É possível reparar o soco sozinho

Os principais componentes do soco O reparo da furadeira é difícil devido ao layout das unidades com interface mecânica e unidade de força. Todas as peças têm tolerâncias micronizadas e uma sequência verificada de ações. Portanto, é necessário garantir os devidos cuidados e operação técnica da ferramenta de acordo com os requisitos das instruções, estendendo assim o período de revisão.

Dispositivo de perfuração

São poucos os usuários de instrumentos que estudaram não apenas a ordem de apertar as alavancas e botões, mas também entendem o que acontece no mecanismo em decorrência do comando recebido. Sem conhecer a interação das unidades, é impossível realizar até mesmo os menores reparos na furadeira.

Existem sinais de mau funcionamento relacionados à seção de alimentação e, às vezes, ocorre desgaste mecânico ou quebra de peças.

Seção de potência de um instrumento de percussão

Seção de potência de um instrumento de percussão

Os diagramas elétricos e equipamentos estão concentrados em uma parte e são apresentados em seção na foto.

Os sintomas de mau funcionamento que requerem substituição de peças ou reparo do martelo perfurador na seção de alimentação podem ser os seguintes:

  • quando o aparelho é ligado, os fusíveis da rede são acionados;
  • o dispositivo não liga;
  • durante o trabalho, a fumaça aparece com um odor pungente;
  • o dispositivo acende durante a operação;
  • voltas não são regulamentadas.

Você pode descobrir o motivo pelo qual o dispositivo não liga usando um testador. Você precisa procurar uma lacuna no esquema, do simples ao complexo. Verifique as conexões, limpe os contatos. A parte mais difícil e cara que falha é a âncora do martelo perfurador. Este é o coração do motor, feito de bobinas de cobre interconectadas e mantidas juntas por lamelas. No caso de quebra do isolamento entre os fios, ocorre um curto-circuito em qualquer lugar e todo o coletor precisa ser rebobinado ou substituído.Punch âncora

Para determinar se a âncora do martelo perfurador está com defeito, você pode visualmente pelo enrolamento queimado, traços de fumaça das lamelas ou testando para ver se há um curto-circuito. Os danos podem ser eliminados com cuidado oportuno, limpando as peças da poeira, que é a causa raiz de todos os problemas. Se houver faíscas no motor, a armadura deve ser limpa com algodão embebido em álcool ou um elástico normal para remover os depósitos de grafite do coletor.

A segunda parte importante do motor são as escovas de carbono ou grafite. É por meio dos contatos móveis que uma carga elétrica entra no núcleo, criando um torque induzido pelo EMF. As escovas de perfuração são o contato que conecta o coletor giratório à fonte de alimentação.

Pincéis de grafite

Os dois elementos sempre funcionam em pares. Uma placa de carbono ou grafite é pressionada contra o coletor. Como resultado do atrito constante contra o coletor giratório, as placas são desgastadas e o contato é quebrado. Um sintoma de mau funcionamento estará surgindo no coletor, possivelmente o motor não está funcionando. Independentemente do estado de desgaste, as duas placas são trocadas simultaneamente. A maioria dos modelos de ferramentas possui indicadores de desgaste da escova que avisam o usuário com antecedência.

As rotações do punção podem não ser reguladas devido a um mau funcionamento do UUD, então ele precisa ser substituído, o dispositivo não pode ser reparado.

Falhas mecânicas e sua eliminação

Mau funcionamento mecânico do martelo perfuradorPara encontrar este ou aquele mau funcionamento, você precisa chegar ao nó desejado. Qualquer uma das partes removidas sucessivamente é cuidadosamente examinada quanto à presença de:

  • rachaduras;
  • salgadinhos;
  • rebarbas ou arranhões.

Na maioria dos modelos, eles são desmontados em duas metades, mas cada uma das brocas de martelo tem suas próprias características. Como consertar adequadamente um soco com as próprias mãos, assista ao vídeo:

Um sinal de quebra pode ser:

  • recusa em desempenhar uma função;
  • sons estranhos dentro do mecanismo e aquecimento excessivo da caixa;
  • os modos não mudam;
  • graxa flui.

