Como crescer uma rosa de um buquê?

haste de rosa Quantas vezes acontece que para algum tipo de festa somos presenteados com um lindo buquê de rosas, e admiramos um pouco a beleza das flores incomparáveis, impiedosamente as jogamos no lixo. Mas a partir dos caules é bem possível cultivar um belo arbusto da variedade que você gosta em sua casa de verão ou em seu terreno.

Para o enraizamento, é melhor escolher variedades de flores aclimatadas conosco. Algumas rosas (por exemplo, as holandesas), cultivadas em condições de estufa em outros países, criam raízes muito piores. Muitas vezes acontece que a planta híbrida cultivada é um pouco diferente na cor da planta "mãe".

Como fazer crescer uma rosa de um buquê da maneira mais simples?

cortes prontos de rosasCrescendo rosas de mudas

- o processo é demorado, mas interessante. Demora 2-3 anos para cultivar arbustos crescidos. Para obter um material de plantio viável, não é necessário enraizar as mudas imediatamente após receber o buquê. É necessário esperar um pouco até que os botões murchem ligeiramente.

O processo de crescimento consiste em várias etapas:

  1. No caule da rosa com uma faca afiada, corte a flor, botões (se houver) e folhas (inferior - completamente, superior - metade). Cortamos em estacas, cada uma das quais deve ter 15-20 cm de comprimento e devem ter 3-4 botões intactos (2 internódios).
  2. Fazemos um corte oblíquo sob o rim inferior, fazemos o corte superior 1 cm acima do rim. Molhe as seções com água e, em seguida, processe-as com permanganato de potássio seco.
  3. Preparamos uma solução de framboesa brilhante de permanganato de potássio, na qual embebemos as estacas preparadas durante um dia.
  4. Nós aprofundamos o material de plantio desinfetado no nutritivo substrato lenhoso-húmus mais profundamente e com uma leve inclinação, deixando 2-3 botões acima de sua superfície. O sistema radicular de uma nova planta é geralmente formado no corte inferior das estacas.

Como plantar uma rosa de um buquê corretamente?

Para garantir uma boa permeabilidade à água e ao ar do substrato, despejamos uma mistura de areia de rio e turfa na sua superfície. Para acelerar o processo de formação de raízes, você pode usar preparações especiais como "Heteroauxin" ou "Kornevin" disponíveis em qualquer floricultura. Criamos um estimulador de crescimento de raízes de acordo com as instruções anexadas a ele.

Criando um efeito estufa

estufa de garrafasPara que as mudas de rosas não sequem e se desenvolvam bem, é necessário criar condições favoráveis ​​para as mesmas. Para isso, cobrimos cada talo com uma garrafa de plástico ou jarro de vidro recortado, enterrando-o um pouco no chão. O solo no vaso deve estar constantemente úmido. Quando as folhas aparecem nas estacas, podem ser pulverizadas periodicamente com água macia. A temperatura ótima para o enraizamento das rosas é de 25 ° C.

Quão rápido?

A planta obtida das estacas irá eventualmente brotar e os primeiros botões podem se desenvolver nela. Para acelerar o desenvolvimento do sistema radicular, remova cuidadosamente os botões. Quando as primeiras raízes aparecem, a pulverização não é mais realizada e as plantas são freqüentemente ventiladas. Normalmente, as rosas levam cerca de 1 mês para criar raízes.

Alguns meses após o enraizamento das mudas, procedemos ao transplante das rosas para vasos de plástico ou cerâmica.

Para eles, preparamos um substrato nutritivo constituído por uma mistura de húmus, areia de rio e solo turfoso na proporção de 1: 1: 3.

estacas em vasosAté o outono, essas plantas podem estar ao ar livre. Antes do início da geada, nós os levamos para uma sala fria para o inverno.A temperatura do ar deve ser de cerca de 5 ° C.

Na primavera, as estacas invernadas são plantadas em local permanente em terreno aberto. Para preparar buracos para o plantio, cavamos o solo na baioneta de uma pá. Antes de plantar, aplicamos fertilizantes orgânicos, que aceleram o crescimento das rosas novas. Quando as primeiras flores aparecerem, remova-as à medida que drenam a planta.

Usando o método de enraizamento de estacas acima, você pode obter roseiras jovens em 70-75% dos casos.

Crescendo rosas de um buquê com cortes - vídeo

Como fazer uma rosa crescer a partir do corte de um buquê - vídeo 2

Comentários
  1. Catherine

    O artigo me fez pensar e admitir meus erros durante a tentativa de cultivar uma roseira de um buquê apresentado. Em primeiro lugar, quando você recebe um buquê ou mesmo uma flor, você não sabe se é holandês ou se é cultivado em uma estufa da cidade. Em segundo lugar, a ideia de plantar só surge quando vemos os rudimentos das folhas jovens no caule. É então que surge o pensamento de que somos cultivadores de flores de sucesso. Depois que a flor finalmente murcha, cortamos tudo o que for desnecessário e plantamos o caule no solo. Lembre-se de cobrir com a jarra. Em minha vida, consegui que alguns caules se enraizassem, soltassem três folhas e murchassem. Talvez eu ainda tivesse uma variedade holandesa? Ou não sou aquele florista de sucesso? 🙂

  2. Svetlana

    obrigado

Jardim

casa

Equipamento