Oxalis roxa - borboleta roxa no parapeito da janela

oxalis roxo Entre as plantas de interior, o oxalis roxo ocupa um lugar especial devido à forma e cor incomuns das folhas. Folhas roxas escuras na forma de três triângulos enfatizam a beleza delicada das inflorescências brancas como a neve. O que mais é notável sobre esta planta e o que ela ama?

Entre os jardineiros, a variedade também é conhecida pelo nome de "oxalis roxa".

Descrição da flor

Oxalis roxo cresce na forma de um arbusto compacto exuberante. Sua altura não ultrapassa 25 cm, e o arbusto em si é constituído de pecíolos altos e finos com folhas. A lâmina foliar da flor é ternária, os lóbulos são semelhantes a formas triangulares. A cor das folhas costuma ser bicolor. As bordas são circundadas por uma ampla borda roxa escura, quase preta. O meio é mais claro, roxo. Com o início da noite, as folhas se fecham, dobrando-se como as asas de uma borboleta.

A cor pode variar dependendo da iluminação. Se o sol não for suficiente, as folhas ficam pálidas e a borda escura pode ser perdida. Além disso, aparece uma tonalidade verde.

Além de belas folhas, o oxalis também vai deliciar você com uma floração suave. Suas flores são pequenas, coletadas em um pincel, brancas e rosa.

Oxalis roxo: características de cuidados

Cuidar de uma planta incomum geralmente não é difícil. O mais importante é encontrar o lugar certo para ela na casa. Kislitsa ama o sol, mas os raios diretos são contra-indicados para ela. Deles, manchas feias aparecem nas folhas - queimaduras. No entanto, a falta de luz pode alterar as qualidades decorativas de uma flor. À sombra, os pecíolos tornam-se ainda mais longos e finos e as próprias folhas perdem a sua rica cor. Os arbustos preferem temperatura e umidade moderadas. Mas valores acima de 20 e abaixo de 7 ° C de calor são inaceitáveis ​​para eles.

Para que o oxalis aumente ativamente a massa decídua, você deve tomar cuidado com o seguinte:

  1. Da primavera ao final do verão, regue e borrife o arbusto a cada três dias. Desde o outono, a frequência do procedimento deve ser reduzida e, no inverno, deve ser reduzida ao mínimo.
  2. No mesmo período, faça fertilização mineral complexa... Frequência de aplicação - pelo menos 1 vez em 3 semanas.
  3. Transplante a flor em um vaso maior conforme ela cresce, escolhendo recipientes planos e largos.

Fertilizando o lírio ácido, deve-se ter em mente que a planta reage fortemente ao excesso de nutrição. A solução de trabalho deve ser duas vezes mais fraca do que o indicado nas instruções.

Oxalis roxo hiberna no frio, mas não desprende suas folhas. Se eles começarem a secar, não há nada de errado com isso. Você pode simplesmente cortar tudo e, após 2 meses, o arbusto terá novas folhas.

Vídeo sobre o cultivo de roxo azedo

Jardim

casa

Equipamento