Por que a cereja seca após a floração e como salvar uma árvore

flores de pomar de cereja A questão de por que a cereja seca após a floração não tem uma resposta clara. Acredita-se que a floração selvagem enfraquece a árvore e reduz sua resistência a doenças. Por outro lado, notou-se que o florescimento abundante de um exemplar em comparação com o resto é um sinal de doença e o último esforço para prolongar a vida com a criação de muitas sementes. Freqüentemente, as práticas agrícolas impróprias são a causa raiz da doença.

Pré-requisitos para a doença

cereja seca após a floração

Onde os pomares de cereja são cultivados em grandes áreas, qualquer infecção se espalha rapidamente. Portanto, os jardineiros devem ser alertados por esporos favoráveis ​​à reprodução. coccomicose e moniliose, condições meteorológicas. A primavera é fria e úmida, o que afeta a duração da floração. Durante a estação das bagas é quente e chuvoso, novamente um ambiente favorável para os cogumelos. Apenas a prevenção e eliminação do jardim de insetos salvará a árvore da introdução de micélios.

A cereja seca, o que devo fazer? Qualquer amarelecimento incompreensível, o ressecamento não ocorre espontaneamente, isso é sinal de uma doença, provavelmente fúngica. Um antigo jardim mal cuidado torna-se um terreno fértil para muitas doenças. Gradualmente, eles são espalhados por insetos e vento para as plantações vizinhas.

Se houver pré-requisitos, é necessário realizar medidas preventivas com mais frequência. Mas qualquer processamento deve ser interrompido 20 dias antes da colheita dos frutos.

Prevenção de doença

prevenção é necessáriaAs plantas cultivadas só podem ser saudáveis ​​se a tecnologia agrícola for observada. O tratamento oportuno de cerejeiras e arbustos contra pragas e doenças destruirá a infecção pela raiz.

Uma árvore que recebe uma boa nutrição será forte, haverá reservas de saúde suficientes para florescer e derramar frutos sem prejudicar a copa. As lesões resultantes na casca devem ser examinadas, desinfetadas e reparadas imediatamente. É mais fácil prevenir uma infecção do que tratá-la com métodos nada inofensivos. Por que a cereja do vizinho não seca após a floração?

As respostas são simples:

  1. A árvore está plantada em uma colina ou encosta, bem ventilada.
  2. A muda foi adquirida em um criadouro de uma variedade resistente à moniliose.
  3. As árvores são caiadas anualmente, não apenas os troncos, mas os ramos esqueléticos. Cada rachadura na casca é desinfetada e selada com verniz de jardim para que os esporos não tenham onde se depositar.
  4. As folhas são recolhidas, os círculos do tronco são bem tratados.
  5. Os ramos são desbastados de acordo com o princípio - o pardal vai voar.

Apesar do aperto da casa de verão, a cereja deve ter uma área de alimentação suficiente.

Para que a cereja fique com cor e abundância de frutos saudáveis, a árvore deve ser devidamente plantada e regada a tempo. Cherry não gosta de alagamento e plantio profundo, as raízes podem apodrecer.

rachadura na cascaA pulverização em determinado horário é realizada como profilaxia contra as doenças fúngicas introduzidas:

  • no túbulo aberto da flor;
  • em uma ferida recente em um galho quebrado;
  • rachadura na casca.

A doença penetrou nas flores e nos ramos, razão pela qual a cereja seca após a floração.

Esporos, bactérias, pragas de insetos se desenvolvem em um ciclo natural. Portanto, é impossível tratar plantas com medicamentos, pois, ao que parece, existe um cronograma:

  • imediatamente após o derretimento da neve, tratar os troncos e árvores com uma solução 3% de Bordéus líquido ou mistura bordalesa “Extra”;
  • pulverização com solução de sulfato de cobre a 1% sobre cone verde;
  • antes da floração, as cerejas devem ser tratadas com Horus de moniliose;
  • durante o período vegetativo, faça tratamentos preventivos com Abiga-pico, But, Topsin, Horus.

As doenças fúngicas são introduzidas durante a estação úmida e fria, com floração prolongada. É preciso tomar medidas preventivas, pautadas pelo clima, sem perder um momento favorável.

Sinais de doença quando a cereja seca após a floração

podando ramos doentesA tempestade dos modernos pomares de cereja era a doença da moniliose, importada da América. É uma doença fúngica das flores na primavera e dos frutos antes da colheita. Um sinal de infecção na primavera - as folhas das cerejeiras secam após a floração, ocorre necrose dos ramos. Nesse momento, o micélio penetra rapidamente no interior e infecta toda a árvore. Você pode determinar a moniliose encontrando um anel escuro no corte do galho.

A única solução correta seria cortar todos os ramos 5-15 cm além do local de secagem visível e queimar todos os restos da planta. Durante o verão, a árvore deve ser vigiada e os ramos secos devem ser removidos. Tendo destruído o surto, no próximo ano, a prevenção deve ser feita dentro do prazo.

dano fetalOs frutos que permanecem nos galhos, nos locais das picadas de insetos, formam almofadas acinzentadas com esporos. Eles estão localizados de forma caótica, e isso é diferente da podridão cinzenta dos frutos. Frutos mumificados e folhas caídas se tornarão uma fonte de infecção no próximo ano. Se a doença estiver ocorrendo, manchas cinzentas aparecerão na casca.

É importante que as plantações vizinhas também estejam atentas à erradicação da infecção. A doença em si não irá embora, a árvore irá destruir completamente. Os fungicidas sistêmicos não têm efeito sobre os esporos do fungo Monilia cinerea.

Clasterosporium ou manchas também são a razão pela qual as folhas de cerejeira secam. A doença se manifesta em toda a árvore, incluindo as raízes. Nesse caso, os botões das flores e das folhas ficam pretos, caem, as folhas ficam como uma peneira. As cerejas que permanecem nos ramos são mumificadas e tornam-se portadoras de esporos. O micélio é destruído pelo oxicloreto de cobre e pela mistura de Bordeaux.

Clasterosporium ou manchasCoccomicose - o fungo se reproduz ativamente após a floração da árvore, razão pela qual a cereja seca. Os sinais de infecção são pontos vermelhos no topo das folhas e esporos rosa podem ser encontrados no dorso. As folhas ficam amarelas, caem, o enchimento dos frutos cessa. Se forem encontrados sinais de coccomicose, a safra do ano em curso terá que se despedir. Uma árvore em flor deve ser tratada com uma solução de sulfato de cobre a 3,5%. Se a colheita continua, após a colheita dos bagos, deve-se proceder ao tratamento com Horus. Despeje o solo com uma solução de uréia na proporção de 40 gramas por 1 litro.

Somente realizando um conjunto de medidas para preservar um jardim saudável é possível reduzir as perdas por doenças fúngicas.

Combatendo doenças da cereja no jardim - vídeo

Jardim

casa

Equipamento