Combatendo doenças do repolho

doenças do repolho Muitas vezes, após a colheita da couve, por falta de tempo dos jardineiros ou por outros motivos, as folhas e os tocos permanecem no local. É claro que até a próxima primavera a maior parte dos resíduos da couve apodrecerá e o restante será removido antes do início do plantio. No entanto, esses resíduos podem causar enormes danos ao local se o repolho tiver sido afetado por doenças. Os esporos causadores de doenças são capazes de penetrar no solo e, com a chegada do calor, começam a se multiplicar ativamente, afetando as plantas plantadas.

Algumas das doenças mais comuns do repolho são:

  • quilha;
  • bacteriose mucosa.

Quilha de repolho

O segundo nome da doença é câncer de raiz. As plantas afetadas externamente praticamente não diferem das outras, exceto que as folhas murcham ligeiramente e ficam ligeiramente amarelas. Porém, ao retirar um toco do solo, o diagnóstico pode ser feito imediatamente: as raízes pequenas e finas parecem inchar devido aos crescimentos formados sobre elas.

A causa da doença é um fungo que se desenvolve rapidamente em solo úmido e é impossível curar plantas doentes. Eles devem ser removidos e descartados.

Keela é facilmente transferida para outras plantas através do solo no qual os fungos permanecem, portanto, o solo da área onde cresceram as plantas infectadas também deve ser removido.

Após a destruição do repolho doente, as camas devem ser tratadas com uma solução de líquido bordalês. Não será possível plantar tais safras lá antes de 5 anos.

Para prevenção doenças do repolho Quilha sobre os leitos é recomendada a aplicação de fertilizantes com predominância de cálcio, cinzas e enxofre coloidal.

Bacteriose mucosa

bacteriose viscosa do repolho

A doença também é chamada de podridão bacteriana úmida. Primeiro infecta folhas de repolho ou caule No primeiro caso, surge um odor característico, as folhas estão cobertas por uma camada viscosa e apodrecem. Logo, a bacteriose se espalha por toda a planta, até o atiçador. No segundo caso, o desenvolvimento da doença começa com um coto.

A podridão bacteriana afeta plantas enfraquecidas não só de repolho, mas também de outras safras, especialmente na presença de danos e em condições de chuvas prolongadas. É mais pronunciado durante o armazenamento da colheita em uma sala com alta temperatura ou durante o transporte.

Quando aparecem os primeiros sinais de apodrecimento, deve-se pulverizar os arbustos de couve com uma solução do preparado Binoram. Para a prevenção da doença:

  • eliminar os poços com a mesma solução;
  • sementes de picles;
  • antes de plantar mudas, trate suas raízes com fitoflavina.

Além disso, o regime de temperatura deve ser mantido durante o armazenamento da cultura.

Doenças do repolho - vídeo

Jardim

casa

Equipamento