Propagando azaléia por estacas: os segredos do enraizamento bem-sucedido

estacas de azaléia Belezas internas azaléias quase todo mundo adora, porque se delicia com a floração quando a maioria das plantas já está descansando. É muito fácil cultivar um peitoril de janela inteira em flor usando o método de estacas. Ao contrário do método de sementes Reprodução, ele dará resultados em menos tempo.

Você pode começar a cortar azaléias de julho a outubro.

Seleção e preparação de estacas

Para a reprodução, é necessário selecionar brotos já maduros com um botão vegetativo ou floral formado e grandes folhas verdes escuras em um arbusto de azaléia adulto. O tamanho das estacas é de até 15 cm.

Você pode verificar a "prontidão" da fuga interrompendo-a. Os galhos maduros devem emitir o estalido característico da madeira que se quebra.

A preparação da estaca para o enraizamento inclui as seguintes manipulações:

  1. Rasgue as folhas inferiores completamente e corte as superiores pela metade da folha de folhas.
  2. Do lado do rebento cortado (de baixo para cima), faça uma incisão oblíqua, retirando a casca numa faixa com cerca de 2 cm de comprimento, é neste local que o galho forma raízes.
  3. Mergulhe o corte em um estimulante de crescimento (se for um pó). Ao usar uma solução líquida, o galho deve ser deixado durante a noite.

Ao cortar azaléias decíduas, apenas ramos jovens que ainda estão em estágio de desenvolvimento devem ser usados ​​como estaca. Suas folhas superiores ainda serão pequenas e de tonalidades claras.

Onde torcer?

De acordo com as recomendações de floristas experientes, é melhor enraizar as estacas na turfa. Tem uma estrutura solta e leve, que é o que uma azaléia deve fazer.

É melhor tomar turfa de alta qualidade com baixa acidez.

Você também pode levar um substrato pronto para azaléias para enraizar. Essa mistura geralmente já contém turfa e nutrientes essenciais.

Recursos de root

As estacas preparadas da maneira acima são aprofundadas em uma mistura de solo leve por 2-3 cm e pressione bem o solo ao redor com os dedos. Cubra o recipiente com uma tampa ou saco plástico e coloque-o no local mais quente e leve da casa. A temperatura do ar deve estar no nível de 25 graus Celsius, mas não inferior a 22 graus.

Periodicamente, a caixa deve ser virada para o sol para dar iluminação uniforme às mudas, bem como retirar a tampa para ventilar a estufa, caso contrário as plantas podem apodrecer. Só será possível retirar totalmente o abrigo quando as mudas estiverem enraizando. O transplante em pequenos vasos separados é realizado quando as azaléias crescem 3 cm.

Leia também o artigo:como propagar uma orquídea em casa?

Vídeo sobre o corte de azaléias

Jardim

casa

Equipamento