Cada um dos sinais pode ser o resultado da decomposição de qualquer uma das partes que são removidas na sequência mostrada no diagrama. Monte a ferramenta na ordem inversa. Peças sobressalentes para perfurador deve ser adquirido de acordo com as especificações no manual de serviço.Peças de martelo rotativo

Uma das razões para a falha mecânica é muitas vezes a manutenção insuficiente da unidade operando em condições difíceis. Medidas preventivas não são difíceis e a vida útil da ferramenta será significativamente prolongada. De acordo com as regras de funcionamento, é necessário:

  • renove o lubrificante da engrenagem a cada seis meses;
  • após 6 meses, inspecione e limpe as escovas e a parte adjacente do coletor;
  • ao final da jornada de trabalho, limpe o perfurador com aspirador de pó;
  • lembre-se de aplicar graxa nas hastes da ferramenta de fenda para vedar contra poeira e evitar o desgaste do soquete.

Não exerça nenhum esforço físico ao trabalhar com a perfuratriz, o pino de disparo e as vedações se desgastam, o operador fica cansado e irritado.

Objetivos e finalidades da lubrificação da ferramenta

Lubrificação de martelo rotativoA quebra da ferramenta geralmente é causada por lubrificação ausente, deficiente ou inadequada. O desgaste abrasivo é reduzido se todas as lacunas e cavidades forem cobertas com uma camada de anticongelante e a limpeza for realizada em tempo hábil.

O tipo de lubrificante de engrenagens é diferente da formulação da haste. Cada fabricante recomenda o uso de um lubrificante de martelo específico especificado nas instruções na frequência necessária.

Existem diretrizes gerais para todas as perfuratrizes. As caixas de engrenagens devem receber óleo de consistência líquida, despejado em um orifício especial. Para todas as unidades, sem dúvida, você pode usar as graxas Bosh e Makita destinadas a redutores, que é o que eles fazem nos centros de serviço.

A seleção incorreta ou o enchimento excessivo de graxa pode causar sobreaquecimento do redutor.

Para lubrificar as hastes do equipamento de trabalho antes de inseri-lo no mandril, é utilizada uma graxa mais espessa dos mesmos fabricantes. Nesse caso, o ponto de fixação da haste no mandril e o pino de disparo estão protegidos contra malformação. Preencher todas as lacunas com graxa protege a unidade contra poeira.

É necessário lubrificar os locais indicados nas instruções. E certamente é prejudicial adicionar lubrificante à embreagem. Em caso de detecção repentina de falta de lubrificação na caixa de engrenagens, pode-se usar a composição doméstica Litol-24 Lux, mas o lubrificante não é adequado para perfuratrizes sem fio, mesmo temporariamente.

O dispositivo da unidade de trabalho e o equipamento do punção

Substituindo o mandril de perfuraçãoO martelo perfurador possui um mandril no qual as ferramentas de trabalho são fixadas. Para perfuratrizes profissionais para trabalhos pesados, os mandris SDS max aceitam apenas hastes de 18 mm com cinco ranhuras longitudinais, que se encaixam na ranhura do perfil de mandril correspondente.

A ferramenta leve a média é equipada com um mandril SDS plus, que permite o uso de uma ferramenta de ranhura com quatro ranhuras longitudinais e seção transversal de 10 mm. O mandril de perfuração de martelo é projetado de forma que só aceite as ferramentas destinadas a ele. Se você inserir os acessórios errados, eles não se encaixarão no soquete ou serão instalados lateralmente. Se você tentar trabalhar, o ponto de fixação entrará em colapso. Mas as brocas não têm haste canelada. É usado um mandril de fixação, que é instalado no perfil SDS. Mas a ferramenta é alongada. O mandril de perfuração pode ser de aperto rápido ou chave. O adaptador é usado apenas com o mandril SDS +, pois a furadeira mais potente não tem a função de furar sem martelar.

O perfurador é uma ferramenta multifuncional.Ele pode usar os modos:

  • choque;
  • percussão com furação;
  • furar se houver um mandril especial.

