Doenças das abelhas: sinais, medicamentos para tratamento e medidas de prevenção

As abelhas são suscetíveis a várias doenças As abelhas, como outros insetos, são suscetíveis a várias doenças. Além da influência negativa do ambiente externo, frio, alta umidade e outros fatores, existem doenças infecciosas perigosas das abelhas. Se a causa das doenças não infecciosas é na maioria das vezes a supervisão do apicultor, então bactérias, vírus, fungos patogênicos, protozoários, ácaros de várias espécies e insetos parasitas se tornam a fonte de infecções.

É das doenças infecciosas que se propagam de inseto a inseto que perece o maior número de abelhas adultas e crias. Para tomar as medidas oportunas de tratamento, bem como, se possível, prevenir o problema, é importante conhecer as doenças existentes nas abelhas e seus sinais.

Varroatose de abelhas

Abelha infectada com carrapato O agente causador da varroatose das abelhas é um ácaro que parasita os insetos e na colméia, multiplicando-se nas larvas e pupas das operárias e zangões, e então, após a liberação dos insetos, alimentando-se e vivendo das abelhas. Com grave infestação, os ácaros podem ser avistados sem muito esforço nos habitantes da colmeia e na ninhada, bem como nos favos e nos restos das abelhas.

Os insetos afetados por carrapatos enfraquecem e morrem, enquanto a fonte de varriatose nas abelhas costuma ser:

  • indivíduos infectados presos na colmeia quando os insetos são introduzidos em uma família enfraquecida ou quando um apiário se muda para áreas onde a infecção está espalhada;
  • portando larvas ou os próprios ácaros do favo de mel.

Para prevenir o desenvolvimento da doença no apiário, é importante ter uma postura responsável na compra de novas famílias, rainhas e ninhadas, monitorar a situação epidêmica da área onde a fazenda está localizada e monitorar a limpeza do as colmeias e favos.

Varroatose de abelhasA varroatose das abelhas é uma doença quarentenária, aos primeiros sinais de que são necessárias medidas sanitárias e higiénicas rigorosas e restritivas, bem como várias sessões de fumigação com preparações para abelhas como Folbex e fenotiazina. Como medida terapêutica, as colmeias e seus conteúdos são tratados com enxofre purificado e varroatina.

Medicamentos acaricidas e antibacterianos são usados ​​para tratar abelhas.De acordo com as instruções do ApiMax para abelhas, será útil para expulsar ácaros nocivos. A preparação natural tem efeito estimulante não só acaricida, mas também antibacteriano. Após a aplicação, a família se livra dos parasitas e recebe uma alimentação natural e segura com substâncias biologicamente ativas.

Nosematose de abelhas

Nosematose de abelhasA diarreia é um sintoma característico da doença das abelhas. Manchas de excrementos líquidos com narizmatose são fáceis de notar em todos os locais onde os insetos estão localizados. Além disso, a doença causada por protozoários se manifesta em abundância sob o mar e até mesmo a morte de rainhas.

A causa raiz da doença nosema em abelhas às vezes é o cuidado insuficiente com os insetos, impurezas inaceitáveis ​​na ração, qualidade de inverno pobre ou poucos indivíduos jovens na colmeia.

Todos esses fatores enfraquecem a família, e os patógenos da narizmatose das abelhas que penetram com água ou se alimentam da colmeia entram no solo nutriente e iniciam sua atividade destrutiva. Um indivíduo doente pode ser reconhecido por um abdômen acentuadamente aumentado. A menos que uma ação urgente seja tomada, a doença das abelhas ameaça perder a maior parte dos sete e enfraquecer os insetos restantes.

Nosematose é tratada com xarope de açúcar fumagilinaComo método de tratamento da doença, é oferecido às abelhas xarope de açúcar misturado com fumagilina. Para 25 litros de xarope, deve haver 20 gramas do medicamento. Essa quantidade de preparação para as abelhas é suficiente para cinco famílias.

A prevenção de doenças não é menos importante do que o tratamento. No que diz respeito à narizmatose, é necessário providenciar cuidados com os insetos, e à menor suspeita, realizam uma limpeza mecânica minuciosa das colmeias, esquadrias, todo o equipamento com desinfecção completa de tudo com que as abelhas tenham contato.

Acarapidose de abelhas

Acarapidose de abelhas - infestação por ácarosOutra doença causada por ácaros nocivos é a acarapidose das abelhas. Os parasitas infectam o trato respiratório dos insetos e, devido ao crescimento suave do problema, pode ser difícil identificar imediatamente a doença das abelhas e seus sintomas.

