O principal fator na fertilidade de diferentes tipos de solo é o húmus

solo fértil Fertilidade e húmus são conceitos intimamente relacionados. Da língua latina, este termo é traduzido como solo ou terra. Embora hoje os agricultores cultivem em hidroponia ou solo artificial sem problemas, esse componente da fertilidade é indispensável. Para aumentar a porcentagem de rendimento, primeiro você precisa descobrir o que é o húmus do solo e depois considerar o processo de sua formação.

Humus é ...

húmus

Dicionários ecológicos afirmam unanimemente que se trata de húmus vegetal em conjunto com dejetos orgânicos de origem animal. Mesmo nos tempos antigos, nossos ancestrais notaram que quanto mais escura a terra, mais abundantes e de alta qualidade ela produzia. É a cor que é o primeiro sinal que indica a presença no solo de um meio nutriente para o sistema radicular das plantas.

habitantes do soloEntão, como o húmus é formado? Processos bioquímicos complexos ocorrem na camada superior do solo - decomposição de restos orgânicos sem oxigênio. Eles não podem acontecer sem participação:

  • animais;
  • microrganismos do solo;
  • plantas.

Morrendo, eles deixam um traço significativo na formação do solo. Os produtos residuais decompostos desses organismos também se acumulam aqui. Por sua vez, essas substâncias orgânicas são resistentes aos micróbios, o que permite que se acumulem no horizonte do solo.

esquema de formação de húmusEssa biomassa serve como um depósito real para todos os organismos superiores. Os componentes nele contidos saturam as raízes das plantas com energia e também as nutrem com todos os elementos necessários:

  • humina;
  • ácidos húmicos;
  • compostos húmicos.

A espessura de tal cobertura pode atingir (nas latitudes temperadas do planeta) até 1,5 metros. Em alguns territórios é de 10-16% da terra, enquanto em outros é de apenas 1,5%. Ao mesmo tempo, as turfeiras contêm cerca de 90% dessas formações orgânicas.

camadas de húmusA formação do húmus depende diretamente do processo de mineralização - a decomposição da biomassa (sob a influência do oxigênio) em compostos minerais e orgânicos simples. Em condições naturais normais, isso acontece uniformemente, sem danos à humificação.

Composição

habitantes do soloAntes de prestar atenção às propriedades benéficas dessa cobertura de solo, é preciso considerar sua composição. A maior concentração de elementos úteis é encontrada exclusivamente na parte superior do horizonte. Com o aprofundamento, eles se tornam menores, pois todos os "participantes" desse processo vivem a um nível de 50-70 cm da superfície. Portanto, a formação de camadas férteis é impossível sem:

  • certos tipos de cogumelos;
  • minhocas;
  • bactérias.

conteúdo de bactériasO processamento de componentes orgânicos, assim como os excrementos de invertebrados, leva à formação de húmus de valor inestimável. São os vermes que são decisivos em sua formação. Deve-se notar que cerca de 450-500 indivíduos vivem em 1 m² de húmus. Cada um deles consome restos de plantas e bactérias. Os orgânicos depositados por eles constituem uma grande porcentagem da biomassa de nutrientes. A composição do húmus inclui os seguintes elementos químicos (a porcentagem depende do tipo de solo):

  1. Ácidos fúlvicos (30-50%). Ácidos orgânicos solúveis (de alto peso molecular) contendo nitrogênio. Eles levam à formação de compostos que destroem as formações minerais.
  2. Humins (15 - 50%). Isso inclui elementos que não completaram o processo de humificação. Além disso, seu sustento depende de minerais.
  3. Resinas de cera (de 2 a 6%).
  4. Ácidos húmicos (7 - 89%). Eles são insolúveis, embora sob a influência de álcalis possam se decompor em elementos individuais. Cada um deles contém um dos principais componentes: nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono. Quando ácidos entram em contato com outros componentes, sais podem se formar no solo.
  5. Resíduo insolúvel (19 - 35%). Isso se aplica a vários sacarídeos, enzimas, álcoois e outros elementos.

