É possível reanimar uma orquídea com raízes apodrecidas?

A planta morre - as raízes apodreceram As orquídeas de interior são consideradas difíceis de cuidar e manter apenas porque, para muitos cultivadores de flores novatos, as plantas morrem devido à perda do sistema radicular. É possível e como reanimar uma orquídea em que a maioria das raízes que alimentam a flor apodreceu ou secou?

O período outono-inverno é o mais perigoso para as pessoas dos trópicos, onde praticamente não ocorrem variações sazonais de temperatura, iluminação e umidade. Na estação quente, as orquídeas em floração em crescimento ativo se sentem confortáveis ​​em condições naturais, tolerando facilmente a falta de luz de fundo, aquecimento e umidificação adicional do ar. (Orquídea Phalaenopsis - flor de borboleta)

Uma orquídea sem raízes pode ser salva

Mas no inverno a imagem muda. E a planta diminui visivelmente o crescimento, consumindo menos nutrientes e umidade. Qual é a razão pela qual as orquídeas morrem em casa e como salvar uma linda flor?

Se o produtor não reagiu à mudança de estação no tempo, não corrigiu cuidado de orquídea e as condições de detenção, as consequências na forma de choro, raízes decadentes, certamente se farão sentir.

Como salvar uma orquídea com raízes podres?

Percebendo que uma flor recém-viva e saudável tornou-se letárgica, as folhas perderam a suculência, murcharam e mesmo a rega não ajuda a recuperação da planta, o florista deve ficar atento. Quanto mais cedo o problema for descoberto, mais fácil será ressuscitar a orquídea, pois sem raízes a flor não conseguirá se alimentar e morrerá inevitavelmente.

Uma planta doente deve ser inspecionada cuidadosamente.Antes de reanimar uma orquídea em casa, você precisa avaliar a situação e descobrir o grau de dano. Isso é feito examinando cuidadosamente o sistema raiz:

  • As raízes vivas e saudáveis ​​são sempre densas, com uma superfície elástica homogênea. Quanto mais jovens são os rizomas, mais clara é a cor e, quando imersos em água ou após irrigação abundante, tornam-se visivelmente verdes.
  • Os rizomas mais antigos são cinzentos ou acastanhados. Mas enquanto alimentam a roseta de folhas e os pedúnculos, as raízes permanecem firmes, lisas e secas ao toque.

As raízes podres e mortas devem ser removidasRemover o substrato e lavar a parte subterrânea da planta mostrará o quadro completo da lesão. Um sinal de decadência, infecção bacteriana ou fúngica é:

  • escurecimento dos rizomas;
  • o aparecimento de áreas úmidas e viscosas sobre eles;
  • saída de água ao pressionar a raiz;
  • visão filamentosa de raízes deterioradas.

Infelizmente, raízes podres não podem mais ser salvas, então são removidas e cuidadosamente aparadas em tecido saudável. Faça o mesmo com rizomas secos. A perda de duas ou três raízes, se a planta for bem cuidada, não afetará a viabilidade.

Mas e se a orquídea apodreceu todas as raízes ou quase todas? É possível restaurar a saúde da planta ou você terá que dizer adeus ao animal de estimação verde?

Depois de remover todas as partes problemáticas, deixe a planta secar.Após a remoção das áreas problemáticas, as seções nas partes restantes são necessariamente tratadas com carvão ativado triturado até o estágio de pó ou canela em pó, que também possui propriedades desinfetantes pronunciadas. Quando as raízes estão secas, é útil mergulhá-las em uma solução fungicida por 10-15 minutos. Isso reduzirá o risco de fungos prejudiciais colonizarem a planta enfraquecida.

Depois de desinfetar os restos das raízes, garantindo a proteção da planta, é importante tratar a zona de crescimento das futuras raízes com um estimulador de crescimento. Isso vai fortalecer a imunidade da orquídea e acelerar o enraizamento.

