Tipos de capuchinha usados ​​para decorar jardins domésticos

Capuchinha de flores de jardim A capuchinha apareceu em pomares e hortas quase simultaneamente com batatas, girassóis e milho. Como essas culturas, vem da selva sul-americana.

Características do numeroso gênero Tropaeolum

Na natureza, existem cerca de nove dúzias de tipos de capuchinhas. E com toda a variedade, seja trepadeira de vários metros ou trepadeira, meio-arbustos ou plantas modestas com até 30 cm de altura, todas as capuchinhas têm características comuns, graças às quais receberam o nome genérico de Tropéolo.

Ao descrever as plantas, notou-se que as folhas densas em longos pecíolos são muito semelhantes a escudos, e o formato das corolas se assemelha a capacetes de fantasia. Como as flores eram estrangeiras, elas foram comparadas ao "troféu", um pequeno troféu. Você pode ouvir isso chagas chamados de capuchinho, os copos de flores dolorosamente brilhantes decorados com esporas parecem profundos capuzes monásticos.

Talos suculentos de capuchinha Em todas as espécies, chagas crespas ou eretas:

  • caules muito suculentos e carnudos;
  • flores únicas em pedúnculos longos que emanam das axilas das folhas;
  • tiróide arranjadas alternadamente ou folhas carnudas redondas;
  • pecíolos longos e elásticos, como folhas, frequentemente cobertos por uma camada de cera;
  • frutos pré-fabricados, divididos após o amadurecimento em três sementes redondas e enrugadas.

Nos países da América do Sul e Central, onde o clima permite, a capuchinha é uma planta perene. É impossível conseguir isso na faixa do meio, mas não é difícil conseguir uma planta que floresça efetivamente durante todo o verão no local com a ajuda de sementes. Amadurecendo em uma estação e retendo a germinação por até cinco anos, os frutos da capuchinha dão brotos poderosos em duas semanas, a partir dos quais não apenas espécies decorativas de capuchinha são obtidas, mas também capuchinhas, que dão folhas, frutos, flores e até tubérculos comestíveis .

Portanto, ao plantar e cuidar da capuchinha, é importante levar em consideração a finalidade e as características das espécies e variedades cultivadas.

Chagas estranhas encaracoladas (T. peregrinum)

Curly nasturtium estrangeiroA capuchinha estrangeira, em comparação com outras variedades, tem provavelmente a aparência mais original e memorável.

A capuchinha estrangeira tem folhas de tamanho médio com sete partes, de um tom verde claro e amarelo, com flores cortadas ao longo da borda das pétalas. A floração da capuchinha trepadeira em campo aberto começa no meio do verão e só termina com a chegada da geada. Em condições favoráveis, durante o verão, o cipó consegue dar caules encaracolados de até 3,5 metros de altura.

Esse volume de massa verde não pode prescindir de um suporte confiável, uma quantidade suficiente de sol e abundante Esmalte... O melhor lugar para plantar é uma parede, terraço, cerca de jardim ou treliça resistente para proteger a capuchinha do vento. Para aproximar a floração e melhorar a qualidade das sementes, é melhor plantar capuchinhas estrangeiras no solo com mudas.

Chagas pequenas (T. minus)

CapuchinhaOs caules das espécies mais pequenas de capuchinha são delgados, altamente ramificados e atingem um comprimento de 25–35 cm. Nos cílios existem muitas folhas arredondadas de tamanho médio em pecíolos longos e elegantes. As flores da pequena capuchinha, com apenas 3 cm de diâmetro, são amarelas com manchas nas pétalas, sendo os esporões desta espécie curtos e ligeiramente curvos.

Esta é uma das chagas mais despretensiosas, plantar e cuidar que não será difícil mesmo para um jardineiro com pouca experiência.A planta é cultivada com sucesso em recipientes e em campo aberto. A floração começa em junho e as sementes amadurecem bem na faixa do meio.

Chagas perenes (T. peltophorum)

Perennial Shield NasturtiumNo Equador e na Colômbia, onde a planta foi descoberta originalmente, esse tipo de capuchinha é conhecido como uma planta perene despretensiosa. Mesmo em invernos amenos na Europa, por exemplo, na Grã-Bretanha, os matagais de quatro metros de capuchinhas com escudos não congelam ligeiramente, apenas param de florescer.

