Cuidado meticuloso para a azaléia em casa

Azalea indoor O desabrochar de uma azaléia de quarto é impossível de perder. Uma das mais belas plantas de interior impressiona tanto pelo número de botões que se abrem simultaneamente como pela variedade de cores. E a azaléia interna floresce na época mais escura do ano - no inverno, quando o sol e as cores brilhantes estão ausentes. Mas, devido ao cuidado doméstico impróprio, as azaléias costumam decepcionar os proprietários. Juntamente com a floração regular, as plantas perdem a folhagem e secam.

Para que a azaléia revele plenamente seu caráter natural e enfeite a casa por muitos anos, ela precisa de condições e atenção que sejam confortáveis ​​para o crescimento.

Em condições internas, dois tipos de azaléias são cultivados com mais frequência: indianas e japonesas. Ambas as espécies se destacam no extenso gênero de rododendros:

  • compacidade e tamanho pequeno;
  • Crescimento lento;
  • floração abundante e riqueza de tonalidades.

Se você escolher várias variedades de azaléias de interior com diferentes períodos de floração entre as muitas variedades de azaléias de interior, uma nuvem de flores brilhantes pairará sobre o peitoril da janela de novembro a maio.

Neste tópico:azaléia - atendimento domiciliar após a compra!

Condições para manter azaléia do quarto

Azalea não gosta de ar muito seco

Para o bem-estar em casa, a cultura deve manter:

  • luz brilhante, mas difusa;
  • rega abundante;
  • frouxidão e nível de acidez do substrato;
  • baixa temperatura do ar na sala onde o pote de azaléia está localizado.

A umidade ideal é de 70–80%. Ao cuidar de uma flor de azaléia, a planta não deve ser deixada no ar seco por muito tempo, caso contrário, ela perderá folhagem e retardará o desenvolvimento. O excesso e a falta de luz conduzem aos mesmos problemas.

Azaléia em potesO cumprimento dessas condições na sala depende de quão abundante será a seguinte floração:

  1. No outono e no inverno, quando os botões das flores são colocados, as azaléias internas exigem uma temperatura do ar de 6 a 8 ° C. Neste caso, os potes são deixados em local iluminado, mas a água é muito limitada.
  2. Na primavera, com o aparecimento de botões rega renovada no mesmo volume, e as azaléias são transferidas para uma sala com temperatura de 12-16 ° C. Se a sala estiver mais quente, mesmo com a manutenção adequada de azaléias em vasos, a floração pode ser severamente reduzida.
  3. Nos meses de verão, a cultura se sente melhor a uma temperatura de 20-22 ° C, e as azaléias de interior podem tolerar facilmente ficar na varanda, loggia e no jardim, se as plantas estiverem protegidas da luz solar direta.

Temperatura excessivamente alta e ar seco provocam um ataque às azaléias por ácaros-aranha e outras pragas de insetos. Quando mantidas no jardim, as plantas devem ser protegidas de insetos cochonilhas, pulgões e rolos de folhas.

Regar e irrigar azaléias internas

As azáleas que crescem em quartos são muito sensíveis à irrigação. Durante a floração e o crescimento ativo, o solo sob as plantas não deve secar. Uma vez que as variedades de jardim e vasos desta cultura preferem um substrato ácido, não podem ser regadas com água da torneira. A umidade é protegida ou filtrada.

Acidificado periodicamente com ácido cítrico, ácido ascórbico, vinagre ou suco de limão. Adicione 0,3-0,4 gramas de ácido por litro de água. Você não deve abusar desse método; ao cuidar de azaléias em ambientes fechados, em brotos e folhas jovens, o proprietário pode notar manchas rosa-púrpura e os verdes secam e ficam amarelos abaixo.

Se, durante a rega, a água fluir para o reservatório, ela deve ser drenada para evitar o apodrecimento das raízes. Isso é especialmente importante quando a temperatura do ar cai no período outono-inverno.

E durante o tempo quente ou quando o aquecimento está funcionando, as azaléias são irrigadas com água limpa e decantada. Durante a floração, esse procedimento é feito com muito cuidado, evitando-se o contato com flores e botões, pois ficam manchas e manchas nas pétalas delicadas.

Cobertura para azaléias internas

Para a floração abundante de azaléias, é necessária alimentação complexaNa primavera, mas no início da floração e depois que as flores murcham, você não precisa apenas dos cuidados habituais com as azaléias em casa, mas também de uma alimentação complexa.