Como reviver uma orquídea: métodos disponíveis em casa

Uma orquídea deixada sem raízes não deve ser jogada fora.Uma planta tropical, com o devido cuidado e paciência, acaba sendo muito resistente e amante da vida. Os produtores experientes são aconselhados a considerar três maneiras de revitalizar:

  • em uma estufa doméstica;
  • sem estufa, com rega e secagem regulares;
  • plantando em um substrato regular.

Se a planta tiver raízes vivas, ela é transplantada para um substrato novo.Antes de reanimar uma orquídea, você precisa avaliar sua condição e escolher a forma mais eficaz e rápida. Se uma flor que perdeu menos de 60% de suas raízes consegue recuperar a saúde em um mês, então uma orquídea completamente desprovida de seu sistema radicular pode exigir manutenção e cuidados especiais por até um ano.

A escolha da opção, como salvar uma orquídea sem raízes, depende:

  • da condição da flor afetada;
  • sobre o número e estado das folhas;
  • pela presença de rudimentos equinos formados na parte inferior da roseta foliar.

Não são de pouca importância as condições que um florista pode criar para a ressuscitação de uma orquídea sem raízes.

Como reanimar uma orquídea em casa de vegetação?

Se o agricultor tem uma estufa de janela na qual a planta será mantida em uma umidade consistentemente alta e temperatura confortável, há uma grande probabilidade de salvar até mesmo uma flor seriamente enfraquecida sem um sistema radicular.

Para nutrir uma planta doente, você precisa criar condições especiaisComo reanimar uma orquídea se as raízes estão podres? No recipiente em que a flor será enraizada:

  • uma fina camada de argila expandida é derramada;
  • uma camada de esfagno limpo e bem cozido no vapor é colocada em cima dela.

A roseta de folhas é colocada em um substrato úmido até que novas raízes apareçamO substrato é cuidadosamente umedecido e uma roseta de folhas é colocada nele. Até que a planta tenha raízes de 3 a 5 cm de comprimento, a flor terá que estar constantemente coberta:

  • em temperaturas do ar de 22 a 28 ° C;
  • com umidade do ar entre 70-100%;
  • em iluminação difusa brilhante por 12-14 horas por dia.

Temperaturas abaixo de 20 e acima de 33 ° C inibem o crescimento das raízes, mas favorecem a reprodução da flora patogênica e dos fungos.

Cuidar bem de sua planta vai ajudá-la a criar novas raízesO que fazer se todas as raízes de uma orquídea apodreceram? A formação de raízes pode ser estimulada? Sim, isso pode ser feito com a ajuda de um competente cuidado da saída das folhas da estufa. Conforme necessário, o substrato é ligeiramente umedecido e a estufa é ventilada. Isso é melhor feito à noite, o que contribui para a saturação do ar com dióxido de carbono e torna mais rápidos os rudimentos de um futuro sistema radicular saudável.

O sucesso do enraizamento depende da observação do regime de temperatura, mantendo um longo período de luz do dia e alta umidade para um apartamento. Enquanto a orquídea estiver na estufa, a saída deve ser inspecionada regularmente para evitar o aparecimento de focos de podridão.

Uma planta com novas raízes é colocada em condições normaisEm quatro dos cinco casos, usando este método, é possível salvar uma orquídea sem raízes, e os sinais da formação de um novo sistema radicular tornam-se visíveis após 10-14 dias. E as plantas com raízes de 3-4 cm de comprimento são plantadas em um substrato comum e transferidas para as condições usuais de uma flor.

Leia também sobre o assunto: transplante correto de orquídea em casa!

Como salvar uma orquídea sem usar estufa?

Como no caso anterior, a planta é enraizada a uma temperatura de 20 a 27 ° C, em local protegido da luz solar direta. Mas como reanimar uma orquídea neste caso, quando não existe uma estufa doméstica ou uma estufa?

Cuidando de uma orquídea em um recipiente de vidroO soquete pré-tratado é colocado em um recipiente de vidro profundo. Todos os dias, nas primeiras horas da manhã, é despejada água mole, fervida ou filtrada, de modo que sua superfície toque apenas a parte inferior do sistema radicular remanescente e não molhe as folhas. Nessa forma, a orquídea permanece por até 6 horas. Em seguida, a água é drenada e a flor seca até a manhã seguinte.

