Aquecedor elétrico instantâneo de água para chuveiro - conforto de verão

aquecedor de água para banho O problema da instalação de aquecedor elétrico instantâneo no chuveiro surge entre os moradores urbanos no verão, período em que as concessionárias fazem reparos nas redes. Os residentes de verão também precisam desse dispositivo. Se possível, é mais econômico instalar equipamento de gás... O aquecedor de fluxo não requer muito espaço, está pronto para dispensar a quantidade necessária de água a qualquer momento.

Requisitos de instalação para um aquecedor elétrico de chuveiro

aquecedor de água instantâneo

Existe uma vasta seleção de aquecedores elétricos instantâneos para chuveiro à venda. Eles diferem em elementos de aquecimento, acessórios e parâmetros. A exigência de uma rede elétrica confiável para conexão une todos os dispositivos. A possibilidade de conectar um elemento de aquecimento potente sem sobrecarregar a linha da casa depende do consumo de água esperado. Um aquecedor de água de fluxo contínuo para um chuveiro é calculado com base em um consumo médio de água de 6 l / min. Isso significa que no inverno, quando a água principal é de cerca de 50 C, é necessário um aquecedor de pelo menos 13 kW de potência, isso só é possível se houver uma linha de alimentação trifásica.

Você pode usar dispositivos de fluxo livre, eles são instalados em linhas monofásicas com um consumo de energia de 3-8 kW. Normalmente tão elétrico aquecedores de água instantâneos no chuveiro possuem bico próprio e funcionam somente com ele.

Mas mesmo os dispositivos de baixa potência requerem uma linha de alimentação separada, sua própria blindagem e um sistema de blocos de proteção para usar um dispositivo elétrico em uma sala úmida.

Antes de adquirir o aparelho, é necessário obter a opinião de especialistas sobre a possibilidade de conectar o aparelho em um prédio de apartamentos. Construído há mais de meio século com padrões diferentes e aparelhos antigos, as redes podem ser fracas para a instalação de um aquecedor de água do chuveiro.

Portanto, antes de comprar o dispositivo, você deve:

  • descobrir a potência máxima para a qual a rede doméstica foi projetada;
  • esclarecer se é possível conduzir uma linha trifásica, visto que a presença de um forno elétrico doméstico não é garantia dessa oportunidade;
  • para esclarecer se a pressão na tubulação de água fria é estável e seus parâmetros para a escolha de um dispositivo pressurizado ou não pressurizado.

banho no banheiroNão será difícil instalar uma caldeira de qualquer capacidade em modernos edifícios de apartamentos de vários andares. A norma prevê o fornecimento de equipamentos de energia para a instalação de aparelhos com capacidade de até 36 kW. Um aquecedor de água para chuveiro no país só pode ser free-flow e conectado por uma linha separada com capacidade de até 8 kW. Mas no campo pode-se usar tanto uma caldeira de armazenamento quanto energia solar para o aquecimento diário do tanque.

Características das caldeiras elétricas de fluxo

circuito aquecedor de águaUm aquecedor elétrico de água instalado em um chuveiro funciona segundo o princípio de lavar as bobinas de uma resistência com jatos de água. Quanto mais fina for a camada de água aquecida, mais rápido ela vai aquecer. Ajustando o fluxo de água por chuveiro, você pode aumentar ou diminuir a temperatura do jato. A conveniência e confiabilidade do aquecedor depende da potência de um ou vários elementos de aquecimento, do sistema de abastecimento de água e do projeto da caldeira.

As vantagens dos sistemas de aquecimento de fluxo são:

  • obter água quente na quantidade necessária em poucos segundos após a abertura do curso d'água;
  • compacidade do dispositivo e instalação conveniente;
  • curto tempo de espera pelo resultado após receber o comando.

Existem desvantagens significativas ao usar um aquecedor de água instantâneo para um chuveiro:

  • o requisito de segurança para o uso de um aparelho elétrico no banheiro exige a instalação profissional de todas as unidades em um design à prova d'água, a presença de um RCD, aterramento e blocos de proteção elétrica adicionais;
  • instalação de uma linha separada no dispositivo;
  • a capacidade de usar o aquecedor em um ponto de amostragem;
  • para obter vazão e pressão normais em uma rede de chuveiro com temperatura confortável, é necessária uma rede trifásica.