Para esses fins, um fertilizante especializado para rododendros e azáleas é adequado:

  • Para estimular a formação de botões e a floração na primavera, as azaléias de interior são fertilizadas com compostos com predominância de fósforo e potássio.
  • Quando as flores caem e os brotos começam a crescer, os fertilizantes de nitrogênio são incluídos no cuidado das azaléias no vaso.

Para que a planta saia preparada para o inverno, a alimentação das azaléias é interrompida em meados de setembro. Isso é especialmente verdadeiro para fazer fertilizantes de nitrogênioestimulando a formação de folhagem e novos rebentos.

Um vídeo sobre azaléias em casa, sobre como cuidar e cultivar plantas vai reabastecer o conhecimento teórico do florista e te ajudar a entender as características da tecnologia agrícola.

Poda e pinça azáleas para cuidar de casa

Podando uma azaléia de quartoO fim da floração nas azaléias coincide com o início do aparecimento de novos e rebrota de velhos brotos. Para que o arbusto permaneça compacto em condições internas e se delicie com as flores na próxima primavera, as plantas devem ser cortadas a tempo.

A poda dos arbustos, no cuidado das azaléias, como na foto, está incluída desde meados de maio. Neste momento, rebentos fracos, excessivamente alongados ou velhos estão sujeitos a remoção. Os botões da azaléia aparecem em brotos de um ano de idade, então novos brotos fortes são deixados, e o resto dos brotos são pelo menos beliscados para causar ramificação e postura dos botões de flores.

As azaléias de interior, ao serem limpas e podadas, se prestam bem à modelagem e são usadas para criar bonsai e composições com outras culturas ornamentais. 2-3 semanas após a poda, o arbusto é coberto com folhagem nova.

Plantando e cuidando de azaléias

Para o cultivo de azaléias, escolha vasos baixos e largos.À medida que crescem, os arbustos são transplantados. As plantas jovens são transferidas para um novo recipiente maior anualmente e, em seguida, após 3-4 anos, o transplante é realizado conforme necessário.

As azaléias de interior têm um sistema radicular raso, então vasos mais largos do que a profundidade são os mais adequados para a planta. A capacidade é escolhida com o cálculo de drenagem obrigatória com espessura de pelo menos 3 cm.

O melhor solo para azaléias internas é uma mistura de duas partes de agulhas apodrecidas no vapor de uma parte turfa... Húmus fértil, areia e esfagno esmagado são adicionados ao substrato solto. Antes do plantio, o solo é esterilizado para evitar a infecção de plantas com nematóides, cochonilhas e fungos nocivos.

Resposta da planta ao cuidado adequadoA camada de drenagem é melhor feita de cacos de cerâmica ou argila expandida com a adição de pedaços de casca de pinheiro ou abeto. O último componente é especialmente importante ao plantar e cuidar das azaléias. Fornece acidificação constante do solo. Mas o calcário não pode ser usado, porque por causa dele o solo muda sua reação. Idealmente, a acidez do solo deve ser de 3,0–5,0 unidades.

Ao transplantar como parte dos cuidados com as flores da azaléia, é importante que o colar da raiz permaneça acima do nível do solo. Após o enchimento, é ligeiramente compactado, umedecido e, se necessário, preenchido. A melhor época para o transplante é no final do inverno, quando a planta ainda não mostra sinais de crescimento, ou após o florescimento em massa.

Se, antes de transferir para um novo vaso, a flor não desabrochar completamente, é melhor cortar os botões para que não enfraqueçam a planta já ferida.

Reprodução de azaléias em casa

Propagação de azaléias pela divisão do matoAzaléias internas não só podem ser mantidas em flor, mas também propagadas.Isso é muito simples de fazer:

  • ao transplantar, dividir um arbusto adulto;
  • no verão, estacas semilignificadas, cortadas do topo dos brotos.

Uma grande planta é dividida de modo que cada uma das azaléias jovens tenha um sistema de raízes viável. Seções de grandes brotos são tratadas com uma pequena quantidade de verniz de jardim. É útil pulverizar as raízes com carvão moído e um estimulante de crescimento. Plantar e cuidar de azaléias, neste caso, não tem características, exceto que é melhor podar o arbusto para que ele crie raízes mais rápido.

O enraizamento das estacas é realizado de maio a setembro. As partes apicais dos brotos desbotados de 10-15 cm de comprimento com várias folhas desenvolvidas são jogadas em um substrato ácido solto e mantidas em uma estufa a uma temperatura de 25 ° C. A formação de raízes em azaléias internas é lenta. Essa planta estará pronta para transplante em um recipiente separado somente após alguns meses, e as primeiras flores serão abertas no próximo ano.

Vídeos de cuidados domésticos da azaléia

Jardim

casa

Equipamento