Conectando uma caldeira no país

caldeira Uma pessoa acostumada às condições confortáveis ​​da vida urbana se esforça para trazer o nível de vida no campo o mais próximo possível delas. É na zona rural que a instalação dos sistemas de comunicação e a instalação dos equipamentos de canalização depende do próprio proprietário. Em sua casa de verão, você pode perfurar a seu pedido Nós vamos , colocar esgoto local, gaste o tipo de aquecimento que você gosta na casa, instale uma cabine de chuveiro, conecte uma caldeira.

Contente:

  1. Escolhendo uma caldeira para uma residência de verão
  2. Regras para conectar ao abastecimento de água
  3. Ligar a caldeira à rede
  4. Instalação de caldeira de aquecimento indireto

Escolhendo uma caldeira para uma residência de verão

Instalar uma caldeira no país ajudará a resolver problemas com água quente em qualquer época do ano. Uma grande seleção de marcas de equipamentos confundirá até mesmo o comprador mais experiente e bem informado.

Para escolher o modelo de caldeira certo, primeiro você precisa decidir sobre os fatores que são importantes para você:

  • a quantidade necessária de água quente;
  • operação da caldeira a gás ou eletricidade;
  • o local de instalação afeta a escolha de um aquecedor de água de uma determinada forma e tamanho;
  • a qualidade da água consumida.

Caldeiras elétricas com elemento de aquecimento a seco

Para chalés de verão, as caldeiras elétricas são instaladas principalmente com um volume de tanque de 10 litros. e mais, com capacidade de 1,5 a 2,5 kW e tanque de aço inoxidável. Se as falhas de energia ocorrem com frequência na comunidade da dacha, é necessária energia reserva para que a caldeira funcione.

Para uma casa com abastecimento individual de água de poço ou poço artesiano, é aconselhável adquirir uma caldeira com resistências a seco. Nesses modelos, o elemento de aquecimento não tem contato direto com a água. O Teng é colocado em um frasco de esteatita, que o protege da formação de incrustações e de vários depósitos. As flutuações freqüentes na energia elétrica afetam negativamente a operação de caldeiras controladas eletronicamente.

A melhor opção para doar é uma caldeira elétrica com controle eletromecânico e uma resistência a seco.

Caldeira a gás Ariston

Caldeiras a gás para chalés de verão

A ligação da casa de campo à rede de gás permite adquirir e ligar uma caldeira que funciona com queimador a gás. Neste caso, o proprietário da casa de veraneio não dependerá da qualidade da usina. Para o funcionamento seguro do dispositivo, é necessário instalar uma chaminé isolada e ventilação de alimentação e exaustão.

Para instalar uma caldeira deste tipo em uma residência, é necessário um acordo com a concessionária de gás. A instalação e ligação ao sistema de gás da caldeira devem ser realizadas pelos especialistas do gabinete de gás. A regulação do aquecimento da água é automática.

Caldeiras com aquecimento indireto

Esses modelos de aquecedores de água são adequados para casas com um sistema de aquecimento instalado. Para o funcionamento da caldeira, é adequada uma caldeira convencional ou anticongelante, aquecido a partir da energia do sol. O elemento de aquecimento está localizado dentro da bobina de cerâmica.

Regras para conectar a caldeira ao abastecimento de água

Se você não quer que sua casa seja inundada no momento mais inoportuno, estude as regras de ligação da caldeira ao abastecimento de água. Você não precisará deles somente quando o trabalho de instalação for realizado por especialistas da empresa do fornecedor.

Para a auto-conexão, prepare os materiais e ferramentas necessários:

  • tubos;
  • T, válvulas;
  • válvulas de esfera, adaptadores;
  • selante;
  • mangueiras flexíveis;
  • cortador de tubo; ferro de solda;
  • um conjunto de chaves.

Vamos considerar como conectar corretamente a caldeira a um sistema de abastecimento de água feito de polipropileno, metal, metal-plástico.

