Aprendendo a procriar e cuidar do pelargônio ampeloso

Pelargônio ampeloso em flor Com o início do calor, as ruas das cidades e pequenos assentamentos, lotes domésticos e varandas são transformados devido ao florescimento exuberante de uma variedade de produtos decorativos. Ampel Pelargonium, como na foto, com espetaculares brotos em cascata e inflorescências compostas por uma dúzia de flores, ocupa um dos primeiros lugares entre as plantas utilizadas para paisagismo.

Como outros tipos de pelargonium, a variedade ampelous ou com folhas de hera foi descoberta pela primeira vez no sul da África, mas a planta despretensiosa e receptiva rapidamente conquistou o amor dos cultivadores de flores em todos os cantos do mundo.

Hoje, muitas variedades espetaculares foram cultivadas com diferentes formas e cores de flores, folhas verdes e variegadas. Todos eles têm características comuns em comum:

  • caules graciosos, caindo livremente, atingindo 90 cm de comprimento;
  • folhas lisas de cinco lóbulos de formato característico, o que deu à planta um dos nomes;
  • localizados em pedúnculos alongados e coletados em inflorescências umbeladas, flores simples ou duplas.

Pelargônio Ampel em paisagismo

Ao mesmo tempo, cuidar do pelargônio ampeloso e reproduzir as plantas que você gosta não será difícil, mesmo para um produtor que está apenas começando a se interessar por esta espécie.

Cuidados domiciliares para pelargônio

Todas as variedades de pelargoniums, não excluindo as variedades ampelous, amam a luz, na falta da qual podem reduzir significativamente a duração da floração e não se mostrar em toda a sua glória.

Pelargonium no verão no pátioQuando cultivado em casa, cuidar do pelargônio envolve necessariamente a criação de longas horas de luz do dia para a planta:

  • No verão, os vasos são expostos às janelas mais leves e quentes ou plantados em partes semelhantes do jardim, mas ficam protegidos dos raios escaldantes em dias e horas especialmente quentes.
  • No inverno, outono e início da primavera, o necessário iluminação artificial.

Nos meses de verão, sinta-se confortável, pois na foto, o pelargônio ampeloso estará a uma temperatura de 20-25 ° C. Nos dias mais quentes, as plantas não sofrem muito, o principal é aumentar a rega e não deixar vestígios de queimaduras solares na folhagem.

No inverno, o pelargônio requer um longo período de dormência, de até três meses, quando para os arbustos, sem reduzir a iluminação, criam condições de temperatura na faixa de 10-15 ° C e reduzem a intensidade da irrigação. Se essas condições não forem satisfeitas, as folhas do pelargônio ficarão amarelas e, na primavera, você mal poderá esperar pela floração.

Uma cultura de rápido desenvolvimento requer um solo nutritivo solto no qual a umidade seja bem retida, mas as raízes não sofram decomposição.

Para plantar pelargoniums ampelous, você pode usar uma mistura de porções iguais de solo de jardim, limpas de inclusões grosseiras de turfa e areia, mas a planta despretensiosa também se sente bem em solos prontos para culturas ornamentais, para os quais um pouco de areia ou vermiculita é adicionado.

Floração abundante de pelargônio ampelosoPara que o pelargônio ampeloso floresça profusamente, muitos cultivadores estão tentando limitar o crescimento da planta plantando-a em um vaso com apenas alguns centímetros de diâmetro maior que o sistema radicular. A planta sinaliza a necessidade de transplante com um caroço de barro totalmente entrelaçado. Além disso, a resposta à pergunta: "Por que as folhas ficam amarelas para pelargônio?" às vezes só é necessário substituir o pote.

Para um arbusto adulto de tamanho médio, um recipiente com um diâmetro de 10–12 cm é bastante adequado, enquanto os especialistas aconselham a escolha de vasos feitos de cerâmica porosa que permitem a passagem de ar e evitam que as raízes sensíveis ao excesso de umidade apodreçam.

As variedades Ampel podem ser plantadas num único vaso ou caixinha de balcão, o que só vai acrescentar plantas decorativas e dar charme à varanda, varanda ou peitoril da janela.

Formação de planta

Pelargonium Ampel precisa de pinçamento de brotosDe fevereiro a março, os floricultores beliscam os brotos do pelargônio. Este procedimento é projetado para:

  • formar a coroa da planta;
  • estimular o crescimento de novos brotos;
  • rejuvenescer o mato;
  • lançar as bases para a próxima floração.

