Um símbolo de prosperidade e bem-estar, ficus Benjamin: as nuances de cuidar de um amuleto de família

ficus benjamin na sala Poucos cultivadores se comprometem a cultivar a ficus de Benjamin, temendo sua natureza caprichosa. Na maioria das vezes, eles são confundidos com a queda sem causa das folhas da árvore, a mudança na cor das folhas e o crescimento lento. E é totalmente em vão, pois com os devidos cuidados esta planta vai se tornar uma verdadeira decoração da casa e não só preservar a folhagem, mas também aumentá-la.

O Ficus Benjamin desempenha o papel de uma espécie de talismã que atrai bem-estar e abundância de dinheiro para a casa. Acredita-se que, se o arbusto ficar viçoso, está tudo bem nesta casa.

Então, o que você precisa saber para crescer com sucesso seu próprio amuleto e como criar ficus tais condições para que cresça ativamente e não perca sua beleza? Em primeiro lugar, é necessário escolher o "local de residência" certo para ele, de preferência permanente.

Além disso, o cuidado competente deve ser organizado, incluindo:

  • rega adequada, dependendo das condições da flor;
  • esquema de alimentação;
  • podas regulares em função dos objetivos prosseguidos (sanitários ou formativos).

Neste tópico:foto de assistência domiciliar de ficus benjamina!

Como escolher um "local de residência" de ficus?

Antes de colocar um vaso de flores no parapeito de uma janela ou em uma estante, preste atenção à temperatura do ar e à intensidade da luz no ambiente. Pra Ficus Benjamin uma boa iluminação é a chave para uma coroa exuberante e ricamente colorida, especialmente por suas variedades variegadas. No entanto, você deve evitar as janelas do sul, onde o sol é mais ativo, porque as folhas se queimam com seus raios escaldantes. Seria bom colocar uma flor adulta em um suporte próximo à janela leste e uma planta jovem no parapeito oeste.

Não se pode colocar o vaso perto do radiador, onde ficará quente e seco, bem como em frente à janela que se abre, onde há correntes de ar.

Como a ficus é bastante termofílica, vale a pena escolher um quarto para ela em que a temperatura do ar no inverno não desça abaixo de 18 graus Celsius e no verão não ultrapasse 25 graus.

O ficus responde imediatamente à falta de luz, frio ou calor com a queda das folhas.

Freqüência de rega

Ao manter a ficus em um ambiente fresco, especialmente no inverno, é suficiente umedecer o solo a cada 5-7 dias. Mas se o aquecimento estiver funcionando muito ativamente, você precisará regar a flor quase como no modo de verão (a cada 2-3 dias). Entre as regas, o solo deve ter tempo para secar alguns centímetros.

Mas a ficus adora borrifar - a partir dela as folhas ficam limpas e bonitas e a umidade do ar aumenta.

Para regar e pulverizar, deve-se usar água morna e decantada.

Esquema de cobertura

Para que a ficus se desenvolva ativamente, é necessário alimentá-la corretamente. Para fazer isso, você pode usar preparações complexas universais ou fertilizantes especiais para ficuses em forma líquida. Eles são trazidos de acordo com o seguinte esquema:

  • Março-abril - uma vez por mês;
  • Maio-junho - uma vez a cada 3 semanas;
  • Julho-agosto - a cada 2 semanas.

Recursos de poda

Os ficuses adultos precisam ser rejuvenescidos periodicamente, aparando as pontas dos galhos e cortando os brotos dentro da copa para fornecer uma boa iluminação.

Se desejar, você pode dar à planta qualquer formato - um arbusto exuberante ou uma árvore alta.Várias plantas plantadas em um vaso e entrelaçadas entre si parecem muito interessantes.

Todo o trabalho deve ser realizado apenas na primavera, quando os processos de crescimento são ativados.

Como cuidar da ficus de Benjamin - vídeo

Jardim

casa

Equipamento