Cinza como fertilizante - excelente resultado sem custo

carvão em brasa A cinza é um fertilizante de fósforo-potássio absolutamente acessível e altamente eficaz, que contém uma grande quantidade de substâncias e microelementos necessários para o desenvolvimento e crescimento das plantas. Você não precisa comprar, não precisa usar transporte para o transporte - esse fertilizante pode ser feito por conta própria. A disponibilidade e os benefícios das cinzas são inegáveis! No entanto, deve-se notar que as características de qualidade e a fração de massa de certos microelementos podem variar dependendo da matéria-prima utilizada para a obtenção das cinzas.

Importante! Ao usar cinzas como fertilizante, deve-se lembrar que quando a matéria-prima é queimada, o nitrogênio evapora, portanto, sua falta deve ser compensada com quaisquer aditivos contendo nitrogênio.

Valores médios dos elementos principais nas cinzas após a combustão:

cinzas

Potássio

  1. Madeira:
    • coníferas - cerca de 8%;
    • decídua - 14%;
    • videira - 40%.
  2. Matérias-primas herbáceas:
    • palha - cerca de 20%;
    • topos de batata - 40%;
    • girassol (caule, folhas e cabeça) - 40%;
    • erva seca (urtiga, quinua, cardo, etc.) - 30%.
  3. Trigo mourisco, casca de girassol - 35%.
  4. Turfa - 10%.
  5. Slates - não mais que 2%.

Fósforo

  1. Madeira:
    • coníferas - 6%;
    • decídua - não mais do que 10%.
  2. Matérias-primas herbáceas - 1%.
  3. Turfa - 1%.
  4. Ardósias - 1,5%.

Cálcio

  1. Madeira - 45%.
  2. Matérias-primas herbáceas - 10–20%.
  3. Turfa - 20-50%.
  4. Ardósias - cerca de 70%.

Importante! Em nenhum caso, a cinza após a incineração deve ser usada como fertilizante: polímeros, lixo doméstico, borracha, revistas coloridas brilhantes, papel colorido e materiais sintéticos. Ao usar esse "fertilizante", você pode esquecer completamente a colheita - a terra ficará envenenada por muitos anos.

Uso de cinzas em diferentes tipos de solo

  • Técnicos agrícolas não são aconselhados a usar cinza como fertilizante em solos com alta alcalinidade. Isso se deve às características químicas das cinzas preparadas a partir de qualquer matéria-prima - além disso, alcaliniza o solo, o que pode complicar significativamente a nutrição das plantas.
  • Solos argilosos e argilosos - a adição de apenas 300-500 g / m² de cinzas melhora significativamente a fertilidade e a estrutura do solo. Mesmo após uma única aplicação de fertilização, o efeito positivo pode durar até 4 anos.
  • Solos ácidos - quando as cinzas da madeira são aplicadas como fertilizantes, um certo equilíbrio é criado entre a reação natural da terra (ácida) e um componente alcalino (cinzas), que tem um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento das plantas. A exceção são as culturas que inicialmente preferem solos ácidos: batata, rabanete, melão e alguns outros, pelo que estas plantas devem ser fertilizadas com cinzas com muito cuidado, depois de ponderados os possíveis benefícios e prováveis ​​danos.

Métodos de uso de cinzas como fertilizante

Na prática, a cinza como fertilizante é usada de 3 maneiras:

  1. Espalhamento seco em troncos de árvores, sob arbustos, entre fileiras de plantações de jardim e em buracos antes do plantio de mudas.
  2. Pulverizar ou regar as plantas com uma solução concentrada e / ou infusão feita de água comum e cinzas.
  3. Colocar em uma pilha de composto (2 kg / m³). Posteriormente, o composto é usado tradicionalmente.

Conselhos práticos para agricultores

cinza de madeiraComo usar as cinzas como fertilizante?

Quanta cinza é necessária para uma cultura específica?

Como preparar adequadamente uma solução de cinzas para regar e pulverizar?

Perguntas familiares? Bem, jardineiros e agrônomos experientes recomendam:

Conselho! As cinzas diluídas em água, ao regar, devem ser agitadas constantemente ou levemente mexidas para evitar que se depositem no fundo.

