Cuidar do gramado durante todo o ano em sua casa de verão

O gramado no terreno pessoal precisa de manutenção durante todo o ano Os gramados verdes são uma decoração magnífica do local, um fundo brilhante para as plantações ornamentais, um jardim florido e uma casa aconchegante. Mas apenas o cuidado regular e competente do gramado é capaz de transformar a área gramada no orgulho do proprietário.

Muitos residentes de verão inexperientes acreditam que, ao arranjar um gramado no local, você pode economizar esforços, transformar rapidamente o espaço circundante e não pensar em cultivar cereais independentemente por vários anos. Mas, na realidade, o gramado requer atenção constante. A primeira saída para o gramado deve ser feita assim que a neve derreter e os cuidados com o gramado forem concluídos no outono, algumas semanas antes que a cobertura de neve seja estabelecida. E, no entanto, você não deve ter medo das dificuldades.

Se a grama é cuidada regularmente e todos os procedimentos planejados são realizados dentro do prazo, então a grama realmente agrada aos olhos por muitos anos, e cuidar dela traz apenas prazer.

Como cuidar do gramado no campo? Quais são as características do trabalho no gramado nas diferentes épocas do ano, e como distribuir adequadamente os esforços?

Características do cuidado do gramado após o inverno

Gramado coberto de neve

Nos primeiros dias de primavera, quando a neve começa a derreter ativamente, mas à noite os locais abertos no local são cobertos por uma densa crosta de gelo, é o momento em que o dono do gramado deve sair na cobertura de grama pela primeira vez vez em um ano. Como cuidar do gramado após o inverno se parte da grama ainda estiver escondida sob a cobertura de inverno?

O fato é que a neve e o gelo que se compactam na primavera dificultam a penetração do ar na grama que acorda. A umidade pode se acumular sob a crosta de gelo. Como resultado, o sistema radicular das plantas sofre, as folhas restantes podem apodrecer. A tarefa do jardineiro é quebrar suavemente o gelo, remover o acúmulo de neve compactada.

Escovar e limpar a grama

Limpando as folhas caídas do gramadoQuando a neve derreter e o solo secar um pouco, a cobertura de grama deve ser limpa dos restos da grama do ano anterior. Lâminas de grama que morreram durante o outono e inverno sob a neve pousam no chão e se desintegram, formando uma espécie de feltro marrom-acinzentado. Se esses restos de planta não forem removidos, é:

  • impedir a germinação da grama jovem;
  • estimula o desenvolvimento de processos de putrefação e a dispersão de pragas;
  • irá reduzir a densidade da cobertura de grama e o gramado eventualmente perderá sua cor verde uniforme.

Pode pentear o relvado com um ancinho em forma de leque que, devido ao seu design, não penetra tão profundamente no solo como de costume. Essa manutenção do gramado na primavera ajudará a limpar a cobertura de detritos de plantas e detritos acidentais acumulados durante a estação fria.

O procedimento é realizado no sentido longitudinal e depois lateralmente para que a primeira etapa do cuidado do gramado após o inverno atinja todas as suas áreas.

Aeração para cuidar do gramado na primavera e no outono

Aeração de gramadoAs raízes das gramíneas perenes usadas para plantar o gramado rapidamente formam um gramado tão denso que pode ser comparado a uma estopa áspera e muito durável.

Portanto, na primavera, quando o solo é regado com água, o crescimento da grama é ativado, é importante ajudar as plantas e dar-lhes ar. Para este propósito, aeração gramados. O procedimento de cuidado do gramado consiste em perfurar o revestimento. As punções pontuais com profundidade de 8 a 10 cm são feitas a uma curta distância entre si em toda a área de cobertura.

Esses buracos:

  • ajuda o oxigênio a penetrar profundamente no solo;
  • estimular a atividade de microrganismos benéficos do solo;
  • impede o desenvolvimento de fungos e bactérias putrefativas;
  • evitar o alagamento do substrato;
  • fornecer respiração de raiz;
  • acelerar a renovação da cobertura de grama após o inverno.

Gramado após aeraçãoSe a área sob a grama for pequena, um forcado convencional ajudará a lidar com a aeração.

Com extensos gramados, a aeração após os cuidados do inverno requer mecanização. Gasolina ou aeradores elétricos serão úteis aqui, o que acelera o trabalho e o simplifica muitas vezes.

A aeração é realizada mais perto do outono. No verão, especialmente em dias quentes, esse procedimento de cuidado do gramado não é realizado.

Roçada: a principal tarefa do cuidado do gramado na primavera e no verão

O corte dá ao seu gramado uma aparência atraenteSe a grama não for cortada, os grãos crescerão e a superfície perderá sua uniformidade. Portanto, cortar a grama é a principal medida para cuidar do gramado. É realizada da primavera até meados do outono, quando é hora de preparar o revestimento para "hibernação".

O objetivo principal do corte, como uma etapa do cuidado do gramado na primavera e no verão, é fazer com que o gramado pareça limpo e atraente. Para qualquer área de gramado, seu proprietário não pode prescindir de alta qualidade cortadores de grama ou pelo menos um aparador, caso contrário, é quase impossível obter uma cobertura de grama uniforme da mesma altura.

