Plantando e cuidando de um arbusto de bérberis espetacular

Bérberis comum O arbusto despretensioso é bem conhecido dos jardineiros de todo o mundo. Hoje são conhecidas cerca de quinhentas espécies de bérberis, que podem ser interessantes pelas suas propriedades medicinais e decorativas. Muitas plantas são usadas como arbustos de frutas. E durante a floração, muitas abelhas migram para as plantas, o que torna a cultura uma valiosa planta para mel.

Para quem quer ver bérberis no sítio, plantar e cuidar do arbusto não causará sérias dificuldades. E, no entanto, você deve conhecer algumas das peculiaridades da cultura com antecedência.

Preparando o local de pouso

Na natureza, arbustos de bérberis grandes e espalhados podem ser encontrados em clareiras que estão começando a crescer e em encostas secas e ensolaradas. Portanto, no jardim você deverá encontrar uma área bastante espaçosa e com boa iluminação do local, não sombreada, mas protegida de correntes de ar.

  • O arbusto tem uma atitude extremamente negativa em relação à proximidade de águas subterrâneas e umidade estagnada, por isso é melhor plantá-lo em uma encosta ou pequena colina.
  • O solo para o plantio de bérberis deve ser leve e solto. A cultura não sofre com a falta de matéria orgânica no solo, mas com sua acidez excessiva acima de pH 7,5, é melhor cuidar de colocar calcário ou farinha de dolomita sob o arbusto.
  • Se o local for dominado por margas ou chernozems, é necessário garantir uma boa drenagem para a bérberis e adicionar turfa ou farinha de calcário.
  • Em turfeiras, a calagem é realizada, e também cinza de madeira.

Sebe de bérberis

Antes de plantar uma bérberis, uma cova é preparada com antecedência. Isso é especialmente importante se as mudas forem grandes ou se um arbusto adulto existente estiver se dividindo.

  • Para arbustos com menos de três anos de idade, a cova deve ter um diâmetro de cerca de 25 cm e uma profundidade de 25-30 cm.
  • Para mudas de 4 a 7 anos, é feito um buraco com cerca de 50 cm de diâmetro e mesma profundidade.
  • Se a bérberis for plantada para criar uma sebe, será necessária uma trincheira de 40 cm de profundidade e largura.

Quando o local de plantio está pronto, um substrato nutritivo é necessário para preenchê-lo com uma mistura de partes iguais de húmus ou composto, areia e solo de jardim solto. O superfosfato é freqüentemente usado como fertilizante no plantio de bérberis.

Como plantar bérberis?

Se o sistema radicular da muda no recipiente estiver protegido de forma confiável por um torrão de solo, você pode transplantar a planta em qualquer momento conveniente, após umedecer bem o recipiente com um arbusto jovem.

Mudas de bérberis enraizadasMas quando plantar bérberis, se o jardineiro tem uma muda enraizada ou com raízes abertas à sua disposição?

  • A melhor época para um evento é a primavera. É importante ter tempo para plantar a planta no momento. Quando o solo já aqueceu, mas não secou, ​​e os botões ainda não começaram a crescer.
  • Se perder tempo, é possível plantar uma bérberis no outono, quando o arbusto começa a perder sua folhagem e todos os processos vitais da planta começam a desacelerar.

Barberry pode ser propagado tanto por sementes vegetativas quanto por sementes de frutos maduros. Quando a bérberis já está crescendo no local, arbustos de 3 a 5 anos com ramificações abaixo do nível do solo podem ser divididos, obtendo-se duas ou três mudas com sistema radicular independente, e plantados.

Quase todas as espécies são fáceis de propagar por meio de mudas verdes:

  • É necessário selecionar ramos para enxertia de brotos fortes deste ano, suficientemente elásticos e quebradiços quando dobrados.
  • Estacas verdes correm o risco de apodrecer e aclimatar por mais tempo durante o plantio.
  • E as partes ásperas e lignificadas dos ramos são mais difíceis de enraizar. Se forem usados ​​para o plantio de bérberis, as estacas são cortadas no outono e armazenadas até a primavera em temperaturas próximas de zero.

Sabor incomum de frutas de bérberisAs partes médias dos rebentos adequados para enxertia com um diâmetro de cerca de 0,5 cm são divididas em segmentos de 7 a 10 cm de comprimento com dois nós saudáveis ​​e um internodo entre eles. Se o caule for muito curto, você pode deixar três pares de folhas.

  • O topo de um pedaço do broto é cortado horizontalmente.
  • O corte inferior deve ter um ângulo de 45 °.
  • No nó superior, as folhas são cortadas ao meio.
  • As folhas inferiores são removidas completamente, sem afetar os botões e espinhos axilares.

É melhor enraizar a bérberis em uma mistura de turfa arenosa, na qual as estacas são imersas em um ângulo de 45 °. Restam 5 cm entre as linhas e de um corte para outro deve ser de pelo menos 10 cm.

Para uma melhor sobrevivência, pode-se usar Kornevin, ácido indolacético ou outros estimulantes, bem como criar temperatura favorável para a bérberis, de 20 a 25 ° C, e condições de umidade. Para manter a umidade do ar em cerca de 85%, as plantações são regadas até duas vezes ao dia.

Quando a bérberis dá raízes, pequenas mudas continuam a crescer em condições de estufa por até dois anos, e então a bérberis é plantada no solo no outono ou na primavera.Criação de paisagismo

Propagação de bérberis por sementes

Você pode obter sementes para semear amassando bem as frutas frescas. Os grãos recuperados são lavados e secos cuidadosamente.