Na Rússia, o rizoma carnudo dessa cultura amante da luz não resiste ao congelamento do solo, portanto, como outras capuchinhas, é plantado na primavera com sementes ou mudas. Para o plantio de capuchinhas com escudo, são escolhidas áreas protegidas de correntes de ar:

  • com solo fértil solto com uma reação alcalina fraca;
  • aceso na camada superior e sombreado no nível da raiz.

A planta com hastes rasteiras de quatro metros pode ser usada como cobertura do solo ou cultivada em suportes, fazendo belas decorações de jardim vivas com suas folhas verdes escuras e flores grandes de 6 centímetros.

Chagas grandes (T. majus)

Capuchinha grandeA capuchinha grande existe em forma de arbusto de até 60 cm de altura, bem como na forma de planta ampelosa com caules de até 2,5 metros de comprimento. Os caules suculentos são altamente ramificados e bastante frágeis. As folhas são arredondadas, tiróides, e atingem 8 cm de diâmetro e são cobertas por uma floração azulada perceptível na parte inferior.

Capuchinha branca grandeHoje, os jardineiros estão bem cientes das nasturtiums simples e terry desta espécie, com flores perfumadas espetaculares nas cores amarela, creme, laranja e vermelha. Existem variedades com flores variegadas em cores vermelho-laranja ou amarelo. Uma característica da espécie é a floração precoce e longa, bem como a auto-semeadura abundante no final da temporada. Nesse caso, a planta é prejudicada por uma nutrição abundante. A chagas engorda, criando verdes densos, mas reduzindo a floração.

Chagas simples e terry cultivadas (T. cultorum)

Terry nasturtium culturalCom base na capuchinha grande e na tireóide, muitos híbridos originais foram criados hoje, unidos sob o nome comum de Tropaeolum cultorum. As plantas com altura de 40 cm a 3 m na Rússia são cultivadas como anuais. As folhas da tireóide dessa espécie podem ter não apenas a cor verde usual, mas também uma espessa tonalidade roxa. Flores na gama característica de capuchinhas emanam das axilas das folhas, têm um diâmetro de até 5 cm e podem ser simples ou duplas.

A floração em massa e pequenas formas não superiores a 30 cm, e enormes capuchinhas trepadeiras ocorrem de junho ao final do outono. Durante esse período, as sementes amadurecem bem e podem ser usadas para semear na próxima primavera.

Plantar e cuidar da capuchinha tuberosa (T. tuberosum)

Arbusto de capuchinha tuberosaPlanta herbácea, trepadeira, com rebentos de três a quatro metros de comprimento, coberto por pequenas folhas de cinco dedos. Flores em forma de funil com sépalas laranja-avermelhadas ou rosa abrem em julho, e seu número não diminui até outubro.

A capuchinha tuberosa ou Mashua foi incluída na dieta da população local na Colômbia, Equador e Peru por milhares de anos. Porém, na Europa durante muito tempo foi conhecida apenas como planta ornamental com caules poderosos capazes de subir a grandes alturas, fixando-se nas paredes com pecíolos de folhas e rebentos laterais.

Tubérculos tuberosos de capuchinhaEste tipo de capuchinha, como em sua terra natal, nas regiões montanhosas dos Andes, prefere o frescor e a umidade em abundância. O comprimento dos tubérculos, lustrosos com casca cerosa, formados no solo chega a 20 cm.Além disso, algumas variedades de capuchinhas, além de brancas, apresentam safras rosadas, amarelas e roxas de até 1,5 kg por arbusto.

Todas as partes da planta são comestíveis. Os tubérculos são cozidos, congelados, assados ​​ou comidos crus. E folhas e flores são usadas para saladas e marinadas. Plantar e cuidar dessa espécie de capuchinha não é muito diferente de cultivar batatas. Semear com sementes é possível, mas o plantio na primavera de tubérculos de sementes dá o melhor resultado.

Chagas de cinco folhas (T. pentaphyllum)

Capuchinha de cinco folhasCapuchinha crespa herbácea perene forma videiras com cerca de 6 metros de comprimento, plantadas com folhas verdes claras semelhantes a palmeiras, como o trevo. Atira facilmente escalar encostas de montanhas, cercas rochosas e até paredes de edifícios.

Pelo formato incrível, como na foto, das flores da capuchinha nos países de língua inglesa, a planta foi batizada de "sapato de senhora" ou "perna de senhora". Na verdade, flores isoladas rosa-avermelhadas, com pouco mais de um centímetro de tamanho, surpreendem com graça. Quando a floração está completa, sementes redondas e azuis brilhantes aparecem no lugar de minúsculas corolas.

