Por que as uvas secam?

Uvas são afetadas por doenças As doenças e pragas da vinha frequentemente causam graves danos à videira. Se as folhas secam nas uvas, os brotos murcham e morrem, isso se torna uma grande perda para o produtor. É um problema duas vezes maior quando os pincéis sofrem, os frutos secam e uma parte significativa da colheita é perdida. Além disso, o processo de secagem pode começar tanto imediatamente após a pega dos bagos, como já durante a sua maturação, ser acompanhado de sintomas inerentes a doenças culturais, e prosseguir sem razão aparente.

Por que as bagas secam nas uvas? Existem muitas razões para a perda de cachos. Na maioria das vezes, os produtores identificam doenças causadas por fungos patogênicos.

O míldio está em primeiro lugar em termos de nocividade, afetando não só as cristas e cachos das uvas, mas também a massa verde, rebentos novos e perenes. O fungo, penetrando nos tecidos da planta, impede o fluxo de alimentos e umidade. As partes infectadas da videira, incluindo escovas e frutos maduros, secam e morrem.

Mofo - este não é o único problema que ameaça com a perda de safras. Existem outras doenças dos bagos de uva, cujas fotografias cuja ação na videira comprovam claramente o grau de perigo e a necessidade de os combater. As pragas de insectos podem causar graves danos à cultura, existe o risco de perda de bagas e cuidados insuficientes com a vinha.

Uvas a seco

Uva de mão seca

Chamado pelo fungo Eutypa lata a doença da videira é generalizada em todas as regiões vinícolas, onde os invernos não podem ser chamados de suaves, e é particularmente prejudicial em estações com chuvas intensas.

Como o fungo patogênico é capaz de penetrar nos tecidos não apenas das uvas, mas também de muitas outras hortaliças e fruteiras, isso complica a luta contra as manifestações da doença e sua disseminação. A doença não afeta apenas os brotos e as bagas, as alterações na madeira causadas pelo fungo são claramente visíveis na foto da doença da uva. A doença atinge de forma especialmente forte os arbustos de videira adultos, com idade a partir dos 8 anos, e os sintomas de ressecamento tornam-se evidentes quando a planta no início do verão atinge 20-25 cm de comprimento.

Escape fica para trás no desenvolvimentoBrotos e folhas estão ficando para trás no crescimento, oh, o tamanho e a cor diferem dos saudáveis. As folhas secam nas uvas e a necrose afeta os brotos afetados. Os frutos secos secam ou param de crescer e permanecem pequenos até ao final da estação de crescimento.

Uva antracnose manchada

Antractose manchadaUma das razões pelas quais as uvas secam pode ser a antracnose. O pico de infecção com esta doença grave ocorre durante os períodos chuvosos, e a praga é ativa não apenas em climas quentes, mas na faixa de 2-30 ° C.

As manifestações da antracnose são frequentemente confundidas com danos mecânicos aos frutos e rebentos causados ​​pelo granizo. Mas o clima não tem nada a ver com isso.

Manchas necróticas arredondadas com uma borda marrom-preta são as zonas de penetração de fungos nocivos. Essas manchas podem se fundir, os tecidos afetados ressecados dentro delas são destruídos e as folhas novas que secam nas uvas parecem estar queimadas.

Bagas doentes com antractose começam a secarA doença infecta todos os órgãos das plantas verdes acima do solo, incluindo as escovas. A doença da uva, na foto, representa o maior perigo para os bagos antes da floração, quando todo o mato está afetado, bem como antes da maturação da colheita. À medida que a doença se desenvolve, manchas características da doença se formam nos ovários e nas cristas, após cujo crescimento a escova seca total ou parcialmente.

Murcha vertical da videira

Murcha vertical da videiraVerticillium, o agente causador dessa doença, o fungo patogênico Verticillium dahliae, penetra nas raízes pelo solo e, multiplicando-se, interrompe o fornecimento de umidade aos brotos e cachos das uvas. A doença dos bagos de uva, como na foto, afeta mais frequentemente e com mais força as plantas jovens, e suas manifestações externas podem se tornar visualmente perceptíveis apenas um ou dois anos após a infecção.

As uvas são secas e mumificadasA vinha sofre os danos mais severos quando os arbustos estão sob grande pressão. Isso é mais frequentemente observado com a falta de umidade, temperatura elevada do ar e início do amadurecimento dos bagos. Primeiro, as folhas que parecem secas nas uvas, depois vem a virada dos brotos e dos cachos. Os cachos localizados nas camadas inferiores dos rebentos afetados secam, os bagos individuais nas uvas secam, mumificam-se e permanecem nesta forma nos cachos.

