Uma flor nativa da era dos dinossauros - como cuidar de Selaginella em casa

Conte-nos em detalhes como cuidar de Selaginella em casa. Há muito que sonhei com essa planta e finalmente ela apareceu em nossa nova floricultura. Geralmente vendem muitas curiosidades diferentes, mas reconheci imediatamente este arbusto. Não resisti e comprei dois de uma vez, vou multiplicar e apresentar minhas amigas floristas. Onde é o melhor lugar para colocar a panela?

como cuidar da selaginela em casa À distância, Selaginella se parece com um arbusto de salsa, ou uma samambaia em miniatura, ou até mesmo um exuberante arbusto em espinha de peixe. E tudo graças à estrutura inusitada das folhas, que podem ter formas e cores diferentes. A planta que ama o calor veio até nós da quente África, mas sabendo como cuidar de Selaginella em casa, você pode cultivar uma cobertura de solo de "peitoril de janela" original.

O que é Selaginella

selaginela

Vale ressaltar que um belo arbusto, que pode ser encontrado com bastante frequência hoje, é um representante do grupo mais antigo, a lira. As plantas que pertencem a ele cresceram na era dos dinossauros e, por algum milagre, sobreviveram até hoje. Quanto à família, Selaginella pertence às plantas de esporos superiores de mesmo nome Selaginella.

Por ser uma cobertura vegetal herbácea, a selaginela perene cresce em um arbusto baixo. Mas ela cresce brotos longos, que se espalham para os lados, formando um tapete espesso. Em condições naturais, o seu comprimento pode ultrapassar os 20 m. Nos exemplares de interior, os ramos não ultrapassam os 10 cm, porque são fáceis de controlar.

A decoração principal do arbusto é invulgar e com folhas muito pequenas. Sua forma e cor dependem da variedade. A maioria das espécies tem folhas em forma de agulha, mas existem variedades com pequenas folhas redondas ou espirais. Os arbustos em que as folhas crescem como escamas de peixe, sobrepondo-se umas às outras, parecem especialmente impressionantes. Além disso, sua cor pode ser verde, matizada e até quase preta.

Requisitos de cobertura do solo interno para iluminação e temperatura

Selaginella no aquárioPor outro lado, é fácil cultivar Selaginella, porque não tem um período de dormência. Ao longo do ano, o mato continua a se desenvolver e não exige a criação de condições especiais para descanso.

Mas a planta é bastante exigente ao microclima e só consegue viver em condições confortáveis, a saber:

  • temperatura moderada, calor de 20-22 ° C (algumas espécies podem crescer em uma sala mais fria, até calor de 15-12 ° C);
  • umidade do ar não inferior a 65%, mas melhor em 85%.

Selaginella cresce bem em terrários e aquáriosforrado com musgo úmido.

A única coisa para a qual a antiga planta não tem requisitos é a iluminação. Como na natureza Selaginella cresce à sombra de árvores que bloqueiam o sol para ela, ela também não precisa de muita luz em casa. Além disso, a flor pode muito bem se contentar com iluminação artificial e viver no fundo da sala.

Como cuidar da selaginela em casa

como cuidar da selaginelaAlém do microclima, também é importante escolher o vaso certo para o mato. Dado que o seu sistema radicular é superficial, é preferível cultivar a planta em taças largas. Argila e cerâmica são as melhores opções porque são resistentes. Quanto ao solo, deve ser fértil e solto. Um substrato comprado em loja para Saintpaulias ou begônias serve.

Cuidar de uma cobertura de solo interna consiste nos seguintes procedimentos:

  1. Regue o arbusto com freqüência, sem deixar o solo secar. Mas não encha, para não apodrecer as raízes. A água deve ser filtrada ou a água da chuva, liquidada. Ao contrário dos linfoides que crescem em condições naturais, as plantas de interior não podem se adaptar. Eles não toleram o enchimento insuficiente e excessivo.
  2. Uma vez por mês, da primavera ao outono, adicione fertilizante líquido para plantas ornamentais na água durante a rega. Isso ajudará a flor a crescer exuberante e saudável.
  3. Pulverize frequentemente, especialmente durante os períodos de aquecimento e verões quentes.
  4. Transplante o arbusto somente quando ele não couber mais no vaso.
  5. Se necessário, faça uma poda para dar à planta uma forma mais cheia e regular.

Selaginella interna se reproduz principalmente dividindo o arbusto durante o transplante. E você também pode cortar ou separar o broto, no qual já apareceram raízes adventícias. Com a ajuda deles, a planta recebe umidade do ar e também cria raízes com facilidade.

Características do cultivo de selaginela em casa

Jardim

casa

Equipamento