Como cortar rosas para o inverno - observamos os prazos e todas as sutilezas do corte de cabelo outonal da rainha das flores

como cortar rosas para o inverno Muitas vezes, na primavera, o olhar dos jardineiros é apresentado com uma imagem nada lisonjeira em um jardim de rosas, cheio de brotos congelados. Para evitar o congelamento dos arbustos, é importante saber quando e como cortar as rosas para o inverno. Afinal, abrigar a rainha do jardim é apenas metade da batalha. É bom que cresçam flores novas no jardim, que são fáceis de esconder. Arbustos perenes e crescidos são bastante difíceis de proteger da geada devido ao seu tamanho. É aqui que a poda oportuna das plantas ajudará.

Por que você precisa de poda de outono

a necessidade de poda de rosas no outono

Durante a estação, as rosas crescem fortemente e dão muitos rebentos jovens, especialmente no topo do arbusto. E se o outono for longo e quente, mesmo em outubro eles podem formar botões. A maioria dos galhos jovens e finos não tem tempo para amadurecer, o que significa que morrerão no inverno. Os botões de flores tardias também não têm chance e tempo para abrir. Mas durante todo o período, enquanto a temperatura está acima de zero, tanto os galhos quanto os botões das flores recebem nutrição, tirando-a do resto da planta. Como resultado, no inverno o arbusto enfraquece.

Um corte de cabelo de outono ajuda a aliviar o estresse e aumentar a resistência à geada da planta.

Além disso, os caules muito longos são difíceis de cobrir e a maior parte de seu comprimento ainda será colhida na primavera. Por que não fazer metade do trabalho no outono, encurtando os brotos para que seja conveniente escondê-los da geada? A poda de outono é especialmente relevante em regiões de clima frio, onde o abrigo das rosas é obrigatório.

Como você pode ver, a questão de saber se é necessário podar rosas para o inverno não é menos importante do que um corte de cabelo na primavera. Nesse caso, faz parte das medidas preparar o roseiral para um inverno seguro. Os arbustos aparados sobrevivem melhor ao inverno, o que significa que a próxima temporada será bem-vinda com mais força.

Na primavera, resta apenas fazer a poda sanitária, examinando as rosas em busca de danos. E corrija a forma dos arbustos. Portanto, a jardinagem no outono também economiza tempo.

Qual é a melhor época para podar rosas no outono

quando é melhor e como cortar rosas para o invernoConsiderando que as rosas continuam a crescer em temperaturas acima de zero, um corte de cabelo no outono deve ser feito o mais tarde possível. O ideal é que os arbustos sejam aparados um pouco antes de serem protegidos para o inverno, depois de permitir que as fatias cicatrizem um pouco. Não há datas exatas, porque tudo depende não da variedade, mas do clima da região de cultivo.

Quanto mais quente e mais longo o outono, mais tarde as rosas são cortadas. O corte prematuro só vai acordar os rins.

No entanto, é importante chegar a tempo antes do início de geadas estáveis. Assim que a temperatura no termômetro cair para menos 2 ° C durante o dia, você pode começar a podar.

Os termos estimados para diferentes regiões são os seguintes:

  • faixa sul: final de novembro, às vezes até meados de dezembro;
  • banda média: final de outubro - início de novembro;
  • regiões do norte - o mais tardar em meados de outubro.

Só é necessário podar as rosas em tempo seco, de preferência pela manhã. Então, com o início da onda de frio noturno, as fatias terão tempo para secar e apertar um pouco.

Como podar rosas para o inverno - regras gerais para qualquer tipo de poda

regras gerais de podaIndependentemente do tempo que os trabalhos de corte são executados, existem princípios gerais para esses procedimentos. Em primeiro lugar, isso diz respeito ao instrumento: deve ser afiado e estéril. Afie para deixar um corte limpo, não uma laceração.Estéril para não espalhar nenhuma infecção na área.

Para remover ou encurtar brotos jovens, é usado tesouras de podar... É mais conveniente cortar ramos lenhosos com uma pequena serra especial.

Também é importante fazer o corte certo. Deve ser oblíquo, direcionado de cima para baixo, para que a umidade possa escoar livre e rapidamente. Além disso, deve sempre ser cortado acima do botão externo, para que os novos ramos não se cruzem. Se você fizer um corte acima do botão interno, no próximo ano os brotos crescerão dentro do arbusto, engrossando-o. A localização do corte não é difícil de determinar - você deve recuar 5 mm acima do rim, nem mais, nem menos.

Todos os ramos doentes e secos estão sujeitos à remoção obrigatória e completa. O crescimento tardio e fino também é melhor cortar, não terá tempo de ficar mais forte e irá congelar.

Como podar rosas para o inverno - métodos de poda

maneiras de podar roseirasComo na primavera, a poda higiênica é aceitável para rosas no outono. Alguns produtores também o chamam de tradicional. Em primeiro lugar, é imperativo cortar completamente todos os ramos doentes e secos. Remova também os brotos de raiz para que não puxem sucos. Os caules muito finos também podem ser removidos - no inverno, eles ainda congelam. A poda corretiva é realizada com as hastes restantes.