Cigarrinha Buffalo

As cigarrinhas do búfalo, que atacam cada vez mais os vinhedos, não podem causar menos danos do que os fungos patogênicos.

Cigarrinha BuffaloUm inseto que se alimenta de sucos vegetais, nos brotos e nas cristas, faz lesões em forma de anel características, de até um centímetro de comprimento, de onde as uvas, que não recebem nutrição suficiente, secam, os brotos murcham e morrem desligado.

A praga dá uma geração por temporada. Nesse estágio, as larvas das cigarrinhas vivem e se alimentam de plantas gramíneas sob os arbustos de videira, e então os insetos adultos sobem na videira e começam sua atividade prejudicial.

Uma videira afetada por uma cigarrinha-búfaloA abundância de vegetação perto das vinhas contribui para a propagação da praga. Uma medida da luta contra um inseto perigoso é o duplo tratamento das plantas com benzofosfato. Essa pulverização deve ser feita em junho e, além disso, tirar o mato e fazer canteiros de cebola e alho perto da vinha, o que afugenta as cigarrinhas, será uma boa prevenção.

Curvatura das cristas durante o amadurecimento da baga

Evite quebrar as cristas de cachos maduros.Uma explicação de por que os frutos secos nas uvas podem ser os próprios cachos em maturação, sob cujo peso os cachos se dobram, o suprimento de umidade e nutrientes é perturbado e os frutos murcham.

O risco de perda de rendimento por esse motivo é maior para variedades e híbridos que formam grandes cachos pesados.

Você pode evitar quebrar as cristas e brotos com escovas se cultivar um arbusto com base em um arco ou um mirante. As escovas penduradas não são limitadas e se desenvolvem bem, e os galhos sofrem uma carga uniforme e não se dobram.

Secagem de cristas de uva

A secagem dos sulcos é uma das causas da quebra de safraSe não houver razões aparentes, por exemplo, sintomas de doenças de bagos de uva, como na foto, são identificados, e os pincéis não são derramados e os bagos são mumificados, talvez devêssemos falar sobre o ressecamento dos sulcos.

Este fenômeno, notado pela primeira vez há pouco mais de um século, ainda não foi suficientemente estudado; apenas se descobriu que uma espécie de paralisia, levando a uma desaceleração ou interrupção do desenvolvimento dos cachos, está associada a distúrbios metabólicos e é de natureza local. A doença não é infecciosa por natureza, não é transmitida a outras plantas e pode estar associada a uma violação da entrada de umidade através dos vasos da crista até as bagas em maturação. Na verdade, é durante os períodos de seca que a paralisia, levando ao ressecamento das uvas, se manifesta com mais frequência.

Os sintomas que antecedem a secagem, sob a forma de manchas escuras castanhas nos ramos da crista, tornam-se perceptíveis durante a maturação, altura em que os bagos acumulam entre 7 a 12% de açúcar.

Os tecidos sob as manchas são afetados até a profundidade de várias camadas de células, e a falta de umidade agrava o quadro e a necrose cobre todas as novas áreas. Se a mancha no cume se curva para trás, o fluxo de umidade para o pincel localizado abaixo para, e as uvas isoladas secam, enrugam e perdem o sabor e a comercialização.

A secagem dos caroços das uvas é perigosa não só pela perda da colheita, mas também pelo facto de bolor e fungos causadores de doenças frequentemente se instalarem nas áreas afectadas, causando infecção secundária da cultura.

Cachos de uvas estão secandoNão foi encontrada relação direta entre a frequência de secagem dos sulcos, a região de crescimento e a variedade da uva.Mas, empiricamente, foi possível determinar que arbustos com raiz própria são menos propensos a serem afetados por esta doença das uvas, como na foto, do que plantas enxertadas, principalmente em porta-enxertos vigorosos.

O tratamento de arbustos paralisados ​​com fungicidas ou outros produtos fitofarmacêuticos é ineficaz. Em alguns casos, quando as uvas secam, borrifar as plantações com uma solução de 0,75% de cloreto de magnésio ou 3% de sulfato de magnésio ajuda. A profilaxia começa cerca de um mês antes do início da paralisia e, a seguir, são realizadas mais duas pulverizações com um intervalo de 10 dias.

