Como escolher uma fresadora de madeira

fresadora manual para madeira As ferramentas manuais usadas para processar madeira e produtos de madeira em casa incluem uma fresadora de madeira. Esta ferramenta possui uma gama extremamente ampla de aplicações, sendo utilizada para diversas manipulações realizadas com produtos ou peças de madeira.

Porém, para trabalhar com sucesso com tal ferramenta, você precisa escolher o modelo certo para um determinado tipo de trabalho e escolher o bico certo. Os tipos de máquinas para processamento de madeira, bem como todos os tipos de acessórios para a execução de trabalhos, serão discutidos neste artigo.

Leia o artigo: aulas de escultura em madeira!

Objetivo e escopo dos roteadores de mão

processamento de madeira com fresadora

O principal objetivo dos cortadores de madeira manuais é processar pequenos pedaços de madeira em uma instalação. Basicamente, essas máquinas são usadas para trabalhar em casa, além disso, são projetadas de forma que você possa trabalhar com elas mesmo sem habilidades e experiência especiais. O escopo de tal máquina é muito amplo. Então, eles podem ser usados ​​para:

  • aparar ou desbastar as camadas de madeira em excesso;
  • criação de furos em peças de madeira (incluindo furos para fechaduras e maçanetas);
  • torneamento de peças de madeira, incluindo várias pranchas, barras, tábuas;
  • instalação de janelas de madeira;
  • instalação de portas;
  • processamento de rodapés de madeira e assim por diante.

O roteador manual para madeira destina-se apenas ao processamento de pequenas peças, não pode ser usado para processamento de madeira grande ou grandes instalações.

Tipos de fresadoras e sua breve descrição

fresadora de madeira pesadaTodas as máquinas são divididas em vários grupos:

  • dependendo da potência do motor;
  • pelo tipo de impacto no material.

fresadora móvel leveEssas características afetam o escopo do dispositivo. Dependendo da potência do motor, todas as fresadoras de madeira são divididas em:

  • pesado;
  • moderado;
  • pulmões.

Se falamos de números específicos, então em máquinas pesadas a potência do motor chega a 1200 watts. No entanto, esses dispositivos são usados ​​com mais frequência para trabalho profissional e não para trabalho manual doméstico. Depende muito do âmbito de aplicação desejado do dispositivo, da frequência de seu uso e do tipo específico de trabalho executado.

Máquinas de peso médio têm potência do motor de 750 W a 900 W. Esses dispositivos são usados ​​com mais frequência para o processamento doméstico de madeira. São bastante funcionais, esta potência é suficiente para realizar quase todos os trabalhos de casa em que seja necessário o uso de uma fresadora de madeira. Com uma máquina com motor desta potência, você pode fazer marcenaria decorativa e montagem de móveis.

Máquinas leves têm potência do motor de até 750 W. Essa máquina também é adequada para realizar pequenos trabalhos, mas se a máquina for usada com freqüência suficiente, então é melhor dar preferência a um dispositivo mais caro, mas também mais funcional, com uma potência de motor maior.

processo de moagem de madeiraAs fresadoras de madeira usadas em oficinas domésticas também são divididas de acordo com o tipo de efeito no material. Eles estão:

  • imóvel;
  • submersível.

A principal diferença entre roteadores fixos é que a barra de metal neles não é ajustável em altura. Assim, a funcionalidade de tal dispositivo é mínima.fresadora

Quanto às máquinas submersíveis, seu design permite ajustar a profundidade de imersão da fresadora no material, a precisão da fresagem e outros parâmetros de processamento do material. Com a ajuda de tais dispositivos, você pode criar uma variedade de peças e processar quase qualquer pedaço de madeira. Claro, esses carros são muito mais caros, mas seu preço é totalmente justificado pela funcionalidade.

Escolha de uma fresa

conjunto de cortadores para a máquinaO processamento de uma peça de madeira é realizado diretamente com uma faca de corte. Diferentes facas são usadas para diferentes tipos de tratamentos.

Escolher a fresa certa para um roteador portátil para madeira é a chave para o trabalho em madeira com sucesso.

Em geral, todos os cortadores podem ser divididos em várias categorias:

  • tipo final;
  • sulco;
  • afiação.