composição de húmus em diferentes solosA tabela de conteúdo de húmus nos principais grupos de solos mostra a quantidade de nitrogênio e carbono para cada 100 ou 20 cm de solo. A medição é realizada em t / ha. Este é o quadro geral dos estoques de terras férteis na Rússia.estoques de matéria orgânica

Se os fertilizantes forem aplicados com muita frequência e em grandes quantidades (minerais, em particular, azoto), isso levará a uma rápida decomposição da biomassa. Nos primeiros anos, o rendimento, é claro, aumentará várias vezes. Mas com o tempo, o volume da camada fértil diminuirá significativamente e a produção se deteriorará.

Recursos benéficos

Na agricultura, a preservação desse horizonte orgânico é considerada a mais importante. Ao longo do último meio século, devido à erosão no território da Rússia e da Ucrânia, a cobertura superior diminuiu quase pela metade. A exposição ao vento e à água fez com que as ricas camadas do solo fossem arrastadas / lavadas. O conteúdo de húmus no solo é considerado por ecologistas e agrários como um fator de fertilidade e o principal critério para a compra de terras. Afinal, é ele o responsável pelas características de qualidade do solo, e pelos seguintes motivos:

  1. Ele contém uma abundância de nutrientes necessários para a vida produtiva das plantas. Isso é quase 99% do nitrogênio encontrado na natureza, bem como mais de 60% de todo o fósforo.diferentes elementos na composição do solo
  2. Promove a saturação da Terra com oxigênio, tornando-a mais solta. Graças a isso, os sistemas radiculares de culturas e microorganismos que vivem no solo recebem uma porção de ar suficiente.solo solto
  3. Forma a estrutura do solo. Como resultado, a argila e a areia não se acumulam. Os compostos orgânicos unem as partículas minerais em pedaços, formando uma espécie de rede. A umidade passa por ele, que é retida nos vazios formados. É assim que a vegetação recebe água. Além disso, a estrutura porosa protege a Terra de mudanças repentinas na temperatura e anomalias de erosão.estrutura do solo
  4. O húmus promove o aquecimento uniforme do solo. Processos bioquímicos complexos ocorrem nesta camada. O resultado de tais reações é a liberação de calor. Como observado acima, o solo fértil tem uma sombra mais escura. Os tons castanhos-pretos são os melhores para atrair e absorver os raios ultravioleta.

Os compostos orgânicos protegem a terra dos efeitos nocivos dos produtos químicos agressivos gerados pelas atividades humanas. Esses elementos "preservam" carbonos resinosos, sais, metais e radionuclídeos, deixando-os para sempre nas entranhas da terra e evitando que as plantas os assimilem.

poluição de carbonoO único problema para todos os agricultores é a zona natural de cultivo, bem como os tipos de solo em que o teor de húmus (a tabela é fornecida no artigo) é notavelmente diferente. Portanto, para aumentar a fertilidade de suas terras, você precisa determinar o nível de biomassa delas, tomando por base as condições naturais da região.

Humus stock map

tipos de solo zonalEm áreas com clima muito severo, o processo de formação do solo é catastroficamente lento. Devido ao fraco aquecimento da camada superior, as plantas e os microrganismos são privados de condições favoráveis ​​para uma existência plena.tipos de solo na Rússia

Tundra

estado de húmus de solos argilososAqui você pode ver grandes áreas de árvores coníferas e arbustos. As encostas estão quase todas cobertas de musgo. Na tundra, o conteúdo de húmus é 73-80 t / ha em uma camada de um metro. Essas áreas são tão úmidas que levam ao acúmulo de rochas argilosas. Como resultado, os solos de tundra têm a seguinte estrutura:

  • cobertura superior - serapilheira, consistindo de restos de plantas não decompostas;
  • camada de húmus, que é expressa de forma muito fraca;
  • camada de hélio (vem com uma tonalidade azulada);
  • Frost eterno.