Orquídea cria raízes em água com mel ou açúcarExiste uma característica, como reviver uma orquídea sem raízes de forma mais rápida e eficiente.

Uma colher de chá de mel ou xarope de açúcar é adicionada à água por litro de líquido. Além disso, para umedecer o substrato ou regar todas as orquídeas reanimadas, é útil usar:

  • especializado fertilizantes complexos em concentração muito fraca;
  • curativo superior com ferro;
  • tratamentos mensais com regulador de crescimento.

Como fazer reviver uma orquídea que não perdeu todas as raízes, mas apenas parte delas? Neste caso, a planta ainda é capaz de se alimentar da maneira usual, então você pode fazer crescer as raízes que faltam plantando a flor em um vaso de 6–8 cm de diâmetro com um substrato comum. A iluminação por 12 horas e uma temperatura de 20-25 ° C ativarão os botões das raízes. À noite, a temperatura não deve cair e a umidade é mantida em níveis elevados.

Uma orquídea com um pequeno número de raízes vivas é plantada em um pequeno recipienteEm vez de regar, usa-se a irrigação por pequenas gotas da camada superior do substrato ou coloca-se um recipiente com uma orquídea em uma panela com um pouco de água por meia hora. Umedeça o solo novamente somente depois que estiver completamente seco. O novo crescimento da raiz começa em 1–4 semanas.

Um vídeo sobre como salvar uma orquídea se as raízes apodreceram e a planta perdeu a oportunidade de receber umidade e nutrição ajudará a esclarecer todas as nuances de um procedimento complexo. Uma preparação teórica minuciosa não permitirá que você cometa erros na prática, e logo sua flor favorita voltará a ser um adorno de sua coleção doméstica. Ler sobre doenças das orquídeas!

Vídeo sobre uma experiência interessante de cuidar de uma orquídea sem raízes

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Comentários
  1. Tanya

    Faço tudo conforme descrito no vídeo. A orquídea vai murchar de qualquer maneira. Mas as folhas ainda estão verdes. Tenho medo que ele morra. Eu tenho exatamente como no vídeo em um monte de pedras sem raízes. O que fazer?

    • Natali

      Examine as folhas com cuidado. Talvez haja um dano de inseto na lâmina foliar. Ao ressuscitar uma orquídea sem raízes nos seixos, é necessário limpar as folhas com uma solução de ácido succínico várias vezes ao dia. a solução deve ser nova. Para 0,5 l de água, 1 comprimido de ácido succínico é tomado. Certifique-se de polvilhar a base da raiz limpa da podridão com pó de raiz.

  2. Júlia

    Olá. Você pode me dizer o que fazer com minha orquídea? As raízes do vaso estão podres, mas existem raízes aéreas. As folhas começaram a subir e Rostislav parou o pedúnculo.

  3. Marina

    Restaurei a orquídea em 2 dias !!! Quase todas as raízes apodreceram, restou apenas 1 esverdeada com foulbrood (antes, o marido transplantava a orquídea para um grande vaso e cobriu com terra, e portanto apodreceu tudo, ou seja, tudo aconteceu por acidente e sem saber). Então, cortei toda a podridão com uma tesoura doméstica comum sem processar, lavei bem em uma bacia. No início, apenas o mantive acima da panela, ao ar, para secar. Então eu apenas reguei com água e às vezes mantive na água, então 2-3 semanas se passaram, nenhum resultado, apenas 2 folhas verdes inferiores apodreceram. Além disso, a técnica mudou radicalmente: tínhamos toras podres em nossa dacha, então meu marido e eu quebramos as lascas dessas toras e, em seguida, colocamos com cuidado não as menores lascas no pote, e mesmo quando a orquídea também guardava as lascas. que o restante da coluna os tocava com um lado e do outro era ventilado. Em geral, a panela está cheia de pequenos vãos deixados para a entrada de ar. Aí ela entornou um pouquinho as lascas pra molhar e pronto !!! Sem composições, após 2 !!! do dia a orquídea levantou folhas verdes exuberantes e .... coloque uma flecha em um pedúnculo !!!! Recomendo a todos que façam isso, não são necessárias estufas !!!

