Plantar sabugueiro preto na área com sementes ou estacas

plantio de sabugueiro preto Existem cerca de 20 variedades de sabugueiro, diferindo em tamanho, forma e estrutura de folhas e frutos. O plantio de sabugueiro preto costuma ser feito para fins decorativos. Essa cultura pode ser encontrada na natureza natural das latitudes temperadas. Um arbusto bem tratado agrada aos olhos com numerosos ramos, folhagem grande e densa, floresce linda e magnificamente. É útil plantar um arbusto de sabugueiro no jardim ou no campo, o cheiro que emana espanta os roedores e pragas de insetos... Grandes cachos de sabugueiro preto parecem brilhantes e incomuns no projeto paisagístico. Frutos maduros são usados ​​na medicina popular há muito tempo, são usados ​​para preparar geleias, xaropes, sucos, fazer vinho, comer frescos e secar.

Descrição da cultura

sabugueiro preto

O sabugueiro preto pertence à família adox, seu parente mais próximo é viburno... O arbusto é pequeno em tamanho, cresce rapidamente, a altura máxima pode ser de 8 a 10 metros. Floração exuberante, ocorre no período da primavera - início do verão. As flores pequenas são coletadas em inflorescências, sua cor pode ser branca, creme ou amarelada. Os frutos são pequenos, são muitos, a cor dos bagos é preta com tonalidade púrpura, tem 2 ou 4 sementes no seu interior. A safra pode ser colhida no final do verão - início do outono.

O sabugueiro é amplamente conhecido por suas propriedades úteis e medicinais; na medicina popular, todas as partes da planta são usadas - raízes, folhas, flores, frutos.

Todo um complexo de elementos biologicamente ativos está presente em várias partes da planta. Entre eles estão taninos e substâncias resinosas, óleos essenciais, ácidos orgânicos, vitaminas, açúcares, caroteno. Para a indústria de alimentos, os corantes naturais têm um valor especial - as antocianinas, que fazem parte da fruta do sabugueiro.

Seleção de assento

escolha do local de pousoO sabugueiro é despretensioso, resistente à seca, mas adora umidade e luz. O arbusto cresce igualmente bem em terrenos particulares, dachas, dentro da cidade. Em áreas mais escuras, a planta perde seu apelo visual - os ramos crescem rapidamente, tornam-se mais finos, a folhagem cai e fica mais fina. O sabugueiro coexiste facilmente com plantas frutíferas, decorativas e com flores, se elas não o projetarem. O solo para o arbusto deve ser selecionado com um ambiente levemente ácido. Para reduzir a acidez, pode-se adicionar ao solo farinha de calcário e dolomita. Isso deve ser feito antes de plantar a planta no solo.

Plantando sabugueiro preto

plantando um sabugueiro no paísO sabugueiro é plantado na primavera negra. A planta preparada pode ser plantada em terreno aberto no outono, depois que as folhas começam a cair. É melhor começar a desembarcar em dias quentes. Nos primeiros dias, a rega diária e afrouxamento frequente são recomendados.

A floração de um jovem arbusto mais velho geralmente começa no segundo ou terceiro ano de vida.

Ajuste correto do sabugueiro preto:

  • um mês antes do plantio, o local selecionado deve ser limpo de ervas daninhas, fertilizantes potássio-fósforo, húmus ou composto;
  • mudas de dois ou três anos são a melhor escolha para obter um enraizamento rápido das plantas;
  • um buraco para uma muda é cavado com meio metro de profundidade, o fundo é afrouxado, cerca de meio balde de água é adicionado;
  • a muda preparada é borrifada com solo fertilizado e levemente pisada, pressionando o solo com as mãos;
  • é aprofundado de forma que o colo basal permaneça acima da superfície da terra em uma forma livre;
  • molhar uma planta nova é melhor feito depois de algumas horas, quando o solo se assenta um pouco;
  • se a muda for baixa, então ela é deixada livre; se for alta, então deve ser amarrada a uma estaca.

