Em sua casa de verão, você pode cultivar diferentes tipos de avelã

avelã frutífera A avelã, avelã ou avelã é uma planta familiar encontrada na natureza, usada em paisagismo e, graças às suas nozes saborosas e saudáveis, há muito que ganhou popularidade como cultura de jardim.

Representantes do gênero, que reúne cerca de duas dezenas de espécies de arbustos e árvores decíduas, podem ser vistos em diferentes partes da América do Norte, Ásia e Europa. Apesar da diferença de tamanho e variedade, todas as variedades têm muito em comum. Em primeiro lugar, trata-se do aparecimento das folhas de avelã, da estrutura das flores, dos frutos, das peculiaridades da sua floração e reprodução.

Ao ponto:como o pistache cresce em árvores + foto

Descrição da planta avelã

Folhas de avelã comum Red Majestic

O gênero Corylus é dominado por grandes arbustos formados por numerosos brotos e atingindo uma altura de 3-10 metros. A exceção é a aveleira parecida com uma árvore, que não é propensa ao surgimento do crescimento de raízes e eventualmente se transforma em uma árvore poderosa e de longa vida de até 20 metros de altura.

Hazel de qualquer tipo é facilmente reconhecível por suas folhas amplamente ovais ou quase arredondadas com uma borda serrilhada e venação bem visível. Eles mantêm pecíolos curtos e densos e cobrem densamente ramos longos que se assemelham a galhos.

As flores de avelã são divididas em masculinas e femininas. A aparência dos brincos com flores masculinas é considerada o início do florescimento geral da primavera. A fecundação das flores femininas ocorre devido à dispersão do pólen e dos primeiros insetos. De 1 a 5 ovários são formados em inflorescências. O fruto da avelã que amadurece dentro de uma casca dura e lenhosa é chamado de noz.

flor de avelãUma característica da cultura é a presença de uma espécie de envoltório ao redor do ovário. Assemelhando-se a um capacete, ou korys em grego, a cúpula é formada por brácteas modificadas. À medida que o fruto amadurece, ele seca e mostra uma casca de noz prateada ou marrom.

Cultivo de avelã

colhendo no meu jardimO ótimo sabor das avelãs ou avelãs, alto valor nutricional e benefícios foram apreciados por nossos ancestrais há vários milhares de anos. Por muitos séculos, os habitantes da Europa colheram avelãs, que cresciam em abundância nas florestas decíduas. As primeiras plantações culturais, conforme evidenciado por fontes escritas, poderiam estar localizadas no território dos Bálcãs modernos, no Mediterrâneo ao sul da Europa ou na costa do Mar Negro. Portanto, no Cáucaso, as nozes eram cultivadas há 6 mil anos, e seu nome frequentemente usado, "avelãs", é de origem turca.

As variedades de origem sulista distinguem-se pelas castanhas de frutos grandes e de excelente qualidade.

Mas nas regiões do norte, onde os invernos são mais rigorosos do que na Turquia, Itália ou Azerbaijão, as plantas correm o risco de morrer ou produzir uma colheita insuficiente. Portanto, criar aveleira é uma tarefa importante para os especialistas domésticos, o primeiro dos quais foi I.V. Michurin.

Avelã comum (C. avellana)

avelã comumA espécie, batizada em homenagem à região italiana de Avellano, o centro cultural mais antigo da Europa, é uma das mais comuns. A extensão natural da avelã comum ou da avelã real cobre o oeste do continente europeu, bem como uma parte significativa da Rússia, desde a região de Leningrado no norte até a Crimeia e o Cáucaso no sul.

O arbusto comum de aveleira se adaptou bem à vida nas cinzas da floresta, estepe da floresta e até mesmo nas regiões de estepe.

frutas e folhas de avelã comumAs plantas maduras podem atingir uma altura de cerca de 5 metros e, em condições favoráveis, prosperam, formando matagais densos de difícil passagem. A avelã comum retratada na foto é especialmente confortável sob a copa de uma floresta decídua. Aqui estão as plantas:

  • protegido da geada;
  • consiga comida e umidade suficientes;
  • mas, devido à má distribuição de pólen, eles não dão frutos com força total ou não formam ovários.

Corylus avellana HeterophyllaA espécie é ativamente usada por humanos. Devido à sua durabilidade, despretensão e robustez invernal, a avelã é utilizada na criação. Hoje, no território da Rússia, mais de 20 variedades de avelãs frutíferas se espalharam, dando avelãs de excelente qualidade e várias formas decorativas interessantes que irão decorar corretamente tanto o jardim quanto a paisagem urbana.

