Oídio em passas de Corinto - o que fazer?

Uma doença fúngica chamada oídio ou oídio é um verdadeiro flagelo das safras de frutas e bagas, incluindo a groselha. Branco e groselha são afetados por esta doença em uma ordem de magnitude menos frequente do que os negros.

Tendo entrado no território de nosso continente vindo da América em 1900, o oídio espalhou-se por toda parte. O perigo da doença reside no fato de que não só causa danos à cultura, mas também pode levar à morte de plantas.

O que é o oídio em passas de Corinto?

O agente causador da doença é um fungo esporos parasitas.

oídio em groselha preta

Ele hiberna nas plantas afetadas e na serapilheira, e começa a se reproduzir ativamente na primavera. A taxa de desenvolvimento do fungo é afetada pelo clima úmido e quente, um excesso de fertilizantes de nitrogênio no solo.

Se você não tomar as medidas adequadas, em julho-agosto toda a planta será afetada por isso.

Sinais de danos aos arbustos de groselha com oídio:

  • Uma floração cinza esbranquiçada característica aparece nas folhas e nos brotos, que eventualmente assume uma tonalidade marrom.
  • O ponto de crescimento do broto é afetado, ele para de se desenvolver e se deforma.
  • As folhas ondulam, encolhem, perdem a cor verde.
  • Os bagos que conseguiram se formar estão cobertos de flor, e ainda não formados, esfarelam-se.
  • A groselha pára de crescer, seca e diminui sua resistência à geada. Assim, se a planta não morre diretamente da doença, ela ainda não sobrevive ao inverno.

Como lidar com o oídio da groselha?

folhas com oídio

Atualmente, esta doença é bem estudada e existem métodos suficientes para combatê-la. Para neutralizar com eficácia o oídio nas groselhas, o tratamento deve ser combinado com medidas preventivas.

O principal método de tratamento das plantas com oídio é a pulverização com várias soluções, por isso é importante realizar este procedimento corretamente. É preciso processar as plantas por todos os lados, tentando molhar as folhas tanto por baixo quanto por cima. Para pulverizar, pode-se usar uma pistola de pulverização ou uma escova macia - o principal é que todas as partes da planta sejam tratadas. O procedimento em si deve ser realizado tarde da noite em tempo seco. A pulverização é repetida a cada 4-7 dias até que a doença desapareça completamente.

Tratamento da doença

Existem medicamentos fungicidas prontos para uso e, para seu uso, devem ser seguidas as recomendações do fabricante.

Há também um grande número de receitas populares eficazes para combater o oídio:

  • 80 gramas de sulfato de cobre + 10 litros de água. Esta solução é recomendada para uso na primavera, antes do nascimento do botão; cultivar o próprio arbusto e a terra sob ele.
  • 50 g de carbonato de sódio + 10 litros de água. As plantas são tratadas com a composição após a floração.
  • 1 kg de cinza de madeira (limpa e peneirada) + 1 balde de água. A mistura é infundida por vários dias, filtrada, é adicionado sabão em pó e as plantas são tratadas.
  • 1,5 g de permanganato de potássio + 10 litros de água.
  • 1 parte de verbasco + 3 partes de água. A mistura é infundida por três dias, diluída 1: 3 e as plantas são tratadas uma vez por semana.
  • 3 litros de soro de leite + 7 litros de água + 1 colher de chá. sulfato de cobre.

Prevenção de oídio em groselhas

Fundazol para combater o oídioAs medidas preventivas de combate à doença consistem na poda obrigatória dos arbustos no outono, colhendo folhas caídas e galhos em que o patógeno pode passar o inverno e queimá-los.

No início da primavera, os arbustos de groselha e o solo devem ser tratados com solução de vitríolo. É necessário examinar periodicamente os arbustos para detectar rapidamente a doença. Assim, você não só começará o tratamento mais cedo, mas também será capaz de identificar o desenvolvimento de outras doenças da groselha.

Se as condições climáticas favorecem o desenvolvimento de doenças fúngicas, devem ser cultivadas variedades resistentes de groselha: "Pomba", "Pérola Negra", "Ágata" e outras.

Prevenção do oídio em groselhas (vídeo)

Comentários
  1. Barbara

    Bom artigo. Na verdade, o oídio costuma infectar as groselhas. Eu amo muito essas frutas saudáveis ​​e saborosas. Mas é uma pena quando, em vez de uma boa colheita, você obtém pequenas bagas cobertas de flores e o próprio arbusto para de crescer e seca. Eu não sabia que o oídio é uma doença fúngica e que o próprio fungo pode viver nas folhas caídas. Vou tentar os métodos de tratamento do oídio descritos no artigo.

  2. Júlia

    Tivemos o mesmo problema no ano passado. Processamos groselhas e groselhas com carbonato de sódio, como está escrito no artigo - ajuda muito, não sobrou praticamente nenhuma placa pulverulenta. Eles também tentaram diluir uma solução fraca de permanganato de potássio (sugeriu um vizinho), mas isso não deu nenhum resultado. Para mim, refrigerante é a melhor opção. Não é caro (40 rublos) e mais ou menos natural!

Jardim

casa

Equipamento