Chagas multifoliadas (T. polyphyllum)

Capuchinha multifoliadaCipós de até 3 metros de comprimento, cobertos por pequenas folhas em forma de dedo de tom verde-prateado, são capazes de formar grandes tubérculos subterrâneos, que hibernam com sucesso no solo em uma área favorável.

A chagas produz novos brotos e flores amarelas brilhantes ao longo da estação e, com o início do frio, toda a parte aérea morre. Depois de um inverno ameno, os tubérculos deixados no subsolo dão vida a uma nova planta. Na Rússia, é mais fácil propagar e cultivar essa espécie por meio de sementes.

Capuchinha fina (T. speciosum)

Bela capuchinhaCapuchinha perene com videiras de três metros de comprimento. As folhas são verdes brilhantes com cinco lóbulos e nervuras longitudinais bem visíveis. Quando as flores a céu aberto, de cor vermelha profunda, murcham, aparecem em seu lugar frutos azuis contendo pequenas sementes.

A chagas prefere um solo solto ácido, onde forma tubérculos carnudos e suculentos. Quando o solo seca, a planta rapidamente perde seu efeito decorativo, então o solo adubo e fornecem sombreamento para as raízes e parte inferior das hastes.

Tricolor nasturtium (T. tricolorum)

Capuchinha tricolorCipó perene da América do Sul com brotos de pelo menos 2 metros de comprimento é coberto por pequenas folhas de cinco ou sete dedos. A floração dura cerca de três meses e é acompanhada pelo aparecimento maciço de flores laranja-escarlate com uma borda preta e um coração amarelo brilhante em longos pedúnculos cor de vinho. Este tipo de capuchinha trepadeira, infelizmente, não tolera muito bem as geadas, portanto, na faixa do meio é cultivada apenas em ambientes internos ou com mudas.

Azure capuchinha (T. azureum)

Chagas AzureEsta capuchinha perene, originária do Chile, distingue-se não apenas por sua bela tonalidade azul das flores, mas também por sua forma surpreendentemente elegante. O aparecimento de pequenas flores com cinco pétalas arredondadas, esporas curtas e centro branco-amarelado começa em maio e dura um mês. A altura da planta, que é um arbusto em sua terra natal, varia de 60 a 100 cm, neste caso, os caules são recobertos por folhas de dedo de 2 cm de cor verde pálido.

Chagas de esporão curto (T. brachyceras)

Chagas curtasFlores amarelas brilhantes com esporas curtas largas de cor rosada aparecem em pedúnculos finos e hastes encaracoladas densamente espalhadas deste tipo de capuchinha. As folhas são minúsculas, com cinco dedos, muito delicadas.

Para acelerar a germinação e aproximar a floração, eles recorrem ao método de plantio de capuchinha com mudas, que pode levar até 2 meses para cuidar em casa. As sementes são semeadas a uma profundidade de um centímetro em areia fina, misturadas com composto e mantidas a uma temperatura de 15 a 20 graus. As mudas aparecem somente após 4-6 semanas ou mais tarde. As mudas que aparecem são distribuídas em vasos separados de turfa e, quando a planta fica mais forte, são plantadas em local ensolarado e com solo bem drenado.

Vídeo sobre capuchinha

Comentários
  1. Albina Andreevna Knyazeva

    Entre as muitas flores bonitas, a capuchinha ocupa um lugar especial. Na maioria das vezes, é encontrado em dachas e no projeto de varandas. É utilizado para paisagismo vertical, em recipientes suspensos. Mas existem cultivares mais simples e terry. A seleção de várias espécies de todo o mundo é muito interessante. Fiquei especialmente surpreso com a capuchinha estrangeira.Tal beleza, delicadeza e singularidade de uma flor raramente podem ser encontradas. Chagas tricolor é bom! É assim que se apresentam as flores em um longo caule, projetando-se acima da vegetação do mirante.
    Uma planta tão ornamental e até comestível. Eu uso sementes verdes, coloco na marinada. As folhas da salada criam um sabor especial. Acontece que as raízes grossas da capuchinha tuberosa são usadas como batatas. Um ponto brilhante de capuchinha no jardim é sempre edificante.

enviar comentário

Jardim

casa

Equipamento