Atenção especial deve ser dada à fiação da linha de alimentação trifásica para o chuveiro. Não tente fazer o trabalho sozinho. Confie o equipamento, a seleção de cabos e os sistemas de proteção a especialistas. Nenhum dispositivo é imune a falhas e a água é um condutor de corrente, assim como o corpo humano.

Cálculo da potência necessária para garantir o chuveiro

aquecedor de águaPara calcular corretamente a potência necessária do dispositivo de chuveiro, usaremos a fórmula:

M = P * (Tpara-Tn) * 0,073, onde:

  • M - potência kW para aquecimento de água;
  • Р - consumo de água por unidade de tempo;
  • (Tpara - Tn) - a quantos graus a água foi aquecida.

Para aquecer 4 litros de água em 20 graus, é necessária uma potência de 6 kW, mas esse aquecedor servirá apenas no verão, quando a água já está quente e o usuário está satisfeito com a baixa pressão. Um chuveiro completo requer uma instalação trifásica de pelo menos 13 kW.

Porém, os fabricantes, aplicando as leis da física, desenvolveram sistemas de aquecedores elétricos de água por gravidade para cabines de chuveiro com uma unidade de projeto especial que aumenta a pressão de saída não apenas pelo aumento do volume de água aquecida. Os chuveiros especiais possuem um diâmetro nominal mais largo no ponto de conexão com o aparelho e um estreito na saída. Isso aumenta a pressão no sistema e os pequenos orifícios na tela do chuveiro adicionam um efeito de pressão. É por isso que os sistemas de gravidade funcionam com seu próprio conjunto de bicos. Dispositivos de pressão não precisam de tais truques; eles usam equipamento de encanamento padrão.

Nos parâmetros técnicos de todos os aquecedores elétricos instantâneos de água por chuveiro, o consumo de água é indicado com base no aquecimento até 350 C, e apenas a Electrolux calcula o fluxo com base na temperatura 290.

O dispositivo e as diferenças entre os sistemas de pressão e sem pressão

Um conjunto de aquecedor de água de chuveiro padrão consiste em:

  • torneira de abastecimento da rede;
  • um dispositivo para conectar um chuveiro ou uma conexão de chuveiro pronta incluída;
  • termostato com unidade de desligamento do elemento de aquecimento a seco;
  • elemento de aquecimento e forro;
  • corpo e sistema de regulação.

modelo atmoreAté agora, os dispositivos de fluxo livre eram considerados os mais simples, mas com o advento da nova série Atmor, isso pode ser dito com cautela. Uma novidade que está em alta entre os usuários é o aquecedor de água corrente para ducha Atmor Enjoy 100. Este é um dispositivo de fluxo livre projetado para uma potência de 3500 W, também existem marcas mais potentes na série. Temperatura de aquecimento até 50 graus, ajustável. Taxa de fluxo 3 l / min em temperatura nominal. Isso significa que pode ser aumentado reduzindo o aquecimento a um nível confortável, existem 3 etapas de regulação. Tamanho da caixa 39 * 22 * ​​9 cm, muito pequeno. O case é de plástico, ergonômico. O dispositivo tem um abastecimento de água no fundo, uma mangueira de 1,5 metros de comprimento para o chuveiro. É recomendável usar um aquecedor de água com filtros de purificação de água de entrada. O aparelho custa 2.670 rublos. A instalação simples e a economia de energia no processo de utilização tornam vantajosa a escolha do aquecedor Atmor.

Como escolher um aquecedor elétrico de água de pressão instantânea?

diagrama de ligaçãoEm primeiro lugar, são selecionados os parâmetros já mencionados. É importante que o dispositivo pertença a um fabricante confiável, pois há muitos deles. Ao ouvir Atmor, Ariston, Termeks, Electrolux e outras marcas conhecidas. Avaliações na Internet irão sugerir um modelo confiável.

É possível instalar um dispositivo de pressão em um prédio de apartamentos para o período de verão, fazendo uma ligação à linha de água quente. Nesse caso, o dispositivo descansará no inverno, o que aumentará significativamente sua vida útil.

Instalação de esquentador elétrico instantâneo - vídeo

Jardim

casa

Equipamento