Formas decorativas de avelã

Corylus maxima PurpureaObter nozes não é o único propósito da avelã. São amplamente utilizadas formas de plantas ornamentais, que diferem do ancestral de crescimento selvagem na cor das folhas, no formato da copa e nos brotos individuais.

O mais popular é a avelã com folhas vermelhas. O arbusto difere pouco de uma planta comum, mas sua folhagem tem uma tonalidade avermelhada pronunciada. Ao mesmo tempo, nas placas de folhas novas, a vermelhidão é muito mais viva do que na base dos rebentos e, à sombra, aparecem cada vez mais tons de verde. A peculiaridade da aveleira em C. avellana Atropurpurea é a coloração antocianina não só das folhas, mas também da plumagem ao redor dos ovários.

Muitas variedades de avelãs russas também se distinguem pela folhagem avermelhada, o que confere expressividade adicional às plantações.

Corylus avellana AureaAlém da avelã purpurea, outras variedades podem ser vistas nos jardins russos. Um exemplo são as formas variadas:

  • Albovariegata, caracterizada por folhas, nas quais uma faixa verde clara ou quase branca ao longo da borda é claramente visível;
  • Áurea, na cor da folhagem e em toda a copa da qual prevalecem os tons amarelos e verde-dourados;
  • Aureomarginata, em que a cor dourada atinge apenas a borda da lâmina da folha e forma uma espécie de borda.

À disposição dos paisagistas e de quem não fica indiferente às plantas inusitadas, existem formas de aveleira cortadas, dentadas, plumas e até dobradas na folhagem.

Corylus avellana ContortaDe interesse indiscutível é avelã:

  • chorando ou C. pendula, crescendo na forma de uma árvore padrão com galhos caídos;
  • curvo ou C. contorta, cujos brotos são estranhamente torcidos, e a velocidade da boca é várias vezes menor do que a das plantas comuns.

Avelã grande (C. maxima)

avelã grandeA espécie a partir da qual começou o cultivo de avelãs é chamada de avelã grande. Desde os tempos antigos, a planta, como fonte de nozes nutritivas e muito saborosas, é cultivada nos Balcãs, Itália, Turquia, Cáucaso e Crimeia. Com o nome de região italiana da Lombardia, a espécie passou a ser chamada de noz Lombard, e os povos da região do Mar Negro a conheciam como Pôntico.

avelã grande no KubanComo outras espécies, esta cultura é exigente com o solo. Onde a avelã cresce:

  • o solo está saturado com nutrientes antecipadamente;
  • cuidar da rega e aeração regulares;
  • eles usam fertilizantes regularmente, que são especialmente importantes para a obtenção de uma safra estável e completa.

Uma cultura que produz avelãs ou avelãs da mais alta qualidade distingue-se facilmente por grandes arbustos de caules múltiplos que atingem uma altura de 10 metros.

As folhas da planta com dentes duplos, ovais ou quase redondas são visivelmente púberes por baixo. Venation é claramente visível nas placas foliares, e a folhagem jovem é freqüentemente distinguida por uma rica coloração de antocianina. Os avermelhados são também plyus longos e dentados que escondem completamente a noz.

Avelã semelhante a uma árvore (C. colurna)

aveleiraHazel, que não parece um arbusto familiar para muitos, mas uma árvore alta, é chamada de árvore. A espécie característica da Ásia Menor, do Cáucaso e da Transcaucásia, bem como da Península Balcânica, junto com a noz-pôntica, é uma das culturas mais antigas que interessava pelos seus frutos.

A aveleira semelhante a uma árvore é cultivada há muito tempo na Turquia, mas hoje deu lugar a irmãos do mato mais produtivos e fáceis de usar.

Árvores que vivem até duzentos anos estão cada vez mais encontrando lugar no paisagismo. As plantas, que são popularmente chamadas de noz de urso, podem ser reconhecidas por:

  • troncos delgados cobertos com casca acinzentada;
  • coroa, que se parece com uma grande vela ou cone;
  • folhagem escura recortada;
  • coletado em 3-8 pedaços de fruta, escondidos em uma cúpula aveludada e fortemente dissecada.

árvore de avelãAs avelãs deste tipo não são apenas comestíveis, mas muito saborosas. Amadurecem no final do verão ou na primeira quinzena de setembro. Na Rússia, a aveleira é capaz de dar frutos apenas nas regiões mais ao sul; na faixa do meio, a cultura é usada como decoração.

