Qual é a diferença entre caládio e cuidar dele de outras plantas de interior

Ornamental Deciduous Plant Caladium As plantas ornamentais de folhagem geralmente vêm de regiões subtropicais ou tropicais do mundo. Caladium é um gênero pequeno, mas extremamente marcante, das regiões tropicais do continente americano, incluindo 15 espécies independentes.

Em casa, as plantas herbáceas perenes vivem sob a copa da floresta, onde, em condições confortáveis, formam aglomerados densos e densos. Uma característica da cultura são as folhas grandes em formato de coração pontiagudo, devido à forma, tamanho e cores extraordinárias com que os caládios, na foto, são popularmente comparados com orelhas de elefante ou asas de anjo. E essas comparações são bem fundamentadas.

Mesmo em variedades selvagens, as placas de folha podem atingir 30-45 cm de comprimento, e um arco-íris ou a paleta de um artista podem invejar a variedade de tons nas folhas de caládio.

A planta não tem um caule regular. As folhas aparecem acima do solo em pecíolos longos e eretos e, gradualmente se expandindo, formam rosetas densas com um diâmetro de meio metro.

Tubérculo de caládio

O sistema radicular do caládio é baseado em um tubérculo achatado arredondado com um diâmetro de cerca de 7–10 cm. Na ponta do tubérculo, o rudimento do futuro arbusto é claramente visível, e a alguma distância dele existem botões dormentes. Após o plantio, o tubérculo forma um sistema radicular fibroso que, após o término do período de cultivo em casa, morre e a planta se aposenta.

O que os cultivadores inexperientes confundem com uma flor de caládio é uma inflorescência. Seu aparecimento pode ser esperado após a abertura da terceira ou quarta folha. A inflorescência se parece com uma orelha densa bastante grande, consistindo de flores masculinas e femininas e envolta em um véu pontudo.

Flores de caládioEm algumas variedades de caládio, como na foto, ele é pintado nos mesmos tons das folhas brilhantes. Mas existem variedades com brácteas brancas ou esverdeadas. A floração não dura mais do que alguns dias, e um mês após a polinização, frutos arredondados laranja-avermelhados amadurecem na primeira espiga.

Várias espécies desta planta tropical têm sido utilizadas na cultura. Um deles é o Caladium esculentum, cujos tubérculos amiláceos são comestíveis e utilizados na alimentação de vários países da América do Sul..

Mas o mundo inteiro ficou famoso não pelos comestíveis, mas pelos decorativos, como nas fotos coloridas de caládios. As plantas selvagens das espécies Caladium bicolor, Caladium marmoratum, Caladium picturatum e outras variedades tornaram-se materiais para os criadores, que subsequentemente receberam híbridos usados ​​hoje em dia na floricultura de jardins e interiores.Caladium de diferentes variedades em paisagismo

Cuidando do Caladium em Casa

O cuidado com o caládio é influenciado pelas preferências prevalecentes nas condições originais de cultivo, ou seja, nos trópicos.

Caladium variegado adora lugares iluminadosTal como acontece com todas as plantas variegadas, os caládios precisam de muita luz. E quanto mais brilhantes as cores nas folhas, mais sol a cultura precisa. Mas os raios diretos são destrutivos para aqueles que estão acostumados a viver sob as copas das plantas. O melhor lugar:

  • janelas leste ou oeste;
  • terraços abertos ou galerias que protegem a folhagem da luz escaldante;
  • troncos de árvores, se no verão a cultura for levada ao ar livre.

Se as janelas do sul forem escolhidas para vasos com flores de caládio, o sombreamento é obrigatório. No lado norte, a cor da folhagem vai sofrer inevitavelmente, então neste caso você terá que cuidar luz de fundo.

Durante toda a estação de crescimento, assim como ao armazenar tubérculos durante a hibernação, o Caladium será confortável em temperaturas ambientes normais.

Tendo em vista a origem tropical da planta, é preciso saber que o sucesso de cuidar do caládio, como na foto, em casa depende muito da umidade do ar. No verão, a cultura se desenvolve bem ao ar livre, em uma varanda ou loggia. Junto com o vaso, as plantas são plantadas no jardim ou canteiros de flores.A aparência do caládio é afetada pela umidade do ar.

Mas quando a casa está excessivamente seca, por exemplo, com os aquecedores ligados, procedimentos para mudar a situação atual devem ser incluídos no cuidado do caládio.

Borrifar folhagem não vale a pena por causa de possíveis manchas nas placas das folhas e descoloração, mas borrifar umidade sobre o arbusto dará bons resultados.

Desde a primavera, quando surgem os primeiros brotos acima do solo, e até o período de dormência, o caládio, na foto, é regado generosamente. Sinalizar para rega a secagem da superfície do solo torna-se. Se a planta não receber água a tempo, as folhas caem e perdem a atratividade. Mas a água extra no substrato também não é necessária. Pode causar a decomposição da raiz e do tubérculo. E então existe o risco de perder o animal de estimação verde.O caládio precisa de muita umidade

O plantio é realizado em solo solto de nutrientes, o que pode ser feito pela mistura em proporções iguais:

  • húmus;
  • terreno do jardim;
  • turfa.

Você pode adicionar um pouco de areia, carvão moído e esfagno ao substrato resultante. Antes de plantar os tubérculos, o solo é esterilizado e colocado em vasos sobre uma poderosa camada de drenagem.

Os recipientes para caládios, como na foto, são escolhidos de acordo com o tamanho dos tubérculos. Para os menores espécimes, pegue vasos com um diâmetro de 9–12 cm.Broto de tubérculos de caládio

Os tubérculos adultos devem ser plantados em recipientes com diâmetro de pelo menos 20 cm, pois as folhas grandes crescem bem e requerem muito solo e espaço para alimentação.

Cuidados com o Caladium durante o descanso

Ao cuidar do caládio em casa, é preciso levar em consideração que essas plantas têm um período de dormência obrigatório, que na faixa do meio cai no outono-inverno.

Cultivo bem-sucedido de caládio no pátioEm setembro, para preparar os tubérculos para a hibernação, reduza gradualmente a intensidade da rega. Depois disso, começa a murchar e cair da folhagem, o que significa que a umidade não é mais necessária.

Tubérculos secos de caládio no outono:

  • removido do chão;
  • limpe cuidadosamente os restos do substrato e as raízes secas.
  • examinados quanto a danos, apodrecimento ou sinais de doença.

Todos os tecidos danificados são removidos e os locais de corte são tratados com fungicida e, após a secagem, o preparado é borrifado com carvão ativado triturado.

Os tubérculos hibernam em musgo seco ou vermiculita em temperatura ambiente até que, em janeiro ou fevereiro, um botão de crescimento seja claramente visível no topo, pronto para dar vida a uma nova roseta de folhas.

Caladium incomum e diferente - vídeo

Jardim

casa

Equipamento