Diagrama de fiação para caldeira de aquecimento indireto

Canalizações de polipropileno

Nas ferramentas, você precisa de um cortador de tubos e um ferro de solda especial. Para uma conexão de alta qualidade, além dos materiais básicos, serão necessários acoplamentos de extremidade, curvas, tubos estabilizados e dois tees adicionais. Se a caldeira for instalada após o início do funcionamento da rede de abastecimento individual de água e as tubagens se revelarem muradas, prosseguem os trabalhos de retirada da rede de abastecimento de água da parede.

Corte os tubos e solde os tês. Instale tubos de polipropileno adicionais deles para a caldeira. Usando uma manga de extremidade, conecte o tubo através da válvula à caldeira. Execute as mesmas etapas para conectar o dispositivo a um cano de água quente.

Para fazer uma conexão de alta qualidade com tubos com paredes, consertar acoplamentos bipartidos e tês são usados. O americano é soldado ao tubo e ao T. Depois que a solda solidificou, a unidade de encaixe é montada e a instalação continua. Veja o diagrama de conexão de água abaixo.

Diagrama de conexão da caldeira ao abastecimento de água

Canalizações de metal-plástico

A principal vantagem deste sistema de abastecimento de água é que os tubos são sempre colocados de forma aberta. Corte o tubo, instale os tês, conduza as saídas para a caldeira e estabeleça as ligações.

Para conectar a caldeira a um sistema de abastecimento de água metal-plástico, é importante conhecer as regras de trabalho com o material.

Encanamento de aço

É muito mais difícil conectar um aquecedor de água moderno a um sistema de abastecimento de água de metal do que a tubos de polipropileno e metal-plástico. Para uma conexão de alta qualidade da caldeira, é necessária uma pinça potente com um tubo especial de corte, denominado "tie-in". Uma braçadeira é instalada no tubo de aço junto com uma gaxeta de borracha. O próximo passo é fazer um furo no cano através do cano usando uma broca e uma luva especial. A barra lateral está pronta. Em seguida, a linha é cortada e as dobras feitas. Guindastes separados são instalados nas conexões. A partir deles, tubos de qualquer material moderno são conduzidos à caldeira.

Enquanto trabalha, considere vários recursos da conexão:

  • Primeiro, é bom limpar o local de inserção de camadas de tinta velha.
  • O diâmetro do furo deve corresponder ao tamanho da manga, para que após algum tempo o abastecimento de água à caldeira não seja interrompido devido à sua contaminação.
  • O ramal de ligação deve ser localizado de forma que seja conveniente fazer um orifício e conectar as tubulações. Será correto direcionar o tubo em um ângulo da parede.

No final do artigo, assista a um vídeo sobre a ligação da caldeira ao abastecimento de água.

em branco

Instalação de válvulas

É necessário aderir a uma certa sequência de instalação de válvulas para água fria e quente.

Instale no tubo de abastecimento de água fria:

  1. Instale um T no tubo do ramal do tanque.
  2. Conecte a válvula de escoamento da água da caldeira para a saída lateral do T.
  3. Monte uma válvula explosiva ou anti-retorno no tee.
  4. Instale uma válvula de corte atrás da válvula.
  5. Monte toda a estrutura com uma amarração no tubo.

Para instalar válvulas de bloqueio em uma tubulação de água quente, você deve:

  1. Instale uma válvula de corte diretamente na conexão do tanque.
  2. Conecte o tanque ao tubo.

Agora você sabe como conectar a caldeira ao abastecimento de água e pode fazer todo o trabalho sozinho. Para uma instalação completa, você precisa conhecer as regras para conectar o aquecedor de água à rede elétrica.

Diagrama de ligação

Regras de conexão da caldeira (vídeo):

Ligar a caldeira à rede

Se você adquiriu uma caldeira com capacidade de até 3 kW, não deve haver dificuldades para se conectar à rede elétrica.

