Os benefícios e malefícios do endro para a saúde humana

Dill útil para humanos O endro de jardim, bem conhecido pelas pessoas há milhares de anos, é usado na culinária de vários países e regiões. A planta na forma de extratos, decocções e fragrâncias é usada em cosmetologia, mas o endro não tem menos demanda na medicina. Os habitantes da Hellas e da Roma Antiga também usavam o endro como analgésico natural. Hoje, graças a um estudo detalhado da composição da erva, sua aplicação pode ser muito mais ampla.

Então, quais são as propriedades benéficas do endro e há alguma contra-indicação ao usar ervas picantes na comida? Durante todo o verão, os verdes das camas caem sobre a mesa, a folhagem fresca é colhida para o inverno. Todos podem adicionar raminhos de endro picados a sopas e saladas? E como o endro é bom para o corpo?

Composição e conteúdo calórico do endro

Fazendo uma bebida de endro

A cultura verde goza de uma popularidade merecida entre os especialistas culinários e gourmets devido ao seu sabor fresco e cheiro brilhante, inerentes apenas a esta planta.

O aroma do endro se deve à abundância de óleos essenciais, mas essa não é a única vantagem da planta.

Para 100 gramas de verduras contendo apenas 38 kcal, você tem:

  • 0,5 gramas de gordura;
  • 2,5 gramas de proteína;
  • 6,3 gramas de carboidratos.

O que é útil para o corpo aneto, e que doenças pode aliviar? O primeiro na linha de vitaminas encontradas no endro é o ácido ascórbico. Ao comer 100 gramas de ervas frescas por dia, uma pessoa recebe mais de 110% da quantidade necessária de vitamina C.

Verdes ricos em oligoelementosAlém disso, o endro contém beta-caroteno, tocoferol e vitaminas B. A composição de macronutrientes dos verdes de endro inclui cobre, potássio e sódio, magnésio, zinco e outras substâncias vitais necessárias para uma pessoa. O endro numa salada ou guisado irá reabastecer o corpo com ferro e fósforo, e as substâncias ativas do endro terão um efeito desinfetante, calmante e analgésico.

Como o endro é útil para o corpo?

Inflorescências guarda-chuva de endroQuais são os benefícios e malefícios do endro para o corpo? Para quais doenças o uso de verduras e pratos dela terá um efeito benéfico, e quando é melhor recusar um ramo de endro?

Os óleos essenciais presentes nas verduras de endro não são apenas responsáveis ​​pelo seu aroma, mas também promovem a ativação dos processos digestivos.

Por isso, alimentos como a carne gordurosa, pesada para o estômago, são digeridos e absorvidos pelo organismo com muito mais facilidade e rapidez na presença de endro. Quais são os benefícios do endro para o corpo? Os fitoncidas que têm um efeito desinfetante em combinação com o ácido ascórbico e outras substâncias ativas servem:

  • supressão da flora patogênica do corpo;
  • aumentar a resistência a infecções intestinais;
  • manter a imunidade antes de resfriados sazonais.

O caldo de endro é usado para a dispepsia e até, segundo alguns especialistas, para prevenir o desenvolvimento de células cancerosas.

O leve efeito antiespasmódico do endro no corpo é útil para doenças respiratórias, por exemplo, resfriados e tosses e espirros alérgicos. Além disso, o óleo essencial desta planta tem propriedades anti-histamínicas e pode aliviar o sofrimento de quem sofre de alergias. Para as mulheres, o endro é bom para os períodos dolorosos. Pratos aromatizados com ervas e uma infusão tomada para fins medicinais ajudarão:

  • aliviar a dor;
  • reduzir espasmos.

Verduras de endro ricas em cálcioNas verduras do endro, útil para o corpo, além de outras vitaminas e minerais, existe cálcio suficiente, indispensável para a saúde do sistema esquelético. Portanto, para pessoas maduras e idosas, ervas picantes podem servir como um bom agente profilático contra a osteoporose. Em qualquer idade, o endro promove a cicatrização de fraturas, hematomas e rachaduras.

Flavonóides em endro e numerosas vitaminas B tonificam perfeitamente, normalizam a atividade mental e nervosa.

Raminho de endro:

  • alivie silenciosamente a sensação de ansiedade;
  • ajuda a superar o cansaço após um dia de trabalho;
  • ajudará a recuperar de doenças.

