Solo leve e solto com serragem para mudas de tomate - características de cozinhar em casa

Como se prepara o solo com serragem para as mudas de tomate em casa? Li que o substrato com a adição deles pode ser usado para cultivar qualquer muda, desde que fique mais solto. Estou interessado em tomates, porque temos nossa própria pequena estufa. Plantamos principalmente para nós próprios, em pequenas quantidades. Para as mudas, sempre comprei uma terra universal pronta. Quero tentar fazer eu mesmo para reduzir custos, pois a maioria dos componentes já está disponível. Depois da construção do deck de madeira e do lançamento da fundação sobrou serragem e areia. O que mais é necessário e em que proporções?

solo com serragem para mudas de tomate Certamente você notou mais de uma vez que os tomates maiores e mais deliciosos crescem de mudas caseiras. E para cultivá-lo, por sua vez, é necessário um solo nutritivo e leve, embora não seja necessário comprá-lo. Solo com serragem para mudas de tomate é uma opção excelente e econômica para a preparação de um substrato fértil. Ao mesmo tempo, a serragem atua como vários componentes ao mesmo tempo e executa simultaneamente várias tarefas. Eles podem muito bem substituir a turfa ou "trabalhar" junto com ela, aumentando a soltura do solo. Ao mesmo tempo, a serragem fornece às mudas uma umidade vital, pois elas mesmas a absorvem e liberam gradativamente. Assim, o solo sob as mudas não vai secar, o que significa que os tomates se desenvolverão uniformemente e não morrerão.

Ao cultivar mudas de tomate e a maioria das outras culturas hortícolas e de flores, vale a pena considerar a origem da serragem. É melhor usar apenas madeiras nobres para preparar o solo. A serragem conífera contém uma grande quantidade de resina. Eles irão retardar o processamento de nutrientes em compostos disponíveis para as mudas. Além disso, muitas coníferas têm a capacidade de aumentar a acidez, o que também "não é do agrado" das plantações de jardim.

Características do uso de serragem em misturas de solo

como adicionar serragem aos substratos

Como os microrganismos vivem na serragem fresca, que, com a ajuda do nitrogênio, promovem sua decomposição, eles não podem ser aproveitados dessa forma. Do contrário, as mudas, que também precisam de nitrogênio, receberão menos e em quantidade catastrófica. A serragem fresca só pode ser adicionada ao solo após ter sido enriquecido com fertilizantes minerais. Para cada quilograma de serragem, adicione 20 g de nitrato de amônio. E certifique-se de desinfetar despejando água fervente antes disso.

Porém, a melhor opção é usar serragem podre. Por esta:

  • prepare uma solução de um balde de água e 1 colher de sopa. ureia;
  • umedeça-os com serragem;
  • coberto com filme preto e deixado por um mês;
  • em seguida, adicione estrume em uma quantidade igual à serragem;
  • dentro de um mês, o composto é periodicamente regado com infusões de ervas e misturado;
  • pronto, apodrecido, serragem, usado para compor substratos.

Nos estágios iniciais de cultivo de mudas, a serragem pode ser usada assim, sem terra. As sementes são semeadas diretamente nelas e, após o crescimento das mudas, as mudas são transplantadas para um substrato com adição de serragem.

Solo com serragem para mudas de tomate - opções de preparo do substrato

como fazer uma mistura de solo com serragemA serragem pode ser adicionada ao solo como um componente adicional ou pode substituir a turfa. Dependendo disso, existem opções para preparar a mistura de solo:

  1. Terreno com jardim 1 cota, serragem 2 cota.Misture e encha com a solução (sulfato de potássio + superfosfato).
  2. Composto, turfa, solo de jardim e serragem em proporções iguais, superfosfato seco e cinzas.
  3. Turfa, areia e serragem são misturados em partes iguais. Em seguida, adicione a mesma quantidade de solo decíduo, um pouco de verbasco e superfosfato a uma parte dessa mistura de solo.

Toda a verdade sobre a serragem é um produto orgânico abusado indevidamente

Jardim

casa

Equipamento