Como fazer uma cama elevada com as próprias mãos

ordem superior Queremos compartilhar nossa experiência pessoal e dar recomendações sobre como construir um canteiro caseiro em nosso quintal. Isso não requer habilidades e habilidades especiais, e é muito fácil cuidar dela.

Os benefícios de uma cama elevada

Este edifício simples simplificará muito a sua vida suburbana:

  1. Ideal para uma pequena área (em oposição a um jardim em fileiras).
  2. Adequado para solo pedregoso e pobre.
  3. Em comparação com uma horta convencional, ela produz mais safras na mesma área. Isso se deve à melhor drenagem e ao enraizamento profundo das plantas.
  4. Aumenta o período vegetativo, pois nas regiões frias, com a chegada da primavera, pode-se iniciar o cultivo mais cedo.
  5. Simplifica o processo de jardinagem. Por exemplo, uma plantação densa cria uma sombra (que atua como cobertura morta) para desencorajar o crescimento de ervas daninhas.

desenvolvimento de planta de sucesso

Materiais para construir uma cama elevada

Muitos jardineiros estão preocupados com a segurança da estrutura de madeira. Primeiro, lembre-se de que madeira prensada impregnada com anti-séptico da família CCA não deve ser usada. Ele libera arsênico. Existem várias opções para aumentar a vida útil de uma árvore:

  1. Hoje, a produção em massa de madeira prensada adiciona uma mistura de produtos químicos para protegê-la do apodrecimento devido à umidade. Apesar de este tipo de madeira ser certificada e segura para as plantas, alguns ainda duvidam e preferem utilizar materiais alternativos ecológicos.
  2. As madeiras mais caras, como o cedro, contêm óleos naturais que evitam a deterioração, aumentando a durabilidade do material. Eles são caros, mas vão durar uma ordem de magnitude mais.
  3. Quanto mais espessa a placa, por mais tempo ela não apodrecerá. Por exemplo, uma parede de lariço de duas polegadas pode durar 10 anos sem qualquer manutenção.

Você também pode usar blocos de concreto ou tijolos, mas tenha em mente que o concreto aumenta a acidez do solo com o tempo.

Alguns até acomodam dormentes de ferrovia, mas não recomendo. Se ainda cabem amostras velhas, então, na fabricação de novas, usa-se o tratamento com creosoto, que é tóxico.

Planejamento e dimensões

planejamento do local e tamanho das camasTendo decidido o tipo de madeira, você pode prosseguir com o planejamento de futuras construções:

  1. Escolha um local que receba luz solar suficiente.
  2. A largura padrão da cama é de 120 cm, o que permite um acesso desimpedido às plantas, sem a necessidade de entrar;
  3. o comprimento da estrutura não é crítico. As seções geralmente são feitas de 120x240 cm ou 120x360 cm.
  4. A profundidade pode variar, porém, deve ser de no mínimo 15 cm, as raízes requerem 15 a 30 cm, então a profundidade ideal é de 30 cm.
  5. Antes de montar o canteiro, verifique se o solo não está comprimido. Para fazer isso, afrouxe-o com um forcado de jardim até uma profundidade de 15 a 20 cm. Para um melhor enraizamento, alguns jardineiros removem a camada superior do solo (até a profundidade de uma pá), então escave a próxima camada e misture com a primeira .

Construção de cama elevada

Coloque postes de madeira em cada canto para apoiar a estrutura (e a cada 60 cm para camas longas). Eu recomendo fazer isso por dentro - assim os apoios serão menos perceptíveis.

Os postes de apoio devem ser escavados em cerca de 60%, deixando a parte superior acima do solo.Certifique-se de que todos tenham a mesma altura ou as seções serão desiguais.

Em seguida, coloque a linha inferior de placas e verifique se estão todas no mesmo nível. Depois disso, pregue o resto. É melhor usar pregos galvanizados ou parafusos auto-roscantes.

Para mover-se confortavelmente entre as camas, você deve deixar uma passagem de 60-70 cm.

Solo para enchimento

Preencha as seções com uma mistura de solo superficial, composto e outros materiais orgânicos (como esterco) para manter as plantas em um ambiente rico em nutrientes.

Observe que o solo nesses canteiros seca mais rápido, o que é útil na primavera e no outono. No entanto, cubra a camada superficial do solo com palha, cobertura morta ou feno no verão.

A rega frequente é essencial para qualquer planta elevada. Isso é especialmente verdadeiro nos primeiros estágios de seu crescimento em canteiros elevados.

Que plantas podem ser plantadas

pousos combinadosQuase todas as culturas podem ser cultivadas em canteiros elevados. Os vegetais são os mais comuns, mas frutas, arbustos e até árvores também são plantados com sucesso. Lembre-se de que algumas plantas crescerão fora de sua seção e isso deve ser considerado ao planejar o local.

Dicas úteis

colocação correta de pousosAlgumas diretrizes gerais o ajudarão a maximizar os benefícios do seu jardim.

Continuidade. Substituir as mudas dentro do prazo irá garantir a produção contínua. Quando uma safra for colhida, tenha mudas prontas para substituir as antigas. Para obter melhores resultados, use variedades de amadurecimento rápido para maximizar a fruta em uma temporada.

plantio denso de vegetais de diferentes períodos de maturaçãoAjuste apertado. Plante culturas diferentes juntas para economizar espaço. As plantas devem estar a uma distância tal que suas folhas fiquem em contato umas com as outras, bloqueando o solo dos raios solares. Isso evitará ervas daninhas e reterá umidade, eliminando a necessidade de regar, remover ervas daninhas e fazer cobertura morta com frequência. Uma vez que as plantas, à medida que amadurecem, se pressionam umas contra as outras, colete as primeiras que amadurecem primeiro, deixando espaço para o desenvolvimento total das outras. Por exemplo, combine folhas de alface com vegetais sazonais, como tomate, brócolis ou pimentão.

vários tipos de plantas em uma camaCulturas diferentes são aliadas, não rivais. As plantas têm diferentes comprimentos de raiz. Plantá-los lado a lado é a chave para aproveitar ao máximo todo o jardim. Por exemplo, você pode combinar feijão com raízes curtas e beterrabas com raízes profundas. Assim, você exclui a competição entre culturas. Também é benéfico plantar vegetais que exijam quantidade de nutrientes (repolho, pepino), juntamente com feijão ou cenoura, que são despretensiosos nesse aspecto.

Ajude a crescer. Se houver uma cerca no lado norte do canteiro, as plantas mais altas plantadas ali não farão sombra nas demais. Não deixe que as variedades trepadeiras cresçam aleatoriamente, ocupando um espaço valioso. Ajude-os a crescer na direção certa:

  1. Pepinos escalam de boa vontade a cerca gradeada. Como resultado, a fruta pendurada é muito fácil de colher.
  2. Os tomates amadurecem mais rápido e produzem mais tomates se estiverem acima do solo, amarrados a um suporte.
  3. As ervilhas e os feijões sempre alcançam o céu. Coloque um tripé ou tela de arame e eles começarão a se enrolá-lo.

Algumas plantas pesadas, como melões e melancias, precisarão de ajuda para o crescimento direcional. Amarre seus brotos a um suporte para fazê-los se mover na direção certa. Apoie os frutos grandes com alças para que não se soltem e não caiam prematuramente.

camas de morangoSolo nutritivo, sol suficiente e boa drenagem são todas as condições necessárias para o desenvolvimento bem-sucedido de uma horta. Crie o seu próprio jardim que sempre irá deliciar você e seus amigos com frutas e legumes frescos à mesa.

Jardim

casa

Equipamento