  • Se a semeadura for feita no outono, para as sementes em solo solto de nutrientes, basta fazer sulcos de um centímetro de profundidade até 1 cm de profundidade.
  • Ao plantar na primavera, as sementes são estratificadas. O procedimento ocorre a uma temperatura de 2 a 5 ° C e dura de dois a quatro meses, dependendo da variedade e do tipo de bérberis.

Plantas jovens de sementesÀ medida que as mudas desenvolvem duas folhas verdadeiras, elas podem ser desbastadas, deixando uma planta para cada três centímetros. O próximo processo ocorre da mesma maneira que no caso de propagação por estacas. E depois de dois anos chega a hora em que você pode plantar bérberis em um lugar permanente no jardim.

Como cuidar do bérberis?

A bérberis adulta não é tão exigente na rega, o principal é que a humidade está em abundância na fase de plantio e enraizamento.

O arbusto plantado no jardim pode ser regado apenas quando o solo sob a copa estiver significativamente seco. É muito mais importante que o solo seja completamente solto para que o oxigênio e a umidade tenham livre acesso às raízes da uva-do-monte.

Barberry começa a florescerPara preservar a umidade e melhorar a estrutura do solo sob a copa, ele é coberto com uma camada de turfa, serragem ou outro meio disponível de 8 centímetros. Como cuidar da bérberis durante a estação quente? A planta precisa de alimentação e quais fertilizantes são preferidos para esta cultura?

  • A partir do segundo ano de vida, o arbusto deve receber alimentação de primavera contendo nitrogênio. Barberry responde bem à rega com infusão diluída verbasco ou excrementos de pássaros.
  • Antes da floração de adultos arbustos de bérberis recebem fertilizantes complexos com microelementos. É melhor se estes forem produtos granulares que irão enriquecer gradualmente o solo sob a copa.
  • Em setembro, 10 gramas de fertilizantes potássicos e 15 gramas de superfosfato são aplicados sob os arbustos para cada planta.

Não há necessidade de fertilização anual, basta que a bérberis receba esse apoio a cada dois ou três anos.

Como podar bérberis?

É necessário colher os frutos e podarPor mais simples que seja plantar e cuidar da bérberis, a foto mostra claramente espinhos bem desenvolvidos, que literalmente plantaram todos os galhos do arbusto. Eles então constituem o problema mais sério para o jardineiro, porque você não pode prescindir da poda do arbusto. Nesse trabalho, luvas duráveis ​​e ferramentas com cabos suficientemente longos são vitais.

Conjunto de ferramentas de cuidado de barberryVariedades de baixo crescimento, frequentemente usadas em plantações únicas ou como uma borda verde decorativa, não podem ter um formato especial, mas apenas os brotos secos e danificados podem ser removidos.Mas quando e como cortar a bérberis, se o arbusto forma uma sebe densa?

  • Neste caso, a primeira poda de moldagem das plantas é realizada um ano após o plantio e, nos arbustos mais maduros, os ramos de um a dois anos são encurtados em um terço ou mesmo na metade.
  • O corte da bérberis é feito após a floração e antes do frio do outono.

Durante o corte da bérberis na primavera, é necessário cortar ou remover completamente todos os ramos danificados que congelaram durante o inverno e com sinais de presença de pragas ou doenças. O procedimento deve ser realizado antes que a folhagem apareça nos arbustos.

Arbustos de outono para o jardim (Barberry) - vídeo

Comentários
  1. Natália

    Você pode, por favor, me dizer se ela conseguirá hibernar uma muda de bérberis em condições ambientais, caso não tenha conseguido plantá-la. A muda saiu das folhas novamente

    • Margarita

      Bom Dia!
      É teoricamente possível conservar uma muda de bérberis em condições ambientais até o momento em que possa ser plantada no solo na primavera.
      Para fazer isso, você precisa pegar um vaso bastante espaçoso e plantar a planta, fornecendo drenagem e uma mistura de solo nutritiva em que o arbusto fique confortável. É verdade que isso não termina com o cuidado da planta. Como as bérberis são fotófilas, a muda precisa ser iluminada, caso contrário, na primavera há o risco de obter uma planta enfraquecida com brotos alongados. Além disso, existe a possibilidade de que o ar no apartamento esteja muito seco. E aqui surge a necessidade de pulverização.
      Barberry cresce em casa, mas como uma planta de bonsai em vasos. Se o arbusto deve ser plantado no jardim, é melhor não atormentá-lo.
      É razoável remover cuidadosamente a folhagem que apareceu, e a planta deve ser transferida para um porão seco e ventilado com temperatura de 0 a +5 ° C. Nessas condições, a bérberis espera pelo calor e cria raízes rapidamente. O principal é que a temperatura não é mais alta e a planta não cresce. Ou não havia geada na sala e as raízes não sofreram. Você pode proteger a muda das influências externas e da secagem embrulhando-a em uma camada de papel de embrulho e, por cima, em um material não tecido, deixando uma lacuna acima do colo da raiz para ventilação. Não se esqueça da proteção contra roedores!
      Você pode tentar manter a bérberis na varanda, isolando o sistema radicular. Por exemplo, embalando a muda em uma caixa com serragem seca ou espuma. Para a coroa, é usada estopa ou uma combinação de papel e fiado.

Jardim

casa

Equipamento