Regras de cuidado do sabugueiro

cuidar do sabugueiro pretoPlantar e cuidar de um sabugueiro preto não é muito difícil, o principal é que a planta tenha bastante luz e umidade, não fique entupida de ervas daninhas. Os arbustos crescem rapidamente, sem ajuda externa. Se isso for indesejável, mesmo durante o plantio, você deve limitar o buraco com ferro, ardósia ou tela de construção.

A solução de ureia é usada como fertilizante de nitrogênio para o plantio de sabugueiro, bem como fungicida para proteger as plantas de pragas, destruir insetos indesejáveis, fungos, mofo nas camadas superiores do solo, no sistema radicular.

Regras e recursos para cuidar do sabugueiro preto:

  • na primavera, para evitar queimaduras, o tronco principal e os ramos do esqueleto são pintados com cal;
  • se depois do inverno alguns ramos estiverem quebrados ou secos, eles são cortados, os pontos de corte devem ser tratados com breu;
  • duas vezes por ano (melhor na primavera e no outono), fertilizantes secos são espalhados pelo tronco, a rega é feita com formulações líquidas para nutrição e desenvolvimento das plantas;
  • promotores de crescimento e fertilizantes minerais são necessários para arbustos enfraquecidos e de crescimento lento;
  • quando o tempo quente é estabelecido (em meados de maio - início de junho), o arbusto deve ser desinfetado de pragas;
  • recomenda-se realizar podas de moldagem de arbustos antes do aparecimento da cor - em junho ou julho;
  • a rega dos arbustos é realizada conforme necessário, enquanto você precisa garantir que a água não estagnou na parte da raiz;
  • é recomendado reter umidade cubra o solo sob arbustos, usando aparas de madeira, serragem, turfa;
  • é útil afrouxar periodicamente o solo, remover ervas daninhas, aplicar fertilizantes orgânicos - composto, uréia, esterco, excrementos de galinha;
  • no final da floração, são realizados tratamentos repetidos com fungicidas contra insetos nocivos, oídio e carrapatos.

O sabugueiro responde bem à poda. No início da primavera ou no final do outono, você pode cortar os brotos quase no chão, então o processo de crescimento é ativado, a planta se recuperará rápida e totalmente.

Propagação vegetativa de sabugueiro

propagação de sabugueiro por estacasA reprodução do sabugueiro por meio de estacas pretas é realizada. O método vegetativo é considerado o mais rápido e confiável, preservando as características varietais da cultura. Para fazer isso, você pode usar brotos acima do solo, rizomas, partes de plantas.

Como propagar o sabugueiro preto:

  • em junho ou julho, antes da floração, vários rebentos devem ser cortados com uma faca afiada de 10-12 cm de comprimento;
  • o melhor material de criação são os brotos verdes do primeiro ano de vida;
  • 1-2 folhas devem ser deixadas em estacas preparadas, o resto deve ser cortado;
  • as estacas são armazenadas até o plantio em uma mistura úmida de areia e turfa na proporção de 1: 1.

Para acelerar o enraizamento das mudas após o plantio, podem ser cobertas com papel alumínio. Uma atmosfera de alta umidade é criada sob o filme, o que tem um efeito positivo no processo de formação de raízes. Para o fluxo de ar fresco, devem ser feitos orifícios no filme. O filme geralmente é removido após uma semana. No início, recomenda-se regas abundantes e frequentes. Após um mês e meio a dois meses, a planta torna-se totalmente independente.

Uma alta porcentagem de taxa de sobrevivência (entre 95-98%) é mostrada pelas camadas do caule do sabugueiro preto.

Como cultivar sabugueiro preto no país:

  • para a reprodução por estratificação, utilizam-se rebentos jovens não lignificados, com 2 ou 3 anos de idade;
  • a parte central do broto é enterrada em um sulco, de cima é coberto com serragem ou esterco velho;
  • apenas a parte superior do broto permanece livre, cerca de 20-30 cm;
  • se você raptar um sabugueiro no início do verão, no outono o broto dará raízes;
  • para o inverno, é melhor deixar a planta na forma de uma camada não cortada;
  • no próximo verão, o rebento enraizado pode ser desenterrado e transplantado para outro local.

