Alimentação de bezerros desde o nascimento até 3 meses

Bezerro recém-nascido Nos primeiros dias de vida, o bezerro fica vulnerável a qualquer doença, pois seu sangue contém um pequeno número de corpos imunológicos que podem destruir vírus e bactérias. Portanto, depende da qualidade do cuidado e da alimentação dos bezerros até 3 meses, da rapidez e saúde com que crescem. Eles são mantidos apenas em celas limpas, secas e ventiladas, mas sem correntes de ar constantes. A alimentação dos bezerros deve ser rica em proteínas, vitaminas e minerais.

Os alimentos para bezerros recém-nascidos devem ter alto valor energético e ser fáceis de digerir.

Colostro

Vaca com bezerro

Depois que o bezerro nasce, ele deve ser alimentado com colostro por meia hora ou uma hora. Isso reduzirá a probabilidade de doenças em 70%, já que o primeiro leite após o nascimento contém uma alta concentração de proteínas, carboidratos, gorduras, minerais e vitaminas, além de imunoglobulinas e anticorpos. Ao contrário do leite comum, o colostro contém 2 vezes mais matéria seca, portanto, possui alto valor energético.

Quando os bezerros são alimentados com colostro, devido à grande quantidade de sais de magnésio nele e à alta acidez, os intestinos são eliminados de mecônio (fezes originais).

Se você não alimentar o bezerro uma hora após o nascimento, ele começará a sugar os objetos ao redor. Por causa disso, pode adoecer com doenças perigosas, que por sua vez, levarão à morte do animal.

A primeira porção é calculada de forma que seja de 4 a 6% do peso total do bezerro. Mas não mais de 20% ao dia e 24% nos dias seguintes. Não dê muito colostro, pois pode irritar seus intestinos. Se o bezerro estiver fraco, é melhor alimentá-lo em pequenas porções (0,5-0,7 litros), mas com mais freqüência - até 6 vezes ao dia. A taxa média de alimentação diária é de 8 litros.

A temperatura do colostro deve estar em torno de + 37 ° C. O leite frio irrita seus intestinos.

Recomenda-se alimentar bezerros de até três semanas de idade em bebedouros mamilos.

Mamadeira alimentando o bezerroVocê também pode beber com o método de sucção. Tem as seguintes vantagens:

  • o leite é fornecido em pequenas porções, o que é extremamente importante na criação de bezerros com estômagos ainda não totalmente desenvolvidos;
  • a comida está sempre limpa e quente, por isso é melhor absorvida;
  • o nível de imunoglobulinas sobe mais rápido;
  • o risco de doenças é sensivelmente reduzido;
  • o ganho de peso aumenta em 30%.

A sucção pode ser alimentada por até 5 dias.

Antes de alimentar o bezerro desta forma, o úbere da vaca deve ser cuidadosamente limpo.

O que fazer se não houver colostro

Bezerros bebem leiteSe não houver colostro ou se o risco de doenças aumentar ao alimentá-lo, o bezerro será alimentado com o mesmo leite de outra vaca ou faça você mesmo. Para fazer isso, adicione 15 ml de óleo de peixe fortificado, 5 g de sal e 3 ovos frescos a 1 litro de leite fresco retirado de uma vaca fresca. Misture tudo bem até ficar homogêneo. Um bezerro recém-nascido recebe 1 litro da mistura e, nas mamadas seguintes, é diluído em 50% com água fervida.

Os bezerros recém-nascidos são alimentados a cada 3-5 horas, 4-5 vezes ao dia. Ao mesmo tempo, o período de tempo após a ordenha da vaca e a alimentação deve ser mínimo, uma vez que a cada hora mais bactérias aparecem no leite que inibem a digestão.

Quando se acostumar com água e outros alimentos

Bezerro saudável bem alimentadoApós 3 dias a partir do momento do nascimento, o bezerro recebe água. Para alimentar bezerros de até 3 meses ou mais, você precisa usar apenas água limpa e fresca de + 20 ° C a + 25 ° C, e para recém-nascidos, água fervida por até duas semanas, com temperatura de + 35 ° C a + 37 ° C Melhora significativamente a digestibilidade da ração e a velocidade da digestão. Em vez de água, você pode usar várias infusões, por exemplo, coníferas, feno ou outras ervas medicinais. Eles melhoram o apetite, o que acelera o crescimento do animal.

Nas primeiras 2 semanas de vida, os bezerros são alimentados com 1 litro cada um com um bebedouro de tetas, uma hora e meia ou 2 horas após comer. Animais mais velhos recebem 1 a 2 litros em um balde. O leite materno é dado a bezerros de até duas semanas de idade. Então, nas próximas duas semanas, é melhor alimentar com leite coletivo de todas as vacas, enquanto ocasionalmente outro alimento é dado, por exemplo, retorno ou substituto do leite para bezerros.