O corte da grama é precedido pela limpeza do gramado. Esta medida é necessária não apenas para remover detritos que podem danificar o mecanismo do cortador de grama, mas também para endireitar a grama. A grama é cortada em dias ensolarados e frios. A grama deve estar seca, caso contrário, a lâmina da grama gruda nas facas e danifica o equipamento de mecanização.

Como parte do cuidado regular do gramado no verão, o corte é realizado conforme as placas das folhas voltam a crescer. A frequência depende das condições climáticas e da planta escolhida para a semeadura.

Corte a grama a cada duas semanasNa maioria das vezes, o intervalo entre o corte é de 2 a 4 semanas, mas querendo atrasar o próximo procedimento, alguns jardineiros tentam cortar a grama mais baixo. Este é um erro perigoso. Cortar dessa forma enfraquece muito o gramado, privando as plantas de uma nutrição importante por meio da fotossíntese. É melhor se a cobertura de grama mantiver uma altura de 7–9 cm do nível do solo.

O corte da grama é realizado em duas etapas. Primeiro, a área coberta com grama é atravessada em uma direção. O segundo processamento é executado perpendicularmente ao original.

Top dress do gramado na primavera e no outono como parte do cuidado do gramado

Fertilizando o gramadoO cuidado do gramado na primavera no país não se limita a cortar, arejar e limpar em tempo hábil. O corte frequente, causando o crescimento intensivo da grama, invariavelmente leva ao enfraquecimento das plantas e ao esgotamento das reservas de nutrientes e oligoelementos do solo.

Portanto, a cobertura é a parte mais importante do cuidado do gramado na primavera, verão e outono. A fertilização é realizada após o corte e deve ser acompanhada de rega abundante das plantas. A frequência da fertilização depende da condição das plantas. O intervalo entre os curativos varia de 4 a 6 semanas, sendo o primeiro procedimento realizado imediatamente após o completo desaparecimento da neve, e o último - duas semanas antes do início do frio.

Controle de ervas daninhas no gramadoO cuidado do gramado no outono é diferente da primavera. Se durante a vegetação ativa a grama precisa de mais azoto, então, no inverno, ele é limitado neste elemento, substituindo-o por potássio e fósforo. Para simplificar o cuidado com o gramado no país, os especialistas recomendam o uso de formulações complexas que atendem plenamente às necessidades dos cereais em diferentes épocas do ano.

Os fertilizantes são aplicados secos à mão ou por meio de um dispositivo especial, ou as plantas são alimentadas com agentes líquidos, incluindo-os no esquema de irrigação.

Além da fertilização, na primavera e no verão, as ervas daninhas e os fungos que costumam povoar os gramados verdes são controlados. Se às vezes for possível lidar com os brotos de ervas daninhas manualmente, apenas o micélio será removido do local herbicidas e fungicidas sistêmicos produzidos especificamente para uso no cuidado de gramados de países.

Regar a relva do campo: sair da estação quente

Rega automática de relvaO gramado precisa de umidade durante a estação quente, enquanto a grama cresce e recebe nutrição do solo. Na faixa do meio, você pode regar o gramado 2 a 3 vezes por semana, mas às vezes o clima faz seus próprios ajustes na programação:

  • no período chuvoso, a rega é reduzida ou interrompida completamente.
  • em épocas de seca, a quantidade de água para irrigação é aumentada, mas o procedimento nunca é realizado ao meio-dia, quando o sol está mais ativo.

Devido ao risco de danos ao sistema radicular superficial das gramíneas, os gramados nunca devem ser regados com mangueira.

Todos os tipos de sistemas de irrigação, proporcionando o corte do fluxo de água ou usando o método de gotejamento. Para atender às necessidades do gramado, a profundidade de imersão deve chegar a 15–20 cm, caso contrário, parte do sistema radicular acaba em solo seco e a grama não recebe nutrição adequada.

Cobertura morta: parte do cuidado com a queda do gramado

Cobertura de solo de gramadoA manutenção do gramado na primavera determina seu futuro crescimento e beleza. As medidas tomadas no outono ajudam a manter a grama saudável até a próxima temporada.

De setembro a meados de outubro, os proprietários de gramado começam a preparar o gramado para o inverno. Um elemento importante do cuidado do gramado neste momento é a cobertura do solo. O procedimento consiste em espalhar uniformemente uma mistura de turfa, areia e húmus no local, o que ajuda:

  • aumentar a espessura da camada de nutrientes do solo;
  • melhorar o crescimento e renovação do sistema radicular;
  • estimular o crescimento da grama;
  • nivelar o gramado no próximo ano.

Você precisa cuidar do gramado o ano todo. Somente essa abordagem sistemática garantirá a qualidade longa e estável da cobertura de grama, sua beleza e densidade uniforme.

Vídeos de cuidados com o gramado na primavera

Jardim

casa

Equipamento