Plantando e cuidando da amarílis em casa

Amarílis sul-africana A amarílis sul-africana, que deu o nome a uma extensa família de plantas ornamentais bulbosas e seu próprio gênero, não é tão conhecida pelos floricultores russos quanto seus parentes: hippeastrum, narciso, galanto, clivia e cebola.

Mas na terra natal da planta, assim como na Austrália e nos estados do sul dos Estados Unidos, para onde a amarílis era exportada há mais de cem anos, a cultura já se tornou comum. Delgadas hastes de flores de até 70 cm de altura podem ser encontradas não apenas em slides alpinos e no desenho de bordas, mas até mesmo em montes de lixo. Isso se deve à simplicidade de cuidar da amarílis e às peculiaridades da reprodução das plantas, que em vez das sementes secas habituais dão bulbos suculentos e prontos para germinar.

Bulbos de amarílis

Mas nas condições russas, onde o clima é muito mais severo, é quase impossível cultivar amarílis em campo aberto. Os bulbos grandes da planta, de até 10 cm de diâmetro, não são muito resistentes.

A temperatura do ar de –9 ° C torna-se crítica para eles. A folhagem verde alongada e as flores da cultura sofrem mesmo com menos geadas. Portanto, na faixa do meio, amarílis são plantas de interior com uma estação de crescimento pronunciada e tempo de dormência.

Ciclo de vida da amarílis e cuidados domiciliares

Amarílis em potesO florescimento dos habitantes indígenas da África do Sul ocorre no outono, que começa em março no hemisfério sul e termina em maio. Foi esta circunstância que determinou um dos nomes locais da amarílis - o lírio da Páscoa. O bulbo, despertado após as férias de verão, produz um ou dois pedúnculos nus, coroados por vários botões grandes. A inflorescência pode incluir até 12 botões e as plantas híbridas produzem até 20 flores por vez.

A floração da amarílis em casa dura de 6 a 8 semanas e, somente depois que os caules das flores murcham, as folhas densas aparecem acima do solo.

Permanecem durante todo o inverno, quando a folhagem seca, o que indica a aproximação de um novo período de dormência, durante o qual os bulbos precisam ser mantidos secos a uma temperatura de cerca de + 10 ° C.

Como cuidar da amarílis nesta época? Até que o bulbo dê sinais de vida, é importante protegê-lo de secar e apodrecer. Se a temperatura do ar for mais alta, para evitar a morte do sistema radicular, é aconselhável umedecer levemente a camada superficial do solo. Em baixas temperaturas, a rega é perigosa, pois ameaça o desenvolvimento de podridão e infecções fúngicas.

Tubérculos de amarílis no jardimDurante o crescimento e a floração, cuidar da amarílis em casa consiste em criar condições de conforto, regar e alimentar as plantas. A temperatura ideal do ar na sala onde esta cultura é mantida varia entre:

  • 20-22 ° C durante o dia;
  • 18–20 ° C à noite.

Amaryllis não gosta quando a temperatura de fundo ou a umidade muda drasticamente no ambiente. Em casa, as plantas crescem em encostas montanhosas, onde o ar não está muito saturado de vapor d'água. Em casa, a amarílis também não necessita de aumento da umidade do ar, o que provoca o desenvolvimento de fungos sob escamas secas.

Despertando a lâmpadaCuidar da amarílis é impossível sem regar e alimentar a planta. É necessário umedecer o solo ao redor do bulbo quando a camada superior do substrato secar. A água de irrigação é pré-defendida ou filtrada.

A fertilização é realizada duas semanas mais tarde, durante a floração das plantas e, em seguida, com o crescimento ativo da folhagem. É melhor usar formulações para plantações de flores com uma predominância fósforo e potássio. Um excesso de nitrogênio retarda o desenvolvimento dos botões, como o bulbo deixa a folhagem abundantemente e também é suscetível a queimaduras vermelhas - uma doença comum dos bulbos.

Características do plantio de amarílis

Plantando amarílis em um vasoA maioria dos tipos de culturas bulbosas são transplantadas para casa antes do início da nova estação de cultivo. Isso não é verdade para amarílis. É mais útil para este habitante da África Austral estar no novo solo imediatamente após o murchamento dos pedúnculos, quando o crescimento das folhas está apenas começando. Tal cuidado com a amarílis, como na foto, permitirá que a planta restaure rapidamente a reserva de força gasta durante a floração e se prepare para o próximo período de descanso.

