Escolhendo uma avenca para a casa de acordo com a foto e descrição da espécie

A natureza nunca para de surpreender as pessoas com sua perfeição Além do conhecido por muitos amantes de plantas de interior cabelo de Vênus, muitas espécies relacionadas são interessantes, despretensiosas e decorativas. Para melhor representar toda a variedade de samambaias, é útil estudar as descrições das espécies de avencas e as fotos dessas belas e despretensiosas plantas.

Avenca de quatro folhas (A. Tetraphyllum)

Avenca de quatro folhas (A. Tetraphyllum)

Uma samambaia sul-americana, a avenca-gigante de quatro folhas, encontrada na natureza nos planaltos montanhosos do Brasil, é uma das plantas ornamentais mais interessantes do gênero. Ao contrário de muitas variedades de avencas, que têm folhagens complexas, aqui as plantas frondosas são pontudas e parecidas com dedos.

Os caules das folhas são pintados em tons de verde-castanho e erguem-se quase meio metro acima do solo. As folhas são um pouco caídas, com lóbulos agrupados alternadamente nas hastes. Os próprios lóbulos são trapezoidais assimétricos, de tamanho médio, brilhantes por fora. Os sori densamente inseridos estão localizados ao longo da borda na parte de trás.

Os caules das folhas são de cor verde-marromMaidenhair de quatro folhas tolera perfeitamente a vida em condições internas. Ele se propaga dividindo o rizoma, que é espesso na samambaia e se estende superficialmente sob a superfície do substrato.

Avenca transparente (A. diaphanum)

Avenca transparente (A. diaphanum)Para esta avenca, como na foto, a formação de folhas duplas pinadas, cortadas ao longo de uma das bordas, é característica. Os segmentos de uma folha não excedem três centímetros de comprimento, enquanto o comprimento total de uma folha estreita e pontiaguda pode chegar a 25 centímetros.

Os lóbulos são largos, obovados ou ovais, verdes. Os pecíolos são escuros, com tonalidade verde ou marrom. Os esporângios convexos estão localizados ao longo da borda externa da folha.

A altura total do tipo decorativo chega a 35-40 cm, enquanto a samambaia, nativa da Indochina, Austrália ou Polinésia, cresce bem no apartamento.

Avenca-gigante (A. caudatum)

Avenca-gigante (A. caudatum)A terra natal desse tipo de avenca, que prefere se instalar não só nas pedras, mas também nos troncos de grandes representantes da flora, é a América do Sul. A avenca caudada distingue-se pela presença de folhas longas, de até 40 cm.

As folhas da primeira ordem nos pecíolos são dispostas alternadamente, bem entre si. Eles têm uma forma trapezoidal fortemente dissecada. Os dentes são cegos ou arredondados nas bordas. Os esporos estão localizados no lado externo dos segmentos foliares, em densos entalhes de esporângios formados ao longo do corte.

Como uma cultura ambiente, a avenca-rabuda é mais caprichosa do que outras espéciesComo uma cultura ambiente, a avenca-rabuda é mais caprichosa do que outros tipos de avenca. A planta exige mais Esmalte, visto que o solo seco para rizomas de samambaia é destrutivo. É tão importante manter alta umidade no ambiente onde as espécies de avencas mostradas na foto estão contidas.

Maidenhair em forma de cunha (A. cuneatum)

Maidenhair em forma de cunha (A. cuneatum)A samambaia é nativa das florestas tropicais da América do Sul na aparência e estrutura da copa e as folhas lembram outras variedades de avenca, já apreciada pelos floricultores. A diferença fundamental entre a avenca em formato de cunha está na forma e na localização do sori. Nesse caso, os esporos amadurecem nas ranhuras ao longo da borda das folhas de primeira ordem. O esporângio tem a forma de um rim ou de uma ferradura.

Adiantum finamente pubescente ou de pêlo fino (A. hispidulum)

Adiantum finamente pubescente ou de pêlo fino (A. hispidulum)Na natureza, a avencarinha-de-pêlo pequeno é encontrada nas regiões montanhosas da África, onde a planta também pode ser vista no sopé, coberta por densas florestas, quase na linha de neve.Representantes desse tipo de avenca podem ser encontrados em outras partes do mundo, por exemplo, na Austrália, Nova Zelândia e Índia.

