Dispepsia de bezerros recém-nascidos

O bezerro está doente com dispepsia Nos primeiros dias após o nascimento, o bezerro tem um sistema imunológico fraco e um estômago subdesenvolvido. Portanto, ele é extremamente sensível a doenças de qualquer tipo, principalmente intestinais, por exemplo, dispepsia na panturrilha. Na maioria das vezes, essa doença afeta os animais devido à alimentação inadequada e cuidados inadequados.

O que é dispepsia e quais as razões de sua ocorrência

Leite de má qualidade é uma das razões para o desenvolvimento de dispepsia

A dispepsia é um distúrbio digestivo, também denominado diarreia enzimática. Ela geralmente fica doente bezerros recém-nascidos com idade até 10 dias, principalmente durante o período de alimentação com colostro. Em primeiro lugar, a dispepsia é afetada por bezerros com um sistema imunológico fortemente enfraquecido, e animais mais saudáveis ​​são infectados por eles. Por causa disso, é possível uma perda massiva de gado. A doença pode se manifestar em qualquer estação do ano, mas mais frequentemente na primavera ou no final do inverno.

Se medidas urgentes não forem tomadas para tratar um animal doente, a morte devido à desidratação do corpo é inevitável.

Os principais sintomas da dispepsia são diarréia da panturrilha, letargia.

Causas da ocorrência:

  • colostro de baixa qualidade - durante a alimentação, a vaca não recebeu nutrientes suficientes ou foi alimentada com ração medíocre;
  • condições inadequadas de alojamento: uma gaiola pequena com um grande número de bezerros, lama, correntes de ar, umidade, frio;
  • recipientes de ração sujos;
  • falta de caminhada;
  • superalimentação;
  • início tardio da vaca;
  • colostro frio ou estragado.

Devido à má qualidade do leite, os sintomas da doença surgem já 2 horas após a primeira mamada. Como resultado, o corpo fica drasticamente desidratado e todos os processos metabólicos diminuem significativamente, o que afeta negativamente o crescimento e o desenvolvimento do bezerro. A dispepsia da panturrilha pode assumir duas formas - leve e grave. O primeiro tipo de doença é caracterizado pelos seguintes sintomas: falta de apetite, letargia e diminuição do interesse por tudo ao redor, fezes amolecidas (cerca de 2 vezes ao dia). Se você começar a tratar o animal nesta fase, a recuperação completa virá.

A forma severa parece um pouco diferente: os bezerros não têm apetite, a temperatura corporal aumenta e a pele fica fria. Fezes soltas saem com frequência, o pulso é rápido. Se você não tomar medidas urgentes, os animais morrem devido ao excesso de toxinas (produtos residuais de patógenos) e desidratação do corpo em 2 a 5 dias.

Tratamento

Antes de começar a fazer algo, se um bezerro está difamando, é necessário separá-lo de outros bezerros, por exemplo, movendo-o para uma gaiola separada.

Para tratar a dispepsia, você precisa aplicar um conjunto de medidas:

  • alimentação regular e correta;
  • suporte do equilíbrio de água e vitaminas no corpo;
  • prevenção de todos os processos de fermentação no intestino.

Um bezerro doente precisa ser isoladoO tratamento depende da gravidade. Se a forma for simples, identificam-se os motivos do aparecimento da dispepsia, por exemplo, alimentação de má qualidade e alimentação inadequada de vaca que dá colostro. Nesse caso, todos os animais doentes são separados em gaiolas limpas e não são alimentados por 6 a 12 horas. Somente soro fisiológico morno ou solução de sal a 1% é dispensada pelos bebedores do teto. No primeiro dia, 1 ou 2 vezes a alimentação com colostro é substituída por solução de sal a 1%.

A decocção de banana da terra é usada para tratar a dispepsia.Para o tratamento doméstico da diarreia leve em bezerros, várias infusões têm se mostrado excelentes. Para 1 kg de folhas de bananeira ou camomila, tome 10 litros de água fervida.Eles são bebidos antes de serem alimentados com colostro, 100-150 ml 2-3 vezes ao dia, durante dois ou três dias. Para normalizar o funcionamento do estômago por 5-7 dias, o suco gástrico, diluído em 50% de água fervida, é fornecido, 30-50 ml cada. Além disso, são realizadas culturas de caldo acidófilo, de acordo com as doses indicadas nas instruções.

Após uma dieta de fome, o colostro é fornecido em pequenas porções (25% do volume total), mas geralmente de 5 a 6 vezes ao dia. Em 4 dias, a porção é normalizada.

Se a forma da doença se tornou grave, um grande número de diferentes medicamentos serão necessários para o tratamento, administrados por via oral por meio de alimentos (cloranfenicol, sintomicina e muito mais), por via intramuscular (hidrolisina L-130, noliglobulinas) e por via intravenosa (Ringer- Solução de Locke). Portanto, neste caso, você deve procurar o auxílio de um veterinário, pois precisará de acompanhamento constante de um especialista.

Para evitar a doença dos bovinos com dispepsia e outras infecções intestinais ou parasitas, basta manter a higiene, dar uma alimentação completa e fazer o exame na hora certa.

O bezerro é saudável

Colibacilose e salmonelose

A colibacilose de bezerros também pode causar diarreia. Esta infecção perigosa afeta animais de 3 a 8 dias de idade. Isso ocorre devido à má qualidade da alimentação, deficiências de vitaminas e cuidados inadequados. É mais frequentemente transmitido pelo colostro. Para o tratamento, você precisará de antibióticos, medicamentos que neutralizam toxinas, soro hiperimune. Dos remédios populares, são usadas infusões de camomila, casca de carvalho ou erva de São João.

Para o tratamento da colibacilose em bezerros, uma decocção de camomila é usadaSalmonelose de bezerros é uma infecção perigosa, sem tratamento oportuno, o gado morre dentro de 5-10 dias. Nesse caso, também aparece diarreia. Se a forma da doença for branda e o animal for forte, depois de um tempo todos os sintomas desaparecem e o bezerro se recupera. O tipo grave atinge o trato respiratório, como consequência, ocorre a pneumonia, que pode levar à morte.

Vacinação de animaisPara evitar a ocorrência de colibacilose e salmonelose, é necessário vacinar o gado. Mas, primeiro, é necessário fazer um exame para identificar os doentes, já que a vacina só pode ser dada aos saudáveis.

Tratamento complexo da dispepsia em bezerros recém-nascidos - vídeo

Jardim

casa

Equipamento