Como prevenção eficaz, quando os bagos começam a ganhar cor e a ganhar sumo, os cachos e a zona envolvente são tratados com uma solução de sulfato de magnésio a 5%.

No entanto, principal meio de combate ao ressecamento dos montes de uva, os jardineiros consideram o cumprimento das regras da tecnologia agrícola. Somente com formação adequada e poda de videiras, o uso de fertilizantes balanceados, incluindo magnésio e uma quantidade moderada de nitrogênio, bem como com a rega suficiente da vinha em combinação com o tratamento com produtos químicos, podemos falar em eliminar a paralisia das cristas e salvar a safra.

Proteção das uvas contra doenças - vídeo

Comentários
  1. Nafisa

    Diga-me porque é que o cacho de uvas não está cheio de bagas? Quase todas as uvas são tão feias, em cada cacho existem 5-10 bagas, o resto são pequenos pontos verdes.

  2. Tatyana

    Bom Dia. Por favor me ajude a identificar a doença das uvas e o que pode ser feito !?

  3. Valery

    Por favor me diga o que é?

    • Natali

      Murcha verticilar da videira. Leia o artigo para saber o que fazer.

  4. Yana

    Olá. Ajude a determinar se isso é uma doença e o que fazer?

    • Natali

      A derrota das bagas pelo oídio. Agora não será possível salvar a colheita. Depois que as folhas caem, elas são tratadas com sulfato de cobre. Na primavera, antes do inchaço dos rins, é feito o mesmo tratamento. O tratamento posterior é realizado com peróxido de hidrogênio como medida preventiva.

  5. Helena

    Boa noite. Por favor, me diga o que há de errado com as uvas!

    • Natali

      Isso é clorose. A planta é deficiente em ferro. Deve ser tratado com quelato de ferro.

  6. Helena

    Obrigado. E com frutas assim

  7. Igor Leonidovich

    bom Dia! por favor olhe a foto e me diga o que aconteceu com nossas uvas e como salvá-las. Eles não estavam em casa há um mês, quando chegaram, eles viram que as folhas estavam desaparecendo e o fruto verde derramado estava se esfarelando. Agradecemos antecipadamente por sua resposta rápida e recomendações

    • Natali

      Existe toda uma gama de problemas que são difíceis de tratar. Você não poderá salvar a colheita. Se você pode doar frutas, trate-as com fungicidas. Depois que a folhagem cair, podar a videira verde e tratar os arbustos com sulfato de cobre ou ferro. Na primavera, depois de aparar e limpar, processe novamente. A solução é usada 3%. É melhor prevenir do que desperdiçar energia lutando.

  8. Tatyana Vladimirovna

    Diga-me qual é a razão do murchamento das bagas. Variety Moldova.

  9. Helena

    A mesma pergunta. Uvas da Moldávia. Murcha gradual de todos os cachos. Sevastopol.

    • Natali

      As uvas são particularmente afetadas este ano. O motivo é uma mudança brusca de temperatura, chuvas fortes e sol forte. Todos os que não prestaram atenção à prevenção de doenças perdem a colheita. Necessita de processamento na primavera e no outono com sulfato de cobre ou ferro. Depois que as vinhas crescerem mais de 25 cm, proceder periodicamente a tratamentos com água oxigenada na proporção de 300 ml por 10 litros de água. Não menos de 6 tratamentos por temporada.Isso salva a colheita. Na foto, murcha bacteriana, dano ao oídio, moniliose. As doenças ocorrem em grupo, o que impossibilita a preservação da colheita.

  10. ANASTASIA

    Ajude a curar uvas

    • Natali

      É tarde demais para lutar contra a doença da uva agora. Eu costumo colher boas frutas vermelhas, lavá-las bem e nós as comemos. Não há produtos químicos neles, o que é bom. Remova todos os cachos do arbusto e, após a queda das folhas, trate com uma solução de cobre ou sulfato de ferro a 3%. Na primavera, repita o tratamento após a poda até a abertura dos botões. Assim que a nova videira atingir um comprimento de 20-30 cm, inicie uma série de tratamentos com água oxigenada. Para 10 litros de água, você precisa de 300 ml de peróxido de farmácia. Durante a temporada, pelo menos 6 tratamentos, e com chuvas frequentes após cada rega celestial. O resultado é excelente. As uvas são resistentes a todas as doenças, a vindima é agradável aos olhos e os cachos são simplesmente fantásticos. No entanto, sem produtos químicos.

  11. Alexandre

    drogas contra mofo não matam a antracnose?

Jardim

casa

Equipamento