O uso de sulfato de cobre para jardinagem

sulfato de cobre O sulfato de cobre era usado para processar plantas no jardim já no século XVIII. Uma solução desse pó azul tem efeito antibacteriano na planta. O "líquido bordalês", que contém sulfato de cobre, é usado pelos jardineiros como fungicida para combater o mofo e o apodrecimento.

Perigo da droga

O sulfato de cobre é uma substância tóxica para os humanos e outros organismos vivos. Pertence a compostos químicos moderadamente perigosos e tem um efeito irritante em contato com a pele e membranas mucosas. A fórmula química deste pó CuSO azul4, outro nome é sulfato de cobre.

Sulfato de cobre tóxico, chegando ao estômago junto com a água potável, causa envenenamento grave. A dose letal de uma solução de 5% para humanos é de 50 ml. Em caso de envenenamento, deve-se beber um sorvente e consultar um médico.

Cristais de sulfato de cobre, na forma sólida ou dissolvida, podem ser absorvidos pela pele.

Portanto, ao trabalhar com solução de sulfato de cobre, é muito importante usar mangas compridas, luvas e óculos de segurança. A pulverização das árvores frutíferas é realizada em clima seco e calmo. Não permita que a solução entre na água potável.

Use pratos de aço inoxidável ou plástico para preparar a solução de sulfato de cobre. Não é aconselhável usar pratos esmaltados, pois o preparo corrói o esmalte.

Concentração da solução de sulfato de cobre

O sulfato de cobre é amplamente utilizado na jardinagem. Você pode usar soluções de várias concentrações, dependendo da finalidade do tratamento:

  • queimando;
  • profilático e desinfetante;
  • alimentando.

Soluções de burnout são usadas para combater o mofo. Em casos extremos, o solo é tratado com essas soluções para desinfetá-lo. Após o tratamento com uma solução de queima, as plantas cultivadas não podem ser cultivadas no local por pelo menos um ano. A concentração da solução de queima é de 3 - 5%.

A concentração da solução profilática e desinfetante é 0,5-1%. A pulverização com essa solução é realizada na primavera e no outono. As soluções desinfetantes são utilizadas como inseticidas e fungicidas.

Soluções de baixa concentração são usadas para alimentação. Adicione 2-3 g de sulfato de cobre a 10 litros de água. Essas soluções são amplamente utilizadas para sinais de deficiência de cobre em plantas. A cobertura é realizada a cada dez dias durante um mês. Após o tratamento com sulfato de cobre, a cor das folhas das plantas de jardim torna-se brilhante. As folhas não enrolarão e secarão.

Jardim

casa

Equipamento