    • Irina

      Podre para apodrecer - isso mesmo! ))))

  4. Anna

    Olá, vendemos a orquídea, mas está em estado deplorável, cortou toda a podridão, processou com verde brilhante e começou a aparecer placa ... Hoje eu limpei de novo, tratei com carvão ... Diga-me como salvar, como fazer crescer raízes?

  5. Irina

    Boa tarde. Comprei uma orquídea, descobri que estava infectada por pragas (tripes?), As orquídeas próximas estavam infectadas. Após repetidos tratamentos, a nova planta morreu (((mas ainda há raízes verdes vivas no vaso. É é possível que algo cresça a partir disso, ou você pode jogá-lo fora com segurança?

    • Olga

      Não jogue fora as raízes, elas ainda estão vivas, o que significa que ainda podem crescer folhas.Trate-os com Zircão para desinfetar e estimular o crescimento e transplante-os em solo fresco. O vaso em si é melhor colocado em uma estufa.

  6. Natália

    Ajuda. 3 meses atrás comprei uma orquídea com desconto. Todas as raízes apodreceram. Eu o cortei, mas resta pouca escuridão. As raízes começaram a eclodir e uma nova folha apareceu. Mas a podridão se fez sentir. Todas as raízes começaram a apodrecer e novamente tiveram que cortar tudo. Diga-me, vale a pena reanimá-lo ainda mais ou agora apenas em um balde?

    • Olga

      É uma pena jogar fora uma roseta tão verde. Se a podridão não teve tempo de se espalhar para cima, tente reanimá-la novamente conforme descrito no artigo acima (método com estufa).

  7. Feruza

    Olá, você poderia salvar minha orquídea? O que fazer? Obrigado por antes.

    • Olga

      Parece que todas as raízes da sua orquídea apodreceram, mas a roseta de folhas ainda está viva, o que significa que você pode lutar pela flor. Apare todas as raízes podres. Não custa verificar o antigo rizoma - parece-me que também começou a apodrecer. Em qualquer caso, todos os cortes devem ser feitos de tecido vivo (verde), caso contrário, não há razão para ressuscitar e a podridão se espalhará mais. Experimente o método de estufa descrito em detalhes no artigo acima.

  8. Natália

    Posso salvar minha orquídea ou isso é tudo ?????

    • Olga

      Se você encontrar algo vivo e verde lá, você pode tentar ... Mas pessoalmente eu vejo apenas restos secos, então, provavelmente, você pode dizer adeus à orquídea.

  9. Alenka

    Olá, por favor me ajude, o que há de errado com ela? O que fazer ?

    • Olga

      As folhas das orquídeas enrugam-se e perdem o turgor se não houver umidade. Isso também pode ser resultado do aparecimento de pragas que sugam o suco das folhas, por exemplo, um ácaro. Examine tudo com uma lupa. Se não encontrar ninguém e tudo estiver em ordem com a rega, mexa com cuidado o arbusto: uma cavidade solta indica problemas no sistema radicular. Você precisa tirar a flor e inspecionar as raízes e remover tudo que está podre. Trate as raízes vivas restantes com pelo menos uma solução de permanganato de potássio ou fungicida, cubra as seções com carvão ativado triturado e troque o substrato. Talvez as informações localizadas aqui possam ajudá-lo a determinar o motivo exato. https://ivilla-pt.decorexpro.com/pochemu-u-orkhidei-vyalye-listya/.