O oxigênio dificilmente penetra nesses solos. A presença de ar é essencial para a atividade microbiológica dos organismos. Sem ele, eles morrem ou congelam.

Taiga

reservas de húmus nos solos da URSSÁrvores de folhas largas são encontradas nesta área. Eles formam densas florestas mistas. Nas zonas de estepe, não só crescem musgos, mas também plantas herbais. As estações chuvosas da primavera (geralmente com neve descongelada) e do outono molham demais o solo. Esses fluxos levam embora as reservas do horizonte de húmus.

Aqui ele é formado e fica sob o solo da floresta. Muitas fontes fornecem indicadores diferentes do conteúdo de húmus na taiga. Para os seguintes tipos de solos, eles são os seguintes (por 1 m², t / ha):

  • podzol (forte, médio e fraco) - de 50 a 120;
  • floresta cinza - 76 ou 84;
  • sod-podzolic - não mais que 128 e não menos que 74;
  • taiga-permafrost contém uma porcentagem muito baixa.

Para cultivar em terras como esta camas deve ser fertilizado regularmente com substâncias de qualidade. Somente neste caso um alto rendimento pode ser alcançado.

Chernozem

composição do solo negroTodas as variedades conhecidas de chernozem são consideradas as líderes e favoritas nesta classificação de fertilidade. O húmus orgânico neles atinge uma profundidade de 80 cm ou 1,2 metros. Eles podem ser corretamente chamados de as terras mais férteis. É um solo favorável ao cultivo de cereais (trigo), beterraba sacarina, milho ou girassóis. Na lista a seguir, você pode ver a variação no conteúdo de húmus em diferentes tipos de chernozem (t / ha, por 100 cm):

  • típico (500-600);
  • cumprimentado (até 400);
  • lixiviado (dentro de 550);
  • poderoso (mais de 800);
  • Sul do Cáucaso Ocidental (390);
  • degradado (até 512).

terra negraDeve ser entendido que os indicadores para tipos de terras virgens, cultiváveis ​​e cultivadas são diferentes. Para se familiarizar com a composição de cada um desses grupos, é fornecida uma tabela. Nas estepes e nas regiões áridas, os solos castanhos são generalizados e não contêm mais de 100-230 t / ha de húmus. Para regiões desérticas (tipos de cobertura de solo marrom e cinza), esse número é de cerca de 70 t / ha. Como resultado, os agricultores precisam lidar constantemente com a salinização dos campos.combate à salinização do solo

A seca é o principal inimigo desses tipos de terras. Portanto, as plantações podem precisar de irrigação abundante.

Maneiras de aumentar os rendimentos

Ao compreender como se forma a camada orgânica da terra, o jardineiro poderá aumentar o teor de húmus nos solos podzólicos, que sofrem com o excesso de umidade. Na luta pela fertilidade dessas zonas, as seguintes ações são aplicadas:

  • fertilizar o jardim com estrume, turfa ou húmus;
  • usar / criar composto;compostagem
  • constantemente afrouxa a terra para que o oxigênio flua para as raízes e minhocas;
  • cuidar de um número suficiente de bactérias do solo, você pode usar produtos biológicos especiais ou espalhar ervas daninhas pelo jardim, e orgânicoalimentando vermes

Resíduos de origem vegetal podem ser enterrados em suas camas, cuidando assim da alimentação dos habitantes do solo.

Essas medidas de cuidar de suas terras ajudarão o agricultor a manter o solo "vivo". rendimento do soloAo mesmo tempo, o rendimento aumentará várias vezes.

Formação de húmus do solo a partir da cobertura morta - vídeo

Tecnologia de produção Biohumus - vídeo

Humus por conta própria - vídeo

Jardim

casa

Equipamento