Rabanete: adubo verde, forragem, planta de mel

Flores de rabanete O rabanete oleaginoso é uma forragem anual e uma cultura melífera. Pertence à família crucífera. É amplamente utilizado como adubo verde - fertilizante verde. As sementes da planta contêm até 50% de óleo vegetal. É utilizado na culinária, processamento de alimentos, farmacologia, cosmetologia e também na produção de biocombustíveis.

O rabanete não tem raiz, mas apenas flores e sementes.

O nabo forrageiro é uma planta com cerca de 1,5 m de altura e as folhas têm uma forma rugosa. O fruto do óleo de rabanete é uma vagem, com 6 a 8 cm de comprimento, cheia de sementes. Ao contrário do rabanete comum, o rabanete não forma raízes. Sua raiz é uma haste com ramos espessados ​​na parte superior. A cultura é valorizada por seu intenso crescimento de massa verde em climas frios. Adequado para semeadura tardia em climas frios. Pode ser cultivada em solos argilosos pesados ​​e resistentes à seca.

Rabanete como adubo verde

Usando óleo de rabanete como adubo verdeUsando rabanete como siderata nos últimos anos, adquiriu importância estratégica devido ao esgotamento do solo em grande escala.

Proteção e enriquecimento do solo

O rabanete tem um forte sistema radicular. A longa raiz permite que os nutrientes subam das camadas inferiores do solo até a superfície. Ao se decompor, a massa verde ceifada se transforma em um fertilizante rico em húmus e matéria orgânica.

O rabanete é uma das culturas mais eficazes para proteger o solo da erosão na primavera e no outono, e se as plantas não forem colhidas no inverno, elas prendem a neve, contribuindo para o acúmulo de umidade no solo e menos congelamento.

A cultura tem um bom efeito na estrutura do solo, afrouxando-o e proporcionando drenagem mesmo em camadas profundas. Como resultado, a umidade e a permeabilidade ao ar do solo aumentam.

A partir dos restos das raízes, o solo é enriquecido com elementos minerais. Em média, 1 hectare de área inclui:

  • nitrogênio - 85 kg;
  • fósforo - 25 kg;
  • potássio - 100 kg.

Qualidades fitossanitárias

O conteúdo de óleos essenciais na planta ajuda a resistir a pragas e doenças fúngicas. O rabanete é usado para controle preventivo de verme sarna da batata, rizoctaníase, nematóides. A folhagem densa protege bem o solo e inibe o crescimento de ervas daninhas. O rabanete é a principal cultura usada no controle de ervas daninhas teimosas, como o wheatgrass. Os topos podres servem como um excelente criadouro para vermes e outros organismos biológicos que têm um efeito benéfico no solo.

O rabanete não deve ser usado como adubo verde como precursor do repolho.

Nabo forrageiro

Semeando rabanete como cultura forrageiraComo cultura forrageira, o rabanete oleaginoso é valorizado por sua maturidade precoce e rendimentos consistentemente altos. A colheita média é de 300-400 c / ha, e na fertilização pode-se chegar a 700 c / ha. O período da semeadura à formação é de apenas 40-50 dias. Até 3 cortes podem ser realizados por temporada. A massa verde é fornecida ao gado fresco, ensilagem, silagem, briquetes, farinha de grama também são preparadas a partir dela. O rabanete é ensilado, via de regra, com outras gramíneas anuais e adicionado à composição das misturas de ervilha-aveia e ervilha-aveia. Uma cultura em estágio de 3-4 folhas é uma boa adição ao milho.

É aconselhável cultivar nabo forrageiro em mistura com girassol, leguminosas e cereais.

Cultivo de rabanete com girassolO cultivo do rabanete torna possível passear com os animais no pasto no final do outono. A vegetação da planta continua mesmo a uma temperatura de + 5-6 ° C. O rabanete não morre em geadas abaixo de -4 ° C, e as plantas maduras são capazes de suportar temperaturas de até -7 ° C.