As fresas de topo são alguns dos mais simples em design. Externamente, assemelham-se a brocas convencionais, mas no final do comprimento de trabalho não apresentam parte cônica. Uma das principais características dessas fresas é que também possuem dentes cortantes em sua parte final. Isso significa que as fresas de topo podem ser usadas para:

  • corte de blocos de madeira;
  • amostragem de um quarto;
  • processamento de ponta;
  • criar uma ranhura do tipo passante;
  • perfuração.

Com a ajuda dessas facas, os contornos de peças de madeira e superfícies escalonadas também são processados.

O propósito dos cortadores de ranhura é bastante consistente com seu nome - eles são usados ​​para criar ranhuras de vários formatos e tamanhos em um pedaço de madeira sendo processado. No entanto, os cortadores de ranhura para uma tupia de madeira podem ser divididos em várias categorias:

  1. Direto. Usado para amostrar ranhuras de um perfil retangular.
  2. Moldado. Com a ajuda deles, é possível criar um sulco com uma determinada configuração ondulada, dependendo do cortador.
  3. Configuração de rabo de cavalo.
  4. Cortadores para a criação de ranhuras em forma de T.
  5. Cortadores cônicos (usados ​​para criar ranhuras em V e para gravação).
  6. Filé (para processamento decorativo de produtos de madeira).

Os cortadores, chamados cortadores de borda, têm o maior número de subespécies e subdivisões. Eles são usados ​​com mais frequência ao trabalhar com uma fresadora de madeira. Eles podem ser:

  • direto;
  • encaracolado (ou perfil);
  • figrean;
  • tipo de cone;
  • moldagem;
  • filé;
  • microthorn.

Os cortadores retos também são chamados de cortadores de cópia. Na maioria das vezes, eles são equipados com rolamentos especiais que orientam a ação da faca. Graças a isso, é possível criar bordas perfeitamente lisas na superfície de um produto de madeira.

O perfil, ou corte figurado, é projetado para dar à borda de um produto de madeira uma certa estrutura figurada.

Cortadores chamados estatuetas são usados ​​principalmente para a fabricação de rodapés.

Cortadores cônicos são usados ​​para cortar um produto em um ângulo específico. É possível obter esse formato de processamento devido ao fato de que tal faca de corte está equipada com um rolamento de guia.

Cortadores de moldagem são usados ​​para arredondar os cortes de uma viga de madeira. Na maioria das vezes, eles também têm um rolamento piloto.

Filé, bem como moldagem, destinado a processar um corte em forma de arco. No entanto, sua principal característica é que podem dar ao produto não apenas uma forma convexa, mas também côncava. Se você comparar as fresas para moldagem e filete, notará que elas são imagens espelhadas uma da outra.

Um cortador de micro-espigas é usado para criar espigas. As espigas triangulares finas criadas com esta ferramenta são usadas para conectar duas peças de madeira. Com a ajuda dessas pontas, as articulações são fortalecidas.

Precauções e medidas de segurança ao trabalhar com fresadoras manuais

equipamento de segurança pessoalAs regras básicas de segurança ao processar produtos de madeira com suas próprias mãos usando uma fresadora de madeira são descritas nas instruções de operação anexadas a este dispositivo.

Antes de começar a trabalhar com uma nova ferramenta, você deve se familiarizar com suas instruções de operação. Isso protegerá o operador da máquina contra ferimentos e a própria máquina contra danos e depreciação precoce.

Além disso, ao trabalhar com tal ferramenta, recomenda-se o uso de óculos de proteção e respirador, devido à formação de grande quantidade de poeira. Essas precauções não devem ser negligenciadas. Além disso, é necessário o uso de fones de ouvido ou tampões de ouvido, que protegerão a audição dos efeitos negativos desse nível de ruído.

Na ausência de equipamento de proteção especial, você pode fazer com algodão comum, que é conectado às aurículas.

Como você pode ver pelo material descrito neste artigo, ao escolher uma máquina para marcenaria manual, deve-se prestar atenção especial à funcionalidade da máquina e à finalidade a que se destina, bem como ao escopo. Para o processamento de produtos de madeira em casa, as fresadoras manuais de madeira são bastante adequadas, mas o mercado moderno também oferece muitos modelos de máquinas CNC (com controle numérico). Essa máquina é funcional? sim. No entanto, não é adequado para pequenos trabalhos em casa, pois requer grandes habilidades de trabalho e conhecimento de programação numérica para operar esta máquina.

Vídeo sobre uma fresadora caseira

Jardim

casa

Equipamento