Avelã de várias folhas (C. heterophylla)

Ramo e frutos de Corylus heterophyllaA variedade asiática é comum onde termina a variedade de avelãs comuns. A aveleira com várias folhas, assim chamada devido ao formato característico das lâminas das folhas, pode ser encontrada no Extremo Oriente, na região de Chita, na China, na Mongólia, bem como na Península Coreana e até mesmo nas ilhas japonesas.

Como sua coleta, esta espécie prefere encostas secas, nas quais cresce rapidamente, florestas mistas de folhas largas e florestas de carvalho. Arbusto:

  • possui uma copa larga e arredondada, composta por vários troncos de até 10 cm de diâmetro;
  • atinge uma altura de 3 metros;
  • sob condições favoráveis ​​forma matas densas que impedem o crescimento de outras espécies características da vegetação rasteira.

Uma característica distintiva da avelã variegada são os pratos folhosos com uma pequena ponta pontiaguda e um topo aparentemente cortado.

Além disso, a espécie é caracterizada por floração e frutificação precoces. O ovário é cercado por uma plyuska pubescente de duas peças, em forma de sino. As avelãs maduras atingem um diâmetro de 15 mm. O kernel está escondido sob uma concha acinzentada sólida.

arbusto de avelã variegadoA planta é incrivelmente resistente, tolera melhor a seca do que outras espécies e não tem medo de geadas. Isso permite cultivar aveleira na Sibéria, utilizá-la para fortalecer as encostas dos desfiladeiros e plantá-la onde houver risco de erosão eólica.

O principal é que o local onde o mato vai crescer esteja protegido de inundações e estagnação do degelo ou da água da chuva.

Nas condições da trama pessoal, a avelã provou sua despretensão e disposição dócil. É fotófilo, mas pode crescer em sombra parcial, a copa engrossada pode ser facilmente arrumada com a ajuda de um podador e, com os devidos cuidados, os arbustos vivem e frutificam por várias décadas.

Avelã da Manchúria (C. sieboldiana var.mandshurica)

Nozes Corylus mandshuricaA avelã da Manchúria é cultivada no Extremo Oriente da Rússia, na Coréia e no norte da China. Esta variedade difere das plantas descritas acima pela forma incomum da cúpula. Formando um tubo longo e denso que esconde a noz, ela cresce até 6 cm.

Os rebentos que formam um arbusto de até 4 metros de altura são cobertos por uma casca cinza-acastanhada, lisa nos ramos jovens e rachada na madeira perene. A espécie é caracterizada por uma grande folhagem macia. O ovário, que se forma após a floração de maio, é reunido em 3-4 pedaços. As nozes que amadurecem na primeira metade do outono têm uma forma pontiaguda oblonga. Os grãos são de casca fina e comestíveis, mas a obtenção de nozes é difícil devido à cúpula eriçada.

A planta não tem medo de geadas. Portanto, com um local corretamente escolhido para o plantio da aveleira na Sibéria e cuidado, a cultura pode ser utilizada como castanha e decorativa.

Como crescer avelã

grande muda de avelãA avelã é uma cultura pouco exigente, da qual mesmo jardineiros novatos podem cuidar. A preparação para o plantio e o cuidado com a avelã comum começa com a escolha de um local adequado.

Hazel adora luz, mas ela pode crescer na sombra. Mas se a folhagem da muda for vermelha, ela parecerá mais brilhante ao sol. À sombra, essas plantas perdem gradualmente sua atratividade e tornam-se verdes.Folhagem de cor branca ou amarela, que se queima sob a luz direta do sol, e aqui é preciso cuidar da proteção nas horas mais quentes.

plantando avelã comumNa natureza, os arbustos se estabelecem em florestas decíduas com solo solto rico em húmus. Ao mesmo tempo, o sistema radicular da planta não tolera a estagnação da umidade, e a seca rapidamente provoca o murchamento da folhagem e o despejo da safra.

Na primavera, a planta acorda cedo e movê-la para um novo local pode causar aclimatação prolongada. Portanto, a melhor época para plantar árvores de aveleira é o outono.

Covas de pelo menos 50 × 60 cm de tamanho são preparadas com antecedência. Se a avelã for cultivada e vários espécimes forem cuidados de uma vez, cerca de 4-5 metros de espaço livre são deixados entre eles. Para enraizamento rápido e crescimento ativo para aterro, uma mistura é preparada com base em:

  • solo fértil;
  • 10 kg de húmus de alta qualidade;
  • 200 g de superfosfato;
  • 50 g de fertilizantes à base de potássio.