Em termos de valor nutricional, o rabanete oleaginoso tem qualidades semelhantes às dos alimentos compostos, alfafa, sanfeno e trevo. Possui alto teor de proteína - até 26%. Para efeito de comparação: para o milho, esse indicador está no patamar de 7 a 9%. Ao mesmo tempo, a proteína é bem equilibrada em aminoácidos. A cultura é rica em fósforo, potássio, cálcio, magnésio, zinco, ferro. Durante o período de floração, um quilograma de copas contém 30 mg de caroteno e 600 mg de ácido ascórbico.

Rabanete como mel

Planta de mel perfeitaO rabanete é uma cultura melífera reconhecida. Suas principais vantagens são a floração prolongada (até 30 dias) e a secreção de néctar em clima frio. A colheita do mel ocorre no início da primavera e no meio do verão, quando outras safras melíferas já murcharam. O conteúdo de sacarose, frutose e glicose no néctar é de 20%. O mel tem um aroma forte e altas propriedades medicinais.

Devido à rápida cristalização, não é recomendável deixar mel raro em favos para o inverno.

As abelhas adoram a cor do rabanete.As abelhas preferem visitar o campo esparso nas horas da manhã e tempo nublado. As flores desabrocham de manhã às 6 às 7 horas.

Cultivo de rabanete oleaginosa

Sementes de rabanete para semearA resposta à pergunta “quando plantar rabanete” depende das metas estabelecidas. A semeadura é possível de abril a meados de setembro. As plantas plantadas em abril dão o maior rendimento. Para forragem e como adubo verde, o rabanete é semeado em fileiras a cada 15 cm. O consumo de sementes é 2-3 g / m2... Profundidade de semeadura - 2-4 cm.

A semeadura tardia requer mais consumo de sementes. Na semeadura depois de 10 de agosto, a taxa é duplicada, pois no outono o crescimento das plantas diminui significativamente. A semeadura tardia é pouco adequada para adubo verde.

Ao semear misturado com ervilhaca, a proporção de sementes de rabanete e ervilhaca é de 1: 6. Com este esquema, os caules do rabanete servem de suporte para a trepadeira.

Para a coleta de mel e para sementes, seme-se rabanete oleoso com espaçamento entre linhas de 40 cm.

Os primeiros brotos aparecem após 4 dias, e após 40-50 dias você pode fazer o primeiro corte para forragem. A floração ocorre cerca de 40 dias após a germinação.

Quando está verde para as safras de inverno, o rabanete é cortado 3 semanas antes da semeadura.

Para o apodrecimento e a formação de húmus a partir da massa verde, é necessário que o solo esteja úmido.

Ao preparar o solo para a semeadura na primavera, o rabanete é deixado até a geada.

Coleta de sementes no final do outonoAs sementes são coletadas no final do outono. As vagens mantêm a forma e as sementes secam naturalmente, o que poupa os custos da secagem artificial.

Na Rússia, você pode comprar sementes de rabanete de sementes oleaginosas de variedades populares: Sabina, Nika, Jumping, Brutus, Raduga, Tambovchanka.

Vídeo sobre a semeadura de adubo verde no outono

Comentários
  1. Albina Andreevna Knyazeva

    O rabanete é um adubo verde maravilhoso. Na dacha, as batatas costumam crescer em um só lugar durante anos. O solo está esgotado, embora receba fertilização regular. Eu dividi este campo de batata em dois. Em uma delas, depois da primeira batata, no final de julho, ela semeou rabanete. A grama estava linda, até meu campo floresceu e, em setembro, as abelhas ainda estavam voando, colhendo mel. Ela não removeu a grama, ela a deixou para prender a neve. Em nossa encosta, ele desaparece. No ano seguinte, plantei batatas neste local para armazenamento no inverno. Não havia nenhum verme na terra. O terreno é fofo, a colheita é excelente. No outono, nenhum caule do rabanete foi encontrado. Durante o verão, o solo reformulou tudo. No ano seguinte, também melhorei a segunda parte do campo. O resultado é o mesmo. Recomendo a todos.

Jardim

casa

Equipamento