Variedades de tomate resistentes à requeima - isso é importante

tomates infectados com requeima A requeima é uma das doenças mais perigosas às quais as safras de beladona são suscetíveis. Phytophthora no tomate é um dos principais responsáveis ​​pela morte da cultura do tomate em locais com clima úmido e / ou frio. A conexão entre a umidade atmosférica e o aparecimento de manchas marrons nas plantas e frutos é tão óbvia que produtores não muito educados falam em nevoeiros "prejudiciais" e chuvas "venenosas", embora esses fenômenos climáticos apenas aumentem a umidade e, assim, contribuam para o crescimento de o fungo. Também há um aumento significativo no número de plantas doentes após uma queda brusca de temperatura.

tomates com requeimaPor muito tempo, acreditou-se que o micélio (micélio) do fungo Phytophthora infestans hibernava principalmente em tubérculos de batata e os tomates eram infectados a partir de plantas de batata infectadas, mas isso se revelou incorreto. Os esporos de fungos são muito resistentes à geada e, portanto, podem até contaminar o solo, sem falar nos restos de plantas e sementes armazenadas em local aquecido. E se for possível processar as sementes antes do plantio, então exterminar todos os focos de infecção no solo e estruturas de estufa

será extremamente difícil.

Portanto, as variedades de tomate resistentes à requeima despertam o maior interesse entre todos os envolvidos no cultivo desta cultura, tanto para as necessidades domésticas como em escala industrial.

praga tardiaClaro, variedades diferentes podem ser recomendadas para certas áreas e condições de cultivo.

Assim, por exemplo, variedades de tomate resistentes à requeima na Ucrânia são recomendadas, exceto em algum lugar perto de Kaluga ou nos Urais. Isso se deve à diferente composição dos solos e às diferenças significativas nas condições climáticas.

Se um verão muito curto e frio exigir o cultivo de tomates em estufas, pode valer a pena dar preferência a variedades híbridas criadas especificamente para o cultivo nessas condições.

O que eles são?

Deve-se notar que as variedades de tomate de amadurecimento precoce são freqüentemente oferecidas como variedades resistentes à requeima.

Isso se deve ao fato de que quanto mais tempo o arbusto vive, mais ele apresenta, em primeiro lugar, o perigo de se infectar e, em segundo lugar, mais sofrerá as mudanças de temperatura e umidade que provocam o desenvolvimento da doença.

tomates com requeimaAssim, por exemplo, em muitas regiões com umidade média e alta, a partir do final de julho, torna-se extremamente difícil proteger o tomate da requeima. Além disso, as variedades que são posicionadas como persistentes simplesmente adoecem uma semana depois ou ficam menos pronunciadas. Mas, infelizmente, a presença da infecção ainda afeta negativamente a segurança da cultura. Algumas frutas não amadurecem e as maduras estragam muito rapidamente.

No entanto, cultivar variedades resistentes ainda dá um efeito tangível, mas às vezes é necessário estabelecer quais são realmente boas para condições específicas.

Alguém, ano após ano, dá preferência à variedade Bobkat, Cameo, Sunny Fighter, De Barao, White fill 241, Moskvich, Morkovny, Moscow Lights, Otradny, Little Prince, alguém é forçado a plantar principalmente híbridos de maturação precoce, com foco em que as plantas terá tempo para colher antes da doença.

Variedades: rosa ártica e luzes de Moscou

As variedades de tomate resistentes à requeima na região de Moscou incluem:

  • Anão. Pertence a variedades de maturação precoce, destinadas ao terreno aberto.
  • Alpatieva 905 A.Projetado para cultivo ao ar livre.
  • Budenovka. Refere-se a variedades precoces médias, destinadas ao cultivo sob um abrigo de filme e em campo aberto.
  • De Barao. Casta frutífera de maturação tardia com bom sabor e qualidades técnicas.
  • De Barão é negro. Uma variedade produtiva tolerante à sombra de amadurecimento tardio, destinada ao cultivo sob filme e em campo aberto.
  • Lark F1. Variedade híbrida de maturação precoce com boa formação de frutos, sabor e qualidades técnicas.
  • Dubok (Dubrava). Variedade de alto rendimento de amadurecimento precoce, destinada ao cultivo em terreno aberto.
  • La la fa F1. Híbrido de meia temporada, bom para qualquer tipo de uso.
  • Union 8 F1. Variedade híbrida de maturação precoce. Adequado para cultivo em terreno aberto e estufas.
  • Nevasca. Variedade de meia estação com boa produtividade e elevada resistência ao frio, destinada ao cultivo ao ar livre.
  • Czar Pedro. Uma variedade resistente ao frio no meio da estação, bastante resistente a muitas doenças. Popular entre os residentes de verão, cultivada tanto em campo aberto quanto em estufas.

Híbridos ou não híbridos, importados ou nacionais?

Muitos criadores de plantas amadores apreciam as variedades híbridas holandesas em termos de resistência à requeima, no entanto, cultivando vegetais para si próprios, os mesmos residentes de verão também reconhecem o gosto bastante baixo do “holandês”. No entanto, variedades domésticas adaptadas às condições locais e selecionadas para resistência a doenças são mais atraentes - há mais oportunidade de encontrar sua própria versão, saborosa e produtiva.

Em geral, as variedades de tomate resistentes à requeima mais bem-sucedidas na região de Moscou são resistentes ao frio ou de maturação precoce, o que não é surpreendente, dado o clima particular.

Em regiões ainda mais "não quentes", variedades subdimensionadas de tomates resistentes à requeima são apreciadas. Isso se deve ao fato de que as plantas inicialmente rasteiras são muito mais fáceis de cobrir de geadas repentinas, porque uma estufa nem sempre é a melhor opção, os tomates "adoram" canteiros ventilados e dão frutos com mais produtividade independentemente da variedade.

Você pode listar várias variedades domésticas de baixo crescimento de tomates resistentes à requeima:

  • Anão.
  • Extremo norte.
  • Alasca.
  • Amadurecimento precoce polar.
  • Snowdrop.
  • Dom-fafe.
  • Rosa do Vento.
  • Subártico.
  • Conto de neve.
  • Yamal.
  • Taimyr.

Como é fácil de entender pelos nomes, a maioria deles foi criada com a expectativa de um verão frio e curto e pelo menos um cultivo parcial sob filme ou em estufa. Portanto, essas variedades podem não ter rendimentos particularmente altos, e nem todas elas são boas para transporte de longo prazo. Mas isso é perfeitamente compensado pelo sabor decente e pela capacidade de cultivar tomates em lugares onde isso era considerado impossível há algumas décadas.

Vídeo: variedades de tomates resistentes à requeima

Comentários
  1. Albina Andreevna Knyazeva

    Phytophthora é um inimigo formidável na estufa. Tendo me familiarizado com as variedades resistentes à doença, confirmo que o De-barão é uma variedade bem-sucedida e resistente à requeima na Sibéria. Das médias, Partner e Budenovka permanecem verdes até o final da estação de cultivo. Katya, mais baixa, mas uma variedade adequada para estufa. Os primeiros arbustos listados na reportagem, antes mesmo do final da safra, já tinham tempo de dar a safra e liberar o solo. Entre as variedades com frutas rosadas, salada, muitas vezes notei o aparecimento dos primeiros sinais de fitotora. É verdade que no outono não tenho folhas na estufa, só no topo da cabeça deixo três folhas para o último pincel. Portanto, talvez não haja frutas danificadas.

Jardim

casa

Equipamento