O adiantum hispidylum forma folhas dissecadas em forma de palmeira com segmentos em forma de diamante. O comprimento dessa folha pode chegar a 45 cm.

Adiantum hispidilumOs esporângios da pequena avenca pubescente estão localizados ao longo da linha de corte do segmento de folha quase próximos um do outro. Os pecíolos, como em muitas variedades de avencas, são escuros, finos, bastante fortes.

A espécie é de interesse tanto para os jardineiros domésticos quanto para os amantes do cultivo de samambaias no jardim de inverno.

Avenca trapezoidal (A. trapeziforme)

Avenca trapezoidal (A. trapeziforme)Uma planta perene bastante grande, mesmo em condições internas, cresce até um metro de altura. O berço da avenca trapezoidal é a África Central e do Sul, onde a samambaia prefere instalar-se à sombra de plantas grandes.

A cultura tolera bem as mudanças de temperatura diárias e sazonais, mas reage negativamente ao ar seco e ao ressecamento do solo. Os pecíolos das folhas são quase pretos, finos. Folhas grandes, espalhando-se em condições naturais, em vaso formam uma bela copa caída.

Os segmentos da folha desta avenca, como na foto, são em forma de losango, verde-claro, com uma borda arredondada e assimétrica. As áreas de formação e maturação de esporos estão concentradas ao longo do corte do lóbulo da folha.

Bela avenca (A. venustum)

Bela avenca (A. venustum)Esta planta bem cuidada e muito elegante tem apenas 20 centímetros de altura. A pátria da bela avenca são as regiões subtropicais da Indochina, onde a espécie, como na foto, se instala em placas de pedra sob a copa da floresta.

De acordo com a foto e descrição da avenca, apresenta folhas perfuradas complexas e pinadas com segmentos de forma ovóide. A borda externa, onde os esporos amadurecem, é finamente dentada. A cor das folhas é verde claro.

Linda avenca (A. formosum)

Linda avenca (A. formosum)A bela avenca que vive nas florestas da Austrália e da Nova Zelândia é caracterizada por folhas abertas repetidamente dissecadas com cerca de 60 cm de comprimento.Os segmentos verdes são pequenos, em forma de diamante, muitas vezes assimétricos, com uma lâmina de folha fina.

Os pecíolos da avenca são marrons e quase pretos na parte inferiorOs esporângios escuros de tamanho médio estão localizados no corte externo da folha. Os pecíolos da avenca, como podem ser vistos na foto, são marrons e na parte inferior quase pretos. A planta é adequada para cultivo doméstico, tolerando perfeitamente a manutenção à sombra ou sombra parcial.

Tender maidenhair (A. tenerum)

Tender maidenhair (A. tenerum)Você pode ver a avenca gentil em condições naturais na zona tropical do continente americano, bem como nas Antilhas. Pela descrição e foto da avenca, pode-se perceber que a planta é de grande interesse para os floricultores. No entanto, não se esqueça que a espécie é bastante grande. Suas folhas às vezes atingem 0,7 metros de comprimento. Eles têm uma forma de penas tripla. Segmentos pequenos em forma de cunha, densamente inseridos em pecíolos finos e rígidos de quase 30 cm de comprimento.

Segmentos pequenos em forma de cunha firmemente inseridos em pecíolos finos e rígidosEm casa, a planta requer os mesmos cuidados e manutenção que o mais conhecido cabelo de Venus avenca. O feto adapta-se bem ao cultivo em vaso, reproduz-se bem de forma vegetativa. A planta pode ser usada para corte.

Maidenhair delicadas variedades FarleyenseDelicate maidenhair Farleyense é uma planta graciosa nativa de Barbados. Pequenas folhas claras de primeira ordem são excisadas densamente ao longo da borda, o que lhes dá uma aparência de franjas. A folhagem jovem tem uma tonalidade dourada ou rosa perceptível. As folhas maduras atingem uma altura de 25-30 centímetros.

No conteúdo caseiro, a avenca, como na foto, é mais caprichosa do que variedades semelhantes. Isso se reflete no medo das correntes de ar, exigindo umidade do ar e proteção obrigatória do sol.

Maidenhair in nature - vídeo

Jardim

casa

Equipamento