. de doenças de orquídeas e alimentá-lo. Com o tempo, o comprimido se dissolve e desaparece. As raízes de uma orquídea saudável são sempre verdes claras. As raízes de uma orquídea que precisam ser regadas são brancas. A rega só é necessária quando a orquídea pede. O segundo erro é pulverizar. Eu não pulverizo a menos que seja necessário. Prefiro limpar as folhas com uma solução de ácido succínico. A vantagem é que a água nunca atinge as flores e os vasos das placas de folhas, o que leva à sua decomposição. Uma orquídea em flor pode ser transferida para outro recipiente com a adição de casca fresca. Mais uma vez, o solo dos viveiros é impregnado de meios especiais, o que permite vender lindas flores. Portanto, as migalhas devem ser domesticadas e cultivadas em suas próprias condições.

  5. marina

    Olá!
    As orquídeas estão murchas, as flechas das flores não estão secas e eu não as cortei. Após a floração, cerca de um mês e meio se passou e botões dormentes nas flechas dão novas flechas com botões. Deixe-os e isso não drenará a flor?

    • Olga

      Sair ou não é com você, olha o estado geral da flor. Deixei minha orquídea no ano passado. A floração não foi menos abundante, e a própria planta não sofreu, após o transplante (este ano) já cresceu 3 novas folhas e lança um novo pedúnculo.

  6. marina

    a mesma orquídea, outras flechas

  7. marina

    aliás, a folha não fica amarela, é um reflexo de luz

  8. Anna

    Bom Dia.Comprei o resto da orquídea à venda. Sem raízes.
    Estou tentando sair dessa certo?
    Limpei os restos de raízes. Não cortei nada e não caí. Realizado em uma solução fraca de permanganato de potássio. Agora dia sim, dia não, um blend na água morna, deixo numa solução de âmbar por 30 minutos, limpo as folhas com a mesma solução. Zat4m seque, retire o excesso de umidade e envie com root. Então vou mexer na panela. Em uma panela bem no fundo há um pouco de argila expandida, seixos e casca de árvore. Coloco a panela em uma bandeja com um pouco de água e coloco em uma estufa. Na estufa tem um pallet com pedrinhas e água, então coloco uma panela com um pratinho.
    Parece que em 4 dias ela não piorou. Eu uso água fervida morna.

    • Olga

      Ou você não limpou sua orquídea o suficiente ou ela continua apodrecendo com sucesso. Você vê aquelas manchas pretas na saída e entre as raízes? Está tudo podre e se você não tirar, vai crescer e a flor vai desaparecer, apesar da sua preocupação. Além disso, procedimentos constantes de água ajudam com sucesso no desenvolvimento da doença. É necessário limpar bem tudo e retirar para um tecido são, nada molhado e preto deve permanecer. Em seguida, polvilhe todas as feridas com carvão triturado ou carvão ativado e deixe secar bem. Deixe a orquídea repousar (mas não no sol) por pelo menos 5-6 horas, sem água.
      Em seguida, plante a flor em um substrato de casca de árvore - a orquídea ainda tem seus próprios restos de raízes vivas, então você não precisa mantê-la na água, isso só promove o apodrecimento. Também não é necessário colocá-lo em uma bandeja com água para que a planta fique em contato constante com a umidade. Basta usar um vaso duplo especial para orquídeas, enquanto a água do segundo recipiente deve ser drenada após a rega. A estufa (abrigo de cima) pela primeira vez pode ser deixada, assim como a fricção regular das folhas com ácido succínico - isso ajudará a orquídea a se recuperar mais rapidamente.

  9. Anastasia

    Olá! Esta orquídea pode ser salva?

  10. Catherine

    Eles deram uma orquídea, ela floresceu, eu plantei, uma semana depois as flores começaram a cair, os galhos em que as flores ficavam - secas, por favor me diga como reanimar a orquídea?

    • Olga

      Durante a floração, o replantio de orquídeas, entretanto, como outras flores, não é recomendado. Só como último recurso, se ela estiver doente, por exemplo. Sua planta pode ter respondido de maneira semelhante ao estresse que recebeu do transplante. Ou ferimento. Se algumas semanas se passaram desde esse procedimento, você já pode tentar alimentá-la para aumentar sua imunidade e ajudá-la a se adaptar. O ácido succínico funciona bem em orquídeas. É vendido nas farmácias em comprimidos. Limpe as folhas com a solução preparada. Deve ajudar.

Jardim

casa

Equipamento