As primeiras manifestações da doença podem ser vistas durante um voo purificador da primavera, quando um grande número de insetos com asas retorcidas de forma não natural é encontrado próximo à entrada. Essas abelhas apenas rastejam, incapazes de decolar. A propagação da doença é facilitada pela alta umidade e a falta de cuidados sistemáticos com o apiário, e um perigo especial vem de animais perdidos ou insetos adquiridos em um local não controlado.

Danos ao trato respiratório das abelhas - acarapidosePara que o apiário não sofra da doença das abelhas, é necessário recorrer a métodos de tratamento aos primeiros sinais de acarapidose. Para isso, as saídas em massa de abelhas são estimuladas de todas as formas. Isso pode ser feito colocando as colmeias com suas entradas para o sul. Como resultado, a família se livrará de pessoas idosas e doentes. Abundante alimentando na época do aparecimento das abelhas jovens antes do inverno. Não devemos esquecer os medicamentos para as abelhas. Para acarapidose de abelhas, é eficaz o uso de Folbex e ApiMax à base de extrato de coníferas para abelhas.

Ascosferose de abelhas

Ascosferose de abelhasA disseminação da varroatose nas abelhas faz com que os insetos se tornem presas fáceis para outras infecções secundárias. Uma dessas doenças que acompanham o ataque de carrapatos é a ascosferose das abelhas, causada por fungos patogênicos. O aparecimento da doença das abelhas e seus sintomas são facilitados pela alta umidade do ar, clima chuvoso e frio, quando os patógenos se dissipam e se multiplicam mais ativamente.

Você pode lidar com a doença seguindo estritamente as seguintes recomendações de apicultores experientes:

  • os insetos são transferidos para colmeias limpas, com uma forte derrota, todos os quadros com sinais de doenças das abelhas são colocados em cera;
  • ninhadas mortas e insetos são queimados;
  • em vez de rainhas velhas, plantam-se jovens saudáveis, arranjando uma estação sem ninhada para evitar a propagação da doença;
  • as abelhas recebem comida saudável, água limpa e xarope como cobertura;
  • as colmeias são isoladas, limpas;
  • as famílias diminuem e os fracos, ao contrário, procuram fortalecê-las com crescimento jovem e ninhada forte.

Askosan e Unisan são usados ​​para tratar a ascosferose de abelhasPara o tratamento, são utilizadas preparações eficazes para abelhas como Askosan e Unisan. Além dessas formulações, o ApiMax é utilizado para abelhas, de acordo com as instruções, é eficaz contra o ataque de carrapatos e auxilia no enfrentamento de infecções causadas por outros tipos de parasitas. Como medida preventiva, a preparação à base de extratos naturais de plantas também é útil como profilaxia. Nesse caso, é adicionado a um caroço na primavera, imediatamente após o voo.

Quando se efetua o beneficiamento de colmeias, triagem e destruição de abelhas infectadas com ascosfose e armações, é necessário limpar, enxaguar e desinfetar os equipamentos e roupas de trabalho do apicultor.

Foulbrood e outras doenças infecciosas das abelhas

A lista de doenças infecciosas das abelhas não se limita às doenças descritas acima. Os insetos e suas crias em apiários são afetados pela aspergilose, morrem de febre paratifóide e paralisia viral. Nos últimos casos, as abelhas perdem a capacidade de se mover. Sem tratamento e prevenção adequados, as famílias ficam mais fracas e podem desaparecer completamente.Derrota das abelhas por foulbrood

As infecções quarentenárias graves incluem várias variedades existentes de crosta que infectam a ninhada.Existem tipos de doenças europeus e americanos. Mas em ambos os casos, os patógenos microscópicos podem manter sua atividade por um tempo incrivelmente longo em equipamentos, inventário, no solo em um apiário infectado. A infecção entra na ninhada com a ração retirada dos favos de mel inseminados, pelo contato com insetos doentes, pelo uso de bebedores e alimentadores.

Os sinais externos desta doença das abelhas são expressos na cor variegada da ninhada e, em estágios posteriores de sua morte, transformando-se em uma massa podre marrom-acinzentada com um cheiro correspondente.

Se os veterinários confirmarem a presença de foulbrood de um tipo ou de outro, o apiário é declarado zona de quarentena. Uma área com diâmetro de até 15 quilômetros está sendo fechada. As abelhas são transferidas para colmeias saudáveis. Eles são oferecidos massa ou xarope com uma das preparações mais eficazes para as abelhas. A ninhada afetada é destruída, as armações são reaquecidas com cera técnica.