  10. Maria

    Olá, diga-me, por favor, minha orquídea acabou? Acho que transbordei. As raízes estavam secas na parte superior, mas dentro do vaso já havia uma flor verde e a água não secou na frigideira. todas as raízes estão terrivelmente molhadas, cortei tudo, restaram apenas 2-3 fios que me pareceram um pouco esverdeados. Tratei tudo com carvão e plantei novamente no dreno para a orquídea comprada na loja. Fiz a coisa certa? Quando poderei regá-lo? Em uma semana? Aguardo a sua ajuda! e também cortei o pedúnculo, embora contivesse seiva e tecido verde da flor. mas apenas o pedúnculo do meio estava seco. Já me arrependo de ter feito a coisa certa, de ter cortado tudo, ou valeu a pena secar e plantar como está?

    • Olga

      Plantar, como era, é definitivamente impossível, você fez a coisa certa e cortou. Todas as raízes pretas estão podres e as cordas também não darão nada. As raízes saudáveis ​​devem ser densas e firmes, cheias de suco - só elas podem alimentar a orquídea. Se a parte superior da flor (roseta folhosa) ainda não sofreu, pode muito bem ganhar vida e criar novas raízes. Use o método de estufa descrito no artigo.

  11. Alice

    Diga-me o que fazer com a orquídea? Não entendo de jeito nenhum, era uma planta tão forte, e por estupidez eu derramei ((algo precisa ser cortado? E devo plantar no chão ou segurar sem ela?

    • Olga

      Um pouco podre, claro, mas tudo bem.Corte todas as raízes pretas, deixe apenas as que estão grossas, suculentas e verdes - elas ainda estão vivas e a orquídea se recuperará. Lave a raiz com permanganato de potássio, polvilhe todas as seções com carvão ativado. Deixe secar bem (deixei por um dia). Em seguida, plante em substrato fresco.

  12. anya

    Olá
    a orquídea tem raízes podres, mas as bases verdes permanecem e há raízes aéreas
    o podre foi cortado, ainda havia um cogumelo crescido na panela velha
    agora transplantado para um novo vaso com novo solo, após o transplante começou a derramar flores e um dos pedúnculos secou
    ele simplesmente desvanece ou morre?

    • Natali

      Se uma planta tem raízes podres, ela não tem nada para alimentar os caules das flores. Para salvar a flor e criar novas raízes, os pedúnculos devem ser removidos. Eles tiram força das folhas, e não haverá folhas e novas raízes não serão capazes de crescer.

  13. Marina

    Boa noite! me diga o que fazer? Demos a orquídea, ficamos no lado ensolarado, muito provavelmente a rega estava errada. 2 pedúnculos completamente secos, tive que cortar, cortar as raízes podres também. Havia apenas um vaso assim com algum tipo de composição e algumas raízes de densa, mas já um pouco amarelado.

    • Olga

      Provavelmente, todos os problemas com esta orquídea residem no fato de que ela cresce no solo "errado". O que está na foto não é absolutamente adequado para o cultivo desta planta epífita. Uma orquídea precisa de um substrato especial para a casca do pinheiro, ela não cresce no solo, mesmo que seja muito leve e solta. Em geral, é incrível como a flor durou tanto tempo, provavelmente, ela estava "recheada" de fertilizantes.
      Retire com urgência os restos do alvéolo e inspecione novamente as raízes (na parte superior, logo acima da "xícara de barro", você vê uma coisa preta, não está podre?) As raízes devem ser liberadas de uma mistura incompreensível de solo e lavadas com permanganato de potássio. A propósito, eles não são nada ruins, e as folhas ainda são elásticas, então há uma chance de salvar a flor. Além disso, retire cuidadosamente as folhas secas da saída. Um substrato especial para orquídeas é fácil de encontrar em qualquer floricultura.

  14. Júlia

    Eu transplantei pela terceira vez com um ano de diferença, mas ela ainda tá mal, as raízes estão apodrecendo, qual é o motivo, me fala?