Para facilitar a liberação do coma de terra e das raízes do recipiente antigo, o solo sob o bulbo é abundantemente umedecido. O vaso é retirado de forma a preservar o máximo de raízes e sujeira. Em seguida, o bulbo é transferido para um novo recipiente, maior que o anterior, com uma camada de drenagem preparada e uma pequena quantidade de substrato úmido fértil. Os espaços livres ao redor da coma são preenchidos com solo, que posteriormente é compactado e um pouco regado.

Deve ser lembrado que após o transplante, o bulbo de amarílis permanece 1–2 terços acima do nível do solo e a distância dele até a borda do vaso não deve exceder 3 cm.

Raízes poderosas secam facilmente, então, ao transferir uma safra de um vaso para outro, a parte subterrânea da planta deve permanecer úmida. Quando bebês com seu próprio sistema radicular são encontrados em um bulbo adulto, eles são separados e plantados em vasos separados de tamanho adequado.

O solo para o plantio da amarílis deve ser solto, leve e ter um nível de acidez em torno de 6,0-6,5. Caso não seja possível adquirir uma mistura pronta para bulbos decorativos, o substrato é feito de forma independente. Para fazer isso, pegue:

  • em quantidades iguais de grama e terra frondosa;
  • metade da quantidade de húmus e a mesma quantidade turfa;
  • uma pequena quantidade de perlita, que pode ser substituída por areia grossa ou adicionando vermiculita ao solo.

Antes de plantar os bulbos, o substrato para amarílis em casa deve ser vaporizado ou desinfetado de outra forma. Caso contrário, as raízes e escamas suculentas atraem a atenção de uma grande variedade de insetos-praga, desde a mosca da cebola até os nematóides.

Ao decidir pelo transplante no verão, quando a amarílis está em pleno andamento, o cultivador pode interromper o ciclo de vida natural e perder a oportunidade de admirar a floração brilhante da planta sul-africana por um ou dois anos.

Se a amarílis irá florescer depende da qualidade do solo usadoOs principais inimigos da amarílis no cultivo em casa:

  • rega excessiva, como resultado da qual começa a deterioração do sistema radicular e da parte inferior do bulbo;
  • falta de condições durante a "hibernação" da cultura;
  • baixa temperatura do ar, por exemplo, ao levar a panela para a varanda ou jardim;
  • um substrato denso no qual as raízes carecem de oxigênio.

Cuidar da amarílis em casa é bastante trabalhoso, requer atenção e compreensão dos processos vitais que ocorrem no bulbo. Portanto, antes de começar uma "senhora nua" sul-africana em um apartamento, um florista novato pode dominar as técnicas agrícolas com parentes menos exigentes da amarílis: hippeastrum e clivia.

Reprodução de amarílis em casa

Sementes de Amaryllis e bebês para reproduçãoAmaryllis, como outras bulbosas, pode ser propagada em casa usando:

  • crianças formadas em lâmpadas adultas;
  • opções diferentes para dividir as lâmpadas;
  • sementes.

Os métodos de propagação vegetativa não apresentam peculiaridades. E aqui estão as sementes amarílis, como na foto, diferem significativamente daqueles que se formam após a polinização de outras espécies estreitamente relacionadas.

Fruta AmaryllisNão são escamas pretas secas, como no hippeastro, mas pequenos bolbos suculentos, mesmo dentro da fruta, às vezes dando raízes e formando um pequeno broto.Por um lado, esse material de plantio facilita a obtenção de novas plantas, mas, por outro lado, é muito difícil evitar que pequenos bulbos germinem.

Poucas semanas após a polinização da amarílis em casa, os bulbos estão prontos para dar vida aos jovens espécimes. Portanto, não hesite. As sementes são semeadas, aprofundando ligeiramente o fundo, em uma mistura úmida de turfa e areia e colocadas em local bem iluminado.

Plantas jovens de amarílis a partir de sementesLeva de 3 a 6 semanas para que os verdes criem raízes e apareçam. Com os devidos cuidados, as sementes de amarílis florescem em 4-5 anos.

Dependendo do desenvolvimento e do tamanho dos bulbos, no primeiro ano eles podem abandonar o período de dormência, crescendo até o ano seguinte e dando nova folhagem. Não é necessário organizar a hibernação artificial para essas plantas, mas iluminação adicional para amarílis jovens será útil.

Se as sementes resultantes não puderem ser plantadas imediatamente, elas são armazenadas em sacos hermeticamente fechados na geladeira doméstica. É importante que nenhuma água entre no recipiente e as lâmpadas não sejam expostas a temperaturas abaixo de zero. De vez em quando, as sementes são retiradas e examinadas quanto a mofo ou sinais de secagem.

Amaryllis bulb care video

Jardim

casa

Equipamento