Para trabalho em modo de choque, existem muitos dispositivos usados ​​para facilitar o trabalho manual.Brocas de martelo rotativo

O impacto com a perfuração é realizado apenas com o uso de brocas de martelo:

  • Bôer;
  • coroa oca;
  • lâmina de lascar.

bôer é chamada de ferramenta que possui uma haste de perfil especial, uma peça funcional, que é um parafuso e uma ponta de aço especial com um ponto de centralização. A destruição do material ocorre não por raspagem, mas por lascar a rocha. Ao mesmo tempo, ocorre um impacto com uma volta, em que as peças lascadas são removidas ao longo da superfície helicoidal da peça de trabalho.

As brocas para uma furadeira de impacto são instaladas ao trabalhar em modo sem choque. Com esta ferramenta, uma broca de martelo leve pode funcionar como uma broca de madeira normal. Se necessário, o dispositivo pode ser usado para apertar fixadores, se a função reversa for fornecida.

Uma coroa oca é necessária para fazer passagens retas para passagem de cabos ou para criar recessos no corpo da estrutura para instalação de dispositivos. A coroa cria uma passagem anular, deixando a coluna no meio. Como o bico tem um perfil dentado especial, o reforço de metal no concreto tornará as tochas inutilizáveis.

Os recessos na parede podem ser feitos com uma lâmina especial de cinzel, mas os orifícios não ficarão tão perfeitos quanto aqueles feitos com uma coroa.

Bouchard há muito é considerado uma ferramenta de escultor. Os artesãos usavam martelos forjados e cruzados. É um instrumento de percussão semelhante a um martelo com um pino de disparo entalhado. Com um martelo de forja, o escultor cortou tudo o que fosse desnecessário de um bloco de pedra e uma cruz deu forma à pedra.

BouchardAo usar um modo de percussão, use com anexos:

  • espátula ou cinzel plano;
  • pico;
  • cinzel de canal;
  • bouchard.

A lâmina do martelo é projetada para nivelar superfícies de materiais duros. Com a ajuda desse equipamento, é possível remover ladrilhos das paredes, remover irregularidades da superfície do concreto endurecido. A correção de algumas falhas durante a instalação de aberturas em construções de vários andares é realizada com esta ferramenta. O cinzel de martelo usado no concreto vem em uma variedade de larguras, dependendo da aplicação. Adequado para todas as perfuratrizes. Eles também usam bicos especialmente criados e estreitamente direcionados - um cinzel, uma placa de compactação ou um cortador de argamassa.

Ao desmontar estruturas de edifícios, é necessário criar uma força de ruptura. Para a destruição de uma parede ou divisória, concentrada em um ponto, o impacto do pico é fornecido pela força de uma perfuradora.Bicos

Bouchard apresenta uma broca fundida, uma marreta muito durável. Os dentes da bucha são com ponta de carboneto e suportam altas cargas de impacto. Remover da parede, arrancar uma camada de concreto, derrubar uma camada de ferrugem do metal - este é o campo de aplicação do arbusto. Se as paredes forem tratadas com esta ferramenta antes do reboco, o reforço não é necessário. Você não pode usar o martelo perfurador no modo rollover. A conseqüência inevitável será o bloqueio.

Regras a serem seguidas

Durante o trabalho, a perfuratriz aquece rapidamente. Para preservar a capacidade de trabalho da ferramenta por muito tempo, é necessário fazer uma pausa de pelo menos 10 minutos após 20-30 minutos de trabalho.

No processo, ao girar a ferramenta em ponto morto, é necessário retirar migalhas e pó, limpar o orifício perfurado para facilitar o trabalho da ferramenta. Ao fazer furos com uma seção transversal grande, eles são primeiro perfurados com uma broca fina e depois com uma média, fazendo um furo em três etapas. Os passes longos devem ser perfurados primeiro com bicos curtos, substituindo-os gradualmente por outros mais longos.

Após o trabalho, é necessário colocar em ordem o punção e os bicos usados. Os instrumentos devem estar livres de poeira e armazenados secos em um recipiente.

Vídeo de soco de autorreparação

Jardim

casa

Equipamento