O remédio herbal é seguro e suave para normalizar a pressão arterial. Dill pode acalmar e revigorar de forma eficaz na hora certa. O efeito de uma decocção de endro e folhagem fresca também se estende às funções sexuais, razão pela qual o endro é útil para homens cujo fundo hormonal é reduzido devido a alterações ou doenças relacionadas à idade. A erva tem um efeito semelhante nas mulheres.

Maneiras de usar endro para recuperação

Dill coletado para colheita no invernoO endro fresco perfumado é um tempero insubstituível para saladas, marinadas e pratos quentes. Os especialistas em culinária preferem lidar com ervas e elegantes guarda-chuvas com sementes são usados ​​apenas em preparações caseiras. Mas existem substâncias úteis em todas as partes da planta, então folhas verdes, caules e sementes de plantas são adequados para a preparação de tinturas, decocções, óleos e extratos medicinais. Esses produtos de endro têm muitas propriedades úteis e quase não há contra-indicações.

Em termos de quantidade de óleos essenciais, são as sementes que estão no chumbo, que na forma de infusões e decocções há muito são consideradas um remédio eficaz para a formação de gases, dores de cabeça e processos inflamatórios dos órgãos urogenitais.

Em casa, a maneira mais fácil é preparar uma infusão de sementes e brotos de endro, bem como preparar uma decocção curativa desta planta:

  • Para a infusão, uma colher de chá de sementes secas e despeje um copo de água fervente.
  • Após 30 minutos, um analgésico leve e um sedativo podem ser tomados duas vezes ao dia, 100-120 ml.

Uma decocção tônica fortificante de endro útil para o corpo é feita a partir de duas colheres de sopa de sementes secas ou materiais vegetais triturados, casca de maçã e laranja, uma pequena quantidade de folhas de framboesa ou groselha:

  • A mistura seca é preparada com um litro de água fervente e mantida no fogo por cerca de 10 minutos.
  • Quando o produto esfria, o líquido é filtrado e tomado pela manhã e à noite, 150-200 ml.

Usando endro em marinadasUma vez que todas as propriedades ativas das plantas são transferidas para tais infusões, é melhor consultar um especialista antes de retirar os fundos. Mas os remédios externos de endro têm propriedades úteis e praticamente não têm contra-indicações, portanto, definitivamente não causarão danos. Mas o mingau feito de verduras picadas ajudará a aliviar o inchaço e a coceira após a picada de um inseto. Uma compressa com uma composição tão simples retira pus de feridas negligenciadas e alivia a inflamação.

O endro é conhecido pelos cosmetologistas como um agente hidratante que alivia a fadiga e a inflamação da pele.

Máscaras e compressas, que incluem verduras amassadas, clareiam manchas da idade, esticam e saturam a pele do rosto, pescoço e mãos com vitaminas. Esses procedimentos são especialmente úteis no inverno, quando o corpo é naturalmente deficiente em vitaminas. E aqui virão em socorro cubos de gelo feitos de endro, o que é útil para o corpo por este lado.

Contra-indicações ao usar endro

O consumo excessivo de endro pode prejudicar o corpoApesar do excelente conjunto de qualidades úteis e da composição vitamínica do endro, não é de forma alguma impossível usar esta planta de forma irrefletida e incontrolável. Os benefícios do endro e os malefícios à saúde que são possíveis com a paixão pela automedicação com esta planta dependem das doses e métodos utilizados.

Com a pressão reduzida, grandes quantidades desnecessárias de endro no menu só agravam a situação e podem causar desmaios.

Existe também uma intolerância individual aos óleos essenciais de endro.Se o endro for uma erva nova na dieta, é melhor começar com uma porção pequena e, aos primeiros sinais de uma reação alérgica, os verdes terão que ser abandonados.

Vídeo: uma vida saudável - sobre os benefícios do endro

Comentários
  1. Polinka

    Nunca pensei que o endro ajudasse tão bem contra a cistite, mas depois meu trato urinário ficou inflamado, fui ao urologista - disse para beber Monural e tomar uma decocção de endro e suco de cranberry. Como resultado, fui curado sem perdas de saúde, o que me deixou muito feliz.

    • Regina

      Também me disseram para beber caldo de endro após o monural, mas não entendi - as sementes ou folhas deveriam ser preparadas? Isso importa ou não?

      • Natali

        Para a preparação de caldos, sementes de endro são usadas (às vezes são adicionados guarda-chuvas). Eles contêm a maior parte dos nutrientes. As folhas são utilizadas como tempero e complemento de saladas. Guarda-chuvas e caules são usados ​​para conservação.

Jardim

casa

Equipamento