  • Antes de desembarcar mudas de tomate, Pimenta e Berinjela, é necessário colocar 5 colheres de sobremesa de cinzas em cada buraco e misturar levemente com o solo ou adicioná-las cavando na proporção de três copos de 200 gramas por 1 m².
  • Grama para gramado - antes de semear, adicione o revestimento de cobertura na área selecionada, 300 gr. por 1 m². Não é recomendável borrifar sementes já germinadas.
  • A fertilização com cinzas de pepino, tomate e repolho durante o período de crescimento pode ser feita com uma solução pré-preparada: 100 g / 10 l (cinzas / água), após misturar os ingredientes, a infusão está pronta após 24 horas. Despeje 500 ml de infusão sob cada planta ou faça ranhuras longitudinais e descarte-as uniformemente.
  • Para uma boa colheita de repolho, é recomendado aplicar fertilizante repetidamente e a cada 10-12 dias. O procedimento deve ser realizado durante todo o período de crescimento.
  • Para árvores, é útil aplicar cobertura pelo menos uma vez a cada 3 anos:
    • adultos - 2 kg para cada árvore, traga para a área do círculo do tronco na forma pura, você pode fazer um sulco especial (aprofundamento de 10 cm) em torno da circunferência e aplicar o curativo lá. Em tempo seco, é necessária rega abundante subsequente;
    • Mudas - despeje 1 kg de cinza em uma cova preparada para o plantio, onde misturar com o solo, depois o plantio é feito de maneira tradicional.
  • A fertilização com cinzas de plantas de interior também é amplamente utilizada. Para isso, o agente é despejado em um vaso de flores (1 colher de sopa para 5 litros de solo) ou uma infusão é preparada (2 colheres de sopa para cada 6 litros de água), que é usada para regar.

Conselho! Você pode alimentar árvores e mudas enraizadas com uma infusão preparada a partir de 1,5 kg de cinzas e 12 litros de água. A composição resultante é simplesmente derramada uniformemente em torno da planta, a não mais de 0,5 m do tronco.

O uso de cinzas para plantas como proteção contra doenças e pragas

alimentação de cinzasO uso de cinzas para as plantas se reduz não só à fertilização do solo, mas também é um excelente remédio contra muitas pragas e doenças:

  • Tratamento para besouros de pulgas crucíferos - misture cinzas e pó de tabaco em proporções iguais e polinize a composição resultante da planta.
  • A infusão de cinzas é muito eficaz quando usada na luta contra o oídio e pulgões. É preparado de forma muito simples, para isso se misturam: 12 litros. água fria, 110 g cada de sabão em pó e cinzas, 20 g. ureia... Todos os ingredientes são bem misturados e infundidos por 2 dias.
  • Acredita-se que a adição regular de cinzas ao solo do jardim contribui para o extermínio do verme.
  • Como profilaxia para várias doenças fúngicas, as plantas também são polinizadas com cinzas.

Conselho! Pulverize as cinzas apenas quando estiver completamente calmo lá fora, isso vai garantir que o produto cairá exatamente nas plantas para as quais foi planejado. Os melhores resultados são obtidos pela polinização nas primeiras horas, quando o orvalho ainda não diminuiu.

Cinza de madeira como fertilizante - vídeo

Comentários
  1. Albina Andreevna Knyazeva

    As cinzas da queima de madeira e resíduos de plantas do jardim são fertilizantes naturais. O carvão fino, que contém, cura o solo, e as cinzas, contendo fósforo e potássio, fornecem alimento às plantas. Antes de plantar o repolho por um dia, despejo cinzas no buraco preparado, e as pragas famintas da primavera não estragam as mudas plantadas. Depois que as crucíferas brotam, eu imediatamente as polinizo com cinzas para que os bronzes não comam os cotilédones. Portanto, nunca há muitas cinzas. Mas há uma sutileza aqui. A cinza só é eficaz se não tiver sido molhada. Caiu um monte de cinzas após ser queimado na chuva, ou foi inundado para não ser levado pelo vento, é necessário espalhar os restos pela área, ou coletar imediatamente para obter o extrato das cinzas. Armazene apenas material seco.Se por algum motivo os pepinos florescerem, mas não quiserem encher, alimente-os com um extrato de cinzas - a parte leve da infusão diária e eles imediatamente agradecerão. Perto do outono, durante o enchimento, todas as frutas precisam de fósforo e potássio, e as cinzas não interferem em nenhuma planta.

Jardim

casa

Equipamento