Por que você precisa de um separador de leite e como ele funciona

fazendeiro separador Se você é um aldeão e tem uma família vaca, é necessário um separador de leite. Mesmo uma vaca, se for um balde, alimentará a família com creme de leite e queijo cottage. Amamentas improdutivas não são mantidas no quintal agora - é irracional. Depende do número de vacas, da produtividade delas, do modelo de separador que você precisa comprar.

Em que se baseia o processamento de laticínios?

sistema de reciclagem

O leite de vaca fresco é uma suspensão na qual glóbulos de gordura, chamados de nata, são misturados às moléculas mais pesadas do resto do leite. Eles são facilmente separados do volume do produto flutuando para cima. Os separadores de leite foram projetados para acelerar a separação das frações. Posteriormente, o resíduo pesado é estratificado em massa de coalhada e soro de leite, mas isso ocorre após a fermentação. Existem também separadores para separá-los.

Você pode separar o creme durante a separação em qualquer porcentagem.

Se o resultado final do processamento for 1:10, significa que para cada 10 litros de leite desnatado, 1 litro de nata é obtido a partir de 11 litros de leite. É um creme contendo grande quantidade de óleo e uma pequena fração líquida. Mas você pode obter 3 litros de creme por 8 litros de leite desnatado. Tal nata será líquida e pouco óleo resultará deles. O separador permite que você crie uma proporção de 1: 4 a 1:12.

separador de leiteNo dia a dia e para o processamento primário do leite de pequenas propriedades, apenas se utilizam separadores ou separadores de creme, o que dá no mesmo. A separação do creme ocorre sob a influência da força centrífuga, que lança as partículas pesadas para a periferia, enquanto as leves ficam mais próximas do centro. Após a separação, resta selecionar as frações em recipientes separados.

O separador de leite é um sistema sintonizado de fornecimento contínuo de leite a um tambor de disco giratório e seleção de creme e leite desnatado, ou leite desnatado.

Mas o processo depende de muitos fatores:

  • velocidade de rotação do tambor;
  • tarefas para obter uma certa proporção de leite desnatado e creme;
  • na temperatura e taxa de fluxo do leite através da centrífuga.

Um usuário experiente encontra sua própria proporção de todas as variáveis ​​e tenta segui-la. É importante para o usuário com um dispositivo manual capturar o número necessário de revoluções do inversor manualmente. O separador elétrico de leite é previamente configurado usando os botões de modo.

Princípio de funcionamento do separador

peças separadorasOs separadores de creme manuais e elétricos disponíveis comercialmente são baseados no princípio geral de separação de pasta em um tambor de gatilho. Esta é a unidade principal, que consiste em um pacote de placas separadoras, colocadas em um copo e fechadas com uma tampa em cima. As placas perfuradas são empilhadas em uma ordem específica, criando 6 orifícios de saída do leite. Para o creme, a saída fica mais perto da lateral do copo. O produto é despejado no recipiente receptor do separador de leite. Através de uma torneira de cortiça ajustável, o leite flui para a câmara de flutuação e de lá flui para o vidro central do tambor.

O leite no tambor do disco é separado por forças centrífugas em cada disco. Por meio de canais comuns, o retorno sobe para a câmara receptora e é descarregado pelo chifre no recipiente. O creme cai na outra câmara. Impurezas acidentais entram no reservatório. É assim que um separador de leite doméstico funciona, independentemente do tipo de unidade.Técnicas para operação correta, a seqüência de operações são refletidas nas instruções de operação para o separador.

É obrigatório para todos os separadores domésticos enxaguar e secar bem todas as peças após a destilação do leite.

Surpreendentemente, se a louça não estiver suficientemente limpa, não estiver arrumada na ordem correta, a máquina não funcionará e o leite sairá de todas as fendas.

Modelos de separadores para uso doméstico

processo de separaçãoNa hora de escolher um separador de creme, é necessário levar em consideração as características de cada consumidor:

  1. Um volume de processamento único determinará a escolha do volume do recipiente receptor. Quanto mais leite você precisar destilar, maior será a tigela necessária para que nenhum leite seja adicionado a cada minuto. Eles produzem embalagens de 5,5 e 12 litros.
  2. O separador universal combina a limpeza do leite das impurezas e a separação do creme.
  3. Se mais de 30 litros de leite forem destilados diariamente, uma máquina movida a eletricidade será a melhor compra.
  4. As peças de metal são mais duráveis, vida útil mais longa, mas são mais caras do que os separadores de plástico.

separador motor sichUm dos separadores mais populares é o separador Motor SICH. Este é um eletrodoméstico de tipo aberto para uso universal. A marcação depende da capacidade, medida em l / h. O separador pode funcionar por uma hora, então um intervalo é necessário para resfriar o motor. A conexão com o separador passa por um redutor e um redutor. O receptor de leite é projetado para 12 litros. O reverso pode ser eliminado em até 0,05% de gordura. A proporção de creme para leite desnatado pode ser de 1: 4-1: 10. Tal unidade custa a partir de 6,5 mil, dependendo da configuração e do material de fabricação da peça útil.

O leite deve ser aquecido antes da separação. Se não houver termômetro à mão, o leite deve estar igual à temperatura dos dedos, o que significa que o dedo sente que o leite está ligeiramente quente.

Você precisa abrir a torneira e colocar o leite no sistema depois que o separador pegar velocidade, aquecer e ficar inativo por cerca de cinco minutos.

O separador Farmer difere do aparelho anterior por uma maior velocidade de rotação do tambor de disco, 1450 rpm, o que significa uma separação mais eficiente do leite em nata e retorno. A frequência de rotação do tambor é ajustável. O dispositivo pesa apenas 3 kg.

Os separadores manuais RZ OPS são projetados para baixa produtividade. O conjunto inclui uma tigela de 5,5 litros. Na versão de plástico, o separador custa 3 mil, na versão de metal é duas vezes mais caro.

Como fazer seu próprio creme de leite

separador caseiroNo entanto, os artesãos chegaram à conclusão de que você pode criar um separador de leite com as próprias mãos, usando a mesma força centrífuga. O diagrama mostra o aparato mais simples de separação do creme e do retorno às frações.

Ao girar sob a ação da aceleração centrípeta, quanto mais pesada a partícula, mais longe e com maior força ela é lançada. Se você pegar um recipiente, despeje o leite nele e dê uma velocidade de rotação suficiente, o líquido se separará. A fração leve estará mais próxima do centro, enquanto a fração da água se concentrará nas paredes giratórias e tenderá a voar mais longe.

Um orifício é feito no cilindro giratório com uma agulha fina. É colocado em um recipiente estacionário que receberá o spray. É importante saber a quantidade de leite desnatado a ser ingerido. Isso é determinado antes do início da separação. A parte que permanece no cilindro interno é a fração leve, creme.

E quanto mais leite desnatado for consumido, mais espesso será o creme.

Esse separador caseiro permite processar apenas uma porção de leite, após o qual você pode fazer uma nova carga. O torque pode ser transmitido de qualquer motor. A velocidade de rotação do tambor não deve exceder 1400 rpm.

A vibração é outro princípio de separação de leite, mas não encontrou aplicação em separadores de leite domésticos.Os separadores magnéticos para separar o creme do leite frio e o soro do queijo cottage são usados ​​no processamento industrial, modelo A-1 AXO.

Como montar um separador - vídeo

Jardim

casa

Equipamento