Como criar um jardim vertical

jardinagem vertical de uma casa de verão A jardinagem vertical, também chamada de jardinagem intensiva, está longe de ser nova. No entanto, recentemente essa tendência tem se desenvolvido ativamente com a expansão da lista de idéias sobre como exatamente esse jardim deve ser cultivado. Esta opção é especialmente relevante para jardineiros com espaço limitado, onde você precisa plantar mais do que alguns canteiros pequenos.

Destaques

jardinagem vertical

Para que as plantações cresçam "verticalmente" com sucesso, você deve se lembrar de algumas coisas importantes:

  1. Escolher as safras certas é fundamental. As trepadeiras e trepadeiras já estão preparadas para crescer do solo para cima, ao contrário, por exemplo, das variedades arbustivas.
  2. O uso do recipiente também se tornará crítico conforme as plantas amadurecem. Seu crescimento irá parar se os vasos forem muito pequenos.
  3. É importante não plantar plantas onde possam sombrear outras culturas. A melhor estratégia é separar as vistas que amam o sol das que amam a sombra.
  4. O solo sob as plantas verticais seca mais rápido, então você precisa regá-lo com mais frequência.

Seguindo essas dicas, você obterá o máximo dos jardins verticais.

Benefícios da jardinagem vertical

criando composições verticaisA principal vantagem é o aumento do rendimento. A utilização máxima do espaço significa um crescimento mais intenso da colheita. Cuidar das plantas e colher frutas também se torna muito mais fácil fisicamente - as plantas crescem a grandes alturas, eliminando a necessidade de se curvar ou ajoelhar.

Além disso, como a folhagem e os frutos são elevados do solo, eles são menos suscetíveis a doenças. O plantio vertical melhora a circulação do ar, portanto, após a rega, as plantas secam mais rápido, reduzindo o risco de contrair vírus que gostam de umidade, como o oídio e a ferrugem.

Os sintomas da doença e os sinais de pragas serão mais visíveis, portanto, medidas de proteção podem ser tomadas mais cedo. Além disso, uma área maior de folhagem é exposta ao sol, resultando em um crescimento mais saudável.

cultivo de abóbora verticalNa hora de escolher as variedades para um jardim vertical, leve em consideração as peculiaridades de cuidar delas e de suas características, pois disso dependerá o sucesso de todo o negócio.

Plantas recomendadas para plantio vertical

Aqui estão algumas culturas que podem facilmente dominar a capacidade de crescer verticalmente:

  • tomates cereja, por exemplo, "Sangold", "Black cherry", "Blondkopfchen";
  • pepinos "Saladin F1", "Dasher 11";
  • Vagem;
  • feijão-de-lima;
  • melão ("Tigre", "Bela Adormecida", "Milagre Branco", "Boneca Amarela");
  • ervilhas ("doce", "duplo", "super doce");
  • abobrinha ("abobrinha", "verão amarelo").

Quadro para jardim vertical

moldura para jardinagem verticalAo escolher as estruturas de suporte, considere os efeitos do sol e da força do vento, o tamanho da moldura e as características das próprias plantas. Ou seja, plantas folhosas com gavinhas, como feijões, se dão bem em suportes leves, como treliças e tripés, enquanto colheitas mais massivas (como trepadeiras) requerem estruturas mais fortes. Nesse caso, um arco ou um gazebo bastarão. Lembre-se de que a estrutura deve ser capaz de suportar o peso de uma planta adulta e estar bem ancorada para evitar tombamento.

suporte vertical feito de madeiraExistem muitos tipos de suportes para escolher. Além de treliças, arcos, tripés e pérgulas, existem gazebos, gaiolas de arame, redes e pilares.

Procure materiais que possam ser reutilizados. Por exemplo, paletes de madeira, que muitas vezes são jogados fora nas lojas.

Agora você tem uma ideia do que é jardinagem vertical. Experimente este método e deixe o céu ser o limite para suas plantas!

Jardim

casa

Equipamento