  15. Natália

    Bom Dia! Diga-me, ainda é possível salvar minha orquídea?
    Tem raízes vivas, pequenas, mas a folha fica amarela

    • Natali

      Vamos tentar ajudar sua planta. Primeiro, você precisa remover todas as raízes secas e doentes e restos de folhas. Trate com fungicida. use root root para construção de root. Para processar a folha, uma solução de ácido succínico. Despeje um pouco de água em um copo com a adição de raiz. Coloque a planta acima da água, mas para que as raízes não toquem a superfície. limpe a folha em ambos os lados 2 vezes ao dia com uma solução de ácido succínico. Mantenha a orquídea sob o capô até ver o crescimento da raiz e uma nova folha saudável.

  16. Victoria

    Minhas orquídeas têm muitas raízes aéreas. O que fazer com eles? Eles podem ser cobertos com um substrato durante o transplante?

    • Olga

      Fiz isso na minha flor, porque a maioria das raízes apodreceu. Parte das raízes aéreas, aquelas passíveis de "empilhamento" em um vaso, se escondem no substrato. O experimento foi um sucesso - a orquídea ganhou vida e cresce mais, até florescer após o transplante e liberar novas folhas.

  17. Irina

    Você pode me dizer se é possível reviver minha orquídea? Após a floração, as folhas começaram a murchar, depois as de baixo amarelaram e caíram, resolvi alimentar a flor e acidentalmente adicionei um concentrado de fertilizante ligeiramente diluído para a "saúde" das orquídeas. Aparentemente queimado (((Logo as folhas amarelaram do meio até o fim e caíram. Foi o que sobrou ...
    Lavei, sequei e depois segurei em um copo d'água (para que saíssem os restos de fertilizante).
    Eu não sei o que fazer. Faz sentido reanimar ou todo o núcleo queimou lá?

    • Olga

      Na minha opinião, as raízes ainda estão vivas, o que significa que há uma chance de salvar a flor. Basta limpar bem os restos mortais novamente, cortando as pontas das raízes da parte viva, especialmente a mais longa - algo preto é visível ali. Corte também qualquer coisa seca no topo. Trate todas as seções com fungicida e seque. Plante o que resta em substrato fresco, você pode usar musgo pela primeira vez. Após o plantio, não regue por 10 dias e, em seguida, use um regime de irrigação suave. Com sorte, a orquídea ganhará vida.

  18. Natália

    Olá, me deram uma orquídea o que pode ser feito para colocá-la em ordem. Existe um pedúnculo.

    • Olga

      O que ela é ... ..grande. Nada vem à mente, exceto cortar e enraizar a parte superior após a floração.

    • Natali

      Sua orquídea já está velha. Ela tem um tronco alto e muitas raízes aéreas. Se a planta não estiver florescendo, você pode tentar atualizá-la. Para fazer isso, corte a parte superior da orquídea com raízes aéreas. Tente mantê-los pelo menos 6-7. Trate o corte do tronco com carvão ativado. Plante a orquídea em um novo substrato (pré-vaporize a casca e seque-a). As raízes aéreas funcionarão normalmente e a planta continuará a viver e deliciar-se com a floração. Primeiro, limpe as folhas com ácido succínico. Se houver um pedúnculo, você pode esperar até que ele floresça, mas não muito. As raízes velhas quase não funcionam mais e a planta começa a perder folhas.

  19. Alexandra

    Olá! Eu tenho uma raiz de orquídea saudável. Posso conseguir uma nova orquídea dele e o que fazer com ela?

    • Olga

      Em princípio, tal método existe, mas desde que as raízes sejam retiradas de uma orquídea adulta com pelo menos 5 anos de idade e tenham pelo menos um pseudobulbo. No seu caso, não existe exatamente uma lombada, mas um pequeno pedaço dela. A longa raiz quase desapareceu, apenas o processo lateral está vivo. Duvido que seja o suficiente para cultivar uma flor. Mas como um experimento, você pode tentar colocar a raiz (apenas a saudável e verde) no musgo e cobri-lo com uma película.

  20. Natália

    Você pode salvá-la?

  21. Olga

    Eu entendo que a roseta de folhas também apodreceu? Tente tratar essas sobras com uma pasta de Fundazol e enraizar na estufa conforme descrito acima. Talvez possamos salvá-lo.

Jardim

casa

Equipamento