Revisões regulares da família e desinfecção da colmeia - prevenção de foulbroodComo medida preventiva para tão perigosa doença, propõe-se a realização de inspeções regulares às famílias, limpeza e desinfecção de colmeias, armações e todos os equipamentos utilizados. Ao mesmo tempo, as abelhas devem receber apenas alimentos saudáveis ​​de alta qualidade, usar água limpa para beber.

Preparações de abelha

Para doenças, as abelhas são tratadas com celidôniaO já citado ApiMax pode ser considerado um exemplo de meio eficaz de luta. O produto reúne todas as propriedades benéficas do extrato de coníferas para as abelhas, além de extratos de plantas medicinais como alho, equinácea, pimenta, eucalipto e absinto.

Tentando não usar produtos químicos, alguns apicultores recorrem a remédios naturais, como a infusão de celidônia. Esta planta provou ser eficaz contra todos os tipos de loque, varroatose, narizmatose e ascosferose. O tratamento médico das abelhas com celandine é realizado conforme a necessidade e, profilaticamente, a colmeia, quadros com insetos e ninhadas são irrigados na primavera e duas vezes na segunda metade do verão.

Lozeval é usado para aumentar a imunidade das abelhas.Uma boa proteção antiviral e antibacteriana é uma pastilha de abelha. Este é um medicamento russo eficaz contra patógenos de doenças perigosas das abelhas, como:

  • doença filamentosa que imobiliza insetos de trabalho;
  • foulbrood de tipo europeu e americano;
  • paratifóide e outras doenças, um sintoma das quais é diarreia severa;
  • paralisia de abelhas, detectada quando as colmeias são mantidas de forma inadequada, acompanhada de morte em massa e aparecimento de indivíduos com asas ainda não desenvolvidas;
  • ninhada sacular, ameaçando morte em massa de larvas.

De acordo com as instruções de uso, a pastilha para abelhas pode ser utilizada como agente terapêutico e profilático que aumenta a imunidade dos insetos melíferos.

Características de doenças não infecciosas de abelhas

A violação das regras para a criação de abelhas leva à doençaUm apiário não será capaz de viver plenamente se os insetos nele não forem fornecidos com as condições adequadas. A violação das regras para a criação de abelhas acarreta não apenas o enfraquecimento das famílias, mas também o desenvolvimento de doenças primeiro não infecciosas e depois infecciosas.

As causas das doenças não infecciosas das abelhas são:

  • alimentos não saudáveis ​​e água suja e inutilizável;
  • incumprimento das regras de higiene, controlo insuficiente do estado das colmeias, quadros e quantidade de mortes;
  • coleta em áreas tratadas com pesticidas ou outros produtos químicos;
  • aquecimento insuficiente das colmeias ou, pelo contrário, a sua cozedura;
  • falta de suborno na ausência de fertilização adicional.

Toxicose causada por melada e produtos químicos pode levar à morte de abelhasEntre as doenças comuns em insetos causadas por causas externas, pode-se citar a toxicose do pólen e do néctar. Essas doenças das abelhas são causadas pelo fato de que a coleta no território é realizada a partir de plantas perigosas. Os insetos melíferos com sinais de envenenamento ficam inquietos, têm convulsões e, numa fase grave, morrem. Sem a ajuda do apicultor, todas as famílias podem ser seriamente afetadas. São destruídas as colheitas que são venenosas para as abelhas, semeiam-se melíferas, caso não seja possível, as colmeias terão de ser transportadas para outro local.

A toxicose causada por produtos químicos e melada é perigosa para as colônias de abelhas. Neste caso, é necessário tomar todas as medidas para melhorar a saúde da dieta e proteger as abelhas de fontes de perigo. Como método de tratamento da doença, as abelhas recebem xarope de açúcar puro e água.

O útero enche as células com óvulos de zangãoApicultores novatos geralmente ficam ansiosos quando a rainha começa a botar ovos não fertilizados. Essa condição não é um sinal de doença, mas apenas significa que é hora de os zangões aparecerem na colmeia. É graças à partenogênese nas abelhas que os machos são formados, que posteriormente fertilizam o útero. No entanto, em alguns casos, ainda vale a pena ficar atento. Se a rainha preencher as células destinadas às operárias com ovos de zangão, isso pode indicar a necessidade de substituí-los.

Doenças das abelhas e seus sinais - vídeo

enviar comentário

Jardim

casa

Equipamento