A composição é colocada no fundo em forma de cone, sobre o qual as raízes do arbusto são cuidadosamente dispostas de forma que o colo da raiz fique ao nível do solo. Quando a fossa é preenchida, o solo é compactado, regado abundantemente e então coberto com cobertura morta para manter a umidade ideal do solo.

Como crescer avelã, não só decorando o local, mas também deliciando-se regularmente com deliciosas nozes. Os especialistas aconselham a seleção das variedades de acordo com a época de floração e também levam em consideração a possibilidade de polinização pelo vento.

poda de avelãO cuidado da colheita inclui:

  • a rega, extremamente necessária durante o período de maturação das nozes;
  • alimentação no início da primavera e na época da formação do ovário;
  • poda para formação de copas, rejuvenescimento ou manutenção de um estado saudável.

Em regiões com invernos rigorosos, os arbustos jovens podem congelar ligeiramente. Eles são aconselhados a serem curvados no chão e cobertos. A poda da aveleira na primavera ajuda a livrar a planta de galhos quebrados, congelados ou secos. Além disso, um procedimento simples ajudará a formar a coroa corretamente, para dar ao sol acesso a cada ramo frutífero.

frutas de avelã varietalPara isso, 8 a 10 brotos fortes são deixados em cada arbusto, e o restante, tentando liberar o centro, são retirados ao nível do solo. Para a aveleira, é possível crescer em uma treliça, bem como formar uma planta padrão.

Para não enfraquecer o arbusto, o excesso de brotos de raiz é cortado anualmente. Isso é especialmente importante em espécimes enxertados.

Hazel: propriedades úteis e contra-indicações

amêndoas de avelãO principal tesouro da planta são as nozes. Este é um verdadeiro depósito de vitaminas, gorduras saudáveis, proteínas e minerais.

Os ácidos graxos essenciais respondem por cerca de 65% do peso do núcleo. Entre os micro e macroelementos estão magnésio, potássio e cálcio, fósforo e enxofre, zinco, manganês, flúor. As vitaminas são representadas pelo grupo B, ácido ascórbico, A, E e PP. O conteúdo calórico de 100 gramas de fruta é 700 kcal.

A rica composição e alto valor energético do produto determinam as propriedades benéficas da avelã e contra-indicações que devem ser levadas em consideração ao comer nozes deliciosas.

Para que servem as avelãs? Ricas em gorduras saudáveis, magnésio e potássio, as nozes são um produto valioso para a prevenção e tratamento de doenças cardíacas e vasculares, principalmente:

  • aterosclerose;
  • doença isquêmica;
  • esclerose dos vasos do cérebro;
  • infarto do miocárdio.

O remédio natural não só estimula o músculo cardíaco, mas também fortalece os vasos sanguíneos, melhora a qualidade do sangue. Além disso, as avelãs são úteis para os sistemas nervoso e digestivo, estimulam a vesícula biliar, melhoram o metabolismo e resistem ao processo de envelhecimento do corpo.

leite de avelãDevido à massa de vitaminas, proteínas e ácidos graxos, as avelãs são indispensáveis ​​na dieta dos vegetarianos, e as pessoas com intolerância à lactose podem substituir o leite de vaca por um saboroso e saudável leite de nozes. O baixo teor de açúcar garante que a sobremesa de avelã não prejudique a saúde do diabético e não cause ganho de peso em quem está tentando emagrecer.

Falando sobre os benefícios da avelã comum, não se deve esquecer das folhas, casca, plyusk e outras partes da planta.Todos eles contêm substâncias biologicamente ativas que conferem propriedades adstringentes, antipiréticas, vasodilatadoras, antiinflamatórias e restauradoras aos materiais vegetais. Infusões e bandos à base de avelã são prescritos para problemas digestivos, doenças vasculares, doenças geniturinárias e invasões de helmintos.

avelã grandeO óleo de noz tem um efeito cicatrizante. Ajuda a aliviar rapidamente a irritação, reduzir a dor e acelerar a regeneração dos tecidos. Leite de grãos triturados é um remédio popular comprovado para o tratamento de gastrite, colecistite e enterocolite, bem como para outros problemas acompanhados de espasmos, irritação e dor.

Os segredos do cultivo de nozes - vídeo

Jardim

casa

Equipamento