Dependendo de quanto comprimento de brotos serão colhidos, existem vários métodos de poda:

  1. Leve. Usado periodicamente para manter a forma das plantas. Os caules são encurtados em 1/3 do comprimento.
  2. Moderado (é médio). É usado para variedades de arbustos. Após o corte, resta apenas metade do comprimento dos ramos.
  3. Forte. É realizada com o objetivo de rejuvenescer o arbusto velho, não deixando mais de 15 cm de comprimento do caule após o corte. A poda forte também pode ser usada para rosas jovens (plantadas na primavera). Ela os ajudará no primeiro inverno.

Para variedades de rosas de crescimento rápido, a forma leve de poda não é usada. Isso vai acelerar as taxas de crescimento já ativas, o que levará ao espessamento dos arbustos.

Por sua vez, a floração sofrerá com isso. O ovário ficará menor e as próprias flores serão esmagadas.

Como podar rosas para o inverno, dependendo do tipo

O método de poda pode ainda diferir tanto quanto às peculiaridades da floração. Nomeadamente, em que rebentos, jovens ou velhos, são colocados os botões das flores. Se em algumas espécies os brotos do ano corrente podem e devem ser removidos, em outras é apenas ligeiramente encurtado. Clematis tem um esquema de poda semelhante.

Com base nisso, todas as variedades de rosas são divididas em 3 grupos:

  1. Florescendo nos cílios do ano em curso. Os ramos desbotados no outono podem ser cortados drasticamente, deixando 30 cm nas variedades altas e 15 cm nas espécies anãs. É assim que polyanthus, chá híbrido, miniatura, rosas híbridas, bem como rosas de pátio e floribunda são podadas.podando rosas florescendo nos cílios do ano em curso
  2. Formando botões de flores nos brotos do ano passado. No outono, os cílios que cresceram ao longo da temporada não são cortados ou encurtados um pouco. A exceção é a poda rejuvenescedora do antigo jardim de rosas. Em seguida, os ramos de 3 anos são removidos completamente, e os de 2 anos - parcialmente. De acordo com esse esquema, os caminhantes e algumas variedades de flores grandes, como as flamentantes, são cortadas.corte de cabelo errante
  3. Formando botões nas hastes jovens e do ano passado. Isso inclui rosas do parque, arbustos arbustivos e variedades de flores grandes trepadeiras. Eles não são podados no outono para preservar todos os botões de flores. Se necessário, remova apenas hastes quebradas e doentes e encurte os cílios muito longos.poda de rosas trepadeiras

Importante! Separadamente, deve ser dito sobre as rosas de cobertura do solo, que quase nunca são cortadas no outono. A poda curta é realizada para fins de rejuvenescimento apenas uma vez a cada 5 anos. Para isso, os cílios são encurtados, não deixando mais de 30 cm de comprimento. No resto do tempo, o arbusto é apenas ralo, removendo brotos crescidos demais.

O que fazer após a poda e é necessário cobrir as rosas

rosas de abrigo para o invernoAs rosas são plantas termofílicas, mas na faixa sul podem muito bem passar o inverno sem abrigo. Além disso, existem muitas variedades com maior resistência à geada.Após a poda, será o suficiente para retirar as folhas dos brotos remanescentes e cubra o círculo do tronco... Você pode simplesmente construir um monte do solo ao redor do caule. Ou cubra com serragem.

Para a prevenção de doenças e o aparecimento de pragas no outono, é aconselhável pulverizar as rosas com uma solução de sulfato ferroso (3%). O processamento é realizado após a poda, antes de cobrir os arbustos. Mas primeiro, eles devem secar bem.

Na região de Moscou e regiões com invernos gelados e pouco nevados, o jardim de rosas precisa ser coberto. Uma moldura é construída sobre as plantas e coberta com ramos de abeto ou com um material especial (lutrasil, spandbond). É indesejável usar o filme, as rosas não respiram embaixo dele, e você terá que ventilar o abrigo. E se ficar mais quente na primavera, os arbustos vão acasalar sob a película que não foi removida.

Como você pode ver, não há nada complicado em como podar as rosas no outono. O jardineiro só precisa de um pouco de tempo e do máximo cuidado. Examinando as plantas, é importante identificar os sinais da doença a tempo e se livrar dos caules afetados. Em seguida, corte a rainha do jardim, levando em consideração sua condição e espécie. O acorde final da obra de outono é o abrigo dos arbustos. O vídeo abaixo mostra em detalhes como preparar o jardim de rosas para o inverno.

Abrigo de uma rosa trepadeira para o inverno - vídeo

Comentários
  1. Jeanne

    As rosas são as minhas flores preferidas, já as cultivo há muito tempo, criei várias variedades. Sempre usei o primeiro método de cortar rosas, quando sobraram cerca de 10 botões. Mas li no artigo que é melhor encurtar o arbusto pela metade, deixando 5-7 botões. Agora vou tentar esse método. Também gostei do conselho de que em novembro, para prevenir doenças, é preciso tratar o mato com uma solução de 5% de sulfato ferroso.
    Obrigado ao autor do artigo por algumas boas dicas sobre a poda de rosas.

Jardim

casa

Equipamento