A transição para outro tipo de alimentação deve ser suave, caso contrário, o animal terá problemas intestinais.

Bezerros recém-nascidos podem ser alimentados com iogurte. Para isso, cerca de 38-40 litros de leite desnatado são tomados para 1 litro de fermento. Antes da alimentação, é mantido por pelo menos meio dia. Para bezerros de engorda para carne em casa, rações com leite são amplamente fornecidas, pois contribuem para a melhor formação e crescimento da massa muscular.

Feno

Bezerro alimentado com mamadeiraPor volta de uma semana de idade, os bezerros começam a ser ensinados a comer feno, pois ajuda a desenvolver o sistema digestivo, além de fortalecer os músculos da mastigação. O feno é produzido apenas limpo, fresco, mas ligeiramente seco, com pequenos caules e folhas. São eles que o bezerro vai primeiro arrancar e comer.

O feno é suspenso na gaiola a um nível logo acima do dorso do bezerro, cerca de 10 cm, ou simplesmente colocado no cocho. A alimentação suspensa é preferível, pois neste caso o bezerro se distrairá ao chupar os objetos ao redor. Aumente gradativamente a porção, para alimentar bezerros por até 3 meses, é necessário até 1,5 kg de feno.

Concentrados, alimentos suculentos e suplementos vitamínicos

Alimento composto para criação de bezerrosAlimentos concentrados são dados a bezerros com duas semanas de idade. A aveia peneirada é a mais comumente usada, pois é de fácil digestão. Ou compram ração inicial, já que esta, em comparação com a aveia, contém todas as vitaminas, minerais e outros elementos úteis necessários ao crescimento saudável do animal. Você pode fazer uma mistura combinada com suas próprias mãos. A base será aveia, trigo, milho e cevada. Também adiciona farinha de girassol, farinha de peixe, fermento para ração, farinha de ervas, sal, giz, fosfatos e vitaminas.

Sal e giz são dados a bezerros com três semanas de idade. No primeiro mês de vida, você também pode alimentar grãos inteiros de aveia ou cevada. Graças a isso, o estômago e os músculos da mastigação se desenvolvem mais rapidamente. Não se esqueça dos alimentos suculentos. Eles podem ser dispensados ​​a bezerros a partir das três semanas de idade. Batatas cozidas (purê de batatas), cenouras raladas são adicionadas ao leite e, com 4 semanas de idade, você pode começar a dar beterraba forrageira.

Ao cuidar e alimentar bezerros, a higiene e a limpeza devem sempre ser seguidas. Após cada alimentação, os recipientes são cuidadosamente lavados e escaldados com água fervente. Isso irá minimizar a probabilidade de doenças intestinais.

Lamber mineral felucenoO maior número de doenças ocorre por falta de vitaminas, por isso é sempre necessário dar preparações vitamínicas aos bezerros. O principal é, antes de adicioná-los à ração, estudar atentamente as instruções e observar as dosagens indicadas. A partir de 1 mês, pode-se alimentar os animais com Feluceno para bezerros. Este suplemento energético vem na forma de grânulos e contém aminoácidos, minerais, um complexo de vitaminas, bem como gorduras e carboidratos.

Usando um suplemento vitamínico, em nenhum caso, outros devem ser dados.

Substituto do leite e leite em pó

Misturas nutricionais secas são fornecidas a bezerros que atingiram dez dias de idade.1 kg de substituto do leite integral pode substituir 9,5 kg de leite regular. O substituto do leite para bezerros é criado de acordo com as instruções do fabricante, mas na maioria das vezes isso requer 8,5 litros de água por 1 kg de pó. Consiste em uma mistura de leite desnatado, grãos, soro de leite e leitelho e também contém um antibiótico para problemas intestinais. Ao alimentar sucedâneo do leite, a probabilidade de transmissão de doenças ao bezerro da mãe é excluída. Além disso, os substitutos contêm mais vitaminas do que o leite integral.

Leite em pó é usado para alimentar bezerrosO leite em pó para bezerros também pertence ao substituto do leite. É feito de leite integral por secagem. Existem dois tipos: sem gordura e integral. As principais diferenças entre eles são as diferentes quantidades de nutrientes e sua finalidade. Ambos os tipos têm uma longa vida útil. Antes de diluir o leite em pó de bezerro, é necessário calcular a porção. Deve ser 4,5% do peso total do animal. Outra qualidade positiva do leite em pó é que sua composição nunca muda do que a do leite comum (dependendo da estação do ano). Também não tolera doenças infecciosas. Além disso, alimentar bezerros com sucedâneo do leite é muito mais lucrativo do que leite integral.

Nova tecnologia para alimentação de bezerros - vídeo

Jardim

casa

Equipamento