Basta seguir as regras de ligação da caldeira à rede e sempre haverá água quente em casa:

  1. Posicione a tomada em um local que não permita salpicos acidentais de água.
  2. Conecte a caldeira somente quando o aterramento estiver instalado. Isso requer um soquete de três pólos e um fio de três fios.
  3. É aconselhável remover todas as conexões de fios elétricos fora do banheiro.
  4. Use uma tomada individual para conectar a caldeira à rede.

Diagrama de conexão da caldeira

A ordem de trabalho:

  1. Meça a distância da saída à caldeira.
  2. Desmonte a ficha da caldeira em partes.
  3. Descasque o isolamento do cabo. Retire as veias com cortadores laterais.
  4. Solde os fios aos contatos do plugue. Combine o fio vermelho com a fase, amarelo-verde ou preto - terra e azul - zero.
  5. Remova a tampa da caldeira e abra os contatos.
  6. Descasque os fios na outra extremidade do cabo. Conecte aos contatos da caldeira e recoloque a tampa.

Existe outro tipo de conexão da caldeira, esta é a conexão direta ao quadro elétrico:

  1. Estenda o cabo da caldeira ao painel.
  2. Instale uma máquina automática ao lado da caldeira e passe o cabo por ela.
  3. Remova 10 cm de isolamento, descasque a fase da máquina e conecte ao terminal superior da máquina. Conecte uma fase da caldeira ao terminal inferior.
  4. Limpe as pontas do cabo de isolamento, libere os fios.
  5. Desaparafuse a tampa, conecte os condutores do cabo ao terminal da caldeira.
  6. Desconecte a corrente e conecte o cabo ao quadro elétrico.

Se a conexão estiver correta, o indicador no painel de instrumentos acenderá assim que a máquina for ligada. A caldeira não deve ser ligada à rede sem ligação à terra.

 

Instalação de caldeira de aquecimento indireto

Está instalada uma caldeira com circuito de aquecimento de água na casa de campo e comprou um bom esquentador, mas não sabe ligar você mesmo uma caldeira de aquecimento indirecto.

A instalação correta de uma caldeira de aquecimento indireto é quando a parte inferior do dispositivo está localizada em um nível inferior ao ponto superior da caldeira ou do radiador de aquecimento.

Para o trabalho, você precisará de:

  • fita adesiva;
  • parafusos;
  • chave de gás;
  • furadeira elétrica;
  • Chave de fenda;
  • chopiki de plástico.

Diagrama de fiação para caldeira de aquecimento indireto

O procedimento e o diagrama para conectar uma caldeira de aquecimento indireto:

  • Instale a caldeira na parede da divisão onde se encontra a caldeira de aquecimento. A distância ideal entre a caldeira e o esquentador é de 50 cm.
  • O dispositivo de aquecimento indireto tem 5 saídas que são usadas para conexões diferentes. Conecte a saída inferior ao tubo de água fria, instalando primeiro uma válvula de retenção.
  • Conecte a saída nº 2 à alimentação do sistema de aquecimento.
  • Ligue a saída n.º 3 ao retorno do sistema de aquecimento.
  • Conecte o canal de água quente com a bomba de circulação instalada à saída nº 4, que garantirá os pontos mais distantes de entrada de água.
  • Conecte o abastecimento de água quente da caldeira à saída nº 5, após instalar um acumulador hidráulico na tubulação.
  • Conclua a ligação da caldeira de aquecimento indireto ligando o sensor de temperatura do aparelho à bomba de circulação.

Calcule o volume do acumulador levando em consideração a classe de segurança e o volume da caldeira. É necessário aterrar o aquecedor de água para que não ocorra um curto-circuito.

Conversamos sobre conectar uma caldeira no país a um sistema de abastecimento de água feito de diversos materiais, a uma rede elétrica e instalar um dispositivo de aquecimento indireto em um sistema de aquecimento. Que tipo de aquecedor de água você usa no país? Compartilhe conosco sua experiência na instalação do dispositivo, deixando um comentário no artigo.

Vídeo: conectando a caldeira ao abastecimento de água

Jardim

casa

Equipamento