Recomenda-se que a divisão do arbusto em partes para fins de reprodução seja realizada no outono. Para isso, é escolhida uma planta adulta, principalmente um arbusto grande. A parte separada do sabugueiro pode ser plantada imediatamente em um local permanente ou temporariamente transplantada para um recipiente. A planta é plantada em terreno aberto em um recipiente no início da primavera. Você pode plantar arbustos dessa maneira apenas uma vez por estação, a fim de manter a saúde da planta-mãe.

Reprodução generativa de sabugueiro

crescendo da sementeSementes de sabugueiro preto podem ser usadas para propagação. Nesse caso, as características específicas da cultura podem ser irremediavelmente perdidas. A vantagem é que o método generativo permite obter muitas mudas de sabugueiro de uma só vez, prontas para o plantio.

Em condições naturais, as sementes de sabugueiro são disseminadas por pássaros e animais, que comem os frutos e os liberam no ambiente externo. Ao passar pelo sistema digestivo de um organismo vivo, o tegumento é levemente danificado, o que melhora sua germinação em campo aberto. A escarificação de sementes de sabugueiro preto é um processo de violação especial da integridade do tegumento da semente para aumentar sua germinação.

Em escala industrial, as sementes são tratadas com ácido sulfúrico para escarificação e moídas com areia grossa. As sementes assim preparadas são semeadas em meio nutritivo umedecido e aguardam sua germinação. As plantas são abundantemente e freqüentemente regadas, cobertas com cobertura morta, no período de inverno do ano elas devem ser cobertas. O desembarque em terreno aberto é realizado após cerca de um ano.

Poda correta de arbustos

poda de sabugueiro pretoA poda sanitária do sabugueiro ocorre na primavera e no outono. Uma vez a cada 5 ou 6 anos, os ramos principais do arbusto são cortados quase ao solo. Depois disso, a planta se recupera rapidamente, novos brotos crescem rapidamente no lugar dos galhos cortados.

Como aparar o sabugueiro preto corretamente:

  1. Na primavera, a poda sanitária é geralmente realizada para remover brotos quebrados e secos.
  2. No inverno rigoroso, o sabugueiro pode congelar demais, neste caso é recomendável cortar o arbusto pela raiz.
  3. A cada 4-5 anos, recomenda-se cortar os ramos principais do sabugueiro, deixando apenas um quarto deles.
  4. A poda é especialmente necessária para arbustos frutíferos adultos, a planta se recupera rapidamente, renovando-se naturalmente.

Doenças e pragas do sabugueiro

colheita de sabugueiro pretoTodas as variedades de sabugueiro têm uma coisa em comum: emitem substâncias aromáticas especiais para o meio ambiente. Essa secreção evita que pequenos roedores e insetos-praga ataquem a própria planta, bem como as plantações localizadas nas proximidades. O arbusto distingue-se pela sua vitalidade e resistência, raramente adoece. Ele se dá facilmente com as culturas muito diferentes, coexiste bem com coníferas e espécies caducas. Para a prevenção de doenças e pragas, recomenda-se pulverizar periodicamente com inseticidas. A época ideal para o tratamento preventivo de arbustos é o início da primavera e do outono, após o processo de floração estar concluído. Para isso, pode-se usar uma solução de sulfato de cobre, karbofos.

Plantar um sabugueiro preto proporciona a decoração do terreno pessoal, dá um uso versátil de frutas e partes de uma planta valiosa. É simples de cultivar e cuidar de um arbusto, a reprodução realiza-se de várias maneiras, pelo que pode escolher a mais adequada. Caldos e infusões de sabugueiro ajudam as pessoas a lidar com muitas doenças.

Comentários
  1. Natália

    Estratificação e escarificação foram confundidas.

    • Natali

      Obrigado. Fixo.

Jardim

casa

Equipamento