É no final do inverno, quando chega a luz do dia, que a formação da coroa dá os melhores resultados e é mais indolor. Ao realizar a formação, deve-se ter em mente que os rebentos longos da camada inferior constituem uma forma eficaz de pelargônio ampeloso.

Ao beliscar:

  • remova os brotos velhos, deixando dois ou três botões inferiores;
  • aperte as hastes superiores jovens;
  • remova todos os brotos que crescem nos seios da face superiores das hastes existentes.

Se a poda regular for realizada no início da primavera, você precisará cortar constantemente os brotos fracos, por alguma razão folhas de pelargônio amareladas e pedúnculos murchados. Isso permitirá que você não enfraqueça a planta e mantenha sua força para o crescimento e a floração.

Cobertura de pelargônio ampeloso para floração exuberante

A floração exuberante é fornecida por alimentação periódicaApós a poda, bem como durante a vegetação ativa, as plantas devem ser alimentadas com a introdução de minerais líquidos e fertilizantes orgânicos... E aqui é preciso lembrar que a qualidade da floração depende muito da escolha da mistura.

O nitrogênio estimula o crescimento de hortaliças e brotos. Às vezes, reclamando que por algum motivo as folhas amarelaram no pelargônio, ou a flor se recusa a formar botões, os próprios cultivadores são os culpados pelo problema, alimentando as plantas com nitrogênio em excesso.

A "dieta" para a formação de inflorescências exuberantes é o potássio e o fósforo. Além disso, o sulfato de magnésio é uma boa ajuda para o florescimento do pelargônio. Acontece que a substância que contém magnésio e enxofre não só tem um efeito benéfico na qualidade da colheita das plantações, mas também contribui para a formação de numerosas inflorescências exuberantes em todas as variedades de gerânios.

Os fertilizantes para pelargônio são aplicados desde a primavera até o início do período de "inverno", quando as plantas são rearranjadas para esfriar.

Reprodução usando sementes

Pelargônio ampeloso se propaga por sementesOs floristas estão convencidos de que o pelargônio cultivado a partir de sementes é mais resistente a doenças, mais endurecido e tolera correntes de ar e temperaturas extremas. A semeadura é realizada na segunda quinzena do inverno, após desinfecção e umedecimento do solo onde são depositadas as sementes. Depois que a semente foi coberta com uma fina camada de solo, a superfície é umedecida cuidadosamente novamente.

É melhor usar uma pistola pulverizadora para regar as plantações que não dê um jato poderoso que enterre as sementes.

O recipiente com as colheitas é coberto com um filme, com o qual a condensação é retirada diariamente até o surgimento dos brotos, e colocado em uma sala onde a temperatura é mantida entre 20 e 24 ° C. Jovens, obtidos a partir de sementes de pelargônio, mergulham em bandos de duas folhas verdadeiras, e o cultivo posterior é realizado a uma temperatura de 16-18 ° C. Os arbustos estão prontos para "se mudar" para um lugar permanente com 1,5–2 meses de idade.

Como é a enxertia de pelargônio

Pelargonium se propaga facilmente por estacasApesar da facilidade de cuidado e reprodução do pelargônio ampeloso por sementes, outro método é mais utilizado - as estacas.

A reprodução por estacas tem uma vantagem inegável - as plantas filhas conservam todas as propriedades e o aspecto do pelargônio-mãe, o que é extremamente importante em relação aos arbustos varietais.

Os topos dos rebentos verticais jovens, com 7–10 cm de comprimento e dois pares de folhas abertas, são usados ​​como material de plantio. A melhor época para a colheita das estacas é de fevereiro a março, e também da segunda quinzena de julho ao final de agosto.Nesse caso, a reprodução do pelargônio ampeloso e os cuidados com o plantio são os mais simples e eficazes.

Os pedaços cortados dos caules são deixados à temperatura ambiente durante várias horas para que o corte tratado com pó de carvão seque, depois as estacas são plantadas numa mistura húmida de turfa-solo arenoso, aprofundando 3 cm.

Planta jovemPara um melhor enraizamento, as estacas de pelargônio precisam de:

  • a temperatura é cerca de 20-22 ° C;
  • moderar a umidade do solo, para não causar o apodrecimento da parte inferior do caule.

Depois de um mês, as plantas jovens adquirem suas próprias raízes e podem ser transplantadas para recipientes com um diâmetro de 8 a 10 cm. Os cuidados adicionais com o pelargônio em casa não diferem do que as plantas adultas recebem, e os arbustos jovens começarão a florescer no próxima primavera.

Vídeo sobre o cultivo de espécies pelargonium

Jardim

casa

Equipamento