Como salvar uma violeta da podridão da raiz?

violetas têm podridão de raiz Freqüentemente, depois de receber uma bela violeta florescendo de presente, os cultivadores de flores percebem que, com o tempo, a planta começa a murchar. Ele se recusa a florescer e torna-se letárgico. Se a violeta for bem cuidada, a causa da situação pode ser uma doença da planta, como a podridão da raiz.

Podridão da raiz violeta

Uma característica da violeta, graças à qual é tão apreciada, é a sua longa floração - até 8 meses por ano. Uma flor saudável tem folhas duras e suculentas e muitas inflorescências. Uma violeta afetada pela podridão não floresce.

A podridão radicular é uma doença fúngica das plantas, que se manifesta no fato de as folhas começarem a secar, escurecer e cair.

Os pecíolos ficam macios e líquidos, e o tronco fica exposto. O excesso de umidade na panela, como resultado de rega abundante, contribui para o desenvolvimento de infecções. Se, ao mesmo tempo, o orifício de drenagem for pequeno, a água fica constantemente estagnada no vaso. Nesse caso, a doença se espalha rapidamente por toda a planta e é capaz de destruí-la completamente, caso não sejam tomadas medidas urgentes.

Como salvar uma violeta da podridão da raiz?

Em primeiro lugar, você precisa extrair a flor tolet do pote e remova completamente todas as folhas danificadas. Se a doença estiver em um estágio inicial, você pode tentar salvar a flor inteira.

Para descobrir a extensão da lesão, você precisa cortar o arbusto com uma faca afiada - cortar seu sistema radicular. Examine cuidadosamente o local do corte - a presença de uma tonalidade acastanhada indica que a podridão já atingiu o tronco. Corte o pecíolo novamente. A tonalidade roxa do corte já é um pecíolo saudável.

A parte saudável restante da violeta deve ser limpa de grandes folhas velhas e deixada secar.

Enraizando a tomada

Você pode enraizar o topo da planta:

  1. Na água. Despeje a água em um copo plástico e coloque o violeta lá de forma que apenas a parte inferior da saída fique imersa no líquido, mas não as folhas. É necessário garantir que a água não evapore completamente, e seja constante, caso contrário a planta vai secar.
  2. No solo. Plante a flor em um pequeno vaso com substrato solto, no qual deverá haver um orifício de drenagem. Coloque uma camada de argila expandida no fundo do vaso para que o buraco não entupa. Cubra com um copo.

Se a violeta está enraizada em um copo d'água, você pode plantá-la quando as raízes crescerem até 1,5 cm.

Doenças de violetas - vídeo

Jardim

casa

Equipamento